.JUSTIFICATIVA
O Mais Ciência é um projeto que promove auxílio financeiro, a professores universitários e estudantes para custear parte de suas despesas em congressos nacionais ou internacionais realizados no Brasil.
A realidade monetária da maioria dos professores e estudantes não permite sua presença nestes eventos, o que impossibilita que seus estudos, pesquisas e trabalhos científicos sejam apresentados ao público, perdendo oportunidades de desenvolverem estes trabalhos para que suas constatações alcancem e beneficiem a comunidade acadêmica e a sociedade em geral.
Os congressos científicos são os eventos mais qualificados na área de turismo de eventos e oportunizam a divulgação de temas relevantes e troca de experiência entre os pesquisadores, professores e estudantes. Nestes eventos são discutidos desenvolvimento de estudos, avanços científicos e tecnológicos nas mais variadas áreas, despontando temas que virão a ser produtos ou serviços de melhoria social para nosso país e para o mundo.
No entanto, pela falta de condições financeiras para se fazerem presentes nestes eventos, estes professores pesquisadores e estudantes são desmotivados ou não encontram estímulos para seguir em frente com seus estudos, já que encontram esta barreira prática para sua propagação.
O Mais Ciência vem suprir esta carência, subsidiando um mínimo de viabilização logística para estes cientistas, que faz toda a diferença à medida que permite custear parte de seu deslocamento ou permanência nos locais destes eventos.
Com este apoio fomentaremos as relações entre a classe acadêmica e o setor de turismo de eventos, o que abre um leque de possibilidades para quem produz conteúdo relevante e de grande impacto social quando aprimorados e colocados em prática.
O Brasil está entre os dez destinos que mais recebem congressos internacionais no mundo. É o maior organizador de congressos científicos da América Latina*, recebendo expositores de toda parte do mundo. Proporcionar a professores e estudantes brasileiros e, inicialmente, goianos, a participarem destes eventos, é colocar nossas pesquisas frente à opinião e aos olhos do mundo.
Dessa forma, o Mais Ciência tem a visão de colaborar com o desenvolvimento da educação do nosso Estado e do nosso País, garantindo que excelentes frutos da nossa terra sejam expostos e influenciem opiniões e práticas socioculturais e politico-financeiras por todo o planeta.
* Fonte: Cocal 2014 – Guatemala- México
.OBJETIVO(S)
Distribuir a professores universitários defensores de teses ou expositores de pesquisas e estudos acadêmicos, via processo seletivo supervisionado, o valor de R$ 800,00 cada, para ser utilizado em transporte, estadia ou alimentação em ocasiões de apresentação de seus trabalhos em Congressos temáticos nacionais ou internacionais realizados no território Brasileiro.
Estender estas bolsas a estudantes universitários de pós-graduação interessados nos temas de acordo com processo seletivo equivalente, porém diferenciado. Estes estudantes terão bolsas de R$ 400,00.
.PÚBLICO BENEFICIADO
Em 2017 o projeto alcançará 100 beneficiados entre professores universitários e estudantes de pós-graduação em diferentes faculdades da Universidade Federal de Goiás.
Os professores devem ter trabalhos científicos sendo apresentados nos congressos no ano vigente para o qual pleiteou a bolsa. Eles fazem sua inscrição no site do projeto, submetem seus trabalho e uma banca julgadora formada por representantes da UFG, FUNAPE e WIN Eventos, selecionam os ganhadores de acordo com critérios pré-estabelecidos.
Os estudantes serão os que apresentarem trabalhos nas áreas do contexto que o tema dos congressos sugerem, elencados e selecionados pela mesma banca, de acordo com estes e outros critérios específicos.
.DESCRIÇÃO DA AÇÃO
O Mais Ciência visa arrecadar recursos privados junto a empresas que tenham interessem em vincular sua marca com o desenvolvimento da educação do nosso país.
Para tanto, a WIN Eventos aloca pessoas de sua equipe interna, apoiadas pela ABISSAL Capitalismo Saudável, empresa de consultoria e assessoria em desenvolvimento socioambiental, para abordar empresas com este perfil de valor corporativo. A abordagem das empresas é feita com cronograma regular de trabalho, muitas vezes pessoalmente pelos diretores das duas empresas ou, sempre, em processos supervisionados por estes.
As empresas fomentadoras do projeto ganham do direito de uso de um selo que declara a parceria desta companhia com o Mais Ciência, podendo este parceiro utilizá-lo em suas abordagens mercadológicas.
O recurso arrecadado é gerido pela WIN que delibera o uso da verba, previamente destinada a subsidiar o recurso dos contemplados, as ações de marketing do projeto como: uma revista semestral, impressos e divulgações específicas em eventos, estruturação do site e gestão das redes sociais do projeto.
Ao tomarem posse do recurso, os contemplados deverão consumir passagens, hospedagens, alimentação ou outros itens específicos para a ocasião do evento, mediante retenção das notas fiscais, para serem apresentadas posteriormente à comissão do projeto para que este controle seja realizado com transparência e segurança.
O projeto terá edições anuais e os pretendentes podem pleiteá-las todo ano, à medida que tenham interesse e possibilidade de participarem.
.PARCERIAS E INTERFACES
As parcerias para a viabilização do Mais Ciência são privadas.
Dessa forma, todo recurso financeiro ou humano, bem como estrutura física e abertura em eventos diversos para a apresentação do projeto, serão subsidiados com recursos de parceiros privados que acreditam na causa que reconhecem este valor como importante para serem agregados em suas marcas.
.RECURSOS
As ferramentas para a promoção do Mais Ciências serão:
- Website do projeto
- Mídias sociais
- Cartão Mais Ciência
- Revista Mais Ciência
- Folder impresso para uso em eventos da WIN
- Panfleto impresso para usos diversos
- Brindes para parceiros Mais Ciência
Para criar e gerir estes materiais a WIN dispõe de sua equipe administrativa e de comunicação, apoiada pela ABISSAL Capitalismo Saudável, que apoia também a operação mercadológica e comercial do projeto.
.CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
O calendário do Mais Ciência será anual, com início do calendário em julho do ano vigente para encerramento no mesmo mês do próximo ano.
As captações de parceiros também cumprirão este período, sendo válido o título de apoiador do Mais Ciência neste prazo anual, com vencimento e renovação de contrato pré-comunicados.
O fechamento das parcerias é a primeira etapa e tem característica fundamental sendo, portanto, necessário o material de apoio em mãos para que façamos as abordagens mercadológicas. Dessa forma os impressos devem ser finalizados no mês de Agosto para que as captações sejam feitas em Setembro, sendo possível que os contemplado participem dos congressos de Outubro e Novembro do ano vigente.