Bic é uma empresa francesa com sede em Clichy. Fundada em 1945, é conhecida por fabricar produtos à base de plásticos, incluindo isqueiros, canetas, aparelhos de barbear e outros.
O objetivo da Ação era apresentar o marcador da BIC, chamado BIC Marking, ao seu público em uma ação que gerasse experimentação do produto. Os consumidores de BIC Marking são estudantes universitários tipicamente criativos, cujo curso estimula o uso do produto no dia a dia.
O desafio era acertar o tom: a comunicação deveria estar inserida naturalmente no contexto jovem, ser extremamente coerente com sua realidade para não se tornar intrusiva.
Escolhemos algumas faculdades que concentram alunos majoritariamente da classe A/B, que despertam um maior interesse por artes gráficas e tem uma maior disponibilidade a investir no produto como material criativo.
Abrimos um espaço para que os alunos deixassem a marca definitiva de sua criatividade em um painel instalado na área comum da faculdade.
A temática proposta veio para pautar o buzz gerado e inspirar o público atingido na produção de um novo movimento artístico que tenha a cara da BIC, inspirada na Semana de Arte Moderna de 22.
O coletivo Idea Fixa, garantiu à ação um tom artístico diferenciado, no qual o público pôde de fato interagir com a arte proposta: a partir de um desenho criado pelos próprios artistas.
Além da interação com os painéis, os alunos foram desafiados a ilustrarem seu próprio manifesto em cartões postais, com a promessa de ter um iPad personalizado com o próprio desenho caso vencesse.
Ao final de cada interação, uma promotora entregou um exemplar do marcador. Os painéis preenchidos foram expostos no Museu de Arte Moderna (MAM)
Exposição:
Marcamos a premiação do concurso cultural em um evento para 50 convidados, que assinou o fechamento da ação de uma maneira próxima ao público ligado as artes.
Em uma noite de coquetel com os artistas do IdeaFixa, finalistas do concurso cultural e o público interno da BIC, encerramos a BIC Marking Week apresentando os painéis e postais criados como pedaços de expressão do público.
Convidamos os artistas envolvidos a representarem a nova geração criativa em uma releitura do famoso Abaporu, de Tarsila do Amaral, fechando a ação com um intercâmbio cultural que tem a cara da identidade artística brasileira.
A artista plástica convidada foi Janara Lopes, fundadora do IdeaFixa, conhecida e respeitada por muitos como uma voz feminina entre a juventude