Detalhe do Case

Prêmio Caio 09ª Edição

Case: Goodyer

Goodyear - Salão do Acessório 2008

Candidato: Talberg Arquitetura
Cliente: Goodyear do Brasil
Segmento: Serviços
Categoria: Estandes de Grande Porte
Estado: SP

HISTÓRIA DA EMPRESA
The Goodyear Tire & Rubber Company foi fundada em 1898, em Akron, nos Estados Unidos. Hoje, a Goodyear tem 60 fábricas em 26 países, incluindo os Estados Unidos, e emprega mais de 70 mil pessoas.

No Brasil, a Goodyear iniciou as suas atividades em 1919, com um escritório de vendas e um armazém, comercializando produtos importados. Em 1939, sua primeira unidade industrial começou a funcionar no bairro do Belenzinho, em São Paulo. Sua segunda fábrica foi inaugurada em 1973, em Americana, Interior de São Paulo.

Com 89 anos de Brasil, a Goodyear tem 3.400 funcionários trabalhando em três unidades industriais - Fábrica São Paulo, Fábrica de Americana, Fábrica de Materiais para Recauchutagem - no Escritório Central, em São Paulo, e em sete unidades de negócios de vendas instaladas em todo país.

A Goodyear do Brasil fabrica pneus para automóveis, caminhões, camionetas (radiais e convencionais) pneus para terraplanagem, equipamentos agrícolas.

Produz pneus para aeronaves, sendo o principal fornecedor da Embraer, e ainda pretende exportar esses pneus para os Estados Unidos e Europa, além de fazer a recauchutagem de pneus de avião.

Outros itens que complementam a linha de produtos da Goodyear do Brasil são as de produtos para recauchutagem de pneus (bandas pré-curadas, camelback, borrachas especiais, e cola-cimento).

No país, a Goodyear tem uma rede de 160 revendedores oficiais de pneus em mais de 1.100 pontos de vendas .

O EVENTO
O Salão de Acessórios 2008 ocorreu no pavilhão Expo Center Norte nos dias 14 a 18 de maio de 2008.
É maior Salão de tunning da América Latina, sendo promovido pelo Bi-campeão mundial de F-1, Campeão da F-Indy e 2 vezes Campeão das 500 Milhas de Indianápolis, Emerson Fittipaldi.

Realizada anulamente pela promotora de eventos Megacycle, o evento tem como participação de montadoras, fabricante de auto-peças, distribuidores, prestadores de serviço, representantes e fornecedores ligados ao setor.

O Salão tem como objetivo aproximar, de forma profissional e eficiente, as empresas que fornecem produtos e serviços no segmento com seu público, ávido por conhecer o que existe de mais moderno em acessórios para personalização e preparação de carros.

Galeria de Fotos

Num espaço de 210m2, localizado em uma ?ilha? de 21,0 x 10,0 metros, foi desenvolvido um ambiente como se fosse uma garagem.

Foram utilizados acessórios que se assemelhassem uma oficina mecânica, com um toque futurista, um ar tecnológico, com foco principal em valorizar e mostrar a nova tecnologia empregada nos pneus, como a Tecnologia TPMS (Sistema de monitoramento de pressão de pneus) e RUN ON FLAT (Pneu que roda vazio).

Para isso foi colocado no espaço externo um Subaru com o pneu em recorte e iluminado por dentro para
visualizar esta tecnologia.

O veículo foi colocado a uma plataforma elevada para que se visse o produto na altura do campo de visão de uma pessoa em pé.

Os demais produtos foram expostos em estruturas Lembrando equipamentos de balanceamento de pneus, utilizados por oficinas do gênero.

Stand todo construído com acabamento predominante na cor azul, com detalhes na cor amarela (cor do logotipo) e com detalhes em estruturas metálicas pintadas na cor prata e insulfim prata nas estruturas das paredes.

Imagens de produtos aplicadas nas paredes e exposição de um carro de corrida da Stock car, utilizando o produto de tecnologia de ponta da empresa.

Posicionado num espaço privilegiado do evento, bem próximo à entrada, o Stand da Goodyear foi o grande destaque do evento, sendo um dos principais stands, o qual valorizou muito o evento com a sua participação.

A Companhia tem apoiado seu sucesso mundial no firme compromisso de tudo fazer para a satisfação plena e eficaz da necessidade dos clientes, oferecendo-lhes produtos inovadores, frutos da mais moderna e avançada tecnologia, e serviços igualmente modernos, ágeis e criativos.

Acredita que, para ser a melhor, não basta desenvolver, fabricar e distribuir adequadamente produtos modernos e competitivos. Opera com a visão permanentemente voltada para o objetivo de afinar, cada vez mais, a sensibilidade de toda a organização com o propósito de garantir respostas prontas e eficientes para as demandas que lhe são apresentadas. Mundialmente, a Goodyear busca alto refinamento técnico, aperfeiçoada uniformidade na qualidade dos pneus e desgaste mínimo da banda de rodagem de toda essa linha de produtos.

Além, é claro, da manutenção da liderança tecnológica no que se refere à tração em pistas molhadas e garantia de segurança para os usuários, em todas as condições de tráfego. Oferece ao mercado pneus para todos os tipos de veículos, para todos os tipos de solo. Onde há uma roda, existe um pneu Goodyear para ela.

Em Produtos de Engenharia, a Goodyear preocupa-se em criar soluções para os clientes, desenvolvendo tecnologia de nível mundial.

Considerado um dos mais modernos centros de testes Goodyear do mundo, o Campo de Provas da Goodyear para a América Latina foi projetado para pesquisar, desenvolver e testar soluções de pneus para as mais diversas aplicações de veículos de passeio, utilitários e caminhões. Situada no município de Americana, a 120 quilômetros de São Paulo, a pista está aberta para testes o ano inteiro, pois fica numa região de clima favorável para essa atividade. O acesso ao circuito é facilitado pela existência de modernas rodovias que fazem sua ligação com a capital e as principais cidades do estado.
Em funcionamento desde 2001, o Campo de Provas possui uma área de 382.000 m2 e uma área de proteção ambiental mantida pela empresa, e atende às demais fábricas da Goodyear da América Latina, revendedores e montadoras, no desenvolvimento de produtos de alta tecnologia e comprovada segurança.Trata-se de um grande laboratório a céu aberto, onde são realizados, sob rígidas normas de segurança, exaustivos ensaios visando o desenvolvimento de novos pneus e a contínua melhoria dos já existentes. Durante os testes, conduzidos em pistas seca ou molhada, as mais diversas características e atributos, não é exagero dizer que o complexo é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de novos produtos e soluções de tecnologia que atendam às necessidades da indústria automobilística latino-americana.
Clientes e parceiros da Goodyear, como montadoras e imprensa especializada, têm muito a ganhar com uma estrutura como essa. As fábricas de automóveis contam com uma completa infra-estrutura para a realização de testes de desenvolvimento de seus veículos, e os órgãos de imprensa têm a possibilidade de executar ensaios automotivos em geral.O Campo de Provas da Goodyear foi projetado para a realização de uma complexa gama de ensaios.


Se o desenvolvimento, a fabricação e a distribuição de produtos modernos e competitivos são o coração da Goodyear, a oferta de serviços de alta qualidade aos clientes é o seu espírito. Inspirada nesses pressupostos, não hesita em mudar aceleradamente seus métodos de trabalho e operação, com o olhar direcionado para um mundo de negócios cada vez mais globalizado, competitivo e exigente.

Goodyear Tire & Rubber Company acaba de anunciar investimentos de US$ 200 milhões em suas fábricas no Brasil, uma localizada na capital do Estado de São Paulo, outra no município de Americana (SP). O investimento será feito entre este ano e 2013 para ampliar a produção das fábricas de pneus com alto valor agregado (HVA, high-value-added) para automóveis, picapes e SUVs, sendo utilizado também para ampliar a produção nessas instalações dos pneus radiais para caminhões e ônibus, tanto para o mercado interno quanto para exportação.

"A introdução de uma nova linha de produção para pneus de alto desempenho para automóveis, picapes e SUVs, aliada a novas tecnologias, nos permitirá atender a uma demanda em rápido crescimento por pneus high performance e ultra high performance de aro 17 polegadas ou maior ", diz Vicente Almeida, diretor geral de Consumer da Goodyear Brasil.

"Considerando a demanda da recém-lançada Série 600, esperamos atingir um crescimento ao longo dos próximos anos de 35% na produção de pneus radiais para caminhões e ônibus", disse Giano Agostini, diretor geral de Commercial da Goodyear Brasil. "Isso será possível graças ao nosso investimento nas mais novas e avançadas tecnologias em equipamentos de produção", completa Agostini.

De acordo com Benedito Faria, diretor geral de Equipamento Original para América Latina, a expansão de pneus HVA para carros, picapes e SUVs, além de caminhões e ônibus, atende às necessidades atuais e futuras da indústria automotiva.

Com sólida posição no Brasil nos últimos 89 anos, a Goodyear do Brasil atualmente opera com 3.400 funcionários. A empresa tem três unidades fabris: a fábrica em Americana, município do interior do Estado de São Paulo, a fábrica na cidade de São Paulo, localizada no bairro do Belenzinho e a unidade de materiais de recauchutagem na cidade de Santa Bárbara do Oeste (SP). Além disso, a empresa também possui sua sede na capital paulista, com sete regionais de negócios de vendas no Brasil.

A Goodyear do Brasil fabrica pneus para automóveis, vans, picapes, SUVs, caminhões, ônibus, pneus para equipamentos agrícolas, fora de estrada e para a aviação, além de materiais para recauchutagem.

A Goodyear possui uma rede de 150 revendedores oficiais com 900 pontos de venda em todo o País.