A Rio+20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável) foi realizada de 13 a 22 de junho de 2012. A maior parte dos eventos se concentrou no Riocentro, espaço administrado pela GL events Brasil.
O compromisso do Riocentro e da GL events Brasil com o meio ambiente e o desenvolvimento sócio-econômico vem das diretrizes dadas pela multinacional na França no programa Pense Verde (Think Green). As principais diretrizes do programa Pense Verde são:
1) Limitar o impacto ambiental nos eventos recepcionados, organizados e equipados pela empresa.
2) Fomentar a construção, renovação e operação responsável dos locais dos eventos, junto com o público consumidor.
3) Conscientizar os funcionários quanto às melhores práticas para o desenvolvimento sustentável da empresa.
Sobre o Riocentro
O Riocentro é o principal espaço para eventos administrado pela GL events Brasil. Venue de superlativos, ele tem um total de 570 mil metros quadrados, dos quais 100 mil de área construída. Seu estacionamento possui sete mil vagas que servem a cinco pavilhões, quatro dos quais totalmente climatizados e um com estrutura modular adaptável a eventos de diferentes tamanhos.
Juntos, eles oferecem estrutura de refrigeração, auditório multifuncional com capacidade para até 4500 pessoas, divisórias acústicas removíveis, mezaninos climatizados, auditórios para até 400 pessoas, 16 salas modulares com capacidade para 270 pessoas, salão VIP, cozinha industrial, postos de atendimento médico, bureau de segurança estratégica, rede wi-fi, estação de telecomunicações, heliponto e um imenso jardim tropical com um lago.
Inaugurado em 1977 para preencher a lacuna existente no Brasil por um centro de convenções de grande porte, o Riocentro participou da história econômica, política e cultural brasileira nessas mais de três décadas. Com a concessão, a GL events Brasil agregou gestão profissional que se revela em números. Em 2011, o centro de convenções registrou o maior número de eventos e público dos seus 34 anos de existência. Cerca de 1,8 milhão de pessoas (1,3 em 2010) passaram por 70 feiras, conferências, shows e encontros corporativos nacionais e internacionais. Um crescimento de 11% no número de eventos e 30% no de visitantes. Os recordes marcaram os cinco anos da gestão GL events Brasil, que administra o centro de convenções desde 2006.
Sobre a GL events Brasil
A GL events Brasil é a operação brasileira de uma das maiores empresas mundiais do ramo de eventos, a francesa GL events. Com experiência em organização de megaeventos internacionais - como Copas do Mundo, Olimpíadas, festivais de música e cinema – e administração de 36 espaços em 17 países, a GL events desembarcou no Brasil em 2006. Ao chegar, atuou nos Jogos Panamericanos de 2007 e venceu as licitações para fazer a gestão do Riocentro e da HSBC Arena, no Rio de Janeiro. A GL events Brasil sediou, no Riocentro e na HSBC Arena, a Rio + 20, e sediará o Centro Internacional de Transmissão (IBC) da Copa do Mundo da FIFA™ 2014, no Riocentro.
Em 2006, a GL events se associou à Fagga Eventos - Fagga l GL exhibitions -, que já acumulava 40 anos de experiência no mercado nacional. Desta forma, a GL events Brasil nasceu com amplo know-how nacional e internacional. Atualmente, tem escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Bahia, e possui cinco subsidiárias: a Fagga l GL exhibitions, especializada na organização de feiras e eventos corporativos; a Top Gourmet, provedora de soluções em catering para eventos, alimentos e bebidas; a AEdita, editora responsável por duas das mais importantes publicações no segmento de beleza (You Brasil e Les Nouvelles Esthétiques); GL services, que atua no desenvolvimento e instalação de infra-estruturas e serviços para eventos; e Veredas, agência de eventos desenvolvida para ser o braço-direito das áreas de marketing dos clientes, com presença em todas as etapas do processo de realização.
A GL events Brasil segue um programa global de responsabilidade ambiental idealizado por sua matriz francesa. A intenção é agir no ciclo completo de um evento a fim de minimizar o impacto de sua atividade no meio ambiente. O programa Think Green (Pense Verde) está presente desde a organização e planejamento até a reutilização e gestão do lixo em todos eventos realizados pela GL events no Brasil.