Briefing:
Cenário: 1.100 Franqueados. Vários dias de evento. Tudo em Foz do Iguaçú, nos limites do Brasil e com um grau muito maior de dificuldade para conseguir os melhores fornecedores.
E o nosso grande objetivo era criar um evento que aproximasse os franqueados da nova gestão de O Boticário em um momento muito estratégico para a empresa.
Desafios:
No contexto de mudanças, crescimento, transformações e transições internas, o objetivo dessa convenção que fizemos foi apresentar a nova gestão de O Boticário para os 1.100 franqueados da rede, buscando, assim, resgatar a proximidade entre gestão e operação.
Conceito e metas:
Sob o tema “Vem!”, buscamos desenvolver uma estratégia de proximidade entre os franqueados e a nova gestão de O Boticário.
Partimos de um princípio-chave: uma convenção pode ser um ponto de inflexão na história de uma marca. Uma oportunidade de olhar mais para o estratégico que para o tático. Enxergar as mensagens que precisávamos passar.
Foi pensando nisso que criamos quase todo o conteúdo do evento a partir de materiais desenvolvidos ou colhidos pelos próprios franqueados.
Vídeos, materiais gráficos, vinhetas, momentos especiais no palco… Tudo foi feito para refletir uma gestão que falava de perto com o coração da operação da empresa: as pessoas por trás das franquias.
Desafios e soluções:
Conceitos como “crowdsourcing” e “co-criação” foram a chave para traçar uma estratégia de parceria com os franqueados para a criação de diversos conteúdos, peças e ações durante a convenção.
Os insights foram feitos sob medida para o conceito de proximidade que permeou todo o evento:
Ações de reconhecimento:
Premiação dos melhores franqueados
Para cada um dos 29 ganhadores que foram chamados ao palco, foi captado um vídeo de 30 a 60 segundos, com depoimentos surpresa de sua equipe de colaboradores.
Formatura dos Sucessores
Na abertura da cerimônia, projetamos um vídeo dos formandos, ilustrando seus sonhos quando crianças: bailarinas, astronautas, bombeiros, jogadores de futebol etc. O vídeo ilustra como estes sonhos permanecem vivos no papel que cada um assume no sonho atual em fazer parte de O Boticário, liderando a empresa da família. 32 formandos participaram nessa cerimônia.
Estrutura e projeto cenográfico:
Plenária
Um espaço de 2000 metros quadrados recebeu uma tela de projeção de 42 metros. O palco contava com uma passarela que avançava entre os franqueados para reforçar o conceito de proximidade.
Diferencial:
Ações de co-criação inovadoras:
Natal
Cada participante do evento foi convidado a desenhar, escrever, traçar seus pedidos e desejos para natal de 2015. Recolhemos todos os desenhos coloridos, todas as mensagens que foram passadas para filhos, netos e mesmo os próprios franqueados e escaneamos todas as peças para que elas ilustrassem nossas árvores de natal cenográfica em pleno palco. O resultado foi uma projeção em video mapping
feita pelos próprios franqueados e suas famílias, fazendo do nosso cenário uma floresta de árvores com os desejos de cada pessoa importante para a marca.
Fonte de todos nós
Também mandamos um grid para que cada convidado escrevesse as letras de A a Z à sua maneira. Ao final da ação, compilamos todas as letras registradas em nosso sistema para buscar o mínimo múltiplo comum entre todas elas. O resultado foi uma fonte única e exclusivamente criada para a convenção.
Atividades paralelas:
Espaço de produtos
Apresentamos aos franqueados as novidades que ocorreriam ainda em 2015 e também os principais lançamentos de 2016, sempre expostos de forma lúdica, que despertasse o interesse pela compra dos lançamentos.
Picnic sucessores
O conceito de proximidade foi levado ao espaço exterior para uma conversa informal e um genuíno bate-papo entre os executivos de O Boticário e a nova turma de sucessores que chegava à empresa.