Em dezembro de 2002, doze empresas Operadoras de Redes se reuniam para criar um Fórum no intuito de reunir e representar um segmento da hotelaria em forte desenvolvimento no Brasil.
Hoje, o Fórum congrega 17 operadoras hoteleiras, 11 nacionais e 6 internacionais, investindo fortemente no turismo brasileiro e se destacando como um segmento cada vez mais estratégico pelo futuro do desenvolvimento do País.
Estas operadoras são responsáveis pela operação de 55 mil apartamentos em parceria com mais de 23 mil investidores e um patrimônio avaliado em mais de R$ 8 bilhões. Através de investimentos diretos, de parcerias com investidores institucionais ou privados, e graças à captação da poupança de pessoas físicas convidadas pelas incorporadoras imobiliárias a participar de projetos hoteleiros, as empresas do FOHB contribuíram sobremaneira na ampliação e modernização do parque hoteleiro brasileiro, considerado hoje, o maior e melhor de toda a América Latina. As grandes operadoras hoteleiras são responsáveis pelo lançamento no país dos conceitos hoteleiros mais inovadores, oferecendo aos viajantes brasileiros acesso aos mesmos padrões de conforto, modernidade e competitividade que existem nos países de ponta em termos de desenvolvimento turístico.
As operadoras associadas ao FOHB geram 22 mil empregos diretos e mais de 90 mil indiretos.
Mais importante: as operadoras, pelos padrões de administração que adotam nos empreendimentos que operam, e pela sua necessidade de contar com colaboradores altamente qualificados, contribuem com a constituição de um quadro de profissionais hoteleiros brasileiros que vêm sendo reconhecidos no exterior pela excelente qualidade da sua formação e experiência.
Missão
O Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil tem como missão promover os interesses das redes, de seus parceiros, dos hóspedes e de seus colaboradores, junto aos setores públicos e privados, voltados à normatização e sistematização da classe e do mercado hoteleiro em geral.
Atuação
Os principais planos e eixos do FOHB são:
- estruturar um relacionamento melhor de seus associados com investidores, tornando mais transparentes as perspectivas oferecidas a eles;
- utilizar melhor as informações internas para divulgar estatísticas do mercado como desempenho dos empreendimentos e tendências que possam balizar as decisões dos investidores potenciais;
- estabelecer sinergia entre as operadoras, integrando/conciliando informações de compras de equipamentos hoteleiros, fornecedores, prestadores de serviços, buscando juntos, o desenvolvimento de novos produtos e serviços de melhor qualidade / preço / economia cada vez melhor, beneficiando nossos clientes e investidores;
- cooperar com as escolas e faculdades de hotelaria para desenvolver perfis de capacitação, montar programas de estágio e planejar a contratação de profissionais de acordo com as necessidades específicas de cada operadora;
- relacionar-se com o poder público e mostrar a importância da hotelaria na indústria do turismo e no desenvolvimento econômico e social do País;
- analisar as questões tributárias e trabalhistas, identificar e estruturar fontes de financiamento.
- relacionar-se com outras entidades do turismo (Abav, ABGEV, FAVECC, ABIH, Embratur, Braztoa, companhias aéreas, empresas de cartão de crédito e outras).