A APAS 2017 trouxe o conceito de empoderamento na sociedade, no marketing e também dos Stakeholders porque acredita que para traçar o caminho do empreendedorismo é preciso manter-se por dentro das últimas novidades, das tendências dos mercados e prever o momento oportuno para novos negócios. Mais do que supermercadistas, decidimos que no estande da Ypê o público-alvo deveria ser tratado como consumidor, pois em suas casas é isso o que eles são, e assim poderíamos nos relacionar com eles em profundidade, com envolvimento. Criando uma vivência relevante que expressasse os valores da marca e seus objetivos de comunicação. Algo a ser relembrado, contado aos amigos, vizinhos, parentes, enfim, ser compartilhado.
Como em todos os trabalhos que realizamos em parceria com a Ypê, a principal premissa do briefing era sustentabilidade, deveríamos prever ações que garantissem a redução do impacto do estande no meio ambiente, e mostrassem ao público que a Ypê é uma empresa humana, e que se preocupa com o futuro e bem-estar dos brasileiros. Também deveríamos criar ambientes para exposição de produtos e experiências, área de credenciamento, um lounge aberto para o público e salas de reunião, e cozinha para o buffet.
A proposta da F/Malta para cumprir com os desafios do briefing veio com a ideia de se construir ambientes que saíssem do supermercado e remetessem ao uso do produto, aos ambientes onde eles seriam utilizados, unindo assim o emocional e o racional, e trazendo familiaridade com os produtos em experiências sensoriais. Dentro do estande criamos os seguintes ambientes para demonstração de produtos:
CLOSET - Mostramos através de roupas limpas de diferentes materiais, todos os diferentes benefícios dos produtos YPÊ. Uma experiência que mexeu com os sentidos e criou uma percepção mais ampla dos produtos da marca.
COZINHA- A nossa cozinha mostrou uma cena que adoramos ver: uma pia limpa. Tudo isso com a ajuda do portfólio YPÊ, que era exposto sob prateleiras acima da pia.
SALA - Construída com diversos detalhes, ela apresentava a abrangência do portfólio da marca para combater e eliminar a sujeira, também ofereceu um ambiente aconchegante para o público que passava pelo espaço.
Toda a cenografia do estande foi inspirada no foco sustentável, criamos um estande semi-aberto circundado por floreiras feitas com material cartonado reciclável, e a parede frontal principal era uma parede viva, coberta com um jardim vertical de samambaias com o logo e conceito do estande centralizados. É bom. É do bem. É Ypê. Abaixo foi posicionada uma tela de 75”onde eram exibidos materiais comerciais da marca e informações sobre novos produtos. Alguns mobiliários do estande que continha 10 salas (8 para reunião, 1 depósito e 1 cozinha) também foram construídos com materiais cartonados de papelão reciclado prensados, e ele todo foi muito iluminado com luzes de led de baixo consumo energético, dando uma boa visibilidade para o espaço e tornando-o convidativo para o público.
Com relação ao foco principal do evento, o fator sustentável, além de o estande ter sido construído com materiais sustentáveis e destinarmos corretamente todos os insumos de sua desmontagem, foi criada uma ação sustentável em parceria com a Eccaplan (empresa de consultoria em sustentabilidade e especialista na neutralização de carbono).
Através da calculadora Eccaplan fizemos a análise de todo cenário que envolvia as atividades do evento, conforme as seguintes etapas: 1. Compreender a dinâmica do evento; 2. Identificar as fontes poluentes e implementar ações para mitigar o impacto ambiental; 3. Calcular as emissões de gases estufa associadas ao evento e seus participantes. Com os dados levantados, e com base no número de visitantes de 2.000 pessoas, calculamos as emissões totais neutralizando-as através da compra de créditos de carbono de projetos certificados.
Também distribuímos lápis com sementes com um selo de sustentabilidade para todos os convidados que entravam no estande e respondiam uma pesquisa para a marca. E os resíduos gerados foram destinados à reciclagem. Parte encaminhada para cooperativa de catadores e parte para empresas recicladoras especializadas. Os resíduos orgânicos foram destinados à compostagem no próprio local do evento, em nossa central de compostagem. As flores utilizadas na decoração do espaço, após a feira foram destinadas à um asilo e fizeram a alegria dos nossos idosos. E foram realizadas duas ativações tecnológicas digitais, que não envolveram a geração de resíduos e portanto podem ser consideradas sustentáveis.
O reconhecimento pela qualidade do estande realizado veio durante a própria Feira APAS, ao termos o estande da Ypê premiado em duas categorias do Prêmio POPAI (criado pela própria APAS, e tendo como júri um comitê da organização). Esse projeto foi motivo de muito orgulho para a Agência F/Malta e também para a Ypê, gerando mais uma vez a renovação de relacionamento entre as empresas e nos mantendo como sua agência oficial, agora em processo de planejamento da próxima Convenção Nacional da marca. E nada disso poderia ter sido conquistado se não houvesse uma perfeita operação e produção do estande.