Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 19ª Edição

Case: GERAÇÃO DE RENDA E INCLUSÃO SOCIAL
Candidato: Blue Tree Premium Morumbi
Cliente: Blue Tree Premium Morumbi
Segmento: Prêmio Caio Sustentabilidade
Estado: SP
TROFÉU HATHOR Business & Marketing
Categoria: Hotelaria
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Filosofia Mottainai - Blue Tree Hotels

Blue Tree Hotels

O Grupo Chieko Aoki é proprietário das redes Blue Tree Hotels, Spotlight Hotels e Noah Gastronomia. A Blue Tree é reconhecida pela excelência em gestão e administração hoteleira, por seus produtos e serviços que fidelizam e encantam clientes do mundo todo. No total, são 4 mil apartamentos que oferecem conforto e bem estar aos hóspedes, distribuídos por 25 unidades hoteleiras da América Latina: Brasil (24); Chile (1). A rede Spotlight Hotels, de categoria econômica, tem como foco oferecer serviços de qualidade a preço atrativos. Atualmente, são 120 apartamentos na unidade de Salvador-BA.
Cumprindo a missão de ser referência em gastronomia por meio da excelência em produtos e serviços diferenciados e promovendo o crescimento sustentável com oportunidades de desenvolvimento profissional, o Noah Gatronomia e Eventos oferece soluções para todo o território nacional.

Blue Tree Premium Morumbi
São Paulo é uma das maiores cidade do mundo e também a capital das viagens corporativas no continente. Neste cenário está localizado o hotel Blue Tree Premium Morumbi, próximo aos maiores centros empresariais da cidade, em frente ao Shopping Morumbi e a 5,7 Km do Aeroporto de Congonhas. Estilo, sofisticação e localização privilegiada são diferenciais do empreendimento, que dispõe de 400 apartamentos modernos e confortáveis, além de completa infraestrutura de lazer, negócios e eventos sociais ou corporativos. O hotel, além disso, destaca-se por suas iniciativas sociais, ambientais e culturais, que condizem com os valores da Blue Tree Hotels.
Os apartamentos do Blue Tree Premium Morumbi estão divididos nas categorias Suíte Júnior, Luxo, Luxo Premier, Suíte Executiva, Handicap Suíte e Suíte Máster. As Suítes Júnior possuem características hipoalergênicas. Os carpetes dos apartamentos estão sendo substituídos por pisos vinílicos, ambientalmente sustentáveis. Até o momento, 70% das unidades habitacionais já foram concluídas. Na área de eventos, são 17 salas com capacidade para entre 10 e 700 pessoas, com internet wi-fi, elevador exclusivo, acesso para pessoas com deficiência e coleta seletiva de lixo. E para quem quer relaxar, o hotel oferece duas piscinas, sendo uma coberta e aquecida, sauna, sala de descanso, fitness center e o spa Fernanda Nasser.
A gastronomia de alta qualidade fica por conta do Noah Espaço Jonnie – Morumbi, que recebe confortavelmente até 200, com cardápio preparado com ingredientes selecionados.

Galeria de imagens
Blue Tree Premium Morumbi
     

 

MOTTAINAI - ADOTE ESSA IDEIA

Com o objetivo de incentivar a adoção de posturas sustentáveis, o hotel Blue Tree Premium Morumbi tem sido protagonista de iniciativas inovadoras e bem sucedidas, destacadas pelo equilíbrio na apropriação de recursos financeiro, social e ambiental, sob a inspiração dos princípios corporativos que a rede Blue Tree Hotels difunde: “MOTTAINAI - ADOTE ESSA IDEIA”.

Para os japoneses , os recursos naturais têm um valor diferenciado. São, na verdade – até em função da escassez e por influência do budismo –, considerados sagrados. E, com esse olhar, a valorização de tudo o que lhes é proporcionado tem um tom de privilégio. E, para traduzir este comportamento, estilo de vida, valor, a melhor palavra a ser utilizada é MOTTAINAI.

Ela tem significado amplo. Ao mesmo tempo em que expressa um profundo agradecimento pela vida e por tudo o que se tem, significa também não ao desperdício e valorização dos recursos. Mottainai significa, então, uma maneira mais humana de cuidar e de se relacionar com o planeta e com a vida. Uma filosofia que norteia atitudes vitoriosas de milhares de pessoas no mundo todo.

Ao adotar a idéia, a unidade hoteleira, que enfrentava um problema corriqueiro à adminsitração dos meios de hospedagem, de reposição das cúpulas dos abajurs feitas de lona com suporte de metal, resolveu inovar. Ao invés de descartar o material retirado dos apartamentos e somar mais lixo inutilizável, causando impacto na natureza, ao decidir pela sua substituição por luminárias mais modernas, preocupou-se com o destino das cúpulas de cabeceira, abajurs de mesa e de pé.

Lembrando que há muito os japoneses lançam mão da palavra MOTTAINAI sempre que querem reforçar o sentido de não desperdício e agradecimento aos recrusos, a equipe gestora do Blue Tree Premium Morumbi se deu conta de estar diante de mais uma oportunidade para agir com equibíbrio na apropriação de recursos financeiro, social e ambiental. E, com esta consciência expandida, buscando encontrar no dia-a-dia diferentes maneiras de celebrar e valorizar a vida, numa filosofia de harmonia e de respeito à natureza, às pessoas, e à existência em todas as suas formas, foi que o Blue Tree Premium Morumbi identificou e contatou o Centro de Assistência Social Nossa Senhora da Piedade (Caspiedade), que organiza oficinas de arte e arte terapêutica a partir da utilização da técnica do mosaico com cascas de ovos – matéria-prima também disponível para ser doada pelo hotel.

Essas oficinas, que capacitam centenas de jovens, idosos, pessoas com necessidades especiais e mulheres com câncer, proporcionando-lhes a geração de renda e favorecendo famílias que vivem em alta vulnerabilidade e risco social, contribuem também com a difusão de outras maneiras de reciclar as cascas de ovos, dando-lhes destinações nobres e de alto valor econômico. As cascas de ovos podem ser reutilizadas de inúmeras maneiras, a saber:

1. Cientistas afirmam que se pode produzir hidrogênio puro.
2. O colágeno extraído da casca de ovos pode ser utilizado tanto pela indústria de alimentos quanto para tratamentos médicos na recuperação de pessoas que sofreram queimaduras graves.
3. O pó da casca de ovos misturado ao farelo de arroz, de acordo com nutricionistas, fornece vitaminas e sais minerais necessários para a alimentação infantil.
4. O cálcio encontrado na casca de ovos, misturado a terra e húmus, fornece nutrientes essenciais para a formação das paredes das células das plantas.

A estratégia definida pelo Blue Tree Premium Morumbi, ao vislumbrar a possibilidade de evitar que cúpulas fossem jogadas no meio ambiente, foi apoiar o trabalho da mosaicista Andrea Gomes, aliando reciclagem à inclusão social. O hotel doa à entidade as cúpulas para que sejam realizados trabalhos artesanais tipo mosaico com cascas de ovos que também são doadas pelo meio de hospedagem. Após realizado o trabalho artesal, que exige técnica e paciência, no qual ainda são aproveitadas as diversas tonalidades das cascas de ovos, o hotel compra de volta todas as cúpulas doadas, que são instaladas nos apartamentos e passam a fazer parte da decoração, iluminando o repertório e a visão de mundo de todos os envolvidos na ação.

Galeria de imagens
   

 

Histórico de Evolução e Desempenho

Trata-se de uma iniciativa que se provou capaz de inspirar e mobilizar a participação do conjunto de colaboradores do empreendimento, que disseminam com satisfação os ganhos proporcionados a todos os stakeholders. Mais que encontrar uma solução plenamente sustentável, com a criativa destinação das cúpulas, o hotel deixou de desperdiçar cascas de ovos e passou a contribuir com a geração de renda para famílias necessitadas.

O trabalho com mosaicos de cascas de ovo sobre as cúpulas doadas rendeu à artista plástica Andréia Gomes Salim, idealizadora do projeto, o prêmio “Artesão do Ano” na categoria Reciclagem. O reconhecimento foi concedido durante o “Mega Artesanal”, evento que reuniu artistas nacionais e internacionais no último mês de agosto (2011), em São Paulo. A maior feira de artesanato no país, com 325 expositores, entre lojas, ateliês, artesãos independentes e grandes indústrias, foi palco para a difusão da solução para um público constituído por mais de 114 mil pessoas, vindas de todas as partes do Brasil e países próximos: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Guatemala, México, Peru, Porto Rico e Venezuela.

A solução empregada, que também obteve ampla repercussão na mídia, compõe o histórico de iniciativas protagonizadas pelo Blue Tree Premium Morumbi alicerçadas no compromisso da responsabilidade socioambiental presente no DNA da rede Blue Tree.

Galeria de imagens
       

 

Resultados

Em síntese, o Blue Tree Premium Morumbi apresenta este case referência de inclusão social e desenvolvimento sustentável que exerce impacto na comunidade e atende aos desafios apresentados para a adoção das melhores práticas e o desenvolvimento sustentável setorial. O principal legado da ação, entretanto, está presente na difusão do MOTTAINAI.

Viver dentro da filosofia do MOTTAINAI, além de muito prazeroso, nos faz pessoas melhores. Faz-nos contribuir e cuidar deste mundo tão carente de cuidado e até mesmo de compreensão sobre o valor da natureza. Ideias, todos podemos ter, elas são infindáveis e, se todos começássemos a trabalhar nesse sentido, viver num mundo sustentável seria mais possível. É preciso, no entanto, ATITUDE. Atitude de cada um.

A filosofia MOTTAINAI reforça o sentimento de agradecimento, de não ao desperdício, simplesmente porque tudo tem valor, é precioso e é limitado. Então, para contribuir, devemos sempre agir de forma consciente. Adotar o MOTTAINAI como estilo de vida, e disseminar para mais e mais pessoas.

Na Blue Tree Hotels, esta é a forma como encontramos para retribuir um pouco e dar continuidade a tudo o que recebemos da natureza e das gerações passadas. É desta maneira também que deixamos nossa contribuição para gerações futuras.

O hotel, em 2011, comprou 270 cúpulas (180 pequenas e 90 grandes) trabalhadas com mosaico, por R$ 20,00 cada uma, o que gerou renda de R$ 5.400,00 para a entidade beneficente. Foram substituídas as cúpulas de abajur de cinco andares do hotel, todos com apartamentos anti-alergênicos. Lembrando que a matéria-prima (cúpulas originais e cascas de ovos) foi doada pelo Blue Tree Premium Morumbi à Caspiedade.

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube