Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 19ª Edição

Case: O-TEK AMITEH - FENASAN 2010
Candidato: Biblioteca de Idéias Eventos Empresariais
Cliente: Amitech Brasil Tubos Ltda.
Segmento: Prêmio Caio Sustentabilidade
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Estande O-Tek Amitech-FENASAN

Expositor: Amitech & O-Tek
Responsável: Fernando Masieiro
Organizadora: Acqua Consultoria
Evento: FENASAN 2010 e Encontro Técnico AESABESP
Responsável pela organização do Evento: Monique Funke – Diretora
Local: Center Norte – PAVILHÃO AMARELO
Data: 10 a 12 de agosto 2010

BREVE RESUMO SOBRE DECISÃO DA CONSTRUÇÃO ESTANDE AMBIENTAL:
Com objetivo de atender a circular recebida por e-mail na data de 22 de julho de 2.010, referente ao desenvolvimento de estandes sustentáveis no evento FENASAN 2010, proposto pela organizadora, e aceito pelo expositor, a BIBLIOTECA DE IDÉIAS Eventos e Estandes Ambientalmente Corretos, projetou e construiu este estande, considerando a maior possibilidade de itens ambientalmente corretos, disponíveis no mercado naquele momento.

BREVE RESUMO SOBRE A EMPRESA EXPOSITORA:
Fundada em 1999 na cidade de Ipeúna, a AMITECH BRASIL é a maior fabricante local de tubos de poliéster reforçado com fibras de vidro (PRFV). Sua planta tem capacidade para produzir tubulações de 300mm a 3.000mm de diâmetro, com pressões de trabalho de até 32KGF/cm2 . Entre seus principais clientes, destaque aos setores de saneamento básico, geração de energia (PCHs e Termoelétricas), irrigação (sistemas), industrial e mineração.

BREVE RESUMO SOBRE A MONTADORA:
A BIBLIOTECA DE IDÉIAS, atua no segmento de projeto e montagem de estandes há mais de 10 anos.

Há 05 anos aplica conhecimentos na implantação de técnicas de construção de estandes ambientalmente corretos.

Um de seus primeiros estandes construídos com este conceito, foi no evento K.2007 realizado em Dusseldorf, Alemanha, para o expositor Suzano Petroquímica atual Brasken, trabalho selecionado pela Fecomércio, no 1º Prêmio Fecomércio de Sustentbilidade, realizado em 2009.

Seus dirigentes consideram de suma importância a aquisição de produtos ambientalmente corretos, destacando que parte desses produtos são de origem de comunidades de artesãos, portanto, a aquisição destes produtos colabora inclusive com melhor distribuição de renda investida nos eventos empresariais.

Uma de suas metas, é a de destinar de 5% a 10% da verba investida na construção do estandes, para este setor da população, ou seja, comunidades de artesãos.

Convidamos a todos a pensar exponencialmente no número de m2 construídos anualmente nos pavilhões de eventos, para que tenhamos todos uma melhor noção do valor financeiro que esta ação pode representar, na vida de milhares de pessoas de comunidades.

Galeria de imagens
Projeto - Vista Esquerda
Projeto - Vista Frontal
Projeto - Produto Principal - Tubo 3m diâmetro
Projeto - Planta Baixa
Estande - Vista Esquerda
Estande - Vista Frontal
Estande - Produto Principal - Tudo 3m diâmetro
Estande - Vista Aprocimada
   

 

A) PAPEL DE FIBRA DE TRONCO DE BANANEIRA:

Papel artesanal composto 100% de fibras de tronco de bananeira. Produzido a partir das fibras do Caule da bananeira, caule este é descartado pelo agricultor após a retirada do fruto. Produzido no Vale do Ribeira, uma região pobre do Estado de São Paulo, por comunidade de artesãos. Este é o Brasil feito a mão, inspirado por sua natureza, ofertando produtos para um mundo mais consciente e sustentável.
APLICAÇÃO: Display de exposição de produtos com revestimento de papel de tronco de bananeira, vermelho, clássico.


B) SISSAL:

Fundada em 1980, a APAEB Associação de desenvolvimento sustentável e solidário, no sertão baiano, tem atuação em 15 municípios, com uma população de aproximadamente 450 mil habitantes, sendo que 65% moram na zona rural. Desenvolve trabalhos visando melhorias econômicas e sociais.
APLICAÇÃO: Piso elevado a 0,10cm, estruturado sobre canaletas de ferro, com acabamento em SISAL.
* reuso de estrutura de ferro e não utilização de madeira foi considerado neste item.


C) OSB:

Painel estrutural em tiras de madeira orientadas perpendicularmente. Madeira de origem de reflorestamento.
APLICAÇÃO: Aparador de sala VIP e base de displays, construídos com OSB.


D) TECIDOS:

Algodão natural e Vermelho
APLICAÇÃO: Na sala de reunião, algodão natural na base revestida de tecido mesclado
No depósito, algodão natural e nas paredes externas do depósito tecido vermelho
* substituímos outros materiais de acabamento por tecido, e optamos também pela utilização de vidro que pode ser reutilizado.


E) MADEIRA CERTIFICADA:

Placas de compensado plastificado 18mm – 122x244 – adquirida com certificação de origem.
Forest Stewardship Council (Conselho de Manejo Florestal) ou “FSC”, é hoje o selo verde mais reconhecido em todo o mundo, orientando os compradores e consumidores sobre a origem da matéria-prima florestal.
APLICAÇÃO: Paredes estruturais cor preta
O que é necessário para a certificação de uma área florestal?
- Ecologicamente correto
Utilizar técnicas que imitam o ciclo natural da floresta e causam o mínimo impacto
- Socialmente justo
A propriedade de uma área florestal e toda a atividade precisa ser legalizada, o que significa pagar todos os tributos e respeitar todos os direitos trabalhistas, inclusive no item segurança do trabalho
- Economicamente viável
As técnicas de manejo florestal requeridas pelo FSC aumentam a produtividade da floresta, garantem a durabilidade dos investimentos, e AGREGAM valor ao produto.


