A MCI atua como organizadora oficial do Congresso há 14 anos, já que desde então o evento era realizado pela AB Eventos, passando a integrar-se ao portfólio da MCI a partir de 2015. Essa parceria de longo prazo apresenta resultados importantes, tais como o fortalecimento do Congresso e da Instituição SOCERGS na Cardiologia Brasileira.
Se por um lado trabalhar com o mesmo cliente por longo período de tempo facilita o convívio e até mesmo o amplo conhecimento do evento, por outro lado há a necessidade de readequar as estratégias a cada nova edição, visto que tanto a comissão do congresso quanto a diretoria da sociedade mudam. Há ainda o desafio constante em se buscar fazer um evento ainda melhor que o anterior, tanto em nível científico quanto em ideias inovadoras, soluções tecnológicas, novidades para o bem-estar e para bem receber os congressistas e expositores. Por isso, o planejamento do próximo Congresso inicia logo após sua última edição, através de reuniões entre a Sociedade e a MCI para a avaliação dos pontos positivos e negativos da última edição e já projetando o perfil e expectativas do próximo encontro.
A abertura do Congresso sempre é um momento de grande expectativa no congresso da SOCERGS, pois proporciona momentos de descontração e networking embalados por uma atração cultural que sempre busca incentivar projetos sociais do estado. Em 2016, essa atração foi a Orquestra Filarmônica Tarcísio Michelon, bastante conceituada em todo o Rio Grande do Sul.
Todas as ações até a chegada do Congresso são articuladas em conjunto e desenvolvidas pela MCI com o objetivo de tornar sempre o Congresso parte da agenda científica dos Congressistas e dos expositores, mantendo-se como um modelo diferenciado que estimule os participantes a desejarem participar de todas as edições Para isso, muitas ações de marketing são feitas todos os anos a fim de garantir a fidelização desses públicos e, consequentemente, um retorno garantido ao evento. Trata-se ainda de um congresso boutique, onde os cardiologistas fazem questão de participar e serem vistos.
Como o Congresso tem por finalidade apresentar um projeto diferenciado todos os anos, isso acaba sendo a maior dificuldade encontrada pela Organização, pois em 14 anos de parceria, apresentar uma novidade que seja atrativa a cada ano exige muito estudo e criatividade.
Nas primeiras edições do Congresso, o evento era realizado em 2 locais simultâneos, uma vez além da área médica o Congresso da SOCERGS engloba diversas atividades multidisciplinares. Dessa forma, no Centro de Eventos do Wish Serrano Convention Gramado se realizava o Congresso médico e no Hotel Serra Azul aconteciam as atividades das 5 especialidades multidisciplinares.
No que se refere à programação científica, foram cerca de 60 atividades nos três dias de eventos, entre palestras, seminários, fóruns e simpósios satélites sobre os mais variados temas relacionados à área de cardiologia.
Quanto às estratégias de divulgação e marketing, foram feitos cartazes, folders, e-mails marketing direcionados para atrair esse público novamente ao evento. Lá no congresso, os participantes tiveram acesso ao aplicativo oficial do evento, wi-fi gratuito. Já a publicação dos temas livres foi feita nos Arquivos Brasileiros de Cardiologia, o que eleva o teor científico e o legado do evento e dos trabalhos, deixando-os à disposição para livre consulta mesmo após o término do evento.