Data: 13 a 22 de junho de 2012
Montagem: 17 de maio a 12 de junho de 2012
Desmontagem: 22 a 29 de junho de 2012
Horário: Durante a semana, das 11h às 19h e finais de semana, das 10h às 19h
Local: Pier Mauá – Entre os Armazéns 1 e 2 (Av. Rodrigues Alves, nº 10 – Rio de Janeiro/RJ), uma das áreas destinadas ao evento RIO+20.
O Espaço Agro Brasil fez parte do evento Rio+20, realizado no Rio de Janeiro, de 13 a 22 de junho de 2012. Na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a CNA, a EMBRAPA, o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento e entidades do setor mostraram no Espaço Agro Brasil os avanços da agropecuária brasileira e os caminhos que o País escolheu para multiplicar a produção de alimentos.
Localizado no Pier Mauá, o espaço contou com a visitação de aproximadamente 50.000 pessoas, entre produtores rurais, representantes dos poderes executivos e legislativo, moradores do Rio de Janeiro, pessoas vindas de outros estados para a Rio +20, pessoas vindas de outros países para a Rio+20, pessoas que estavam visitando o Rio de Janeiro, escolas e famílias.
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA foi a voz de mais de 5 milhões de produtores rurais na Rio+20, que fazem do Brasil um dos maiores produtores de alimentos do mundo e o que mais preserva o meio ambiente.
A Comunicato Organização de Eventos esteve junto com a CNA desde as negociações para a escolha do local para o Espaço Agro Brasil na Rio +20, junto ao Itamaraty, até a concepção do Projeto, da qual participou ativamente, a montagem, execução e acompanhamento de todo o evento, pelo qual foi responsável.
No Espaço Agro Brasil, foram montadas estruturas lúdicas e interativas, seguindo a linha "no paper" para apresentação do Projeto Biomas, Projeto ABC Capacitação, Agricultura de Precisão, Projetos Sociais: Escola Viva, EaD/SENAR, Programa Útero é Vida, Negócio Certo Rural, Senar Rondon e Minha Casa, Minha Vida Rural.
O espaço do Píer Mauá escolhido para a construção do espaço Agro Brasil, originalmente era uma área entre armazéns, localizada em espaço aberto, ao ar livre e com inúmeras interferências naturais e de estrutura do local. O grande desafio foi transformar essa área sem nenhuma estrutura, no espaço para abrigar todos os projetos e parceiros do Agro Brasil.
E foi a partir desse desafio que foi iniciado todo o trabalho de construção de uma estrutura de 2.500m², que tinha desníveis do piso original com variações entre 0,25m e 1,10m de altura até a estruturação e fixação de uma cobertura para o local e a construção das áreas internas.
Minuto a minuto, sob chuva e sol, driblando inúmeros imprevistos ao longo do caminho, trabalhando em cada detalhes da construção do espaço, muitas vezes imperceptíveis, passaram-se trinta e quatro dias de montagem.
Tudo isso para que no dia 13 de junho, às 10 horas da manhã, o Espaço Agro Brasil estivesse aberto para começar a atender seus visitantes e convidados.
Foram 879 pessoas, das mais diversas áreas, trabalhando nesse processo de montagem para que o espaço fosse visto e reconhecido por todos como um dos melhores espaços da Rio+20.
Além de toda área de exposição, também foi montada uma área interna com um auditório reversível com capacidade para 100 pessoas; uma sala de reuniões capaz de atender até 40 pessoas; uma sala de apoio para CNA e outra para o apoio operacional; copa; sala VIP para até 80 pessoas; sala de imprensa; um grande depósito; um gabinete para despachos com a presidente da CNA; um CPD para controle de todo o espaço; uma recepção e três camarins.
No auditório, tínhamos uma intensa agenda de palestras e treinamentos, que foram desde eventos técnicos até a realização de uma audiência pública do Senado Federal.
Projetamos este espaço de forma inovadora, versátil e reversível, pois ora precisávamos acomodar 100 pessoas, ora era necessário dois espaços para 50 pessoas cada. Como todas áreas internas foram construídas, podemos projetar este espaço com este diferencial para atender a demanda do cliente.
Para construção de toda esta área, desenvolvemos um projeto com foco na sustentabilidade. Privilegiamos desde a iluminação e ventilação natural do ambiente, até a contratação de fornecedores e materiais certificados para minimizar os danos à natureza e evitar desperdícios.
Priorizamos o uso de produtos e serviços certificados e que empreguem recursos locais, materiais naturais, reutilizáveis, reciclados, biodegradáveis e que reduzam a necessidade de manutenção. Como por exemplo, na cafeteria, que utilizamos somente copos personalizados que são fabricados a partir da fécula de mandioca. Este material é 100% biodegradável e leva 180 dias para se decompor no meio ambiente.
Para minimizar a emissão de gás carbônico oriundas do Espaço AgroBrasil da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, contratamos a organização Iniciativa Verde, formada por ambientalistas e dedicada à busca pela redução de impactos ambientais provocados pelas atividades humanas. O Selo Carbon Free, utilizado em nosso evento, atestou que este teve suas emissões de gases de efeito estufa inventariadas (utilizando a metodologia GHG Protocol) e compensadas por meio de plantio de 236 árvores da Mata Atlântica.
Confira o making off da montagem deste Espaço no vídeo http://youtu.be/K1ESmgrvMqU