Há 3 anos, a Porto Seguro, líder de mercado no segmento de seguros, vem desenvolvendo o Complexo Cultural Porto Seguro na Al. Barão de Piracicaba em Campos Elíseos, composto pelo teatro, o restaurante Gemma, um café e completando com o Espaço Cultural Porto Seguro, plataforma das mais diversas manifestações artísticas e culturais com ênfase no pensamento contemporâneo.
Foi com esse propósito que o briefing/desafio nos foi transmitido – identificar um conteúdo diferenciado, contemporâneo, cultural, educativo, acessível e gratuito para inaugurar o novo espaço, com data prevista para ocorrer em janeiro 2016, aproveitando a proximidade do aniversário de São Paulo, presenteando o público paulista com o novo espaço cultural da cidade, tornando-o um polo de disseminação cultural de qualidade e representativa, fortalecendo seu propósito na excelência de prestadora de serviço e incentivadora da cultura e cidadania.
Uma das frentes de atuação da Kissus é a produção cultural, temos experiência em projetos culturais incentivados, contamos com parceiros internacionais que trabalham no segmento da arte contemporânea, ciência e edutainment, o que resultou numa ampla e profunda pesquisa em museus e empresas detentoras de conteúdos, até identificarmos com a Excellent Exhibitions (Malmö, Suécia) a inovadora e que se encaixava 100% ao propósito do projeto, a EXPOSIÇÃO GRANDES MESTRES – LEONARDO, MICHELANGELO E RAFAEL, concebida por Alessandro Vezzosi (especialistas em Leonardo da Vinci), Francesco Buranelli (especialista em Michelangelo) e produzida por Mats Rönngard, do Museu de Malmö, da Suécia. Já tendo sido exposta em Istambul, que como no Brasil, foi um sucesso.
Trata-se de uma exposição show, única em vários aspectos. Os espectadores são convidados a seguir uma viagem emocionante, instrutiva e interativa pelo Renascimento italiano, utilizando moderna tecnologia multimídia na narrativa. O personagem Giancarlo Bontempi conta, através do seu diário, os bastidores das criações das principais obras desses mestres renascentistas.
Vivenciar, criar, observar e reproduzir. A proposta imersiva da exposição Grandes Mestres – Leonardo, Michelangelo e Rafael é levar o visitante a seguir um trajeto por 12 atrações que recriam o Renascimento, um dos períodos mais criativos e inovadores da humanidade.
Proporcionar ao público a interação com a produção destes artistas a partir de réplicas e/ou reproduções de obras que não podem circular, por suas grandes dimensões ou por serem aderentes à arquitetura dos edifícios que as abrigam, tais como A Última Ceia (de Leonardo da Vinci), a Capela Sistina e as esculturas Pietá e Davi (de Michelangelo). A exposição permite o acesso e experiência no contato com as belas peças de arte, invenções complexas das mentes brilhantes e dedicadas dos três mestres da renascença.
Nas oficinas educativas, o público também pode fazer atividades práticas e de maneira divertida para entender princípios da física e da mecânica que foram descobertos há 500 anos. Alguns desses princípios até hoje são aplicados em nossas vidas.
Destaque para o convite e organização para receber grupos escolares públicas e particulares, bem como que universidades ampliando o acesso à exposição, que foi gratuita.
Para que tudo isso ocorresse, enfrentamos bons e inspiradores desafios:
- Adaptar o layout da exposição, planejada para ocorrer em espaços amplos e lineares, como podem observar na planta inserida no projeto original traduzido. A questão é que tivemos que fazer isso nos baseando no projeto arquitetônico do ECPS, que estava em construção, logo nada adiantava uma visita técnica para conhecer o espaço e definir o trajeto expositivo. O que sabíamos era a metragem total necessária, teríamos que agregar ao ECPS as salas da área de eventos que ficam no prédio da matriz - Galeria 1. Assim as 12 áreas da exposição (módulos) foram distribuídas em novo trajeto, sem comprometer a fluidez no trajeto, essencial para que o visitante pudesse vivenciar a história definida pelos curadores.
A VT no espaço foi fundamental ocorrer antes da execução da montagem, conseguimos realiza-la no segundo semestre de 2015, quando o ECPS ficou pronto com a presença do curador e dono da exposição, Mats Rönngard, que veio da Suécia, e Alejandra Castellanos vinda da Colômbia, para nos assessorar. Assim viabilizamos e confirmamos medidas, trajetos, posicionamento dos módulos expositivos que gerou uma nova planta e manual de montagem.
