A Seguradora Líder é a responsável por administrar o seguro obrigatório DPVAT no Brasil, um seguro com a finalidade de reembolsar os cidadãos pelos danos pessoais causados por veículos automotores de via terrestre. Todos os anos, para celebrar os resultados e o trabalho de todos os colaboradores que estão envolvidos na administração deste seguro, a empresa promove uma confraternização de final de ano em local próximo a sua sede, no Rio de Janeiro.
As festas geralmente são temáticas e, no ano de 2015, a Seguradora gostaria de trazer a tona o conceito de “Comunicação” e a Alternativa F foi convidada para criar e produzir esta festa de confraternização.
A festa aconteceu no dia 11 de dezembro no Sofitel Copacabana para 450 colaboradores.
Os principais objetivos desta festa foram:
• Reconhecer o trabalho dos colaboradores;
• Celebrar os resultados do ano que passou;
• Proporcionar maior contato da diretoria da Seguradora Líder com os funcionários, a fim de estreitar o relacionamento;
• Trabalhar a comunicação interpessoal, através de um tema lúdico, acessível e passar a mensagem de forma divertida.
Briefing e inspiração para a criação do conceito:
Dentro do briefing do cliente tínhamos que englobar o conceito de “Comunicação” trazendo para o tema aspectos da comunicação interna e externa, mostrar a importância da comunicação para a sociedade e para a empresa como estratégia de negócio e possibilitar a reflexão sobre a importância da comunicação adequada para compartilhar experiências e interagir. Com este desafio em mãos, criamos um conceito que permearia toda a noite e que foi baseado na inspiração abaixo:
Durante toda a história, grandes personalidades sempre souberam da importância da comunicação
”As palavras são os suspiros da alma.” Pitágoras
“Falar é uma necessidade, escutar é uma arte.” Johann Goethe
“O mais importante na comunicação é ouvir o que não está sendo dito” Peter Drucker
“Se você falar com um homem numa linguagem que ele compreende, isso entra na cabeça dele.
Se você falar com ele em sua própria linguagem, você atinge seu coração”. Nelson Mandela
Mas existe uma frase e um homem que são sinônimos de diversão e comunicação.
Que foram o tema e a alma da nossa festa.
“Quem não se comunica, se trumbica!” ABELARDO BARBOSA
Característica da Identidade Visual:
Essa linha foi baseada na famosa frase “Quem Se Não Comunica, Se Trumbica” de uma das mais famosas e queridas personalidades da televisão brasileira: Chacrinha. Nesta linha quisemos falar da comunicação de uma forma ainda mais lúdica e brincalhona. Para isso recriamos uma edição do Programa do Chacrinha com tudo o que o tornava em um grande sucesso de público e crítica. Tudo com muito brilho, cores e diversão. Quisemos que o convidado se sentisse realmente em um estúdio de televisão revivendo um momento único e exclusivo.
O Pré-Evento:
Para marcamos o tema do evento, criamos um cronograma que continha o envio das seguintes peças criativas:
30 dias antes do evento: Envio de teaser de reserva de data.
25 dias antes do evento: Envio de convite com mais informações sobre a festa.
5 dias antes do evento: Envio de reminder com as últimas informações atualizadas.
A Confraternização:
Chegada do evento:
Na chegada ao evento, os convidados encontraram o nosso credenciamento e automaticamente já entraram no clima. Neste espaço montamos um painel com o tema e o balcão repleto de brilho. Um totem de bem-vindos trouxe as mais famosas frases do Velho Guerreiro. A equipe de recepção estava trajada a caráter: as mulheres com enfeites de cabelo e os homens de cartola e gravata.
Sets fotográficos:
Logo na entrada do salão da festa, criamos um set fotográfico que trouxe a icônica frase do apresentador: “alô, alô, Terezinha”. E nele o participante pôde colocar o seu rosto para tirar fotos criativas.
O outro set que montamos foi inspirado em uma das mais famosas atrações do Programa do Chacrinha. No show de calouros, o candidato que não se saísse bem recebia um abacaxi e o que se destacasse ia para o trono. Um trono, cartolas e abacaxis cenográficos foram distribuídos para que as fotos ficassem bem divertidas.
Palco:
O palco para o show teve cores fortes e brilho nas suas colunas divisórias e no aplique gigante de chapéu que saiu na parte do alto do palco. Tudo para criar uma sensação de encantamento e magia. Na decoração, dispusemos lounges nas cores do cliente, pufes de abacaxis e decoração de mesa seguindo a mesma temática.
Atrações e Ativações:
Durante a festa, para deixarmos toda a celebração e brincadeira completas e reais, tivemos a participação do Sósia do Chacrinha. Elio é considerado uma das mais perfeitas imitações, já ganhou diversos prêmios e na Rede Globo de Televisão foi ator, no seriado "Por Toda Minha Vida", onde interpretou o personagem. Na festa, ele interagiu com o público, fez brincadeiras, apresentou a banda e participou dos sets saindo em fotos com os nossos convidados.
Como ativação focada no tema comunicação, tivemos uma cabine de fotos que era acionada através do grito com o objetivo de compartilhar a felicidade. Ao sair da cabine, os convidados receberam sua foto impressa com 4 poses já inseridas na moldura digital personalizada para o evento. Antigamente, o show do chacrinha era famoso por receber os mais famosos artistas, contratamos a Banda Poetas do Rock que tem em sua formação os sósias do Raul Seixas, Renato Russo e Cazuza e a animação foi garantida. Após a banda, um famoso DJ carioca comandou a noite.
Algumas outras preocupações que tivemos foram:
1) Criar uma chapelaria para que o participante pudesse curtir a noite de forma confortável.
2) Ter uma estrutura de ônibus e vans para os metrôs, para que pudéssemos frisar a segurança no trânsito.
3) Ter uma estrutura médica para possíveis atendimentos.