Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 19ª Edição

Case: 1ª FESTA SUSTENTÁVEL DO HSBC
Candidato: MC4 Promo
Cliente: HSBC Bank Brasil (Diretoria de Sustentabilidade)
Segmento: Prêmio Caio Sustentabilidade
Estado: PR
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
1ª Festa Sustentável do HSBC

HSBC BANK BRASIL

Banco com sede em Londres (UK), o HSBC conta com a credibilidade e eficiência de um grande grupo mundial, movimentando mais de US$ 78 bilhões por ano e atuando em quase 88 países na Europa, Américas, África, Oriente Médio e na região da Ásia e do Pacífico.

No Brasil, o HSBC conta com uma carteira de clientes de mais de 5,4 milhões de clientes pessoa física e quase 360 mil clientes pessoa jurídica. Trabalha para oferecer o melhor atendimento e qualidade aos seus clientes, ao mesmo tempo, que reconhece e valoriza todo o empenho e dedicação dos seus quase 26 mil colaboradores no Brasil.

Sob uma administração alinhada em todos os países onde atua, o HSBC conta com a
organização, confiança e competência dos seus colaboradores que fazem o banco maior e melhor a cada dia.

MC4 PROMO
A MC4 Promo atua em áreas como ações promocionais, eventos, endomarketing, sampling, internet e design. Cuida de cada marca como se fosse sua, dando total atenção e se dedicando ao máximo em busca de resultados, criando ações que envolvem o público com competência, experiência e criatividade, fugindo do comum, buscando sempre crescer junto com seus clientes. Tem forte conceito sustentável e de brand experience.

1ª FESTA SUSTENTÁVEL DO HSBC
Em 2010, o HSBC foi entitulado pelo Guia Exame de Sustentabilidade 2010 como uma das empresas-modelo da área no Brasil, graças a suas ações na área como campanhas internas de preservação do meio ambiente, uso responsável de energias, apoio a projetos sociais e de geração de renda, entre outras. Sendo assim, o banco queria divulgar isso em primeira mão para seus colaboradores e parceiros que sempre apoiam e participam seus projetos através da área de Sustentablidade do HSBC e do Instituto HSBC Solidariedade. A maneira encontrada para isso foi um grande festa para comemorar a premiação.

Título: 1ª Festa Sustentável do HSBC
Tema: Sustentabilidade
Data: 10 de dezembro de 2011
Local: Salão de Eventos do Museu Oscar Niemeyer – MON - Curitiba,PR
Horário: das 19h00 às 02h00
Número de participantes: 250 pessoas
Periodicidade: Único
Abrangência: Executivos do banco, Colaboradores HSBC e voluntários de programas do Insituto HSBC Solidariedade.
Atividades Paralelas: Exposição de fotos das ações realizadas pelos voluntários no Instituto HSBC Solidariedade e ação em tela touch.
Entidade Promotora: HSBC Bank Brasil

CONTEÚDO
Para comemorar o título de Empresa-Modelo segundo o Guia Exame de Sustentabilidade 2010, o HSBC promoveu no dia 10 de dezembro, no MON, a sua 1º festa sustentável, um evento realizado pela MC4 Promo, pautado por alternativas responsáveis, tanto na comunicação quanto na cenografia, buffet, bebidas e estrutura logística. Todas as características da produção do evento tiveram o objetivo de alinhar a percepção dos convidados com os três pilares que regem as questões de sustentabilidade para o Grupo HSBC Brasil: o social, o econômico e o ambiental. Dentre os convidados, estiveram presentes membros da presidência do HSBC Brasil, executivos de diversas áreas de negócios, integrantes do HSBC Climate Partnership, vencedores das equipes da Gincana Socioambiental 2010, Voluntários do Instituto HSBC Solidariedade e outros envolvidos com o tema da sustentabilidade nos projetos da organização.

Galeria de imagens
Móveis de madeira de demolição
Palco
Painel com nomes e mesas da ambientação
Parede de garrafa PET
Decoração
Mesa de folders
Cardápio Sustentável
Visão geral
Projeção na parte externa do MON
 

 

Durante o evento, a sustentabilidade esteve presente desde o buffet, bebidas, cenografia e iluminação, seja na produção orgânica, nos materiais recicláveis e de baixo impacto ambiental ou na seleção de fornecedores locais, com menor impacto no transporte. O cardápio, todo elaborado pelo renomado chef Celso Freire, foi feito especialmente para o evento. Contava com ingredientes da agricultura local, levando em conta a sustentabilidade na sua concepção.

CARACTERÍSTICAS DO EVENTO
Ao chegar, os convidados se deparavam com uma grande projeção da logo do HSBC nas paredes do Museu Oscar Niemeyer, a qual podia ser vista de todos os pontos do estacionamento. Ao entrar, todos passavam por um túnel que, através de painéis com fotos, mostrava as ações sustentáveis nas áreas ambiental, social e de geração de renda realizadas por colaboradores, as quais renderam o título de empresa-modelo ao HSBC. Chegando ao final do túnel, depois de ver todas as fotos, os convidados se deparavam com um espelho, e nele a frase “a sustentabilidade é você quem faz”, revelando o conceito do evento. Após isso as pessoas tinham acesso ao salão onde era realizada a festa. O túnel contava com iluminação em LED e sons de pássaros como música ambiente.
Na festa, os convidados tinham a sua disposição diversos puffs e móveis feitos de madeira de demolição, garçons servindo bebidas e petiscos (todos com conceito sustentável) e mesas bistrô. Um show exclusivo com banda local animou o fim de noite de todos.
No salão principal, os convidados também encontravam um grande painel com os nomes de todos os voluntários que participam das ações de sustentabilidade do HSBC através do Instituto HSBC Solidariedade. Durante a festa o painel acabou servindo de backdrop, afinal, os próprios colaboradores queriam ser fotografados ao lado de seus nomes.
Após o anúncio oficial do título de empresa-modelo de sustentabilidade, o troféu ficou exposto no palco.

AÇÃO TELA TOUCH - ÁRVORE VIRTUAL
Além de curtir a festa, os convidados ainda puderam fazer mais pelo meio ambiente. Em uma tela touch todos podiam plantar uma árvore virtualmente e colocar o seu nome nela. Posteriormente aquelas árvores seriam plantadas de fato no Centro Climático da Earthwatch e da SPVS, em Antonina/PR.

Galeria de imagens
Pessoal na Ação Árvore Virtual
Pratos Sustentáveis
Ecobags do evento
Ambientação
Etiqueta mostrando o material dos móveis
Púlpito de tronco de árvore
Troféu de Empresa-modelo de Sustentabilidade
Túnel de Entrada
Colaboradores no túnel
 

 

A 1ª Festa Sustentável do HSBC foi um verdadeiro sucesso. A conquista do título de uma das empresas-modelo em sustentabilidade do Brasil é o reconhecimento de todo o trabalho que o banco e seus colaboradores vêm desempenhando nestes mais de 10 anos de atividades. Além de aproveitar a festa, os convidados puderam compreender a importância do título e juntamente com os elementos da festa, todos sustentáveis, puderam compreender que é possível construir um mundo melhor, respeitando as pessoas e a natureza. Com a ação das árvores virtuais, quase 200 mudas de árvores como Araçá, Ingá e Cedro foram plantadas, reforçando o conceito do evento, quase 6 meses depois de ele ter acontecido. O evento também gerou mídia espontânea, tanto nos meios especializados como jornais, revistas e redes sociais e incentivou mais colaboradores a se tornarem voluntários no Instituto HSBC Solidariedade.


PROGRAMAS DE QUALIDADE, RESPONSABILIDADE SOCIAL E ECOLÓGICA.

Para ficar dentro do tema, o evento foi completamente planejado para ser 100% sustentável.
A comunicação, em todas as fases pré, durante e pós-evento, tiveram seu conteúdo enviado via internet e todas as poucas peças impressas utilizaram papel reciclado ou fibras de garrafa PET recicladas.
No próprio convite era sugerida a “carona solidária” para que as pessoas não fossem sozinhas em seus carros, diminuindo os prejuízos ao meio ambiente. Vans também foram disponibilizadas aos colaboradores para que todos usassem apenas um tipo de locomoção para a festa.
O ingresso para a festa, evitando o uso de papel ou pulseira, era uma camiseta pensada especialmente para o evento, feita com fibra de garrafa PET e com uma estampa que era resultado de um concurso cultural do Instituto HSBC Solidariedade.
Na ambientação, foram usadas folhas secas de camélia e lavanda, que caem naturalmente, evitando qualquer tipo de agressão às plantas. A vegetação cenográfica foi originalmente plantada em vasos, não sendo retirada de seu habitat natural. As alternativas sustentáveis estiveram presentes em vários elementos da cenografia, no projeto assinado pelo cenógrafo Daniel Marques.
As bebidas e o buffet privilegiaram produtos orgânicos, cultivados sem utilização de agrotóxicos, apenas com o implemento de técnicas naturais e de baixo impacto ambiental, garantindo maior qualidade e níveis mais saudáveis ao consumo. Além disso, foram selecionados fornecedores da região, estimulando a geração de renda e emprego e minimizando o impacto ambiental com a logística de transporte e fabricação responsável.
Na festa, não havia cardápios impressos. As opções do que pedir estavam nas camisas dos garçons, economizando assim diversas folhas de papel impresso. Estas camisas foram reutilizadas após o evento como retalhos, sendo doadas para artesanato.
No palco, a estrutura utilizada foi construída com paletes, estrados de madeira utilizados principalmente para movimentação de cargas, garantindo o reaproveitamento de matéria-prima. O púlpito foi confeccionado com tronco de árvore reaproveitado, evitando o uso de material industrializado e levou ainda a aplicação de uma placa produzida com garrafas PET recicladas.
Os móveis que incrementaram o salão do evento foram construídos com madeira de demolição, reutilizados em diversas formas e designs. A mesa de centro também foi produzida com madeira reutilizada, proveniente de paletes e base superior de vidro reciclado. A mesa lateral de apoio foi feita com folders empilhados e vidro reciclado, não necessitando de processo industrial em sua fabricação. Houve ainda bancos e pufes espalhados em lounges pelo salão, feitos com papelão reciclado e cilindros de bobina de papel reutilizadas. Banquetas feitas com a reutilização de retalhos de tecido também foram instaladas. As paredes cenográficas foram produzidas com lâminas de garrafa PET (algumas com as garrafas interias) e sobras de madeira, evitando a utilização de tinta e diminuindo o consumo de fibras de madeira jovem.
Toda a iluminação contou com lâmpadas de tecnologia LED, que iluminam mais, consomem menos energia e possuem maior durabilidade. Os convidados puderam conhecer todos os itens com informações impressas em pequenas etiquetas de papel reciclado, presas a cada um destes elementos por cordões de cizal, uma fibra natural, tecida artesanalmente.

Galeria de imagens
Ação Árvore Virtual
Convidados brindando
Festa
Banda
Colaboradores comemorando
Diversão na festa
Fotos no painel com os nomes
equipe de garçons
Chef Celso Freire e equipe da cozinha
 

 

 

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