Detalhe do Case

Prêmio Caio 09ª Edição

Case: CONARH 2007

CONARH 2007

Candidato: Hyrnastha Arquitetura e Eventos
Cliente: ABRH - Nacional
Segmento: Eventos
Categoria: Congresso Nacional
Estado: SP

Troféu Blue Tree Hotels
Congresso Nacional

Categoria: Congresso Nacional
Título do Case: CONARH 2007 ? Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas
Nome do Cliente: ABRH-Nacional - Associação Brasileira de Recursos Humanos
Agência: Hyrnastha Arquitetura e Eventos
Autor do Projeto: -
Portifólio da empresa:
Especializada em planejamento e organização de eventos nacionais e internacionais, a Hyrnastha, à doze anos, contribui para o sucesso de eventos de grande, médio e pequeno porte, no Brasil e no Exterior. Está sempre comprometida em atuar como parceira de confiança, e com seus pensamentos criativos, aliados à busca da excelência na prestação de serviços, já ultrapassou a marca de seiscentos mil metros quadrados de estandes gerenciados, além de mais de treze mil expositores atendidos. Sempre priorizando competência e agilidade, desenvolve processos de atualização de métodos de trabalho, equipamentos e, sobretudo, capacitação pessoal. A Hyrnastha está sempre colaborando para a viabilização de novos eventos e a reestruturação dos já existentes, com uma equipe dinâmica acostumadas a grandes desafios, que unem criatividade a versatilidade e reconhecem a importância do trabalho em equipe, além de terem orgulho daquilo que fazem. A capacidade gerencial especializada garante um planejamento eficaz e um atento controle orçamentário e operacional que, aliado ao talento criativo, propicia ao cliente um evento de sucesso, superando expectativas. O trabalho da Hyrnastha é para garantir que a única preocupação do cliente seja a garantia de ótimos negócios.
Portfólio do evento:
Título: "33° Congresso sobre Gestão de Pessoas ? CONARH 2007"
Tema: "O Imperativo do Desenvolvimento Sustentável, Integrando Pessoas e Organizações"
Número de Participantes: 3.000 congressistas, 12.000 visitantes durante os 04 dias de evento e 90 palestrantes nacionais e internacionais
Número de Patrocinadores: 33 entre Diamante, Ouro e Prata.
Local: Transamérica Expo Center ? São Paulo ? São Paulo
Data: 21 a 24 de agosto de 2007
Periodicidade: Anual
Abrangência: Nacional
Entidades Promotoras, Co-Promotoras e Apoiadoras: ABRH NACIONAL ? Promotora e Realizadora e ABRH-SP ? Co-Promotora

Galeria de Fotos

O CONARH, Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas, é um congresso sobre gestão de pessoas que explora conceitos, práticas e tendências, realizado pelo Sistema Nacional ABRH, uma instituição não-governamental, sem fins lucrativos, que dissemina conhecimento do mundo do trabalho para desenvolver pessoas e organizações, influenciando melhoria da condição social, política e econômica do país. Como a cada dia a gestão de pessoas está mais em evidência e com o mundo cada vez mais globalizado e competitivo, integrar pessoas e organizações tornou-se um imperativo para promover os verdadeiros diferenciais, e essas são as condições essenciais para o crescimento sustentável. E crescer com sustentabilidade significa gerar maiores riquezas e oportunidades, sem comprometer o futuro. O crescimento sustentável precisa ser o novo estado da arte das organizações, mesmo sabendo que certamente não é o caminho mais fácil, mas sim o único. Como o mundo parece ainda se encontrar em uma encruzilhada, entre crescer autofagicamente e assumir um compromisso com o futuro o CONARH 2007 abordou estas questões, criando bases para melhorar as organizações, seus produtos e serviços, com um programa moderno e diversificado, oferecendo oportunidades valiosas de reflexão e aprendizado, mas acima de tudo, exemplos de melhores práticas e soluções. Idéias transformadoras para o crescimento sustentável, aplicadas aos grandes temas de gestão de pessoas.

