Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 19ª Edição

Case: SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL DO HOTEL FAZENDA PORTAL DE GRAVATÁ (ECOPORTAL)
Candidato: Hotel Fazenda Portal de Gravatá
Cliente: Hotel Fazenda Portal de Gravatá
Segmento: Prêmio Caio Sustentabilidade
Estado: PE
TROFÉU HATHOR Business & Marketing
Categoria: Hotelaria
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

Sistema de Gestão Ambiental do Hotel Fazenda Portal de Gravatá
Ecoportal.

O Hotel Portal de Gravatá, há 26 anos desenvolve ações de preservação ambiental, desde sua inauguração, porém, em 2009, resolvemos no nosso planejamento estratégico resolvemos realizarmos estas ações de forma sistematizada e ampliada.
Para nos auxiliar contratamos uma empresa de consultoria especializada nesta área de Sustentabilidade, a I.N.T.G. com a coordenação da Dra, Fátima Brayner.
Também como ponto principal decidimos que um projeto como este deve ser implantado de forma democrática, com a participação de todos na construção do processo.
O primeiro passo foi convocar um seminário com os funcionários do hotel para apresentarmos nossas idéias e ouvi-los também, a partir desta reunião foram definidos os fatores críticos e sue coordenadores e um coordenador geral do todo o sistema de gestão ambiental, que foi chamado de Ecoportal, escolhemos também o grupo de trabalho para montar o projeto.
No próximo passo foram realizadas mais de dez reuniões com o grupo de trabalho para definirmos as prioridades, as metas e as ações a serem implantadas em cada fator crítico. Dividimos o projetos em seis fatores críticos: Água; Energia; Efluentes e Emissões; Resíduos Sólidos; . Preservação do Ambiente Natural &
Arquitetura e Paisagismo e Educação e Sensibilização Ambiental.
No mês de maio de 2010, concluímos todo o projeto, então realizamos duas reuniões com todos os funcionários do hotel, foram divididos em dois turnos, para fazer a apresentação do Projeto do Ecoportal, cada coordenador dos fatores críticos fez a apresentação de sua área.
A partir deste ponto seguimos as reuniões com o grupo de trabalho para implantarmos as ações definidas no projeto, tínhamos reuniões semanais.
No mês de novembro de 2010 realizamos mais duas reuniões com todos funcionários do hotel, também em dois turnos, desta vez para lançar todas as ações do projeto implantadas. Inicialmente foi feito a apresentação de cada fator críticos por seus coordenadores e no final foi feito uma visitação em todas as áreas do implantamos as ações sustentáveis. neste momento também foi lançado toda a programação visual do projeto, com logomarca, cartazes. banners, botons, entre outas ações de educação ambiental.

Galeria de imagens
Equipe de trabalho do Ecoprtal
Logomarca do Hotel Fazenda Portal de Gravatá
Flats e Fazenda
   

 

