Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 19ª Edição

Case: VOLUNTÁRIOS DA ÁRVORE AZUL
Candidato: Blue Tree Premium Morumbi
Cliente: Blue Tree Premium Morumbi
Segmento: Prêmio Caio Sustentabilidade
Estado: SP
TROFÉU HATHOR Business & Marketing
Categoria: Hotelaria
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

Blue Tree Hotels

O Grupo Chieko Aoki é proprietário das redes Blue Tree Hotels, Spotlight Hotels e Noah Gastronomia. A Blue Tree é reconhecida pela excelência em gestão e administração hoteleira, por seus produtos e serviços que fidelizam e encantam clientes do mundo todo. No total, são 4 mil apartamentos que oferecem conforto e bem estar aos hóspedes, distribuídos por 25 unidades hoteleiras da América Latina: Brasil (24); Chile (1). A rede Spotlight Hotels, de categoria econômica, tem como foco oferecer serviços de qualidade a preço atrativos. Atualmente, são 120 apartamentos na unidade de Salvador-BA.
Cumprindo a missão de ser referência em gastronomia por meio da excelência em produtos e serviços diferenciados e promovendo o crescimento sustentável com oportunidades de desenvolvimento profissional, o Noah Gatronomia e Eventos oferece soluções para todo o território nacional.

Blue Tree Premium Morumbi

São Paulo é uma das maiores cidade do mundo e também a capital das viagens corporativas no continente. Neste cenário está localizado o hotel Blue Tree Premium Morumbi, próximo aos maiores centros empresariais da cidade, em frente ao Shopping Morumbi e a 5,7 Km do Aeroporto de Congonhas. Estilo, sofisticação e localização privilegiada são diferenciais do empreendimento, que dispõe de 400 apartamentos modernos e confortáveis, além de completa infraestrutura de lazer, negócios e eventos sociais ou corporativos. O hotel, além disso, destaca-se por suas iniciativas sociais, ambientais e culturais, que condizem com os valores da Blue Tree Hotels.
Os apartamentos do Blue Tree Premium Morumbi estão divididos nas categorias Suíte Júnior, Luxo, Luxo Premier, Suíte Executiva, Handicap Suíte e Suíte Máster. As Suítes Júnior possuem características hipoalergênicas. Os carpetes dos apartamentos estão sendo substituídos por pisos vinílicos, ambientalmente sustentáveis. Até o momento, 70% das unidades habitacionais já foram concluídas. Na área de eventos, são 17 salas com capacidade para entre 10 e 700 pessoas, com internet wi-fi, elevador exclusivo, acesso para pessoas com deficiência e coleta seletiva de lixo. E para quem quer relaxar, o hotel oferece duas piscinas, sendo uma coberta e aquecida, sauna, sala de descanso, fitness center e o spa Fernanda Nasser.
A gastronomia de alta qualidade fica por conta do Noah Espaço Jonnie – Morumbi, que recebe confortavelmente até 200, com cardápio preparado com ingredientes selecionados.

Galeria de imagens
Blue Tree Premium Morumbi
     

 

Grupo Voluntários da Árvore Azul

Com o objetivo de incentivar a adoção de posturas sustentáveis, o hotel Blue Tree Premium Morumbi tem sido protagonista de iniciativas inovadoras e bem sucedidas, destacadas pelo equilíbrio na apropriação de recursos financeiro, social e ambiental, sob a inspiração dos princípios corporativos que a rede Blue Tree Hotels difunde: “MOTTAINAI - ADOTE ESSA IDÉIA”.
Para os japoneses , os recursos naturais têm um valor diferenciado. São, na verdade – até em função da escassez e por influência do budismo –, considerados sagrados. E, com esse olhar, a valorização de tudo o que lhes é proporcionado tem um tom de privilégio. E, para traduzir este comportamento, estilo de vida, valor, a melhor palavra a ser utilizada é MOTTAINAI.
Ela tem significado amplo. Ao mesmo tempo em que expressa um profundo agradecimento pela vida e por tudo o que se tem, significa também não ao desperdício e valorização dos recursos. Mottainai significa, então, uma maneira mais humana de cuidar e de se relacionar com o planeta e com a vida. Uma filosofia que norteia atitudes vitoriosas de milhares de pessoas no mundo todo.
Alicerçados no compromisso da responsabilidade socioambiental presentes no DNA da Rede Blue Tree Hotels, o Blue Tree Premium Morumbi criou um sistema de gestão interna estabelecendo uma política de conscientização de seus colaboradores, que visa orientá-los e comprometê-los interna e externamente com as ações sociais e ambientais.
Assim, em 2009, o Blue Tree Premium Morumbi, criou o grupo Voluntários da Árvore Azul, que atua em três frentes:

1. Responsabilidade Ambiental

O Grupo de Voluntários da Árvore Azul foi o responsável pela a adoção do canteiro central da Avenida Roque Petroni Jr, em frente ao hotel, responsabilizando-se pela manutenção e conservação das plantas.

2. Responsabilidade Social - Relacionamento junto à Comunidade

Os Voluntários da Árvore Azul suportam entidades carentes que apoiam idosos, crianças e moradores de rua. Existe um cronograma anual, com datas estabelecidas, que implica em incentivo de apoio, patrocínio e doações para as campanhas.

Em 2009, teve início a campanha anual “Adote um Sorriso”, que ocorre em dois períodos: Páscoa e Natal.

Na Páscoa, o “Adote um Sorriso” coleta doações de ovos de Páscoa de 250g junto aos colaboradores e parceiros do hotel, e os entrega para crianças de entidades filiadas e previamente analisadas.

Ná época do Natal, o Blue Tree Premium Morumbi promove o “Adote um Sorriso no Natal”. A campanha é lançada no início de dezembro com um coquetel, para o qual são convidados parceiros e executivos do setor turístico e hoteleiro. Cada um desses convidados recebe uma sacolinha que deve ser preenchida com um brinquedo, roupas e material escolar, que serão entregues a crianças das entidades parceiras.

Nos dois anos de existência da campanha, já foram entregues 300 sacolas no Natal e cerca de 700 ovos de páscoa nas entidades e ruas da cidade. As entidades Lar São José, de Diadema, Ong Gotas de Flor com Amor, Lar da Criança, de Votuporanga, Casa da Mãe Zazá e Lar Feliz são as instituições já beneficiadas com as doações.

No mês de julho, ocorre tradicionalmente a “Campanha do Agasalho”. Parceiros, fornecedores, clientes e colaboradores do hotel e da rede encaminham suas doações ao Blue Tree Premium Morumbi, cuja equipe de voluntários sai às ruas de São Paulo, à noite e com baixas temperaturas, para realizar a entrega de cobertores aos moradores carentes e desabrigados. Desde de 2009, já foram doados cerca de 2.000 cobertores tanto nas ruas quanto em entidades carentes.

Posteriormente, em outubro, o hotel realiza a festa das crianças, ocasião em que as crianças de uma entidade carente são levadas para brincar com os colaboradores. Em 2010, foram os pequenos do Lar Feliz, de Diadema, e, este ano foi a vez da ONG Gotas de Flor com Amor. A campanha de arrecadação de bonecas e bolas começou no dia 19 de setembro de 2011 e teve grande participação de fornecedores, colaboradores do hotel e dos demais empreendimentos da rede e moradores da comunidade. Foram doadas 100 bonecas e 162 bolas, e 50 crianças da entidade passaram uma tarde de sábado se divertindo com os filhos de colaboradores. Todas ganharam presentes, e as arrecadações excedentes foram entregues a crianças carentes nas ruas. Palhaços, bolos, guloseimas, doces, música e muita diversão marcaram o dia da “Campanha Criança Feliz”.

O Blue Tree Premium Morumbi também apoia campanhas de entidades voltadas à promoção da saúde, como a Se Toque, entidade sem fins lucrativos que criou o colar da vida, visando a conscientização da prevenção do câncer de mama. O hotel comprou diversos colares para distribuir entre seus clientes e colaboradores.

Além disso, outubro é o mês internacional de combate ao câncer de mama, e em 2011 o Blue Tere Premium Morumbi lançou a campanha “Outubro Rosa”. O hotel instalou iluminação rosa em sua fachada e iniciou uma forte campanha de conscientização da doença entre seus colaboradores.

Além disso, o Blue Tree Premium Morumbi apoia também o “Projeto Felicidade”, promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), em que oferece hospedagem e alimentação a crianças com câncer e seus familiares que veem à capital para tratamento da doença em hospitais especializados. As crianças são recebidas em quartos tematizados, o que favorece para um tratamento mais humanizado e alegre em um moento tão delicado.


Além das ações citadas, o grupo Voluntários da Árvore Azul também realizou ações na Casa do Ancião de São Miguel Paulista, prestou auxilio às vítimas do incêndio da favela do Jaguaré, incentivou, junto à Blue Tree Hotels, uma campanha que enviou energias positivas às vítimas do tsunami e terremotos do Japão e incentivou a doação de dinheiro para a entidade Médicos Sem Fronteiras, que atuou ativametne quando das chuvas que atingiram a região serrana do Rio de Janeiro.


3. Responsabilidade Social - Ações Educacionais e Motivacionais para a Conscientização dos Colaboradores

Com o objetivo de conscientizar, comprometer e capacitar sua equipe, visando desenvolver a consciência socioambiental, o Blue Tree Premium Morumbi trouxe a São Paulo o palestrante Gilbert Simionato, que falou sobre sustentabilidade e responsabilidade social. A palestra atraiu 120 pessoas, entre colaboradores da rede Blue Tree e de outros hotéis da região.
Com objetivo de compartilhar experiências e motivar a prática da sustentabilidade no setor hoteleiro, o hotel sediou também o 2º Encontro de Responsabilidade Social da Caspiedade, no qual o deputado Walter Ihoshi realizou uma palestra sobre a importância da sustentabilidade no mundo moderno.

O grupo de Voluntários da Árvore Azul criou também campanhas internas de conscientização para práticas sustentáveis, com dicas simples que podem ser usadas no dia-a-dia da empresa e fora dela: economia de água e energia e utilização adequada de recursos como papel, transporte, sacolas retornáveis e material reciclável.

Galeria de imagens
Adoção do canteiro central da Avenida Roque Petroni Jr.
Voluntários da Árvore Azul em ação para
Voluntário entrega cobertor a morador de rua durante a
Voluntários da Árvore Azul - Campanha do Agasalho
Albergue São Francisco de Assis é contemplado com a
Colaboradores do Blue Tree Premium Morumbi utilizam fitas rosas para campanha
Colar da Vida, proporcionado pela Se Toque, entidade de prevenção ao câncer
Colaboradores utilizam faixa para campanha
Eliana Ribeiro, diretora de hospitalidade do Blue Tree Premium Morumbi, caracterizada
Crianças brincam com colaboradores no dia das crianças
Crianças recebem presentes em seu dia
Campanha para crianças
Ajuda às vítimas da favela do Jaguaré - 1
Ajuda às vítimas da favela do Jaguaré - 2
"Adote um Sorriso" - Páscoa
"Adote um Sorriso" - Natal (1)
"Adote un Sorriso" - Natal(2)
"Adote um Sorriso" - Natal (3)
"Adote um Sorriso" - Crianças recebem ovos de Coelho
Projeto Felicidade, que oferece hospedagem a crianças com câncer
Equipe Blue Tree Premium Morumbi com crianças da campanha
Auxílio às vítimas da favela do Jaguaré
Auxílio às vítimas de favela do Jaguaré
Eliana Ribeiro entrega ovos de páscoa durante campanha "Adote um Sorriso"
         

 

DESAFIOS E SOLUÇÕES

O grupo está conduzindo um projeto piloto na unidade e estuda o lançamento de uma cartilha de sustentabilidade que poderá ser incoporada por outros hotéis. Fazem parte do projeto ideias para:

Energia Elétrica: Ações que visam melhorar a eficiência dos sistemas de iluminação das áreas do hotel pela substituição ou adequação dos sistemas de iluminação por novos compostos de lâmpadas fluorescentes eficientes, reduzindo, assim, os custos com energia elétrica (utilização de sensores ou temporizadores e lâmpadas de LED);

Papel: Ações de redução da utilização de papel considerando: redução de impressão, optando por outras formas de arquivo da informação, utilização de sistemas informatizados para comunicações em massa e substituição do papel normal por reciclável;

Coleta Seletiva: Implementar coleta seletiva disponibilizando coletores para cada tipo de resíduo de acordo com padronização estabelecida pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA em todas as áreas sociais e de colaboradores.

Contratação de cooperativa local a fim de recolher o resíduo do empreendimento: papel, papelão, garrafas/vidros em geral, material plástico etc,o quecontribui também com a geração de emprego e renda local, além de reduzir o impacto de resíduos ao meio ambiente;

Emissão de resíduos: Controlar o impacto da geração de resíduos do hotel e destiná-lo de forma ambientalmente correta, como óleo de cozinha e materiais recicláveis.

Chuveiros de baixa vazão

RESULTADOS ESPERADOS:

Operacionais: um sistema de iluminação mais eficiente e melhor distribuída, com material adequado, pode significar uma redução de custos significativa.
Administrativos: com o estabelecimento de uma política e uma visão que contemplam o todo, voltada para contenção de custos e desperdícios,os processos administrativos seguirão o mesmo padrão. Assim será mais fácil direcionar as ações de melhoria de acordo com a necessidade sem perder o foco do hotel.
Mercadológico: além de garantir a qualidade dos serviços prestados, conquistando assim a preferência do hóspede, o hotel tem a vantagem de ser um empreendimento preocupado com o desenvolvimento sustentável, que atualmente, é um diferencial competitivo no mercado.
Financeiro: a melhor utilização de recursos impactarão diretamente nos custos do hotel. No caso específico da energia elétrica, diferentemente de qualquer outro custo, não é visível, sendo assim só é sentido no momento de registro de seu consumo, fazendo com que os valores das faturas sejam exorbitantes. Ainda, considerando-se que alguns hotéis não têm disponibilidade para grandes investimentos, o melhor caminho no primeiro momento será a redução de custos desnecessários.
Em síntese, o Blue Tree Premium Morumbi apresenta esse case referência de inclusão social, auxiliando no desenvolvimento de outras pessoaspara as quais um minuto de atenção faz toda a diferença. O principal legado da ação, entretanto, está presente na difusão do MOTTAINAI.
Viver dentro da filosofia do MOTTAINAI, além de muito prazeroso, nos faz pessoas melhores. Faz-nos contribuir e cuidar desse mundo tão carente de cuidado e até mesmo de compreensão sobre o valor da natureza. Ideias, todos podemos ter. Elas são infindáveis e, se todos começassem a trabalhar nesse sentido, viver num mundo sustentável seria muito mais possível. É preciso, no entanto, ATITUDE. Atitude de cada um.
A filosofia MOTTAINAI reforça o sentimento de compaixão, pois todos somos iguais. E então, para contribuir, podemos sempre agir de forma consciente. Adotar o MOTTAINAI como estilo de vida, e disseminar para mais e mais pessoas. Na Blue Tree Hotels essa é a forma que encontramos para retribuir e dar continuidade a tudo o que recebemos da natureza e das gerações passadas e deixar transformações, para o melhor, para gerações futuras.
O projeto Voluntários da Árvore Azul conta atualmente com dez colaboradores, coordenado por Eliana Ribeiro, Diretora de Hospitalidade do Blue Tree Premium Morumbi. Ao longo de quase três anos, o grupo já realizou cerca de 50 ações que impactaram positivamente na vida de crianças, adultos e idosos.

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube