Detalhe do Case

Prêmio Caio 09ª Edição

Case: Reunião Geral do Varejo - Unibanco

Reunião Geral do Varejo - Comunicação

Candidato: 360º BTL
Cliente: Unibanco- União de Bancos Brasileiros S/A
Segmento: Eventos
Categoria: Convenção Regional
Estado: SP

Troféu Royal Palm Plaza Resort Campinas
Convenção Regional

O Unibanco é um dos maiores bancos privados brasileiros, com mais de 80 anos de história e atuação no mercado.

Hoje, está presente em todos os segmentos do mercado financeiro, oferecendo uma ampla e completa gama de serviços, para uma diversificada base de clientes. O Unibanco vem apresentando melhora contínua de seus resultados.

Esta evolução ocorreu em um ambiente de administração eficiente, onde as tomadas de decisões são ágeis e a busca por sinergia constante, permitindo crescimento dos negócios, melhoria de processos, disciplina orçamentária e comunicação eficaz.

O que é o RGV Unibanco? É o Encontro Trimestral com a força de vendas do Unibanco para comunicar resultados, objetivos, metas, posicionamentos e premiar funcionarios.

Pra Quem é feito? Para a força de Vendas do varejo ? Gerentes Gerais Agências e Lojas Fininvest e Gestores do Varejo.

Quantas pessoas? Em São Paulo 1.800 pessoas e no Rio de Janeiro 650 pessoas
Quanto Tempo dura a reunião? Em São Paulo 2 dias de reuniões, e no Rio de Janeiro 1 dia.

Galeria de Fotos

Ficha Técnica do Evento:
Título e marca fantasia, RGV (Reunião Geral do Varejo)
Tema ? Reunião de Trabalho
Local - Hotel em São Paulo - Transamérica / Rio de Janeiro Hotel Intercontinental

Datas São Paulo /2008
Evento janeiro: 23/01 e 24/01 - 4ª e 5ª feira
Evento abril: 10 e 11/04 - 5ª e 6ª feira
Evento agosto: 07 e 08/08 - 5ª e 6ª feira

Datas Rio de Janeiro /2008
Evento janeiro: 23/01/08 - 4ª feira
Evento abril - 16/04/08 - 4ª feira
Evento agosto -15/08/08 - 6ª feira

Periodicidade - Trimestral
Número de participantes:
Em São Paulo ? 650 pessoas por dia ? Total 1.300 pessoas
No Rio de Janeiro: 500 pessoas
Público alvo: Gerentes, superintendentes e alguns analistas de todas as empresas do conglomerado

A logística do aéreo foi de responsabilidade da empresa Top Service com coordenação da 360º.

Em São Paulo O traslado dos convidados do hotel para o aeroporto foi feito através da equipe da agência 360 Graus utilizando VANS.

Total: 250 assentos
Todos os veículos possuíam comunicação via rádio com o produtor responsável
no hotel e também com o produtor no transporte/VAN.

Para os convidados de São Paulo, disponibilizamos valet com 40 manobristas
que ficou ativo durante todos os dias do evento, durante 24 horas.

Check-in no hotel

Os convidados foram recepcionados por 10 promotoras devidamente uniformizadas.O grupo foi separado entre os que ficaram hospedados e os que retornaram às suas cidades de origem no mesmo dia.

Os hospedados: foram encaminhados para fazer o check-in do hotel e posteriormente para o help desk do evento para confecção de suas credenciais.

Os não hospedados: foram encaminhados diretamente para o receptivo do evento para a confecção de suas credenciais

Os convidados entraram pela lateral que da acesso diretamente ao foyer onde
foi o montado o balcão de credenciamento do evento.

Ao adentrarem ao foyer, os convidados, se dirigiram a este balcão para credenciamento,
e deixaram suas malas no maleiro da sala Canavieiras.

O balcão para credenciamento foi aberto 30 minutos antes da palestra

Todos puderam servir-se do welcome coffee que foi oferecido antes das palestras.

Cardápio:
Café / Leite / Seleção de Chás Nacionais / água Mineral / Suco de Laranja / Suco de Melão /
frutas Laminadas da Estação / Finger Sanduíche de queijo Prato com Presunto Cozido / Mini Bolo de Chocolate / Mini Bolo Inglês
Acomodações

Foram reservados quartos single para os Diretores
Os demais convidados foram acomodados em quartos duplos
A pré-reserva para a escolha dos quartos foi feita por solicitação dos convidados e/ou acomodado pelo RSVP de acordo com a origem de cada convidados.

O almoço foi servido ds 12h30 às 14h00.Apenas os convidados que moram há mais de 300km de São Paulo e os hóspedes tiveram direito ao almoço.
Os convidados de outras praças que chegaram ao hotel até as 12h00, por conseqüência do horário de seus vôos, também puderam se servir do almoço.

Em 2007 o Unibanco abriu a concorrência para os eventos realizados sob o Tema RGV.
Chamada para participar a 360º ganhou a concorrência e realizou os eventos que sempre aconteciam em SP, em 3 dias.

Após a realização destes, durante o ano de 2007, detectamos que o Unibanco teria um melhor aproveitamento de sua verba e conseguiria criar um maior diferencial perante o seu público, se dividisse o evento, realizando-o regionalmente.
A nova proposta previa evento em São Paulo (2 dias) e evento no do Rio de Janeiro (1 dia). O novo formato foi aprovado e trouxe uma solução adequada e inovadora para a estratégia e programação do RGV.

Programação do evento:
Programação 1
? 9h00 Chegada dos Convidados
? Reunião
? Coffee Break (15 min)
? Reunião
? 13h30 Encerramento

Programação 2
? 14h00 Chegada dos Convidados
? Reunião
? Coffee Break
? Reunião
? 18h30 Encerramento

Estrutura Hotel
? Locação de Espaço (3 dias)
Montagem (01) + Evento (02)
? Hospedagem
? Welcome Coffee
? Coffee Break
? Almoço / Jantar com Bebidas (Pax Outras Praças)
Estrutura Sala
? Formato Escolar
? Cenografia
? 04 Telões com Projetores para Apresentação em PPT
? Microfones
? House Mix (DVD, VHS e CD)
? Iluminação
Estrutura Saguão
? Materiais de Comunicação
? Placas de Sinalização
? Totens
? Computadores com Acesso a Internet
? Impressora
? Ramais Telefônicos
Estrutura Evento
? 10 Recepcionistas
? Secretaria para confecção e distribuição de crachás
? Ambulância
? Fotógrafa
? Estacionamento (Vallet)
? Chapelaria (Sala de Apoio)
Transfer
? 10 Ônibus Executivos para transporte até Congonhas e Guarulhos
? Hotel / Aeroporto
-Cenografia
.Tótens Sinalizadores iluminados - Quantidade ? 06 ? personagens variados
medindo 2,20m de altura com aprox. 1,1m de largura construído em estrutura de madeira revestida em napa. Texto em adesivo e imagem impressa em adesivo aplicado em recorte de madeira uma face.
.Placas Sinalizadoras - Confeccionadas em PVC, fixadas com fita dupla face.
. Cyber - Bancada para internet: bancada medindo 4,00m de comprimento, construída em estrutura de madeira revestida em napa. Tapadeiras de fechamento com 2,40m, construída em estrutura de madeira revestida em tecido de napa.
Recorte em madeira com aplicação de adesivo impresso com imagem fotográfica uma face. Logotipos em recorte de madeira pintada (01 face).
Tipo de equipamento: notebook pentium iv, 256 mb ram, h.d. 40.0 gyga, cd-rom, internet com mouse sem fio e maleta para help desk. Impressora: multifuncional (impressora, scanner e copiadora) hp jato de tinta para usuários da internet.
Quantidade: 01 - Tipo da conexão: Banda larga 1GB

Material de apoio para palestra
?Os convidados encontraram sobre as mesas do auditório bloco e caneta
personalizados.

Galeria de Fotos

As mudanças no formato do evento trouxeram retorno financeiro, já que o custo para a realização destes diminuiu cerca de 20%, em relação ao ano anterior.
Os participantes também sentiram diferença com a regionalidade.

Com uma equipe que pensa unida e trabalha com a visão voltada para 2010 o Desempenho vem melhorando a passoa largos.

O lucro líquido do Unibanco foi de R$ 1.497 milhões no 1S08, 22,8% maior do que o lucro líquido recorrente no 1S07. No mesmo período, o resultado operacional cresceu 25,6%, atingindo R$ 2.492 milhões no 1S08.

O patrimônio líquido alcançou R$ 12.697 milhões em 30 de junho de 2008, com crescimento de 17,6% em relação a junho de 2007. O retorno sobre o patrimônio líquido médio (RPLM) atingiu 25,9% no 1S08

O resultado da intermediação financeira após provisões para perdas com créditos no semestre foi de R$ 4.709 milhões, com crescimento de 18,9%, quando comparado ao mesmo período de 2007. Essa evolução é explicada, em sua maior parte, pelo aumento do volume de crédito.
As receitas de prestação de serviços atingiram o montante de R$ 1.830 milhões no 1S08. Excluindo-se as receitas advindas da parcela alienada da empresa Redecard e da Serasa no 1S07, o crescimento no 1S08 vis-à-vis 1S07 foi de 9,1%. Neste período, destaca-se a evolução de 14,1% das receitas provenientes de cartões de crédito, influenciadas pelo crescimento do número de cartões.

No 1S08, as despesas de pessoal e administrativas apresentaram variação de 5,4%, em relação ao 1S07, influenciadas, principalmente, pelo crescimento do volume de negócios, aumento de 2.045 funcionários, pelo efeito decorrente dos reajustes salariais e pela redução de despesas provenientes da alienação de participação na Redecard e Serasa. Cabe destacar o crescimento de apenas 4,9% das outras despesas administrativas sob gestão direta do Unibanco no mesmo período, abaixo da inflação de 6,05% (IPCA), decorrente de ganhos de eficiência e controle de custos, não obstante a expansão das atividades comerciais.

Em decorrência da gestão da eficiência operacional, o índice de eficiência atingiu 43,6% no 1S08 vis-à-vis os 47,8% verificados no 1S07, melhora de 4,2 p.p. No mesmo período, o indicador de despesas sobre ativos totais médios também recuou favoravelmente de 4,7% para 3,7%.

Hoje o Unibanco aparece em 5º lugar do Ranking dos 50 Maiores Bancos da LA.

Qualidade do Evento - performance demonstrativa de resultados do evento em relação às iniciativas para melhorar o custo versus benefício do evento.
Desempenho Econômico ? indicar geração de empregos diretos e indiretos e negócios gerados para a comunidade e para o ?trade? em geral, em função da realização do evento. Ocupação hoteleira, utilização de transportes aéreos e terrestres, geração de receitas diretas e indiretas para a cidade-sede do evento.

Galeria de Fotos