O Sistema de Gestão Ambiental do Hotel Fazenda Portal de Gravatá (Ecoportal) foi dividido em seis fatores críticos e com um responsável para cada fator. São eles: 1.Água (Alberto), 2. Energia (Ricardo Mendes), 3. Efluentes e Emissões (Adriana), 4. Resíduos Sólidos (Genival), 5. Preservação do Ambiente Natural & Arquitetura e Paisagismo (Carlos) e 6. Educação e Sensibilização Ambiental (Luciana).
Para cada fator crítico foram definidas as ações prioritárias, as metas e os próximos passos, os quais eram sendo acompanhados a cada reunião do grupo de trabalho, com reuniões mensais.
Agora descreveremos cada grupo com suas ações a serem implantadas e as que já foram implantadas desde 2010.
1. Água: Em fase de Implantação um sistema de reaproveitamento da água do chuveiro e lavatório para ser usado nas bacias sanitárias. Foram Substituídas, nos banheiros comuns, as torneiras normais pelas torneiras com temporizador e torneiras com pedal na cozinha e lavanderia, sendo implantadas calhas para captação da água da chuva e serão construídos reservatórios para seu aproveitamento, (no hotel existe uma área coberta (telhado) em torno de 18000 m² e com uma média anual de chuva na região de 583,69 mm, de acordo com a Precipitação Pluviométrica Gravatá da Secretaria de Agricultura de PE com média do período de1992- 2007, logo, por ano podemos captar algo em torno de 10.000 m³ por ano) (foto1), mobilizar equipe “pinga-pinga” (camareiras, faxineiras, vigilantes, entre outros) para fiscalização de vazamentos das torneiras e dos vasos sanitários (foram feitas várias reuniões com estes funcionários para conscientização). Implantado o projeto de comunicação com os hóspedes para racionar uso de roupas de cama e banho (imagem1), e uso responsável da água nos chuveiros e nas pias (imagem2).
2. Energia: Implantado em todos os apartamentos do hotel um sistema
De aquecimento dos chuveiros com energia solar (foto2). Em fase de implantação um sistema de aquecimento solar para cozinha e área de serviço. Substituídas todas as lâmpadas incandescentes por lâmpadas econômicas em todo hotel, que permitem até 80% de economia. Implantado em todos os banheiros sociais detectores de presença para acionamento das lâmpadas. Foram substituído todos os ar condicionados convencionais por Split, metade em 2010 e o restante um 2011. Implantado um estudo para melhorar o aproveitamento da energia elétrica, reordenando melhor a divisão dos disjuntores nas áreas comuns. Campanha de conscientização e educação para o uso da eficiência energética entre os funcionários e hóspedes.
3. . Efluentes e Emissões: Ampliar uso de produtos orgânicos. Reduzir o uso de pesticidas, adubos químicos e agrotóxicos em todas as plantações do hotel. Foi implantado um sistema de compostagem onde todas as podas, gramas cortadas, restos de folhagens do restaurante juntamente com esterco são processados e transformados em adubo orgânico, altamente nutritivo para as plantas e totalmente natural, também foi construído um minhocário para produção de Humos, também um excelente adubo orgânico, com aproveitamento do esterco do nosso gado. Implantado uma Planilha para acompanhamento do uso de produtos químicos e agrotóxicos, para termos um rígido controle, sob a fiscalização da agrônoma responsável pelos nossos jardins. Usar materiais de limpeza biodegradáveis. Realizado estudo sobre uso de EPI (Equipamento de proteção individual), baseado em função/setor. Para implantação de um controle mais eficiente e ampliação do uso dos EPIs. Campanha de conscientização com os funcionários para utilização dos EPIs.
4. Resíduos Sólidos: O Brasil produz 241.614 toneladas de lixo por dia por isso que a reciclagem do lixo é fundamental na preservação do meio ambiente, pensando nisso, implantamos coleta seletiva do lixo em todo Hotel e no Apart-hotel, com confecção de coletores adequados. Construção de um espaço para armazenagem do lixo reciclável e não reciclável. No ano de 2010 foi vendido para reciclagem mais de 1.300 kg de produtos diversos, representando uma receita líquida de 1.500,00 reais, destinados a um fundo revertido para os próprios funcionários. Reduzir e reutilizar desperdícios dos alimentos no restaurante e na cozinha e ampliar consumo das sobras para os animais da nossa fazenda. Implantamos o Espaço Reciclar na Vila do Portal, um espaço para exposição de peças feitas de material reciclado de diversos artesãos de Pernambuco e de outros estados, todas as peças são catalogadas e acompanhadas de um cartão com os dados (imagem3 e 4), com nome e contado do produtor (fotos 3 e 4). Criado um controle para reaproveitamento de embalagens. Implantação de coleta seletiva de pilhas e baterias na recepção do hotel.
5. Preservação do Ambiente Natural & Arquitetura e Paisagismo: O bioma Caatinga é o maior e mais importante ecossistema existente na Região Nordeste do Brasil, ocupando praticamente 60% de sua área, A caatinga ocupa os estados da Bahia, Ceará, Alagoas, Sergipe, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Maranhão. A cada dia vemos a degradação e extinção da Caatinga. Então resolvemos preservar uma pequena área de vegetação nativa da Caatinga existente no Hotel. Então como ações prioritárias, usamos de forma prioritária a vegetação da Caatinga em nosso paisagismo. Implantado o Ecossistema da Caatinga (Matinha do Portal), neste espaço fizemos todo o sistema de sinalização, com placas indicando o nome popular e científico da flora da Caatinga (imagem5), fizemos uma trilha com banners explicando sobre o Bioma da Caatinga, sobre a Fauna e outro sobre a Flora, e nesta trilha nossa equipe de recreação realiza passeios com os hóspedes mostrando a importância da preservação deste bioma (fotos5,6,7, e 8).
6. Educação e Sensibilização Ambiental: Criação de um programa de Educação ambiental para clientes e funcionários. Atividades com Funcionários: Promover o Famtur ecológico com funcionários para conhecer todo o SGA do Hotel, inclusive o Espaço Reciclar. Promover Oficinas de Reciclagem com os funcionários, incentivando a confecção de artigos de decoração para datas festivas, e venda dos artigos. Campanha sobre consumo consciente com orientação e informação sobre a importância da economia de água e energia. Confecção de adesivos para conscientização dos funcionários, criado um boton sobre o Ecoprtal para ser usado pelos funcionários dizendo que estão fazendo parte do projeto (imagem15). Atividades com Clientes: Divulgar a educação ambiental nas atividades de recreação. Criação do Mascote do Portal, O Xodó do Portal (imagem6). Capacitação dos Recreadores para promoverem o Tour EcoPortal, um passeio com os hóspedes mostrando todo o Sistema de Gestão Ambiental do Hotel. Criação de Gincanas Ambientais e priorizando oficinas de artes com atividades de reciclagem (foto9). Plantio de uma árvore para registrar a estada de um grupo de crianças ou eventos. Produção de uma peça de teatro com sobre EcoPortal, com materiais produzidos nas oficinas. Confecção de adesivos de conscientização para os apartamentos. Confecção de cartazes com as ações do Ecoportal para serem fixadas no Hotel e nos Apart-Hotéis (imagem7, 8, 9,10, 11 e 12). Em fase de implantação a confecção de uma cartilha com as ações do Ecoportal para ser distribuída com os hóspedes divulgando o projeto. Em fase de finalização a implantação de um hotsite do Ecoportal dentro do Site do Hotel, falando sobre todas as ações sustentáveis. Elaboração de um cartão do Clubinho do Portal para que as crianças que participam das atividades e oficinas recebem este cartão (imagem17) e nós enviamos sempre Informações por e-mail sobre o projeto e notícias sobre meio ambiente. Ainda como educação ambiental, ampliamos e transformamos nossa Sementeira em área de visitação. Implantamos a Compostagem e criamos banners explicando o que é compostagem (imagem13). Implantamos o Minhocário para produção de Humos, também foi confeccionado banners explicando sobre todo a produção e importância do Humos (imagem14). Implantação de uma Horta Orgânica (imagem16) para fornecer verduras, legumes e hortaliças para o hotel, em toda a plantação colocamos placas com o nome científico e popular (imagem18), também para ser usada na recreação com visitação dos hóspedes (fotos10).

Galeria de imagens
Chuvas em Gravatá
Adesivo campanha consumo consciente toalhas
Adesivo companha consumo consciente chuveiros
Aquecimento solar
Espaço Reciclar
Peças recicladas 1 - Espaço Reciclar
Peças recicladas 2 - Espaço Reciclar
Matinha do Portal (Caatinga)
Bioma da Caatinga
Fauna da Caatinga
Flora da Caatinga
Oficinas de Reciclagem no Portal
Horta Orgânica do Portal de Gravatá 1
Compostagem (Produção de adubo orgânico)
Sementeira (produção de mudas para serem usadas no hotel)
Cartão de cadastramento das peças do Espaço Reciclar
Banner Espaço Reciclar
Placas com os nomes populares e científicos da flora da Caatinga
Cartaz com ações do Ecoprtal - Água
Cartaz com ações do Ecoprtal - Energia
Cartaz com ações do Ecoprtal - Efluentes e Emissões
Cartaz com ações do Ecoprtal - Resíduos Sólidos
Cartaz com ações do Ecoprtal - Preservação do Meio Ambiente
Cartaz com ações do Ecoprtal - Educação e Sensibilização Ambiental
Banner Compostagem
Banner Minhocário
Boton
Banner Horta Orgânica
Placa da Horta Orgânica - nome popular e científico
Carteira do Clubinho Portal de Gravatá
Mascote Xodó do Portal
       

 


Há alguns anos, não sabíamos distinguir filantropia de responsabilidade social e o consumidor não acreditava muito que poderia influenciar na sociedade e no meio-ambiente, porém, essa cultura tem mudado rapidamente.
Segundo o Diretor Executivo do Instituto Ethos, Paulo Itacarambi, a tendência é que a sociedade cobre cada vez mais das empresas um comportamento social e ambientalmente responsável. "Estamos atribuindo novas obrigações às empresas, de modo a torná-las responsáveis, de fato, pelos efeitos de suas ações na sociedade. Elas precisam conhecer o alcance de suas atividades e administrar seus efeitos, buscando tratar cada variável de maneira a garantir a sustentabilidade do seu negócio".
O grande desafio do século XXI é promover o desenvolvimento sustentável. O que significa atuar de forma economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente correta.
O Hotel Fazenda Portal de Gravatá alinhado com estas tendências da sociedade moderna percebeu que a preocupação com a sustentabilidade é um caminho sem volta, logo partimos na frente em nossa região para implantar um programa de sustentabilidade no Hotel.
Iniciamos o processo pelo Sistema de Gestão Ambiental, já implantado desde o ano passado, agora estamos partindo para nossa segunda etapa do projeto, onde atuaremos na dimensão social. Neste projeto também dividimos em três fatores críticos: 1. Funcionários e familiares, 2. Comunidade e 3. Consumidores.
Fator Crítico Água: O Banco Mundial publicou o relatório Gerenciamento de Recursos Hídricos, que define a política do Banco para seu envolvimento futuro nessa área (World Bank, 1993). O relatório conclui que a água é um recurso cada vez mais escasso, que necessita de um cuidadoso gerenciamento econômico e ambiental, e recomenda que os países em desenvolvimento adotem com urgência uma política integrada de gerenciamento dos recursos hídricos. É importante ressaltar que 70% da superfície terrestre encontram-se coberta por água, porém, 97% da água do mundo estão nos oceanos (água salgada) e menos de 3% deste volume é de água doce. O Portal de Gravatá preocupado com o meio ambiente e com a economia de água adotou várias ações visando o uso racional e o reaproveitamento da água. Está sendo implantado um sistema de reuso da água dos chuveiros e dos lavatórios (água cinza) que passa um por processo de filtragem e é reutilizada nas descargas, Já está implantada em parte do hotel o aproveitamento da água da chuva, através de calhas e canalizadas para reservatórios. Possuímos em nosso hotel 18.000m² de telhados, considerando a média de chuvas em nossa região poderemos represar 10.500 de litros de água por ano. Implantamos uma intensa campanha com nossos colaboradores e com os hóspedes para utilizarem a água de forma responsável. Com novas tecnologias substituímos as torneiras comuns por torneiras automáticas temporizadas nas áreas comuns e torneiras da cozinha por torneiras com pedal.
Uma torneira pingando pouco mais de uma gota por segundo, em média, pode desperdiçar em um dia 46 litros de água. Em um mês, isto significa 1.380 litros e em um ano esse desperdício chega a 16.500 litros. Por isso implantamos uma equipe de mobilização pinga-pinga, formando por camareiras, faxineiras, jardineiros para fiscalizarem possíveis vazamentos nas torneiras e nos vasos sanitários do hotel.
Fator crítico Energia: Qualquer atividade em uma empresa moderna só é possível com o uso de uma ou, mais formas de energia. A energia é empregada intensamente nas empresas em geral e em tudo o que se faz. Surge então a necessidade de utilizá-la de modo inteligente e eficaz nas suas diferentes formas: Energia elétrica, solar, eólica e etc. O Hotel Portal de Gravatá tem como meta o equilíbrio ecológico, com o uso da eficiência energética. Dentro desta linha de ação o controle de gastos em todos os setores do hotel se faz urgente. Serão adotadas políticas de ações visando reduzir os custos em energia elétrica, estabelecendo uma política interna de racionalização de energia elétrica e ampliação do uso da energia solar. Então passamos a utilizar de detectores de presença em todos os banheiros sociais. Trocamos todos os ar condicionados convencionais por Split inverte, com uma tecnologia moderna que chega a ter mais de metade de economia frente aos tradicionais. Fizemos um levantamento e substituímos todas as lâmpadas incandescentes do hotel por lâmpadas econômicas, eletrônicas ou Led. Hoje todos os apartamentos do hotel têm aquecimento solar para aquecimento da água nos chuveiros e estamos implantando também nas pias da cozinha, maquinas de lavar pratos e nos banheiros dos funcionários. Através de estudos com empresas especializadas fizemos um estudo e implantamos um reordenamento dos disjuntores das áreas comuns, diminuindo o consumo. Também fizemos campanha de conscientização e educação para o uso da eficiência energética (funcionários / clientes).
Fator crítico Efluentes e Emissões: Efluentes são geralmente produtos líquidos produzidos por indústrias ou resultante dos esgotos domésticos urbano. Os pesticidas e inseticidas são resultado do antigo desejo do homem de livrar-se das pragas que invadem seu modo de vida. Mas, no mundo moderno, já é conhecida a outra face de algumas destas substâncias: são venenos perigosos para a saúde e o meio ambiente. Por isso adotamos medidas enérgicas de eliminação do uso de agrotóxicos e adubos químicos em toda área do hotel, passando a usar produtos naturais e orgânicos com o Humos da minhoca e o adubo orgânico através da compostagem, também passamos a usar apenas produtos biodegradáveis em nossa lavanderia e na limpeza do hotel.
Preocupados com a saúde de nossos colaboradores iniciamos uma trabalho de conscientização para o uso de EPI (equipamento de proteção individual), realizado um estudo sobre uso de EPI baseado em função/setor. Para pode implantar um controle mais eficiente e ampliar o uso destes equipamentos.
Fator crítico Resíduos Sólidos: Síntese da situação ambiental no Brasil, o Brasil produz 241.614 toneladas de lixo por dia. 76% são depositados a céu aberto em lixões, 13% são depositados em aterros controlados, 10% são depositados em aterros sanitários, 9% são compostados em usinas e 1% é incinerado. A reciclagem do lixo é fundamental na preservação do meio ambiente, pois, além de diminuir a extração de recursos naturais, diminui o acúmulo de resíduos nas áreas urbanas e rurais. Por isso implantamos um processo de coleta seletiva, com coletores para lixo comum e para lixo reciclado em todo o hotel. O resultado da comercialização deste lixo é revertido para os próprios funcionários e incentivamos, através de oficinas, a confecção de artesanato feito com produtos reciclados, como exemplo toda decoração do natal e do carnaval do hotel foi feita com materiais reciclados pelos próprios funcionários e parentes.
Para divulgar esta cultura do reaproveitamento e da reciclagem criamos o espaço reciclar, uma espécie de exposição permanente de artesanato reciclado catalogados de artista da região e de outros estados. Na recepção do hotel instalamos coleta seletiva de pilhas e baterias.
Na fazenda ampliamos o uso de restos de alimentos, como folhagens para alimentar os animais e evitar o desperdício.
Fator crítico Preservação do Ambiente Natural e Paisagismo: Nesta área nossa preocupação maior foi na preservação da Caatinga onde estamos instalados ainda resta algumas áreas preservadas, então fizemos levantamentos juntamente o a Universidade Federal Rural de Pernambuco da nossa flora, que foi toda identificada, criamos um sistema de sinalização mostrando a importância da preservação da Caatinga, que é passada para hóspedes através dos nossos recreadores. Também estamos em estudo para recompor a mata ciliar na beira do Rio Ipojuca.
Fator crítico Educação e Sensibilização Ambiental: Todas estas ações implantadas no hotel tem que ser divulgada, como forma de conscientização da população na preocupação de preservação ambiental, Então adotamos uma política forte na educação e na sensibilização ambiental, através de campanhas impressas e dos nossos recreadores com atividades focadas nestes fins, como por exemplo, oficinas de reciclagem, visitação as nossas ações ambientais.
(ecotuor Portal), criamos uma peça teatral mostrando todas nossas ações, entre outras atividades.

