Explicaremos a comunicação visual a seguir, mas antes algumas informações sobre o que era o evento:
Todos os anos, a Tokio Marine premia seus corretores parceiros, por meio de um ranking baseado em metas. Os vencedores são todos aqueles que atingiram e superaram as metas estabelecidas para o ano em questão. São três grupos de premiados: os Corretores Prata, os Corretores Ouro e os Corretores Diamante, de acordo com o faturamento. Para os Corretores Diamante, como forma de reconhecimento, é oferecida uma viagem para um destino internacional, com direito a acompanhante, e um grande diferencial: a possibilidade de visitar atrações e participar de atividades que não são encontradas em nenhum pacote turístico. Esta é uma viagem que tem como objetivo a exclusividade e a entrega do sonho.
A viagem teve as características abaixo:
Título: XV Encontro de Corretores Diamante
Tema: Diamantes Africanos
Objetivos: Fortalecer o relacionamento entre a Tokio e os Corretores, valorizar todo o trabalho e os resultados dos corretores e ressaltar a parceria de sucesso entre a Tokio e quem é Diamante
Perfil do Público Alvo: Donos de Corretoras, 50% homens e 50% mulheres
Número de ganhadores: 169
Local: The Table Bay Hotel
Data: 10 a 16 de abril de 2016
a) Conceito
Para dar início ao projeto, começamos pela criação do tema. Para este evento buscamos um nome com peso, sofisticação e que ao mesmo tempo está ligado diretamente à África do Sul e aos corretores Diamante. Para isso procuramos um termo para vender as duas ideias e dentro desse pensamento chegamos em “Diamantes Africanos”.
Desenvolvemos uma composição que buscava dizer que durante os dias do encontro, os participantes se sentiriam parte do continente, viveriam uma experiência única, que não se poderia comprar. Testemunhariam a África de verdade, no que de melhor ela tinha a oferecer.
Com o nome e o conceito quisemos demonstrar que a África do Sul possui os maiores e mais valiosos diamantes do mundo. Então, o corretor, que é tão importante e inestimável para a Tokio Marine, não poderia ficar de fora dessa viagem. Afinal, é um grande diamante que merece ser reconhecido como tal.
b) A Prancha Conceito
Após a criação da linha inspiracional, precisávamos de uma comunicação visual forte que nortearia todo o evento. Por isso, seguimos dois objetivos principais: demonstrar a África e Cape Town em suas essências e também toda a sofisticação de uma viagem Diamante. A África e Cape Town estavam no ícone desenvolvido para a logo. Juntamos dois elementos conhecidos como símbolos nacionais. Os diamantes, pelos quais o país é muito conhecido, afinal é um dos maiores produtores do mundo, e o ponto turístico mais famoso de Cape Town: a Table Mountain.
Com os dois, desenvolvemos uma fusão criativa que resultou em uma marca bastante forte e expressiva que passa a ideia de riqueza, exclusividade e preciosidade. É também baseada nas sofisticadas marcas dos clubes de polo de Cape Town, nos rótulos de vinho da região e nas marcas inglesas tão presentes na cidade.
A fonte do logo, com base manuscrita, busca também demonstrar a ideia de que esse encontro foi feito com todo cuidado para eles, a quatro mãos, que cada detalhe foi pensando para que ele possa aproveitar ao máximo. A fonte escolhida, fina e estilizada, remete a algo superior.
As cores marrom, verde e dourado foram definidas para amarrar todo esse conceito visual e para nos passar a sensação Diamante.
c) A amarração do conceito
Depois de desenvolvido o tema e a base da identidade, era o momento de criar a amarração necessária para o evento, seus dias e para que todo o material gráfico fosse criado dentro de uma ideia central. E para isso partimos do fato de que entre os maiores e mais preciosos diamantes já encontrados na história, a maior parte deles teve origem no continente africano, mais precisamente em países como a África do Sul, Quênia, Congo e Tanzânia. Por isso, durante a viagem, quisemos contar, aos poucos, as curiosas e ricas histórias dos principais deles, fazendo uma comparação e uma relação com a história de sucesso dos nossos convidados e, ao final, demonstrar que a mais valiosa de todas as pedras preciosas, para nós, esteve presente durante todo o nosso encontro: cada um dos corretores. A cada dia focamos também nas características que diferenciam os diamantes de todas as outras pedras preciosas como: o brilho, a preciosidade, a raridade e seu grande valor.
Abaixo como dividimos os principais momentos do evento:
Dia 1: Tanzanite - O Brilho de Cape Town
Tanzanite, é uma gema translúcida com cristais azuis muito rara, pois quase não existem mais minas dessa pedra. Essa gema tem vários significados, mas o mais importante deles é que ela é usada como amuleto protetor de ciúmes e inveja, pois transforma as energias negativas em positivas. A cultura africana considera a tanzanita com um presente de Deus, tida como pedra da vida, é comum ser dada de presente a recém-nascidos. Foi essa ligação que quisermos passar: começar o evento com boas energias, como um presente de Deus.
Cor base: Azul
Programação: A programação deste dia foi embasada no azul do oceano e os convidados fizeram um city tour pelas famosas praias de Cape Town, visitaram o Cabo da Boa Esperança, tiveram um coquetel na Table Mountain que tem a melhor vista da cidade e finalizaram a noite em um espaço de eventos todo de vidro e com vista para o mar.
Dia 2: Golden Jubilee - A Preciosidade da Savana
Tanzanite, é uma gema translúcida com cristais azuis muito rara, pois quase não existem mais minas dessa pedra. Essa gema tem vários significados, mas o mais importante deles é que ela é usada como amuleto protetor de ciúmes e inveja, pois transforma as energias negativas em positivas. A cultura africana considera a tanzanita com um presente de Deus, tida como pedra da vida, é comum ser dada de presente a recém-nascidos. Foi essa ligação que quisermos passar: começar o evento com boas energias, como um presente de Deus.
Cor base: Azul
Programação: A programação deste dia foi embasada no azul do oceano e os convidados fizeram um city tour pelas famosas praias de Cape Town, visitaram o Cabo da Boa Esperança, tiveram um coquetel na Table Mountain que tem a melhor vista da cidade e finalizaram a noite em um espaço de eventos todo de vidro e com vista para o mar.
Dia 3: Earth Star - Os Raros Sabores da Terra
O Earth Star Diamond foi encontrado na Mina de Jagersfontein (África do Sul), em 1967. Depois de polido foi descoberto que esse diamante estava entre os mais incríveis marrons já encontrados. O nome foi dado, pois a terra revelou uma raridade que estava guardada abaixo de 2.500 pés de profundidade. A “Estrela da Terra” no evento Diamante foi representada pelo raro sabor do vinho em uma manhã incrível saída diretamente de um filme.
Cor base: Vinho/Bordô
Programação: Criamos um evento de polo em uma vinícola frequentada pela família real britânica, degustação de vinhos e chocolates em uma das mais famosas vinícolas da região e jantar gastronômico no restaurante Pigalle.
Dia 4: Cullinan - O Valor do Maior de Todos os Diamantes
O diamante escolhido como base para o tema desta noite foi o Cullinan. Pense no diamante mais famoso e desejado do mundo. Algo único, raro, perfeito e com um valor que não se pode medir. Esse é o Cullinan e também o significado para a Tokio Marine de cada um dos corretores que fizeram parte do encontro. Então para este dia final, quisemos fazer uma homenagem e um reconhecimento a todos partindo desse conceito.
Cor base: Prata
Programação: Proporcionamos um tour de helicóptero pela cidade e cerimônia de premiação em uma vinícola renomada da região.
d) As peças
Todas as peças que criamos para este evento estão citadas abaixo, mas é muito importante informar que cada uma das peças tinha uma característica própria, um diferente tipo de impressão e acamento. Abaixo, exemplificaremos algumas delas:
- Prancha Conceito
- Identidade Visual
- Aplicativo
- E-mails e Convites Online
Com recortes especiais que representavam um Diamante, além de efeito “instagram” nas fotos apresentadas.
- Kit Véspera
Caixa especial com impressão dourada, folheto com faca especial e laminação envernizada, tags de bagagem em couro e nominais, além de uma cinta que envolvia um cobertor de mangas que foi dado de brindes.
- Carta de Boas-Vindas
Carta com faca especial baseada na bandeira da África do Sul para preenchimento dos diretores com os convidados como destinatários.
- Bilhete de Boas-Vindas
Bilhete de boas-vindas com adesivos especiais. Ao retirá-los os convidados descobriam os diamantes de cada dia respectivamente.
- Bilhetes de Noites
Cada um com uma diferente faca especial no formato do diamante do dia e aplicação de verniz de reserva.
- Bilhete Mandela
Bilhete especial Nelson Mandela. Ao abrir encontrava resposta à frase que tinha início na capa. Estava ligado ao passeio do dia.
- Bilhete Leão
Bilhete Safari com técnica de barras paralelas intercaladas por fendas transparentes, formando movimento do leão.
- Bilhete de Despedida
Faca especial e dobras que revelam informações de check-out e mensagem de agradecimento.
- Jogos Americanos
Com informações sobre a história do diamante de cada dia.
- Totens
Com formatos especiais do mapa da África e dos Diamantes de cada dia.
- Cardápios
A3, dobrado, com fotos do que seria degustado e traduzidos em Portugal.
- Cenografia da Noite Tanzanite
- Cenografia da Noite Golden Jubilee
- Cenografia do dia e da Noite Earth Star
- Cenografia da Premiação com tema Cullinan
- Apresentações em Power Point
- Entre várias outras
Foram mais de 35 layouts de peças gráficas, 45 layouts cenográficos entre painéis e totens e 7 diferentes tipos de apresentações de power point.
Dois designers trabalharam por 60 dias no desenvolvimento desta comunicação visual.