A plataforma é constituída sobre quatro pilares:
Pessoas: São beneficiadas pela Plataforma por aproveitarem ao máximo o networking de um evento, criando novas conexões e dando voz ao usuário. Através da área social, com timeline (feed de notícias), onde todos os participantes podem postar, curtir, comentar, compartilhar conteúdo do APP no Facebook, iniciar um chat, trocar contatos.
Conteúdo: O participante tem um contato interativo com o conteúdo do evento, através do uso de vídeos explicativos ativados por Realidade Aumentada, quizzes enviados por notificação ou por leitura de QRCodes. Além do compartilhamento de informações relevantes ao evento pela organização, utilizando a timeline ou notificações.
Marca: A ferramenta de Realidade Aumentada cria um estreito relacionamento entre os usuários do APP e os patrocinadores, porque cada logomarca de patrocinador pode ser transformada em um marcador de RA para disparo de vídeos. Existe uma área do APP exclusiva para os patrocinadores, além de postagens que ficam no topo da timeline por um determinado tempo de acordo com a definição da organização.
Informações: A plataforma torna cada participante do evento em um coletor de dados. Conectamos o ambiente físico ao virtual através de leituras de QRCode, RA e tudo isso atrelado à Gamificação, que propõe transformar cada interação dentro do app em pontuações que levam o usuário a uma posição em um ranking geral. Também traz a possibilidade de relatórios de todas as interações sociais e um riquíssimo banco de dados dos participantes ao final do evento.
O aplicativo é composto por uma plataforma completa web e mobile. A parte mobile mostra no celular do usuário um menu, com cores e design personalizáveis para cada proposta de evento. Ele funciona como um menu de redes sociais, com indicadores de gamificação como a posição do usuário no ranking e a sua pontuação.
Todo evento pode se tornar um game, onde as pessoas interagem e recebem pontos por cada ação realizada dentro do app (curtir, comentar, compartilhar, ler QRCodes e marcadores de Realidade Aumentada, responder quizzes e pesquisas de avaliação, etc). Isso gera uma competição saudável, motivação para a interação ao longo do evento e engajamento com a produção de conteúdo, pois mais do que apenas assistir às palestras e participar como receptor de informação, os participantes passam a também produzir essa informação e se tornam mais ativos em relação à programação do evento. Além disso, a plataforma apresenta também os seguintes ícones:
Mapa do Evento: planta geral do espaço do evento para consulta a qualquer momento dentro do app.
Ranking: Página com o ranking geral com a foto, nome completo e a colocação dos participantes.
Patrocinadores: Patrocinadores do evento em um ícone clicável para mais como telefone, site e descrição.
Palestrantes: Página com todos os palestrantes do evento, apresentando o perfil com foto e nome completo de cada um.
QRCode: Página destinada à leitura de QRCodes espalhados pelo evento, pode ser utilizado mapear o evento e monitorar a movimentação pelos espaços e estandes, pois quando uma pessoa lê determinado QRCode em qualquer lugar do evento, é possível ter acesso à essa localização por meio dos relatórios.
Realidade Aumentada (RA): Leitura de marcadores de RA espalhados pelo evento. Ao mirar o leitor de RA no marcador (logomarca de qualquer empresa), no mesmo instante é mostrado ao usuário uma imagem ou vídeo. É possível, por meio dessa ferramenta, associar as marcas à conteúdo institucional ou informativo, gerando mais branding.
Quizzes: Questões sobre o evento, perguntas de conhecimento geral ou específico que geram pontuação pela resposta, engajando o usuário a interagir com o próprio evento e o conteúdo gerado internamente. É possível também oferecer QRCodes à patrocinadores e expositores para criação de quizzes referente às empresas e marcas.
Sobre o Evento: Descrição sobre o evento, tema, edição, organização, local, datas e horários. Substitui folders e panfletos, gerando mais economia e sustentabilidade.
Sobre: Informações sobre os desenvolvedores do aplicativo (Grupo Frezarin), telefone e site, e o direcionamento para uma página com a Política de Privacidade.
Localização: Mostra o mapa com a exata localização do evento através do Google Maps, com o botão “Rota” para iniciar a navegação a partir do app.
Timeline: É aqui que a grande interação e comunicação acontecem. Pessoas interagindo, postando, curtindo e comentando em postagens alheias, produzindo conteúdo e mostrando seu ponto de vista sobre o evento. Se torna a mídia oficial do evento, reunindo as informações mais relevantes em um só lugar.
Chat: Troca de mensagens entre os participantes do evento inscritos no app. Facilita o networking, troca de contato, agendamento de encontros e reuniões durante e após o evento.
Pessoas: Uma página com todos os perfis de usuários cadastrados no aplicativo, e também outra página com apenas os amigos/contatos da rede do participante. Facilita a busca por outros participantes, palestrantes, organizadores, e os próprios amigos do usuário.
Solicitação de Amizade: Dentro da página “Pessoas”, possibilita ampliação da rede de contatos dentro e fora do app, mediante a aceitação da solicitação pelo usuário. Um dos diferenciais do aplicativo é só disponibilizar informações de contato como e-mail e telefone após a aceitação da solicitação. Outros aplicativos de eventos deixam essas informações visíveis para todos os usuários que baixam o app.
Agenda: Mostra todas as palestras, painéis, workshops, entre outras programações, e as organiza por data, horário, categoria e palco/local. O usuário pode também favoritar suas programações preferidas e montar a sua própria agenda de acordo com interesses e horários.
Notificações: Permite que a organização envie alertas a todos que tiverem o app instalado no celular. Podem ser referentes à aviso de palestras, notificações de quizzes e até mesmo imprevistos e alterações na programação. O melhor de tudo é que essas notificações aparecem na tela bloqueada do celular do usuário: funciona mesmo se o aplicativo não estiver aberto ou em uso no momento.
Painel de Controle (WEB): A parte web da solução reúne todos os dados de utilização dos usuários do aplicativo em um painel dashboard com acesso restrito pelos organizadores do evento e apresenta os seguintes relatórios: utilização geral dos usuários, conteúdo lido por meio de RA e gerenciamento desse conteúdo, podendo adicionar ou remover vídeos, imagens e texto dos marcadores. Os organizadores obtêm todas essas informações de forma totalmente acessível e intuitiva, sem linguagem técnica robusta.