Detalhe do Case

Prêmio Caio 09ª Edição

Case: Projeto Aquarius - Trazendo o ambiente até o consumidor

Foto estande

Candidato: Surreal Estandes
Cliente: Projeto Aquarius Agencia de viajens e Turismo
Segmento: Serviços
Categoria: Estandes de Pequeno Porte
Estado: SP

A Brasil Promotion é a única feira brasileira que reúne todos os segmentos do marketing promocional: soluções gráficas, brindes, serviços para realização de eventos, merchandising no PDV, embalagens etc. Sua sexta edição aconteceu de 05 a 07 de Agosto de 2008 no Transamérica Expo Center, São Paulo ? SP e contou com aproximadamente duzentos expositores e dez mil visitantes, entre gestores, executivos e profissionais do setor. Paralelamente à feira foi realizado o Seminário Promo Tendências, com debates sobre as tendências mundiais da área.

A Projeto Aquarius Turismo e Eventos é uma empresa ?brasileira reconhecida pela eficiência no planejamento, negociação e produção de projetos, sejam eles viagens de lazer ou negócios? (fonte site projeto aquarius). É vencedora consecutiva de três Premio Caio, nas edições 2004, 2005 e 2006 na categoria Eventos a Bordo.

Nesse evento a Projeto Aquarius tinha o objetivo de divulgar sua marca e seus serviços num ambiente clean, confortável, descontraído e imponente, que chamasse a atenção do visitante, mas principalmente que trouxesse o visitante para dentro de suas soluções, porém não de uma forma totalmente cenográfica, e sim, fazendo referência ao produto oferecido, que no caso seriam eventos em cruzeiros.

Galeria de Fotos

Em uma área de 40 m², com 8 m de frente e 5 m de profundidade, com a característica de ponta de ilha, a Projeto Aquarius nos deu o desafio de desenvolver um projeto que fosse clean, confortável, descontraído e imponente, que chamasse a atenção do visitante, para que ela pudesse expor sua empresa e seus serviços de forma que o visitante pudesse ter uma expriência dos serviços propostos.
Após muita pesquisa e estudos de referências, nossa equipe de projeto optou por representar de forma estilizada a proa de um navio. O objetivo desta solução era trazer o navio até o cliente, mesmo de forma estilizada (pois a idéia principal era manter uma estrutura que traduzisse inovação e tecnologia) e possibilitar que ele experiemtasse um pouco dos cruzeiros e eventos em alto mar oferecidos pela Projeto Aquarius através desta ambientação. Com design simples, simétrico e detalhes bem resolvidos o resultado superou as expectativas do cliente. As cores utilizadas foram predominantemente as da empresa, o branco e o azul.
Da divisória posterior do estande saia a proa do navio que funcionou também como totem para localização do estande a longa distância. A proposta principal para a área do estande era que fossem lembradas as dependências de um navio, para isso nas divisórias laterais foram colocados círculos de madeira representando janelas, onde foram posicionados 06 LCD?s com imagens e vídeos de tais ambientes. Sobre essas janelas e na própria proa foram aplicados alguns mapas de algumas das regiões atendidas pelo cliente.
Dentro do estande, um agradável lounge, posicionado do lado direito, compunha uma área para recepção . Do outro lado, um pequeno totem com duas TV?s de plasma 42? passavam vídeos sobre os serviços do cliente. Dentro da proa do navio ficava localizado o depósito.

Galeria de Fotos

O maior desafio superado na montagem do estande da Projeto Aquarius na última edição da Brasil Promotion foi a construção da proa. A nossa maior preocupação foi em representá-la de forma que ficasse claro ao visitante o que a estrutura simbolizava ao mesmo tempo que fosse apenas uma referência e não totalmente uma cenografia exata de um navio. A madeira foi o material que proporcionou melhor resultado para essa construção.

Para acabamento não se optou pela utilização de pintura, o que facilitou muito a montagem do estande. Todo estande foi revestido por napa branca e cinza, e no piso foram aplicadas chapas de MDF laminado branco 15 mm. Para fechamento das janelas utilizamos chapas de acrílico cristal com adesivo jateado para recorte das telas de LCD.

A tecnologia e a interatividade empregadas no estande ficaram por conta das duas TV?s de plasmas fixadas uma de cada lado do totem frontal, onde os visitantes podiam assistir cases de sucessos realizados pelo Projeto Aquarius e pelos LCD?s posicionados nas janelas com imagens de dependências de um navio. O posicionamento dos LCD's nas janelas do navio representando a visão interna do Navio também chamou a atenção dos visitantes e foi a principal solução para atender ao objetivo proposto no brief. Uma solção simples, limpa e fácil de montar, porém que causou a curiosidade dos visitantes e a satisfação do cliente. Este era o objetivo!

Galeria de Fotos

A tecnologia e a interatividade empregadas no estande ficaram por conta das duas TV?s de plasmas fixadas uma de cada lado do totem frontal, onde os visitantes podiam assistir a cases de sucessos realizados pelo Projeto Aquarius e pelos LCD?s posicionados nas janelas com imagens de dependências de um navio.

Estas soluções trouxeram objetividade e clareza para o consumidor em relação aos produtos que a Projeto Aquarius oferece. O retorno foi imediato quanto a fechamento de negócios e início de relacionamentos para geração de negócios futuros.


O estande proporcionou também um posicionamento mais claro de mercado para a Projeto Aquarius que era vista apenas como agência de viajens. Foi evidenciada a oferta de projetos especiais, principalmente eventos a bordo de navios e outras ações de incentivo.

O investimento no estande, em relação a idéia apresentada, foi relativamente baixo em comparação a um estande totalemnte cenográfico ou mais denso em estruturas. Com isso (solução simples, relativamente barata e objetiva), o resultado com a participação do evento foi aumentado pois o valor investido foi abaixo do programado em orçamento, mais um dado de sucesso do projeto.

Galeria de Fotos