Galeria de Fotos

Em um Congresso que possui exposição paralela, é importante destacar e separar as atividades de cada um. Esse era um de nossos desafios. A estratégia foi utilizar cores para essa identificação de áreas e atividades e utilizamos a identidade visual como base para escolha dessas cores. A identidade tratava-se de uma trama tricolor, conforme painel anexo a este case (Anexo 1). Ficou definido a cor azul como padrão da Exposição, e toda a sinalização, inclusive guia oficial, foi elaborada com base nesta decisão, e a verde como padrão para o Congresso, seguindo a mesma logística da exposição, com as sinalizações e guia baseadas nessa cor. Aproveitamos essa estratégia na utilização de passadeiras do evento, sendo os caminhos a seguir para o congresso em carpete verde, as demais áreas em carpete azul, com exceção do mezanino, que é um local de difícil visualização, por ter uma única entrada, pelo pavilhão, e ser pequena, se comparada ao tamanho do evento. Neste caso utilizamos a terceira cor da trama, o laranja, tanto para as sinalizações quanto para a passadeira. A cada ano, o CONARH vem aumentando seu número de congressistas e para estarmos à frente dos problemas, quanto ao número de pessoas nas salas, todo o sistema de slide desk está integrado, ou seja, caso fosse necessário efetuar uma troca instantânea de uma sala com capacidade inferior a demanda para uma de maior capacidade, estávamos preparados para efetuar imediatamente através da central de slide desk, sem que o palestrante e demais envolvidos tivessem que providenciar deslocamento de arquivos, vídeos e ou similares que seriam usados na sala de origem. Da mesma forma o maior auditório do evento, com capacidade para 2.600 pessoas, ao atingir sua lotação, que estava preparado para transmitir a apresentação para sala de transmissão simultânea, com som, imagem e tradução. Além de toda a programação técnica, em 2007, o CONARH ofereceu aos seus congressistas e visitantes um programa cultural, com a apresentação da peça de teatro ?Amigas pero no mucho? no auditório para 2.600 pessoas. Nosso desafio foi preparar em exatos 15 minutos, o que parecia impossível, a montagem de um cenário. Mas com várias reuniões técnicas, antes do evento, e uma equipe comprometida e dedicada, concluímos com êxito essa missão. Importante destacarmos a acústica dos ambientes, pois se tratam de pavilhões de exposições e não salas para congresso. Exigimos, não só de nossos fornecedores, os materiais mais atuais e resistentes a essas necessidades, mas, quando preciso, também exigimos do pavilhão providências e soluções. Outro desafio a destacar nesse evento foi a Festa de Confraternização oferecida aos Congressistas, Visitantes e Expositores, no terceiro dia de evento, sempre com bandas famosas e uma grande estrutura, que começou a ser montada um dia antes de sua realização e concluída na tarde do dia seguinte, após 14h, pois no mesmo local foi oferecido almoço dos congressistas. O maior desafio foi controlar o teste de som dessas bandas enquanto ao mesmo tempo que aconteciam as palestras. Mesmo com toda a forte preparação da acústica com isolamento em lã de vidro, houve sempre a preocupação do vazamento de som, por se tratar de ambientes não construídos para estes fins. Novamente a Hyrnastha contou com o comprometimento de sua equipe permanecendo no local com medidor próprio, acompanhando não só os testes, mas toda a montagem da infra-estrutura para que os convidados pudessem entrar sem atrasos. Como estratégia de promoção, adaptamos todo nosso plano de merchandising do evento para a Lei Cidade Limpa, realizamos diversas reuniões com o setor da prefeitura responsável, EMURB, já que na época a lei ainda não havia sido implantada em sua totalidade e gerava muitas dúvidas quanto a sua utilização. Todo o plano atendeu as exigências da lei e satisfez nossos patrocinadores, mantendo um padrão de visualização de sua marca.

Galeria de Fotos

Todo ano é realizada uma pesquisa de satisfação aos participantes do CONARH, que tem como objetivo traçar o perfil dos congressistas, além de sua avaliação quanto às atividades e infra-estrutura oferecida, sendo assim, é com propriedade que afirmamos que a cada ano o CONARH se consolida como evento de referência dos Gestores de Pessoas do Brasil, com um aumento de 52% para 56% quanto à participantes de empresas privadas e de 64% para 65% referente à participação de presidentes, diretores e gerentes. 53% dos participantes, contra 34% em 2006, foram em busca de atualização de novos conceitos e 35%, contra 25% de 2006, buscavam o desenvolvimento profissional. Destacamos também que 86% dos congressistas participantes tiveram suas expectativas atendidas ou superadas e com interesse em participar do próximo CONARH, além de 95% concordar que é o evento do ano para a área de gestão de pessoas. Quanto à geração de negócios, a satisfação dos expositores da exposição paralela ao congresso é nosso principal medidor, pois seus principais clientes são esses congressistas, e 100% consideraram que atingiram seus objetivos em relação ao evento, sendo 55% desses objetivos eram divulgação, lançamento da marca e serviços, e 32%, prospecção de novos clientes e sua ampliação, também com 100% de interesse em retornar ao evento em 2008. Como principal veículo de divulgação, além de sua revista oficial, Melhor Gestão de Pessoas, a ABRH-Nacional conta com a sua página exclusiva em um dos principais veículos de mídia impressa, o Estadão de São Paulo, com a parceria da Rede CBN de rádio e com a TV Globo como mídia televisiva, entre outros veículos convencionais.

Galeria de Fotos