F) LOGOMARCA EM RECORTE:

Executado de maneira a minimizar impressão em vinil.
Optamos por utilizar letras em recorte, impressas a base de água, para minimizar a utilização de vinil impressão.
APLICAÇÃO: Somente nas testeiras


G) DECORAÇÃO:

No balcão: em vaso com acabamento de tronco de bananeira in natura – Vale do Ribeira
Na parede: quadro bandeira Brasil, em tear de tronco de bananeira – Vale do Ribeira
No chão: Vaso reutilizável, com arranjo natural


H) JUNCO:

Trazido em 1933 para o Brasil, para cidade de Registro, por um imigrante japonês que acreditou que este produto poderia ser responsável pelo sustento de inúmeras famílias. Hoje com apoio do SEBRAE, desenvolvem além das esteiras de praia diversos outros produtos além de acabamentos que utilizamos também para estandes em feiras empresariais.
APLICAÇÃO: Puffs utilizados para complemento mobiliário na sala VIP.


I) BUFFET:

Servida em parte com copos de vidro, em parte com descartável, opção por não instalação de pia.
MIX INDUSTRIALIZADOS (porções individuais possibilitam melhor higiene e elimina desperdício)
APLICAÇÃO: Reduz utilização de descartáveis e elimina uso de água no estande, evita contaminação.


J) CESTOS LIXO PAPEL:

Executadas em papelão reciclável.
APLICAÇÃO: Caixas de papel, sinalizadas com tipo de lixo a ser descartados. Exceto a que recebe descarte com resíduo de café.

Galeria de imagens
display do produto
Piso Sissal aplicação
Móvel OSB
Tecido algodão
Madeira certificada
Logos em recorte
Vaso Fibra Natural - balcão (Vale do Ribeira)
Junco - Puffs (Vale do Ribeira)
Buffet Mix - Embalagens Individuais (cuidado Higiene dos alimentos)
Papel Fibra Tronco bananeira - Display (Vale do Ribeira)
Vaso Reutilizável (fibra resistente)
Parede Tecido Vermelho (em substituição napa)
     

 

Programa 3Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar):

Estamos atentos a possibilidade de reutilização de materiais utilizados na construção de nossos estandes, e por conta disso, antes mesmo da construção, já pré-selecionamos parte dos materiais que poderão ser reusados, como é o caso da opção de executar paredes com tecidos.

O cuidado extra ao serviço cotidiano, é o de separar na desmontagem o material para reuso, e dar destino imediato ao mesmo, par que evitar que na intensa rotina do dia a dia, este item fique esquecido.

As sobras dos tecidos de algodão e os forros de paredes de sala VIP e externa de depósito, foram reservados para confecção de almofadas de 30cm x 30cm e/ou de 40cm x 40cm. Este trabalho foi realizado por uma de nossas colaboradoras, costureira voluntária de ONGs da região do ABC.

A princípio a intenção era de doá-las para uma destas ONGs colocar em seus bazares, todavia, posteriormente ao visitarmos o orfanato que colaboramos em nossa região, vimos que a sala de TV recém reformada, estava sem almofadas para as crianças.

Então, estas almofadas foram doadas para a ASSOCIAÇÃO SÃO LUIZ, órgão auxiliar de amparo a criança, com sede próxima a nosso escritório, e instaladas na sala de TV das crianças.

Além dos itens acima selecionados, temos em nosso banco de dados outros fornecedores e outras opções de materiais que podem ser utilizados para construção de estandes como por exemplo: pastilhas de cascas de côco, entre outros.

A BIBLIOTECA DE IDÉIAS se coloca a disposição para fornecer a todos os interessados, os telefones e endereços de seus fornecedores de materiais ambientais, pois acredita que esta decisão pode multiplicar o uso destes produtos.

Nossos dirigentes, se coloca também à disposição para realizar palestras sobre o tema em Faculdades com interesse em preparar melhor seus alunos na questão de sustentabilidade. (sem custo, com agendamento combinado).

Galeria de imagens
Almofadas feitas com sobras tecidos
Carta doação
certificação
   

 

OBJETIVO MONTADORA:

Apresentar como exemplo de viabilidade, seus cases ambientais, que são perfeitamente viáveis e que não custam mais financeiramente.
Há apenas o investimento do comprometimento, um exemplo que desejamos que outras empresas do setor possam seguir o quanto antes.


OBJETIVO DO EXPOSITOR:

Colaborar da melhor maneira para preservação do meio ambiente, se colocando como co-responsável pela decisão de escolha dos materiais utilizados na construção do estande.

RETORNO PARA SOCIEDADE:

Investimento em associações de artesãos, colaboração na doação de produtos reutilizáveis. Melhor cuidado com o meio ambiente, mas principalmente investimento no ser humano.

TODOS APRENDEMOS COM PEQUENOS CUIDADOS:

Sempre surpreendemos nossa equipe de montagem e comercial, com os resultados de pequenos gestos. O expositor, fica especialmente satisfeito com os resultados para sua imagem corporativa.

Neste caso, reconhecido por comissão de juri da organizadora do evento, o expositor recebeu o certificado de melhor estande da feira.








Galeria de imagens
Certificado FENASAN 2010
       

 

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube