Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 19ª Edição

Case: ECOMUNICATO
Candidato: Comunicato Eventos Inteligentes
Cliente: Comunicato Eventos Inteligentes
Segmento: Prêmio Caio Sustentabilidade
Estado: DF
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Ecomunicato

Somos a Comunicato Eventos Inteligentes e realizamos sonhos desde 1998. Ao longo desses 13 anos nos especializamos em transformar desejos e expectativas em realidade.
Pautados pela criatividade e inovação desenvolvemos projetos que vão desde o planejamento até a execução
De pequenas a grandes realizações a Comunicato planeja com inteligência e realiza com excelência. Isso porque nossa equipe tem paixão pelo que faz.
O compromisso com o sucesso traz uma inquietude que nos obriga a estarmos atualizados às tendências nacionais e internacionais do mercado, sendo com isso capazes de oferecer aos nossos clientes o que há de mais inovador em termos de soluções e tecnologias.
Nosso desafio diário é o de "pensar com a cabeça do cliente", entender o que ele precisa, decifrar o que ele quer, e ir além... de forma inteligente. Aliando o custo ao benefício, o planejado ao executado, o problema à solução, a dificuldade à superação, o resultado à satisfação.
Essa filosofia é compartilhada por todos os nossos parceiros e fornecedores que não limitam esforços para o alcance dos objetivos e metas traçadas para cada evento.

Mas não paramos por aí. Desde 2010 a Comunicato procura fazer um pouco mais por todos nós e pelo nosso planeta. Entendemos que nosso papel não se limita a atuações pontuais, ele vai muito além e pode trazer resultados extremamente significativos para a nossa sociedade e para o mundo.
Por isso criamos a ECOMUNICATO que tem a função de assumir a nossa responsabilidade social, visando o resgate da cidadania e o respeito ao meio ambiente.
A ECOMUNICATO está presente em nossos eventos inserindo práticas ambientais sustentáveis, fazendo avaliação da emissão de gás carbônico e apresentando formas de neutralizar a emissão de CO2 na atmosfera, utilizando materiais menos agressivos ou inofensivos ao meio ambiente, dando destinação correta a resíduos e sobra de materiais e realizando ações sociais.

Mas antes de tudo ela está presente no nosso dia a dia. Ela transformou nossa forma de enxergar o mundo e levou para dentro da Comunicato uma cultura mais sustentável e a conscientização da importância de cada um de nós no futuro do planeta.


Conheça nossos resultados em números acessando o clip:
http://www.youtube.com/watch?v=rIWbBt5zH08

Galeria de imagens
Marca institucional Ecomunicato
Comunicato Eventos Inteligentes
     

 

Desde 2008 quando foi criada a ECOMUNICATO a Comunicato Eventos Inteligentes passou a incluir no seu dia a dia a responsabilidade socioambiental, presente não só dentro da empresa como também nos projetos.

Por acreditarmos que toda mudança deve partir de dentro, o primeiro passo da ECOMUNICATO foi a sensibilização dos funcionários da empresa.
Foi desenvolvido um plano de ação com base em nossa rotina e dinâmica interna e com foco econômico, social e ambiental.

Vários projetos deram início a uma nova forma de conduta e que hoje é prática dentro da empresa. Ações por vezes pequenas, porém contínuas, e que certamente trouxeram impactos que fazem valer a nossa crença de que é preciso fazer a nossa parte pela sobrevivência do planeta, por menor que ela seja!

Paralelo a isso inserimos iniciativas em nossos eventos de práticas sustentáveis. A utilização de materiais que causem menor impacto ao meio ambiente e a reutilização de materiais. Além de ações que promovam a inclusão social, como a utilização de tradutor de libras em eventos, ou a apresentação de performances do hino nacional com uma banda de surdos e mudos.

Além disso a ECOMUNICATO comemora datas importantes e faz lembrar isso a seus clientes. No último dia 05 de Comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente e a Ecomunicato entregou a todos os seus clientes e parceiros um grão de feijão, em terra, pronto para brotar, com impressão de sua logomarca. A logo só some na medida em que o pé de feijão se desenvolve e o broto desaparece.
Durante todo o processo de crescimento do pé de feijão, marcamos presença na mesa de muitas pessoas e de alguma forma as fizemos PENSAR.

Galeria de imagens
Doação de alimentos que sobram de eventos
Doação garrafas pets
Doação de sanduíches
Doação de papeis
Ajuda na doação
Doação de frutas
Distribuição de lanches noturna
Doação papeis
Doação de frutas, bolos e pães
Equipe Solidária
Participação no 19º Seminário Internacional em Busca da Excelência
Participação no Seminário Gestão da Inovação para Sustentabilidade
Doação de Banner
Doação de lonas que serviram para cobrir barracos em uma comunidade carente
Ação Dia Mundial do Meio Ambiente: Entrega de brindes com feijões personalizados
         

 

Começamos com uma série de ações Ecoeficientes internas:

. Ação I: Troca de Monitores
Com base em estudos realizados um monitor de tubo gasta cerca de 150 W, enquanto um de LCD gasta algo em torno de 60 W. Logo, trocar um monitor CRT por um de tela fina não é bom apenas por uma questão estética.

Ação II: Monitores
Desligar os monitores na hora do almoço e desligar as máquinas, inclusive o estabilizador, ao final do expediente;
Com essa simples ação, em um ano, uma pessoa deixa de jogar na atmosfera 18 kg de CO2 (equivalente a quantidade de carbono emitida por um carro percorrendo 120 km)

Ação III: Proteção de tela
Habilitar tela de proteção padronizada (fundo preto) em todos os monitores para entrar em execução após 2 minutos sem uso do computador. Isso porque os protetores de tela fazem o monitor consumir mais energia.

Ação IV: Stand by das máquinas
Habilitar o monitor para entrar no modo standby (em espera) depois de 5 minutos sem uso.

Ação V: Impressão de documentos
Imprimir todos os documentos, para uso interno, como por exemplo, propostas enviadas a clientes, e também e-mail’s configurando a impressão para 2 páginas por folha.

Ação VI: Descartável Zero
Não usamos mais copos descartáveis. Foi feita uma ação em que cada funcionário recebeu uma caneta personalizada para uso diário e cuidado individual.


Ainda com foco na sensibilização interna, foi criado o Chamitto. Nome dado, pelos próprios colaboradores, ao cofre em formato de pato, que emite sinais sonoros ao depósito de moedas, e que dá nome também à campanha de sensibilização para o consumo desnecessário de papel para impressão. O objetivo é fazer com que as pessoas pensem se há ou não necessidade de imprimir e após impresso realmente usar o material.
A cada impressão esquecida na impressora há uma multa de R$ 0,50 (valor estabelecido pela própria equipe) que deve ser depositada no Chamitto. Além da multa o colaborador ainda tem o `constrangimento´ do depósito do dinheiro no cofre, cujos sinais sonoros podem ser ouvidos por toda equipe de produção.
Ao final do mês é retirado o saldo do Chamitto e o valor é revertido para compra de brinquedos para crianças carentes.

Também fazemos internamente a coleta seletiva de lixo. Para que isso fosse feito de forma eficiente e que realmente trouxesse resultados foi preciso seguirmos a mesma metodologia utilizada pelo edifício em que está localizada a nossa sede. Separamos então o lixo orgânico dos resíduos recicláveis.
Cada funcionários tem 02 lixeiras identificadas e faz a separação individual do lixo. Depois disso é feita a coletiva interna separadamente e entregue ao lixo do Condomínio.
Para a efetividade dessa ação foram feitos 02 eventos matinais com toda equipe explicando a diferença entre os lixos recicláveis e não recicláveis e a importância de se fazer essa simples triagem.


Paralelo ao desenvolvimento desses projetos, existem também ações promovidas pela ECOMUNICATO em parceria com a Comunicato Eventos Inteligente que visam a valorização da equipe de trabalho, a promoção da qualidade de vida dos funcionários e o desenvolvimento profissional.

Uma delas é o incentivo ao desenvolvimento profissionais e pessoal. A equipe participa constantemente de palestras, eventos, seminários dentro da expertise de cada um ou eventos motivacionais. As últimas ações, realizadas nos meses de setembro e outubro, respectivamente, foram o sorteio de 03 ingressos para a palestra `A Estratégia do Oceano Azul` e 02 ingressos com acompanhante para o espetáculo do Grupo Tholl em Brasília.
Além disso a Comunicato apóia e financia cursos de graduação e pós graduação de sua equipe que sejam relacionados às áreas de atuação.

Na busca pelo aperfeiçoamento e conhecimentos, nos dias 8, 9 e 10 de junho de 2011, a Diretora da Ecomunicato, participou do XIX Seminário Internacional em Busca da Excelência – Gestão da Inovação para Sustentabilidade, promovido pela FNQ – Fundação Nacional da Qualidade, em São Paulo.

Pensando ainda na valorização da equipe criamos o Banco de Idéias. Um local onde as pessoas podem depositar suas idéias, sugestões, pontuar questões, sem a necessidade de identificação. É tudo feito por meio eletrônico, dando total privacidade ao processo, estimulando a exposição de iniciativas.

Criamos também a ação batizada de `Um Dia Diferente`. Duas vezes no ano realizamos ações que visam a qualidade de vida. São dias em que tudo é pensado para o funcionário. São sempre ações externas, realizadas em ambientes relacionados ao tema proposto.

A última iniciativa da ECOmunicato foi a adesão ao Programa Florestas do Futuro, da SOS Mata Atlântica, no último mês de Setembro.
Com isso a Comunicato adere a ações de plantio de árvores que visam neutralizar a emissão de carbono gerada por suas atividades. Assim é possível fazermos uma previsão de quantas árvores deverão ser plantadas para neutralizar a emissão de carbono gerada por nossas atividades internas.


Podemos hoje afirmar que passamos por um processo de mudança de cultura e os resultados podem ser vistos claramente.

Nos sentimos então maduros o suficiente para a proposta e realização de ações externas de forma consciente e concisa.

Existe dentro da Comunicato hoje uma consciência da importância e do impacto de tudo que fazemos, no meio ambiente e na sociedade. Essa incorporação de responsabilidade trouxe para dentro da empresa uma nova dinâmica e novas preocupações.

Hoje, ao contratarmos um serviço ou produção de material, não nos preocupamos apenas com a qualidade do que vai ser entregue ou com o custo. Passamos também a agregar uma nova variável: a forma de produção ou matérias primas utilizadas no produto, e até mesmo questões relacionadas à pratica interna de fornecedores (valores, conduta, postura, responsabilidade social, preocupação com o meio ambiente).
Buscamos identificar no mercado fornecedores que tenham a mesma preocupação que a nossa e que visem, com os seus serviços, minimizar os impactos ao meio ambiente ou gerem algum benefício à sociedade.

Independente disso, sabemos que muitas vezes o uso de materiais inadequados é inevitável por vários questões, dentre elas econômica.
Como forma de minimizar o impacto desses materiais ao meio ambiente procuramos reutilizá-los. Toda sobra de material de evento é reutilizada.
A Comunicato tem parceria com vários projetos que viabilizam essa prática.

Paranoarte - Doação de banners: Grande parte dos eventos utiliza materiais produzidos em lona vinílica. Os materiais que não serão reutilizados pelos nossos clientes, são doados à ONG Paranoarte para fazerem parte do projeto Ecobag. Trata-se de um projeto onde alguns grupos de artesanato do DF criam bolsas para serem comercializadas e a renda revertida para as artesãs, renda essa que garante o sustento de várias famílias de regiões carentes da região.

CRV - Doação de papel e garrafas pet: Os eventos que resultarem em sobras consideráveis de papel também são repassados, com a anuência do cliente, à Central de Reciclagem do Varjão – CRV. A Central de Reciclagem funciona em um galpão no Varjão construído pela própria administração daquela região com o objetivo de oferecer uma fonte de renda para a comunidade.

Galeria de imagens
Equipe Comunicato em visita a creche
Brincadeiras na creche
Um pouco de carinho
Doação de lonas
 

 

O objetivo número um da Comunicato quando criou a ECOMUNICATO não foi o de obter ganhos financeiros em benefício próprio.

O investimento anual feito na ECOMUNICATO é muito pequeno perto dos benefícios que acreditamos estar gerando para o nosso planeta. Buscamos aumentar os nossos investimentos esse ano aderindo ao Programa Florestas do Futuro, o que certamente também trará um resultado efetivo mais significativo.

São ações muito pontuais e conscientes, que logicamente trazem retornos práticos, como por exemplo a redução no nosso consumo de energia interna, que em 02 anos, reduziu 50%. Um número muito maior do que a meta proposta, de 30%.

O mesmo aconteceu, no último ano, com a redução no uso de papel. Conseguimos reduzir em 35% o consumo de papel dentro do escritório.

Além disso os benefícios com ações sociais são incomensuráveis, como a utilização de lonas de eventos para a Comunidade da Estrutural para forração de casas em época de chuva. Dar abrigo a uma família é algo que não se pode medir em valores.

O mesmo acontece com a doação de alimentos pós-evento ou com a doação de carinho e tempo em uma creche.

O impacto maior disso tudo está em hoje podemos afirmar que somos cidadãos bem melhores, e bem mais conscientes do que éramos há 03 anos atrás, antes de enxergarmos essas oportunidades.

Galeria de imagens
Um dia diferente...
       

 

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube