Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 19ª Edição

Case: INTERCONTINENTAL SÃO PAULO - RESPONSABILIDADE CORPORATIVA
Candidato: Hotel InterContinental São Paulo
Segmento: Prêmio Caio Sustentabilidade
Estado: SP
TROFÉU HATHOR Business & Marketing
Categoria: Hotelaria
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Fachada InterContinental São Paulo

O InterContinental São Paulo é reconhecido pela excelência e alta qualidade de seus serviços. Acomodações de luxo e gastronomia internacional completam o hotel que está localizado em região nobre da principal cidade brasileira e da maior área empresarial e financeira do país. Próximo da Av. Paulista, Rua Oscar Freira, Museu de Arte Moderna de São Paulo, Museu do Futebol, Shopping Paulista, teatro Abril, Parque Trianon e Estádio do Pacaembu.

Com 195 apartamentos, o InterContinental São Paulo foi inaugurado em 1996 e faz parte da rede inglesa InterContinental Hotels Group (IHG), maior grupo hoteleiro do mundo em número de apartamentos, A IHG possui, administra, arrenda ou franqueia, por meio de várias subsidiárias, mais de 4.400 hotéis e 650 mil apartamentos em aproximadamente 100 países e territórios ao redor do mundo. O grupo possui um portfolio de marcas de hotéis bem reconhecidas e respeitadas, incluindo InterContinental® Hotels & Resorts, Crowne Plaza® Hotels & Resorts, Holiday Inn® Hotels and Resorts, Holiday Inn Express®, Staybridge Suites®, Candlewood Suites® e Hotel Indigo®. A rede também gerencia o maior programa hoteleiro de fidelidade do mundo, o Priority Club® Rewards, com mais de 44 milhões de associados

No ano de 2011 passou por uma renovação de boa parte de seus ambientes e apartamentos mudando de uma decoração no estilo Art Dèco desde sua abertura para um hotel mais moderno, prático e confortável. O projeto, assinado pela arquiteta Patricia Anastassiadis teve início no começo do ano de 2011 e dentre os espaços renovados, está a recepção, o lobby, a fachada, o bar, quase metade dos apartamentos e áreas de circulação.
Completamente modificado, o lobby do hotel foi modernizado para oferecer maior integração entre os ambientes. Para proporcionar um atendimento mais personalizado, a mesa do concierge e a recepção foram recolocadas próximas à entrada, e esta última conta com totens abertos e interativos para check in, fazendo com que os recepcionistas possam estar mais próximos dos hóspedes. O local onde estava anteriormente a recepção foi transformado no Godet Bar, um espaço projetado de modo a oferecer aos hóspedes um ambiente agradável, onde possam trabalhar, conversar ou relaxar. O Godet Bar oferece um cardápio totalmente novo, especialmente desenvolvido pelo chef executivo do hotel, Marcelo Pinheiro.
Seguindo a mesma proposta de modernidade do lobby, a fachada do hotel recebeu detalhes nas novas texturas e cores, tanto no logo, quanto nas portas e marquise. Com nova decoração, mobília, equipamentos e novo projeto de iluminação, os oitenta e oito apartamentos foram completamente renovados, ficando muito mais clean.

Um local reservado para hóspedes que necessitam de mais tranqüilidade para reuniões informais ou apenas para relaxar é o conceito do Club Lounge, que o InterContinental São Paulo oferece para clientes que se hospedam nos apartamentos da categoria club. Esta categoria consiste em apartamentos localizados nos oito andares mais altos do empreendimento.


Eventos
O hotel possui nove espaços, totalizando 1.000 m², com completa infra-estrutura e equipe especializada para auxiliar na realização de eventos sociais ou corporativos. São seis espaços para pequenos e médios eventos e três espaços para até 450 pessoas, ideais para casamentos e confraternizações. Possui janelas amplas e iluminação natura nas salas Giorgi e Di Cavalcanti.


Restaurante Tarsila
O Restaurante Tarsila, no lobby do hotel, está sob o comando do chef Marcelo Pinheiro, que já representou o Brasil no concurso internacional de gastronomia Bocuse D’Or em Lyon, na França. Especializado em cozinha brasileira contemporânea, oferece uma diversidade de experiências em um mesmo ambiente, como Tarsila Sushi Bar. No café da manhã, oferece buffet completo americano e uma estação de café da manhã em estilo japonês. O chef executivo do restaurante, oferece um inovador conceito de brunch aos domingos, com apresentação individualizada, e menu a la carte durante o jantar.


Lazer e Serviços
A piscina garante os momentos de lazer e descontração, assim como academia localizada no 1° subsolo do hotel equipada com os mais modernos equipamentos. O hotel oferece aos hóspedes também serviços de massagem com horário marcado e conta com um concierge que oferece total suporte ao hóspede, fornecendo dicas e informações de lazer, turísticas e culturais, além de providenciar reservas em restaurantes e bares. Já o business center auxilia hóspedes e empresas que realizam eventos no hotel.

Galeria de imagens
Lobby
Godet Bar
apartamento
Eventos e Reuniões
Academia
Lazer
       

 

A InterContinental Hotels Group tem como estratégia corporativa a preocupação e busca por soluções criativas para os desafios sociais e ambientais que enfrenta em seu negócio. A IHG foca suas atividades em quatro áreas para acompanhar seu crescimento contra suas metas, sendo uma das prioridades o Negócio Responsável que engloba todas as atividades de responsabilidade social e ambiental. A Responsabilidade Corporativa é estratégica para a forma como a IHG e consequentemente seus hotéis trabalham, faz parte integral de nossa visão de ser umas das maiores empresas do mundo através do nosso objetivo de ser Great Hotels Guests Love. A espinha dorsal da estratégia ambiental dos hotéis da IHG é o sistema Green Engage, desenvolvido para auxiliar os hotéis a medir, gerenciar e reportar o consumo de energia, água, gás e resíduos, assim como criar planos de ação para acompanhar o progresso da gestão desses recursos. Em 2011, o sistema Green Engage recebeu um reconhecimento LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) pelo Green Building Council dos EUA (USGBC) e verificado pelo Green Building Certification Institute (GBCI).

O InterContinental São Paulo segue a estratégia de responsabilidade corporativa da rede IHG em sua propriedade, desenvolvendo atividades com foco na comunidade e meio ambiente. O hotel apóia, estimula e suporta a participação de todos os colaboradores nas atividades desenvolvidas pelo hotel, sendo que muitas das campanhas são criadas e apresentadas por eles.

Em parceria com a National Geographic, os hotéis da marca InterContinental Hotels & Resorts, vem trabalhando em conjunto, para incentivar uma apreciação mais profunda de nosso mundo de acordo com a missão da National Geographic de inspirar as pessoas a cuidar do planeta. A partir dessa parceria foi criado em 2010 o Responsible Business Day que em 2011 foi estendido a uma semana, tornando-se o Responsible Business Week. Essa ação tem como objetivo que os hotéis realizem, durante a semana, atividades que destaquem as ações qie apoiam o geoturismo e que vem sendo realizada durante o ano. Assim em 2010 o hotel InterContinental realizou uma ação com a Casa José Coltro na qual foram doados alimentos, brinquedos, livros e roupas; a equipe de manutenção do hotel fez reparos na cozinha da Casa, com a ajuda de colaboradores reorganizamos a brinquedoteca e oferecemos as cozinheiras da Casa aula de manipulação de alimentos.

Abaixo listamos as atividades realizadas pelo hotel, assim como em conjunto com outros hotéis da rede IHG no Brasil.


Atividades com foco social

Youth Career Initiative (YCI): O InterContinental São Paulo participa do quinto ano do programa YCI que oferece durante cinco a seis meses um programa de educação, capacitação e auxílio à inserção no mercado de trabalho para jovens de baixa renda. O YCI acontece em hotéis de diferentes redes hoteleiras e mobiliza recursos humanos, financeiros e operacionais delas para desenvolver habilidades vocacionais e de vida junto aos jovens. Baseado em aulas práticas e teóricas, que são ministradas voluntariamente colaboradores de diversos departamentos dos hotéis participantes, o projeto é focado para jovens que já concluíram o ensino médio. O intuito é proporcionar ao jovem experiência educativa vivencial, apoiada em profissionais experientes, que possam influenciar sua escolha de carreira de maneira mais informada e assertiva.

Jovem Aprendiz: o hotel apóia e participa do programa de Jovem aprendiz.
Doação de sangue: O hotel InterContinental Sao Paulo mobilizou em julho de 2010 colaboradores dos hotéis da IHG em São Paulo para a campanha de doação de sangue.
Outubro Rosa: Pelo segundo ano consecutivo o hotel apoiou a campanha Outubro Rosa que tem como objetivo a conscientização da prevenção do câncer de mama.

Campanha doação cadeira de rodas: Os colaboradores da Recepção mobilizaram os colaboradores do InterContinental São Paulo assim como de outros hotéis da rede para uma campanha de arrecadação de lacres de lata de alumínio. A meta é arrecadar 140 garrafas PET com os lacres para ser trocada por uma cadeira de rodas que será doada para uma instituição.

Apoio a instituição de caridade
Jantar Beneficente Casa Lar Sonho de Criança: Pelo terceiro ano consecutivo o hotel recebe o jantar beneficente em apoio com a Casa Lar Sonho de Criança que cuida de crianças abandonadas. Como apoio a casa o hotel oferece como cortesia a sala de eventos e alimentação e bebidas a valor de custo.
Casa José Coltro: o hotel vem cooperando com a Casa José Coltro desde 2010 com doações de roupas, roupa de cama e banho, amenities, etc.

Campanha do Agasalho: organizado pelos colaboradores foram arrecadados 135kg de agasalhos que foram doados para COR – Centro de Orientação a Família.

Casa dos velhinhos de Ondina Lobo: doação de comida e doação de tempo com os idosos na instituição.

Atividades com foco ambiental

Inventário de emissões de gases efeito estufa: O hotel InterContinental realizou o inventário de suas emissões de gases efeito estufa resultado da operação da propriedade no ano de 2010. Com a entrega do inventário o hotel está estudando as possibilidades de compensação dessas emissões.

Parceria WWF-Brasil: Em dezembro de 2010 a IHG, rede a qual o hotel InterContinental São Paulo pertence, firmou parceria com o WWF-Brasil para participação do Clube Corporativo, que é uma associação de empresas que apóiam a missão do WWF-Brasil através de uma contribuição financeira anual. Dessa forma, adotam as atividades desenvolvidas pelo WWF-Brasil para conscientização e mobilização da sociedade e para a conservação da natureza. O Clube também tem o objetivo de oferecer um ambiente favorável para que as empresas associadas compartilhem suas experiências e idéias inovadoras nas áreas de responsabilidade social e de sustentabilidade. Como parte da parceria a IHG desenvolveu a campanha Cortesia Solidária, na qual todas as solicitações de cortesia são convidadas a participar doando um valor para o WWF-Brasil.

Hora do planeta: Pelo terceiro ano consecutivo o hotel participa da Hora do Planeta, movimento promovido pelo WWF para conscientizar sobre o consumo de energia no planeta. O hotel incentiva a participação de seus hóspedes desligando a luz durante uma hora e foi oferecido jantar a luz de velas no restaurante.

Programa de reciclagem: o hotel recicla em todas as áreas, papel, alumínio, plástico e vidro. Além disso, óleo de cozinha, pilhas e lâmpadas são encaminhadas a empresas que fazem a destinação correta.

Ações de redução de energia:
• Instalação de economizadores de energia nos apartamentos que resultou em uma economia de 91,842 KWH/ano.
• Sensor de presença foram instalados no estacionamento e áreas públicas como banheiros.
• Para estimular que os colaboradores sempre apaguem a luz ao sair dos ambientes, adesivos foram colocados junto aos interruptores.

Poço artesiano: InterContinental São Paulo possui um poço que atende 100% da necessidade do hotel.
Programa Conservando para o futuro: campanha de redução de lavagem de roupa de cama e banho. Como agradecimento a participação do hóspede na campanha em 2010 eram colocados nos apartamentos dos clientes que aderem à campanha um sache com aroma relaxante e em 2010 um marcador de livro feito com papel semente.

Dia Mundial do Meio Ambiente: Desde sua inauguração o hotel realiza atividades durante o dia Mundial do Meio ambiente. Em 2011, o InterContinental São Paulo junto com seu Comitê de Meio Ambiente promoveu uma ação para estimular novos hábitos em seus colaboradores. O comitê fez a “Patrulha de Novos Hábitos” no qual colaboradores com atitude em prol do meio ambiente ganhavam doces como recompensas e os que fossem “flagrados” com atitudes contra eram alertados e orientados para o que é o correto. Entre os hábitos monitorados estavam pequenas atitude como apagar a luz ao sair de um ambiente, fechar torneiras ao escovar os dentes, uso de escadas para subir ou descer poucos andares, reciclagem, etc. Para envolver clientes, foi oferecida no restaurante uma estação especial no Buffet do almoço com produtos orgânicos.

Teto verde: foi plantado um teto verde em cima do bar da piscina

Horta de temperos: o hotel possui uma pequena horta de temperos que são utilizados na cozinha do hotel.

Redução do consumo de papel: foi criado um arquivo digital em departamentos que utilizam muito papel como reservas e recepção diminuindo assim a quantidade de papel impresso. Além disso, em todo o hotel é utilizado o verso das folhas assim como função de impressão de várias folhas em uma de modo a reduzir a quantidade de folhas de papel utilizada.

Aproveitamento de alimentos: Todo mês é oferecido no restaurante de funcionários um prato feito com talo, brotos e folhas de alguns vegetais, evitando assim o desperdício e criando o hábito do consumo desses alimentos nos colaboradores.

Campanha 1 dia sem carro: campanha de estimulo aos colaboradores a deixarem ao menos 1 dia por semana o carro em casa e vir trabalhar com outros meios de locomoção como transporte público, bicicleta, etc. Além disso no dia Mundial sem Carro organizamos campanha de conscientização com clientes e hóspedes, por dois anos colocamos na frente do hotel bicicletas ergométricas lembrando a todos sobre a data e estimulando a mudança de hábitos.

Plantio de árvores: durante a semana de celebração do serviço, no qual comemoramos o serviço prestado pelos nossos colaboradores, o hotel levou um grupo para o plantio de 30 mudas de arvores.

Uso de produtos sustentáveis:
Amenities: os amenities dos banheiros de hóspedes foram trocados por amenities produzidos com componentes naturais (sem componentes animais), sem parabenos na composição, os conservantes são biodegradáveis e a embalagem é feita com plástico oxo-biodegradavel.
Produtos de limpeza: um dos produtos de limpeza utilizado pela governança foi trocado por um com menos impacto ambiental.

Galeria de imagens
Plantio de árvores
YCI
Campanha Doação de sangue
Ação Responsible Business Day - Casa Jose Coltro
Ação Responsible Business Day - Casa Jose Coltro
Ação Responsible Business Day - Casa Jose Coltro
Dia Mundial Sem Carro
Parceria WWF-Brasil
   

 

O hotel InterContinental São Paulo obteve no período de julho de 2010 a junho de 2011 os seguintes resultados com as ações de sustentabilidade:

Programa YCI - Desde o inicio já se formaram 33 jovens sendo que das duas ultimas turmas foram contratados dez como jovens aprendizes.

Doação de sangue - Foram arrecadadas 121 bolsas em um dia de campanha. Devido ao sucesso da 1° ação em agosto de 2011 foi realizado novamente a campanha

Ajuda a Casa Jose Coltro - foram doados 242 peças de roupas, 755 chinelos, 298 lençóis e 104 toalhas e guardanapos.

Campanha do agasalho - 135kg de roupas arrecadados

Reciclagem
No período foram reciclados:
Papel - 7.169kg
Plástico - 2.405kg
Vidro - 3.898kg
Aluminio - 1.086kg
Óleo de cozinha - 745 litros

Campanha Conservando para o futuro - Adesão de 99% dos hóspedes.

Programa de redução de consumo de papel – somente no departamento de reservas mais de 130.000 folhas não utilizadas no período de 1 ano. Funcionários estão mais conscientes da importância da melhor utilização do papel para redução do consumo

Inventário de emissões de gases efeito estufa - estudo apresentou que o hotel emitiu 2173,08 ton CO2 eq.. A próxima etapa do projeto é a compensação das emissões através do plantio de árvores. O hotel está trabalhando junto a uma empresa especializada para a definição de área e espécies adequadas para o plantio.

Green Engage - link para vídeo sobre o sistema
http://www.ihgplc.com/index.asp?pageid=813

Galeria de imagens
Inventario emissoes GEE
       

 

 

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