O credenciamento dos convidados, funcionários e da imprensa começou às 8h, do dia 23 de novembro. Logo neste início, todos participantes ganharam pins da Presidência da República para identificar quais eram suas áreas de circulação. Como por exemplo, o pin verde permitia acesso à sala VIP, os brancos identificavam as equipes de trabalho e o laranja, livre acesso a todos espaços.
Ao fazer o credenciamento, os participantes recebiam a pasta do evento (contendo bloco de anotações com caneta, álcool gel e guia do participante), o certificado dentro de um envelope personalizado e o crachá de identificação. Passando por esta área, os convidados seguiam para o auditório. Logo na entrada eram recebidos com uma caixa do tempo com a história da CNA e do SENAR, uma caixa interativa, com tela touch screen, onde os convidados puderam navegar, de forma dinâmica, na história da entidade que estava completando seus 60 anos. Ao lado da Caixa do Tempo, foi apresentada a maquete com os seis Biomas Brasileiros, que apresenta a atuação do Projeto Biomas, desenvolvido pela CNA em parceria com a Embrapa. Para apresentação dessa maquete foi construída uma área com vegetação natural característica de cada um dos 6 Biomas, simulação de cachoeira, sonorização simulando natureza, que fizeram a composição cenográfica da área e atraiu muito a atenção dos convidados.
O palco foi construído com 1,10 metros de altura e foi nivelado com as escadas laterais já existentes no Espaço para dar acesso da sala da Presidente Dilma diretamente encima do palco. Com o imponente tamanho de 30 metros de comprimento, o palco foi construído com duas telas laterais para transmissão ao vivo e uma grande área tela central com projeção mapeada, onde trabalhamos vídeos com imagens institucionais, as logomarcas da CNA, SENAR, Instituto CNA, o parceiro CITRUS BR e computações gráficas, que criaram a magia do evento.
As marcas dos organizadores e dos patrocinadores também estavam presentes nas capas feitas para as 1500 cadeiras.
O evento iniciou no auditório principal, às 9h30, com a apresentação do vídeo de abertura e com a presença do Coral Madrigal de Brasília. Os músicos cantaram o Hino Nacional Brasileiro e Aquarela do Brasil. Após este apresentação, tivemos a solenidade de abertura com a Senadora Kátia Abreu - Presidente da CNA e do Ministro da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho.
Às 10h15, o professor Mauro Lopes, Presidente do Centro de Estudos da Fundação Getúlio Vargas - FVG, iniciou a palestra "Os Perfis das Classes de Renda Rural no Brasil (Classes A/B; C e D/E)".
No intervalo, às 10h45, o público dirigiu-se às duas saídas laterais em direção à tenda de apoio climatizada, onde estava sendo servido o coffee break. Com uma decoração deslumbrante, que chamou a atenção de todos, com arranjos que chegavam a 1 metro e meio de altura acima das mesas, os convidados permaneceram no espaço por 30 minutos para degustarem o cardápio desenvolvido para lembrar o clima de fazenda. Bolos de milho e fubá, cural de milho, canjica e até caldo de cana moído na hora foram algumas das delícias servidas.
No retorno do coffee break: painel 1, "Um novo modelo de política agrícola para o Brasil", moderado pelo jornalista João Borges, iniciou às 11h20, com a apresentação de Rosemeire Cristina dos Santos - Superintendente Técnica da CNA abordando o tema "80 anos de Política Agrícola no Brasil". Na continuidade, apresentou-se José Carlos Vaz - Secretário Executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com a palestra "Uma Nova Política Agrícola para o Brasil". Para encerrar, Gilson Alceu Bittencourt, Secretário Adjunto de Política Econômica do Ministério da Fazenda apresentou "Uma análise econômica da Nova Política Agrícola".
Na cadeira de cada participante foi colocado um pad, que possibilitava a interação do público com o que estava acontecendo no palco.
Em determinados momentos, o moderador fazia uma abertura na condução dos trabalhos para orientá-lo da maneira mais atrativa ao público e abria uma votação, uma enquete que era jogada no telão. Dava-se 20 segundos para escolha das opções e em seguida, em tempo real, era dado o resultado da enquete, que também aparecia no telão. Dessa forma o moderador podia dar maior ênfase ao assunto desejado pelo público. A dinâmica inovadora teve grande aceitação do público e se mostrou, em avaliação, como um dos pontos fortes do evento.
Como no espaço interno do salão não tínhamos como comportar uma área de alimentação, construímos uma tenda com 60X30 metros para realizarmos os coffee breaks, almoço, jantar e apresentação final do Grupo Tholl.
Após o painel último painel da manhã, tivemos o almoço na tenda de apoio, onde foram montados dois buffets com quatro ilhas em cada um. As filas foram organizadas e os participantes enquanto aguardavam, escutavam o som do Trio de Jazz, que tocou durante todo almoço.
Desde o coffee break, os participantes podiam degustar maravilhosos cafés preparados na hora por baristas. Mas, após o almoço e o jantar este serviço foi um sucesso!
Para volta ao auditório, todos participantes tiveram que passar pelo detector de metais, por exigência da segurança da Presidência da República.
O painel 2 começou às 14h45, com o tema "Os Desafios do Brasil como 5ª Potência Mundial e o Papel do Agronegócio" com Armínio Fraga - Economista - Gávea Investimentos, André Esteves - Economista - Banco BTG Pactual e Gilmar Mendes - Ministro do Supremo Tribunal Federal - STF, com o jornalista William Waack como moderador. Neste painel também tivemos perguntas interativas e com 37% a pergunta 2 foi a escolhida para ser melhor debatida.
Com o esquema de segurança todo armado, o encerramento do evento começou às 17h15 com a chegada da Presidente da República do Brasil, Dilma Rousseff. No palco, a Senadora Kátia Abreu - Presidente da CNA, já aguardava a Presidente para fazer o discurso final.
Para finalizar este dia tão grandioso, tivemos a magia e encanto da apresentação do Grupo Tholl, que começou às 18h45. O público ficou extasiado com tanta beleza e aplaudiu em pé o grupo circense brasileiro. Após esta apresentação, o jantar foi servido com ilhas de risotos e massas, além dos petiscos e bebidas que já estavam passando nas mesas. Já às 21h, o DJ Zé Pedro, levantou o público com sua apresentação dinâmica, que colocou todo mundo para dançar até a 1h. E no final, como brinde os convidados ainda receberam canecas personalizados em sacos de veludo.