– O acordo de locação firmado com a Excellent Exhibitions, foi baseado em dólar e justamente no início de 2015 a cotação da moeda americana disparou, em razão da crise econômica brasileira e quando o projeto foi inscrito na Lei Rouanet a cotação estava mais baixa, mesmo com a margem de segurança prevista, essa diferença nos gerou uma perda financeira considerável, no entanto as negociações com os fornecedores foram bem conservadoras, a fim de viabilizar o projeto na qualidade exigida pela Porto Seguro e A Cultural e respeitando o valor aprovado pelo Ministério da Cultura.
Por se tratar de uma exposição internacional, com os detalhes que envolvem um projeto nessa envergadura, precisávamos garantir a excelência neste bastidor, convidamos a curadora colombiana Alejandra Castellanos, especialista em arte, ciência e edutainment para nos ajudar nos trâmites com a Excellent Exhibitions e nos dar o suporte na montagem da exposição.
Trata-se de uma Exposição Show Internacional com foco em educação, ciência, arte, tecnologia, convidando o público a viajar, interagir e se inspirar com as explosões criativas e inovadores deste período tão sublime da humanidade, o Renascimento. Isso nos estimulou e permitiu a ousadia de inscrever como case no Prêmio Caio, na categoria Evento Internacional Realizado no Brasil, pois conseguimos reproduzir com excelência o projeto expositivo em sua essência, gerando uma experiência positiva na interlocução do público com a marca Porto Seguro, ativando conceitos e propósitos da empresa - cultura, ciência, educação e cidadania são pilares inseridos neste contexto.
Ficha técnica:
Título: EXPOSIÇÃO GRANDES MESTRES - LEONARDO, MICHELANGELO, RAFAEL
Tema: Uma experiência interativa e imersiva pelo Renascimento
Patrocínio: Porto Seguro
Parceria: A Cultural
Cliente e Local: ESPAÇO CULTURAL PORTO SEGURO
Realização: Kissus Produção & Promoção
Co-Realização e Captação: B2B Entretenimento
Conteúdo: Excellent Exhibitions
Curadores: Alessandro Vezzosi, Francesco Brandelli e Mats Rönngard
Coordenação Museológica: Alejandra Castellanos
Data: 30 de janeiro à 8 de maio (contando com prorrogação)
Direção de Produção: Suzy Scherb (sócia diretora da KISSUS)
Áudio guia: Antônio Viviani (locutor e radialista)
Transporte e Logística
Internacional: DC Logistics Brasil
Montagem, desmontagem
e manutenção: 624 Produção e Eventos
Monitores educativos: N&D Service
Assessoria de Imprensa: Adriana Balsanelli (A Cultural)
Número de Visitantes: Mais de 35 mil ao longo de 3 meses e meio
Serviços prestados pela KISSUS:
Planejamento, pesquisa de conteúdo em parceria com a B2B Entretenimento, negociação internacional, contratos, elaboração e aprovação junto ao MinC, concorrência com parceiros, execução, acompanhamento, montagem e desmontagem, produção logística, manutenção, gestão dos bastidores nas fases pré, durante e pós-evento (incluindo acerto de contas com o MinC, em andamento).
Comunicação:
A estratégia de comunicação foi desenvolvida com A Cultural, responsável pela gestão cultural do Complexo Cultural Porto Seguro, pela administração do ECPS e nossa apoiadora no projeto. Desenvolvemos os materiais de comunicação (programa entregue quando o visitante iniciava o trajeto), anúncios veiculados na mídia especializada em arte e cultura; assessoria de imprensa e comunicação nas redes sociais.
Para conversar mais com o posicionamento e estratégia de comunicação do ECPS foi adotado outra imagem utilizando imagens de obras dos mestres, aprovado pelo dono da exposição.
O sucesso da visitação se deu pela qualidade da exposição que gerou o boca-boca nas redes sociais e pelo trabalho de assessoria de imprensa que gerou muitas matérias em função da inauguração do espaço e pelo tema escolhido para tal. Recebemos veículos representativos que percorreram todo o trajeto e se encantaram com a qualidade. No entanto que a partir da matéria que a SPTV1 fez, acelerou o sucesso na visitação, corroborando com a força da mídia televisiva (GLOBO) para divulgar a boa cultura, segue link - https://globoplay.globo.com/v/4904647/
Evento:
Foi organizado pelo ECPS e Assessoria de Imprensa (A Cultural) um evento no Restaurante Gemma para a inauguração do Espaço Cultural Porto Seguro e para a abertura oficial da Exposição Grandes Mestres. Foram convidados o Secretário da Cultura do Estado de SP, artistas plásticos, críticos de arte, celebridades, empresários e formadores de opinião.