O evento, já consagrado como o mais representativo da indústria brasileira, contou na sua sexta edição com uma estrutura extremamente moderna e arrojada.
No auditório, um ambiente montado para exploração dos sentidos.
Logo na entrada um grande túnel mapeado por projeção 360°, com muito movimento e dinamismo, era passagem obrigatória para o auditório. Nesse mesmo túnel também era possível sentir o aroma desenvolvido especialmente para o Encontro e receber balas personalizadas para degustação.
Para as paredes internas foi planejado e instalado um projeto luminotécnico, com 100% dos espaços iluminados por tecnologia LED. A cada intervalo na programação o auditório mudava de cor, de acordo com a identidade visual do evento.
O pano de fundo de tudo isso era a trilha sonora baseada na música popular brasileira, e transmitida pela tecnologia dolby surround 5.1, que dava aos participantes a mesma sensação percebida em uma sala de cinema.
Mas a exploração auditiva dos participantes foi mais além. Foi criada exclusivamente para o Encontro uma assinatura auditiva - Logoton, que compunha a animação gráfica da identidade visual, e que pode ser ouvida em vários momentos que marcavam o encerramento ou o início de uma atividade no programação técnica.
No grande palco uma cenografia baseada no uso da tecnologias. Uma tela de fundo com 300 m² e quase 30 metros lineares de telas de projeção que exploravam a identidade visual do evento em desenhos e criações baseadas na sustentabilidade, competitividade, internacionalização e inovação, feitos por computação gráfica.
À frente dessa estrutura duas treliças suspensas com placas geométricas que foram mapeadas durante todo o evento com projeções da indústria e cores da identidade visual. Duas estruturas totalmente inusitadas que davam movimento ao palco, despertando a curiosidade e interesse do público.
Para a abertura, um vídeo desenvolvido em computação gráfica contava a história de dois insetos mecânicos, vindos do espaço, que procuravam por algo inovador. Chegaram ao Brasil, foram direto para São Paulo e encontraram no espaço Transamérica Expocenter o 6º Encontro Nacional da Indústria. O vídeo termina com os insetos colocando óculos e prontos para assistirem ao vídeo institucional da CNI, que dava sequência ao roteiro.
Ao longo da programação, que contou com a participação internacional do ex-assessor do Presidente Barack Obama para Política Econômica e Diretor do Conselho Econômico Nacional da Casa Branca, Lawrence Summers, foram abordadas as grandes questões nacionais no contexto econômico, social e político, que influenciam a competitividade da indústria e a inserção do Brasil no mercado globalizado.
Sob o tema central o fortalecimento da competitividade da indústria brasileira, o evento foi dividido em 02 debates e 03 sessões temáticas, conduzidas pelos moderadores e jornalistas da Rede Globo, Willian Waack, Guto Abranches e Ernesto Paglia. A programação foi cuidadosamente definida para proporcionar aos participantes exposições técnicas com especialistas promovendo a reflexão e a discussão de alternativas para o fortalecimento da indústria nacional e a criação de novas fontes de dinamismo econômico no país.
Durante a programação técnica, para o debate dos assuntos apresentados, mais uma inovação. As tradicionais perguntas individuais feitas pelo público aos debatedores, que expressam, muitas vezes, dúvidas e anseios particulares, foram substituídas por grupos de perguntas, elaboradas previamente por especialistas no assunto. Essas perguntas foram apresentadas ao público nos telões do auditório e foram votadas e escolhidas pela maioria. O resultado on line apresentava a pergunta que deveria ser debatida.
A votação, feita por keypads fixados na cadeira de cada participante, foi extremamente interativa e trouxe uma nova dinâmica ao evento.
Do lado de fora do auditório uma grande área explorada por modernas tecnologias e pela exposição dos patrocinadores SEBRAE, Andrade Gutierrez e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial - ABDI, Instituto Nacional de Propriedade Intelectual – INPI, sistema indústria e federações de indústria de todo o Brasil.
Para sinalizar os espaços, utilizamos cubos em material reciclado.
Além dos expositores, o evento contou ainda com o patrocínio do BNDES, CAIXA e Petrobrás.
No Espaço Interativo mais uma inovação no cyber. Uma estrutura circular, com bancos acolchoados e letreiro em led traziam na bancada IPads para acesso à internet. Sucesso absoluto entre os participantes.
Além do cyber o Espaço Interativo trouxe ainda outras atrações que foram colocadas em totens touch screen interativos, especialmente criados e desenvolvidos para o evento, onde os participantes podiam ver e recordar, por fotos, as cinco edições anteriores do evento; registrar sua presença tirando uma foto e enviando para um e-mail; e ainda conhecer um pouco mais do SESI e do SENAI, através de vídeos e do site das entidades.
Ainda neste espaço, foi instalada uma grande parede interativa, usando a tecnologia kinect, que permitia aos participantes interagir e brincar com a identidade visual do evento.
Para o almoço foi criado um restaurante amplo, decorado em suas paredes internas com várias caixinhas de temperos e especiarias, despertando a curiosidade e interesse do público. Uma fachada imponente separava a área de exposição da área de almoço, e na varanda, uma cafeteria.
A cafeteria, sucesso nas edições anteriores, foi ampliada e ofereceu aos participantes, além dos deliciosos cafés especiais e cappuccinos com a identidade visual do evento, feitos pelos baristas durante os intervalos, um ambiente de verdadeiro café, aconchegante e acolhedor.
Outra novidade desta edição foi a criação de uma atividade social. Ao final do primeiro dia foi oferecido coquetel, criando um momento de descontração entre os participantes, que puderam interagir ao som do músico Derico.
Na saída do coquetel foi entregue aos participantes uma caixinha com um grão de feijão com a logomarca da CNI. Regando o grão de feijão, pré-plantado, a muda nasce e cresce com a logomarca impressa, deixando assim uma recordação da entidade junto aos convidados.
Na entrada do evento, na área externa, foram colocados containers, tipo exportação, nas cores da identidade visual do evento, com paineis de led com computação gráfica, dando as boas vindas aos participantes. Pela grandiosidade da estrutura era possível ver de longe a identificação do evento.
No credenciamento, balcões coloridos e um fundo feito com 14 TV´s em videowall com computação gráfica davam dinâmica ao espaço além de passar informações importantes.
Os participantes receberam no ato de seu credenciamento a pasta do evento, com bloco, caneta, ficha de pergunta, avaliação, guia do participante e material dos patrocinadores.