Briefing
O Mercedes-Benz Solutions Week teve o objetivo de mostrar o novo conceito da marca de que “As estradas falam e a Mercedes-Benz ouve”, aproximando a empresa de seus clientes, concessionários e parceiros. Além disso, em um momento de crise econômica no país e necessidade de reduzir custos, a agência também tinha a missão de demonstrar aos envolvidos toda a gama de produtos, peças e serviços da marca, incluindo os lançamentos do segmento de veículos comerciais.
Estratégia
O ponto de partida do projeto foi capacitar o máximo possível de profissionais de vendas dos quase 200 concessionários da marca espalhados pelo Brasil a respeito dos lançamentos.
A ideia era que esses profissionais estivessem preparados para agir como anfitriões da marca, ao lado dos executivos da empresa, no momento de apresentar os produtos e serviços aos clientes.
Para isso, o projeto desenvolvido propôs a realização do treinamento e do evento na própria fábrica de São Bernardo do Campo, reunindo clientes, rede de concessionários, implementadores, funcionários e parceiros dentro da estrutura da empresa, a fim de promover uma verdadeira imersão no mundo Mercedes-Benz.
Com o Mercedes-Benz Solutions Week, o cliente convidado era apresentado a todas as soluções oferecidas pela marca, com acompanhamento de profissionais em uma programação dinâmica, envolvendo apresentações e momentos de experimentação.
Dessa forma, mostramos que a Mercedes-Benz vende mais que um produto - ela comercializa soluções de transporte. Foi esse conceito que originou o nome Mercedes-Benz Solutions Week.
Montagem e cronograma
O Mercedes-Benz Solutions Week foi realizado em três diferentes espaços da fábrica: o Centro de Treinamento, o Espaço Mercedes (local direcionado a eventos) e uma tenda montada especialmente para a ação. Foram mais de 2.800 m² de área reservada para o evento.
Confira o cronograma das ações:
• Apresentação do projeto final: junho/2015
• Montagem: 01 a 13 de outubro/2015
• Coletiva de imprensa: 14 de outubro/2015
• Avant Première (inauguração oficial): 14 de outubro/2015
Como abertura do evento, foi promovido um jantar de gala para o board da Mercedes-Benz do Brasil e alguns de seus principais clientes, com a presença do
presidente da Mercedes-Benz da Alemanha.
• Implementadores: 15 de outubro/2015
Foi organizado um dia especial para 80 representantes de empresas que produzem implementos para os diversos chassis fabricados pela Mercedes-Benz. Eles conheceram a estrutura do Mercedes-Benz Solutions Week em uma programação personalizada, com ênfase nas novidades técnicas de produtos, que impactam diretamente seus negócios.
• Dinâmica dos grupos: de 15 de outubro a 06 de novembro/2015 (11 grupos)
A partir desse período, iniciou-se a dinâmica proposta para o evento, que consistia em um mix de atividades composto por treinamento, relacionamento e business.
Programação dos grupos:
1º dia
Público: equipes de vendas
Local: Centro de Treinamento
13h00 – 13h40: Receptivo & Brunch
13h40 – 14h00: Boas vindas
14h00 – 16h00: Treinamento de produto (teórico e walk around)
16h00 – 16h30: Coffee break
16h30 – 18h30: Treinamento de produto (teórico e walk around)
18h30 – 19h00: Treinamento comportamental
19h00 – 21h30: Confraternização – noite da pizza
2º dia
Público: equipes de vendas e clientes
Local: Centro de Treinamento
08h30 – 09h00: Welcome coffee
09h00 – 09h10: Abertura oficial
09h10 – 11h30: Visita à fábrica
11h30 – 13h00: Almoço na churrascaria Varandão
Local: Espaço Mercedes e Tenda
13h00 – 14h00: Reveal – momento de apresentação dos novos produtos
14h00 – 18h00: Walk around, demo drive e visita às células
18h00 – 20h00: Coquetel com grupo de samba ao vivo
• Family Day: 17, 18, 24 e 25 de outubro/2015
A fábrica abriu as portas em dois finais de semana para receber os funcionários e seus familiares em uma visitação ao evento, com agenda diferenciada. Eles foram recebidos no Espaço Mercedes com a apresentação de um vídeo de boas-vindas e, em seguida, fizeram uma visita à fábrica, quando os colaboradores puderam mostrar pessoalmente seus locais de trabalho. O tour foi encerrado com um lanche especial oferecido no restaurante da empresa. O Family Day levou mais de 6 mil pessoas à fábrica de São Bernardo do Campo nesse período.
• Desmontagem: de 07 a 13 de novembro/2015
Descritivo das atividades
• 1º dia da programação
No primeiro dia de atividades, direcionado às equipes de venda da rede de concessionários, os participantes eram recebidos no Centro de Treinamento da fábrica, para uma capacitação completa sobre os novos produtos e demais itens do portfólio da empresa.
As novidades técnicas dos veículos e as principais argumentações de venda eram apresentadas para que todos estivessem preparados para o dia seguinte, momento de interação com clientes.
Esse treinamento foi teórico e também prático, com o walk around - exposição dos novos produtos, com acompanhamento de engenheiros da fábrica, que explicaram, em detalhes, as alterações realizadas nos caminhões.
A programação dos vendedores também incluiu um treinamento comportamental – uma palestra motivacional e inspiradora, com o objetivo de engajar o grupo e promover excelência na atuação das equipes comerciais.
Ao final das atividades, o grupo participava da “noite da pizza”, momento de confraternização organizado para promover a interação entre os participantes e encerrar o dia com empolgação e energia renovada para o próximo dia.
• 2º dia da programação
No segundo dia de atividades dos grupos, os consultores, já preparados, recepcionavam os clientes em um welcome coffee no Espaço Mercedes, iniciando a experiência do evento em um clima amigável. Em seguida, eles partiam para uma visita à fábrica, onde conheciam, com exclusividade, as linhas de montagem de cabinas, motores e montagem final, acompanhados por monitores e recepcionistas altamente preparados. Para o Mercedes-Benz Solutions Week, o roteiro de visita às instalações foi completamente reformulado. Os principais conteúdos foram preparados com auxílio das equipes de engenharia e gravados, para reprodução por meio de miniequipamento de rádio.
Na sequência da visita, os clientes eram transportados até uma churrascaria para o almoço, a fim de repor as energias e retomar as atividades propostas para o período da tarde.
Após o almoço, os grupos eram encaminhados ao Espaço Mercedes para o acontecimento mais esperado do dia: o reveal, momento de revelação dos novos produtos da linha comercial da Mercedes-Benz. Quatro veículos foram encobertos e revelados um a um, por meio da apresentação do grupo percussionista Patubatê.
Soluções integradas
Após o reveal, para que os convidados pudessem conhecer todo o pacote de soluções da Mercedes-Benz, eles participavam de um rodízio de conteúdo.
Os grupos acompanhavam um walk around pelos novos veículos – visita em torno de cada um dos novos produtos, com monitoria de engenheiros da empresa, que explicavam as alterações técnicas em detalhes e solucionavam eventuais dúvidas.
No demo drive, 14 veículos foram colocados à disposição para um test drive dentro da fábrica. Os convidados também assistiam a apresentações das áreas de Pós-Venda e Serviços & Soluções Integradas e participavam do talk show – momento em que se reuniam em um auditório com profissionais da Mercedes-Benz para um debate aberto sobre as mudanças técnicas nos produtos e temas relativos ao setor.
No local, também foram dispostos pontos de atendimento sobre o Banco Mercedes-Benz e o Consórcio Mercedes-Benz. Já na tenda, que era de livre circulação aos convidados, havia diversos estandes, detalhados a seguir:
• Segmento fora-de-estrada: exposição de veículo off-road.
• Vans: espaço dedicado à linha Sprinter.
• FleetBoard: estande dedicado ao serviço de gerenciamento inteligente de veículos da Mercedes-Benz.
• Alliance Truck Parts: linha multimarcas de peças.
• MercedesServiceCard: equipe de atendimento a respeito do cartão de consumo de combustíveis, peças e serviços da marca, em parceria com a Ticket.
• SelecTrucks: loja de compra e venda de caminhões seminovos multimarcas.
• Mercedes-Benz Collection: loja com artigos exclusivos da marca.
• Café: esse espaço servia diariamente café, salgados e doces diversos, com garçons à disposição durante todo o evento. Local muito frequentado, o café funcionava como um momento de intervalo e pausa entre as programações, além de ser um ponto de relacionamento.
• Espaço dedicado para negociações: mesas e cadeiras mais isoladas na tenda ofereciam o ambiente ideal para conversar sobre vendas com os clientes. Esse local também recebia o serviço dos garçons do café, que atendiam vendedores e clientes durante as negociações.
Como foi possível analisar, o evento intercalou momentos de apresentação de conteúdo, experiências práticas, lazer e espaço para fechamento de vendas.