Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 13ª Edição

Case: NOITE MÁGICA
Candidato: Lab Design
Cliente: Cristina Rocha
Segmento: Serviços
Estado: MG
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Noite Mágica

Criada em 1999, a LAB Design, dos sócios Mariana Misk e Alencar Ferreira, é reconhecida pela criatividade no desenvolvimento de conceitos e soluções gráficas. O escritório elabora projetos de diversas áreas do design (identidade visual, embalagem, sinalização, promocional, editoria, cenografia), sempre com foco nos resultados, na excelência e o atendimento personalizado. Desde a fundação da empresa, a LAB atua com mais intensidade no mercado mineiro mas possui em seu portfólio projetos desenvolvidos para várias regiões do país.
Bom gosto, olhar atento aos detalhes e uma boa pitada de contemporaneidade, características que fazem da LAB uma referência em cenografias inovadoras e bem cuidadas. Projetos para festas particulares, espaços comerciais efêmeros ou ambientes expográficos são tratados com o mesmo rigor em todas as etapas do processo, da conceituação à desmontagem.
No evento concorrente, a LAB foi responsável por desenvolver integralmente o projeto cenográfico. A metodologia teve início na conceituação do tema e se desdobrou na criação de uma identidade visual aplicada a várias extensões e suportes, no design exclusivo de mobiliário, na definição de projeto luminotécnico e na adoção de aparatos tecnológicos que complementaram a magia da noite.

Título: 15 anos Amanda
Tema: Noite Mágica
Número de Participantes: 600 convidados
Local: Salão Bela Vista - R. Senador Milton Campos, 115 - B. Vila da Serra - Nova Lima, MG
Data: 25/05/2012
Abrangência: Belo Horizonte/MG
Público alvo: familiares e amigos da aniversariante
Design gráfico, Comunicação Visual e Cenografia: LAB Design
Produção e Organização: LAB Design
Cliente: Cristina Rocha

Galeria de imagens
Planta do Evento
Planta do evento - Mezanino
     

 

Conferir personalidade e caráter exclusivo a um salão muito concorrido não é tarefa fácil de ser cumprida. Já no briefing do cliente a LAB percebeu a necessidade de desenvolver uma cenografia única em todos os detalhes. A Festa Noite Mágica deveria transformar o espaço não somente pelo uso de elementos gráficos personalizados, mas também pela proposição de uma nova forma de circulação e divisão de áreas.

As primeiras dificuldades do projeto foram constituídas de empecilhos inerentes ao uso de qualquer salão comercial: as interferências realizadas não poderiam ser permanentes, deveriam ser instaladas sem agredir o revestimento existente e serem desmontadas em um curto espaço de tempo.

A coordenação de uma vasta equipe de fornecedores e o predomínio de formas curvas exigiram uma pré-produção cuidadosa para a qualidade e o acabamento do palco, dos bancos exclusivos que foram desenhados, do carpete aplicado ao piso e do mezanino construído.
Por figurar em uma área que apresenta crescente demanda no país e por utilizar uma metodologia com complexidade similar a um projeto cênico comercial, o evento apresentado merece destaques pela qualidade da pré-produção e montagem, pela criatividade e inquestionável impacto visual alcançado.

Galeria de imagens
3D - Entrada
3D - Mezanino e lounge adolescente
3D - palco e pista de dança
3D - Área de guloseimas e sorveteria
3D - Lounge e Projeção do mezanino
3D - Lounge adulto
3D - Lounge e área de adultos
3D - Área do jantar
3D - Lounge adultos
3D - Mezanino
Pré-produção dos bancos
Salão antes da montagem
Início da montagem dos fechamentos
Montagem do palco e sorveteria
Montagem dos bancos e do mezanino
Instalação do tecido preto no teto
       

 

A projeto cenográfico implantou paredes, forros no teto de toda a extensão do salão. Construídos em estruturas metálicas modulares (Q30 e Q25) revestidas por tecido preto e plástico blackout, esses revestimentos iniciaram a transformação do local e preparam o espaço para receber os elementos que dariam personalidade à festa. Piso em carpete nas cores padrão da identidade visual também foram implantados. Duas outras estruturas ajudaram na mudança e servirão de ponto de partida para a definição do fluxo e das áreas: um mezanino e um palco para as apresentações artísticas da noite.
Sistemas de tecnologia de projeções e de interação estavam presentes em abundância. Na entrada, a LAB instalou um corredor com um piso interativo composto por uma projeção com padronagem gráfica exclusiva cobrindo todo o piso. Ao entrar no salão, os convidados caminhavam sobre os grafismos que se movimentavam para os lados, como se estivessem sendo "varridas" pelos pés. A recepção do evento contava também com uma recepcionista virtual. Um manequim com projeção mapeada sobre o corpo e no lugar da cabeça, um monitor que transmitia, ao vivo, a imagem de uma mulher dando boas-vindas a todos. Solução proposta para substituir as tradicionais recepcionistas que no caso desse evento não seria compatível pelo fator “magia” que a temática do evento pedia. A sinalização indicativa do evento (saída de emergência e banheiros) também era composta por projeção mapeada em uma das paredes com boa visibilidade que também foi uma solução simples mas muito interessante para tornar uma informação básica em uma diversão a mais no espaço.

Os principais desafios nesse evento foram os sempre esperados em um salão de locação. Espaços como esses não é possível construir nada aproveitando a estrutura do local, nesse em particular temos um elevador de carga muito pequeno e um grande número de escadas. Os móveis construídos que foram propostos tiveram que passar por pré-produção e serem desenhados em modulação para que tivessem como subir no elevador de carga. Essa foi a saída para que o projeto do banco fosse realizado com sucesso. Fizemos sua montagem final e acabamento no local. A outra dificuldade foi como aumentar área em um local com pé direito baixo. Para isso foi proposto a construção de um mezanino totalmente efêmero que deu ao espaço mais 200 m2 de área onde foi feito um bar e um lounge e abrigou também a técnica de luz, som, equipamentos de tecnologia e principalmente a técnica da banda que é sempre um grande problema para eventos sociais pois o equipamento é bem grande e os técnicos acostumados a shows em lugares abertos não se preocupam com estética que é um dos principais itens de um evento dessa natureza.

Os convidados tinham uma visão ampla do salão ao passar pelo corredor. O mezanino com contornos curvilíneos e projeção mapeada em seu guarda-corpo foi construído com 70m de comprimento em uma área de 200 m2 como citado anteriormente. As imagens projetas apresentavam imagens da aniversariante e motions com os grafismos da identidade visual da festa. Os pilares de sustentação foram forrados com tecido, omitindo a estrutura modular utilizada, isso como solução para humanização da estrutura industrial que confere um módulo de Q30.

No palco, preparado para um show do cantor Michel Teló, um painel de led ao centro e telas de projeção nas laterais. Ao lado do palco foi montado um espaço para as guloseimas, uma parede com cubos com níveis diferentes para potencializar a projeção mapeada que anunciava todas as categorias de doces, balas e chocolates oferecidos.
Um espaço construído na continuação do palco abrigou a sorveteria Yoggi que também recebeu um desenho exclusivo para o evento.
A definição do mobiliário levou em consideração o conceito geral do evento e a tarefa de enriquecer o visual contemporâneo. Poltronas e banquetas em acrílico, sofás curvos, mesas com tampo de espelho que completaram a mágica do espaço.

Nas mesas, arranjos de orquídeas em aquários e tubos com água recebiam iluminação RGB em LED na parte inferior. Lustres feitos com flores foram colocados sobre as mesas espelhadas de jantar. Esses arranjos foram concebidos para fazer alusão a uma flor holográfica, recurso para aumentar ainda mais a ambiência e a atmosfera de encantamento e surpresas.

Na área de jantar, foram instaladas estruturas Q30 revestidas por uma plotagem que simulava um céu estrelado. Pontos de LED foram instalados e um projetor de luz cênica utilizado em recursos teatrais concedeu brilho e destaque a uma lua, um dos símbolos utilizados na identidade visual do evento. Em uma área próxima, o lounge dos adultos foi montado com uma parede de grades brancas onde foram instalados seis televisões de 60” que transmitiam imagens da aniversariante.

Durante o evento, houveram apresentações de atrações artísticas. Dançarinos de hip-hop, o cantor Michel Teló atração principal da noite logo depois um grupo de dança que animaram a noite até o início da madrugada.

Link para videocase: http://www.youtube.com/watch?v=tjSJPXLhRZQ

Galeria de imagens
Entrada - piso interativo
Lounge dos jovens
Palco
Palco, sorveteria yoggi e área de guloseimas
Sorveteria yoggi
Lounge dos adultos
Lounge
Área do jantar
Mesa de doces
Guloseimas
Guloseimas - variação da projeção no painel
Guloseimas - variação da projeção no painel
Projeção no mezanino
Lustres de flores
Lounge
Detalhe da festa, porta guardanapo
Mezanino
Visão geral do palco e pista de dança
Detalhe arranjo de orquídea no aquário iluminado
Detalhe arranjo de orquídea em tubo iluminado
Detalhe arranjos de orquídeas em aquários no lounge dos adultos
Bar sushi
Arranjo de orquídea no aquário iluminado no lounge
Guloseimas
Projeção no mezanino
Manequim recepcionista
Apresentação dos dançarinos de hip-hop
Apresentação dos dançarinos de hip-hop
Mesa de doces
Piso interativo
Manequim recepcionista com projeção mapeada
Show do Michel Teló
     

 

Em projetos cenográficos desenvolvidos para festas particulares não se pode medir os resultados através de valores quantitativos. O retorno do projeto é mensurado com base na satisfação dos clientes e convidados, na harmonia da equipe e dos parceiros envolvidos, no impacto visual das estruturas projetadas e nos negócios firmados em virtude do trabalho realizado. Possuem grande retorno afetivo.
O evento da LAB, concorrente ao prêmio Caio, conquistou resultados surpreendentes, a começar pela aprovação da cliente e felicidade de toda a família. Os convidados saíram satisfeitos da festa, envolvidos por todo o clima mágico que a cenografia conseguiu passar para eles.
O projeto passou a integrar, com destaque, o portfólio da empresa e também figura entre os projetos mais interessantes dos fornecedores contratados.
Como mídia espontânea o evento será destaque na revista Kaza Festas – edição de outubro 2012 – tendo um editorial de 6 páginas. Além disso, teve suas fotos divulgadas em sites de fotografias de eventos e redes sociais.Normalmente esse perfil de cliente não permite divulgação do evento em qualquer que seja o veículo, dificultando o conhecimento dos projetos dessa natureza por outras pessoas. No caso desse projeto em especial foi gentilmente aprovado pela cliente sua divulgação e isso nos trouxe um bom retorno de imagem.

 
  • contato: (11) 2538-4156 - (11) 7377-8878