Detalhe do Case

Prêmio Caio 09ª Edição

Case: ESTANDE BOMBRIL APAS 2008

Candidato: Onze Marketing e Comunicação
Cliente: BOMBRIL SA
Segmento: Serviços
Categoria: Estandes de Grande Porte
Estado: SP

Ao visitar uma feira, dificilmente o público nota grandes diferenças entre os estandes dos expositores, pois apenas a programação visual e o tamanho parecem mudar de uma empresa para outra. No mais, é sempre a mesma coisa: uma recepção, uma sala de negócios, uma copa/depósito... Muitas vezes, falta nesses projetos uma idéia que ligue tudo dentro de um grande conceito, ?amarrando? os produtos expostos dentro de um mesmo guarda-chuva.E assim, mesmo mantendo a copa/cozinha e sala de reuniões (úteis do ponto de vista prático e funcional) é possível ir um pouco além. E foi isso que a Onze buscou ao idealizar o estande da Bombril para a APAS, em São Paulo (posteriormente replicado na ABAD, em Curitiba).
A APAS aconteceu de 26 a 29 de maio de 2008, no Expo Center Norte, em São Paulo. É direcionada para supermercadistas, distribuidores e fornecedores. Trata-se da maior feira de varejo do Brasil, com diversas palestras de reconhecidos profissionais do setor e a premiação de varejistas e expositores. O objetivo do estande da Bombril, criado e produzido pela ONZE Marketing e Comunicação, foi aproximar o consumidor da marca institucional, associando cada um dos produtos já conhecidos do público geral à marca BOMBRIL.
Não por acaso, esse estande foi premiado como vencedor do Troféu APAS 2008, na Categoria Mega Porte, e também na ABAD 2008, onde venceu na categoria Grande Porte, com o Melhor Design (1º. Colocado), Melhor Animação (1º. Colocado) e Melhor Exposição (2º. Colocado).

Galeria de Fotos

Por intermédio do tema ?FAÇA ARTE COM BOMBRIL?, desenvolvemos um circuito dirigido a partir da entrada do estande, onde cada produto foi apresentado em uma estação criada exclusivamente para ele, apresentando suas utilidades e sempre reforçando a marca institucional.
A ordem do circuito respeitou a ordem cronológica da entrada de cada um dos produtos no mercado. Dessa forma, foram destacados e apresentados a lã de aço Bombril, o sapólio Radium, o detergente Limpol, os desinfetantes Kalipto e Pinho Bril, o amaciante Mon Bijou, a linha Pratice e a linha Pronto de produtos de limpeza para o mercado das regiões norte e nordeste. Em seguida, o multi- inseticida Fort, o purificador de ar No Ar e, por último, num lounge, o mais novo lançamento da Bombril ? o sabão em pó Tanto. Este lounge contou com bar, música ao vivo e também Foto Fun, com Carlinhos Moreno, onde todos os visitantes do estande podiam tirar foto com o eterno garoto propaganda da Bombril. Os convidados recebiam suas fotos ali mesmo no local, num porta-retrato especialmente desenvolvido para a ocasião.
O estande foi construído em 152m², contando ainda com 3 salas de reunião e um lounge no mezanino.

Galeria de Fotos

A apresentação dos produtos dentro do estande no sistema de circulação induzida permitiu que todos os produtos fossem vistos, e, em sintonia com a sempre alegre linha de comunicação da Bombril, o espaço foi organizado de forma diferente e divertida, com intervenções lúdicas para chamar a atenção dos visitantes. Outro aspecto que destacou o estande da Bombril foi a colocação de paredes externas transparentes, formando uma grande e iluminada vitrine, expondo assim os produtos de uma maneira inusitada e chamativa. Pela primeira vez na sua história, a Bombril aproveitou a força de sua marca institucional para apresentar seus produtos, transferindo o prestígio da marca para toda a linha de limpeza. Todos os produtos foram expostos com uma concepção artística, inserido num cenário que permitia ao visitante perceber a marca como parte integrante e inerente ao ambiente. Assim, as instalações de arte utilizaram como matéria prima principal os produtos da Bombril. As cores de cada marca foram ressaltadas por iluminações especiais em LED, e em cada espaço havia um texto explicativo com dados sobre os materiais utilizados para a criação da arte.

Galeria de Fotos

Para chegar na dona-de-casa e no consumidor final, a Bombril necessita antes de uma excelente aproximação com o seus consumidores primários: o supermercadista, atacadistas e o grande e pequeno varejista. A APAS é o cenário ideal para essa abordagem, pois ali estão presentes as pessoas que realmente fazem a diferença no concorrido mercado varejista. Trata-se de uma rara oportunidade para o lançamento de novos produtos, reforço de imagem institucional e o contato pessoal com clientes e fornecedores. Dessa forma, ainda que o cliente, por razões estratégicas, não divulgue os volumes de negócios fechados durante o evento ? sendo que muitos são realizados pós-evento, decorrentes dos contatos e agendamentos ? o retorno sobre o investimento certamente foi compensador para a Bombril, que já manifestou sua intenção de participar das próximas edições da APAS. E a satisfação do cliente com os resultados do evento pode ser resumida no e-mail enviado para a Onze logo após o encerramento da APAS:
? Faz tempo que não trabalho com uma agência tão comprometida, dedicada e competente. Acredito que tudo que se faz com prazer, vontade e amor, a gente consegue o resultado.
Ana Carolina Gameiro ? Trade Marketing da Bombril?
O estande da Bombril ? um dos pontos altos da APAS 2008 - teve a expressiva presença de 1500 visitantes.
A APAS contou com cerca de 500 expositores e gerou negócios da ordem de 4,5 bilhões. Visitaram o evento mais de 63 mil pessoas, com aumento de 8% em relação a 2007. O 24º. Congresso de Gestão e da Feira internacional de Negócios em Supermercados consolidaram-se como o maior evento de negociações do setor na América Latina. O Congresso de Gestão contou com 63 diferentes palestrantes e a participação de 1000 empresas supermercadistas.

Galeria de Fotos