Galeria de imagens
Vila do Portal
Apart Hotel Portal de Gravatá
     

 


De acordo com a Diretora Presidente da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento da Revista digital Envolverde Sonia Wada “o grande desafio do século XXI é promover o desenvolvimento sustentável. O que significa atuar de forma economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente correta. Pois as empresas não conseguem realizarem investimentos para implantar e manter as ações de responsabilidades ambientais e sócias se não obtiverem resultados destes investimentos.
No Hotel Fazenda Portal de Gravatá estipulamos metas para cada área de atuação.
No hotel temos um consumo médio/hóspede é de 446 Litros de água por dia, com média mensal de 3 milhões de litros. Nosso desafio e nossa meta é diminuir o consumo em 20% a partir das ações de reuso e economia, em torno de 600.000 litros/mês.
Nas ações implantadas e que das que estão em fase de implantação para o uso eficiência da energia temos como metas a redução de 20% o consumo de energia no hotel e Reduzir em 10% o consumo de energia no Apart-Hotel e iluminação externa.
No momento com nossas ações ambientais juntamente com a aquisição de um gerador de energia que estamos utilizando diariamente nos horários de pique do consumo já ultrapassamos uma redução de 30% do nosso consumo.
Nossa meta na área de efluentes e emissões é de Ampliar o uso de produtos orgânicos reduzir o uso de agrotóxicos, pesticidas e adubos químicos, meta também conseguida e gerando economia, pois nossos adubos são produzidos nos próprio hotel com custo muito baixo.
Nos resíduos sólidos nossa meta é de reduzir a sobra bufet / cozinha em 10% e reduzir o resíduo do cliente em 30%. E reutilizar estas sobras na criação de animais, como galinha e porcos, que são consumidos no hotel. Nossa horta orgânica também fornece verduras e legumes para nossa cozinha com baixo custo.
Na preservação do ambiente natural nossa meta é definir um projeto Ecossistema da Caatinga (Matinha do Portal) que visa a preservação e a recomposição da Caatinga nas áreas do hotel. Usar vegetação da Caatinga em maior escala no nosso paisagismo.
Nossa meta na Educação e Sensibilização ambiental é Implantar um programa de Educação Ambiental para os hóspedes e funcionários, com esta campanha esperamos uma redução dos nossos custos baseados em um consumo consciente dos recursos naturais como água e energia.

Galeria de imagens
Ecoportal
       

 

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube