Título: Reunião Nacional de Drogarias 2012 do Grupo Pão de Açúcar
Local: Vacance Hotel em Águas de Lindoia, São Paulo
Data: 07 a 09 de Fevereiro de 2012
Periodicidade: anual
Abrangência: nível nacional
Entidade Promotora: Grupo Pão de Açúcar
Conceito: Nossa Drogaria, Sua História!
Projeto: Fina Ideia Comunicação – www.finaideiacomunica.com.br
Responsável Técnico: Marília Lobo – Conrerp 2ª região SP/PR 3415
Descritivo: evento corporativo de treinamento e relacionamento, com 3 dias de duração que tem como objetivos: capacitar os funcionários da Unidade de Drogarias e promover o relacionamento e a aproximação entre supervisores regionais, equipe comercial, gerentes, farmacêuticos e indústria farmacêuticas.
Número de participantes: 500 pessoas, sendo 250 funcionários GPA (gerentes, farmacêuticos e comercial) e 250 representantes das indústrias.
Formato: (1) espaço em plenária para atividades de capacitação, palestras e premiação promovidas pelo Grupo Pão de Açúcar; (2) espaço outdoor para dinâmicas de integração e engajamento promovidas pelo Grupo Pão de Açúcar; (3) área de pavilhão de stands para exposição de produtos e atividades lúdicas e de treinamentos específicos promovidos pelas Indústrias Patrocinadoras.
Indústrias patrocinadoras: (1) Airela; (2) Bayer; (3) Blowtex; (4) Boehringer Ingelheim; (5) E.M.S Genéricos; (6) Equaliv; (7) FDC; (8) Germed; (9) Herbarium; (10) Hypermarcas; (11) One Touch; (12) J&J; (13) Lilly; (14) Medley; (15) Midway; (16) Neoquímica; (17) Nycomed; (18) Omron; (19) Procter & Gamble; (20) Pfizer; (21) Probiótica; (22) Profarma; (23) Roche; (24) Salvapé; (25) Sanofi; (26) Santa Cruz; (27) Servimed; (28) Techline.
Serviços prestados pela agência: (1) processo completo de concepção, planejamento, desenvolvimento e criação de materiais de comunicação, organização, gestão técnico-financeira e execução da ação, distribuídas nas fases pré, durante e pós-evento; (2) desenvolvimento e execução do plano de captação de recursos (patrocínio) junto as indústrias farmacêuticas e relacionamento com as empresas participantes; (3) desenvolvimento, gerenciamento e produção de ações e materiais solicitados pelas empresas patrocinadoras, tais como: projetos de stands, atividades lúdicas e motivacionais, brindes, etc.
Atividades desenvolvidas:
Em plenária: (1) apresentações corporativas, de estratégias, plano de carreira e plano de negócios de Drogarias; (2) palestra especial com Amyr Klink; (3) premiação e reconhecimento.
Em espaço aberto: (1) circuito de outdoor experience “Somos mais”; (2) dinâmica “Embarcações”.
No pavilhão de stands: (1) stands com salas de treinamento para sessões temáticas a cada 20 minutos; (2) caricaturas dos participantes; (3) jogos interativos - martelo premiado e batalha naval; (4) sorteio de prêmios; (5) cadeiras de massagem; (6) exposição do carro da Equipe Medley de Stockcar, presença dos pilotos Xandy Negrão e Márcio Gomes e do jogador de vôlei Maurício Lima para sessão de autógrafos e fotos instantâneas; (7) participação do famoso personagem Bond Boca da marca Cepacol, da garota propaganda (planta carnívora) de Eparema e do personagem de Neosaldina que circularam no pavilhão e tiraram fotos com os participantes.
Visando garantir o planejamento e a execução do evento de modo eficiente, a Fina Ideia Comunicação estabeleceu grandes frentes de trabalho, subdivididas nas três fases do planejamento: pré, durante e pós-evento. Sendo:
Pré-Evento: (1) desenvolvimento do conceito criativo e ações de comunicação segmentada; (2) planejamento técnico, operacional e financeiro; (3) projeto de captação de recursos (prospecção) e planejamento das ações desenvolvidas especificamente nos stands das indústrias participantes; e (4) treinamento das equipes de organização envolvidas no evento (funcionários Fina Ideia Comunicação e Staff adicional contratado pela agência).
Durante o Evento: coordenação geral e subdivisão das equipes de organização em 5 times de trabalho, considerando as atribuições e responsabilidades – A&B, Infraesrutura, Atividades, Relacionamento com o patrocinador e Logística. O método garante a agilidade nas respostas e o gerenciamento eficaz dos mais diversos tipos de situações, para que o evento proporcione a melhor experiência ao participante.
Pós-Evento: (1) fechamento de balanço financeiro do evento; (2) ações e materiais de agradecimento; e (3) elaboração de relatório de avaliação e desempenho.
Conceito Criativo:
O evento fez parte de um momento de crescimento e consolidação da área de Drogarias do Grupo Pão de Açúcar. Os investimentos nunca foram tão elevados, as equipes crescem constantemente e os resultados positivos reforçam que o caminho está correto e os próximos capítulos dessa história serão desafiadores.
Neste contexto, a assinatura conceitual deveria trazer, em sua concepção, mensagens que reforçassem o processo de construção compartilhado e de legado para a companhia e para a vida de todos os protagonistas.
A sentença “Nossa Drogaria, a Sua História” apresentou-se como a perfeita tradução de todas as mensagens que permearam o evento.
A frase “Nossa Drogaria” remete ao senso de propriedade e estimula a atitude de Dono do Negócio. Já o trecho “a Sua História”, convida a um olhar para o futuro e associa o trabalho à realização pessoal e profissional, trazendo sentido individual de propósito.
Roteiro e programação:
1º dia (07/02/12): após o check-in, que ocorreu em diferentes horários de acordo com a malha aérea e rodoviária, todos os participantes puderam desfrutar da área de lazer do Vacance Hotel. Os momentos livres são extremamente importantes para integrar as equipes, “quebrar o gelo” e transportar o convidado para uma atmosfera especial e diferente de sua rotina diária.
2º dia (08/02/12): a abertura do evento foi realizada por Eduardo Adrião, Diretor de Drogarias, que abordou em sua apresentação de boas-vindas a evolução histórica da área (Linha do Tempo) e apresentou os desafios do negócio para 2012, detalhando todas as etapas do plano de expansão. Após o almoço, todos os funcionários participaram do “Circuito Somos Mais”, uma outdoor experience que proporcionou, por meio de atividades físicas e mentais, o trabalho em equipe. O conteúdo foi estrategicamente relacionado ao valores do Grupo Pão de Açúcar: Humildade, Determinação e Garra, Disciplina e Equilíbrio Emocional.
Após o coffee-break e ao voltar para a plenária, os participantes foram surpreendidos com a presença de Enéas Pestana, Presidente do Grupo Pão de Açúcar. Em um bate-papo descontraído, Enéas contou sua história de vida e carreira, reforçando o conceito e as estratégias do evento.
Completando a importante participação dos principais executivos da companhia, Sylvia Leão, Diretora Executiva de Gente e Gestão, abordou as oportunidades de carreira e crescimento profissional dentro do GPA.
Para o encerramento das atividades de plenária do segundo dia, nada melhor que conhecer uma cativante história que trouxesse ainda mais significado para as mensagens chave do evento.
Amyr Klink, economista por formação, navegador por paixão, relatou na palestra “Determinação, Planejamento e Compromisso” as experiências da expedição que realizou sozinho, em 1989, na Península Antártica a bordo do Paratii. Ao final da palestra, como forma de consolidar os conceitos trabalhados e garantir a continuidade da reflexão, cada participante foi presenteado com o livro “Cem dias entre o Céu e o Mar” em que Amyr narra sua primeira travessia do Atlântico Sul em um barco a remo, realizada no ano de 1984.
O dia intenso e produtivo continuou com a abertura oficial do pavilhão de stands. Os funcionários se deslocaram até o local, onde todas as indústrias patrocinadoras os aguardavam com inúmeras atividades para interação e conhecimento.
Por fim, após um período de descanso e jantar no restaurante do hotel, os funcionários foram convidados a seguir para a sala de plenária que estava totalmente transformada por meio de iluminação cênica e lounge com puffs, poltronas e bistrôs. No espaço, ocorreu uma Cerimônia Especial de Premiação que reconheceu as melhores drogarias por região, o melhor supervisor e o melhor gerente operacional do Brasil. Caio Mattar, Vice Presidente de Negócios Especializados entregou aos premiados troféus, notebooks e ipads.
3º dia (09/02/12): no terceiro e último dia do evento, a primeira atividade, realizada na plenária, propôs um exercício de visão de futuro e planejamento. Divididos em grupos, conforme a distribuição regional das lojas, os funcionários foram provocados a elencar os desafios enfrentados, soluções propostas e consolidar o planejamento específico de ações, focadas em como atingir as metas de cada drogaria em 2012. Após a dinâmica, todos, mais uma vez, foram direcionados ao pavilhão de stands onde novas atividades deram continuidade aos temas tratados no dia anterior.
Após o almoço e procedimentos de check-out, os funcionários realizaram a última e grande ação de fechamento. Organizados em 5 times, a experiência “Embarcações” propôs como tarefa construir, apenas com papelão, papel e cumprindo o tempo determinado, um barco resistente e que representasse a força e união do grupo. O processo de montagem foi totalmente realizado na plenária e, apenas quando todas as embarcações estavam finalizadas, foi apresentado o grande desafio: cada grupo deveria eleger um navegador que, dentro do barco, realizaria a travessia, de uma borda a outra, na piscina do hotel. Todos os times conquistaram o objetivo e vivenciaram conceitos como: confiança, capacidade de execução, coragem ao assumir riscos, trabalho em equipe, entre outros.
Para o encerramento, em espaço reservado no hall do hotel, Eduardo Adrião, Diretor de Drogarias, agradeceu o empenho, envolvimento e atitude proativa de todos os funcionários ao longo dos 3 dias de evento e finalizou a ação com grande energia.
A proposta do evento é inovadora tanto para o GPA, quanto para o mercado farmacêutico pois (1). atende as necessidades internas de capacitação das equipes de Drogarias, sob a ótica particular de um negócio altamente especializado; e (2)traz para as indústrias patrocinadoras a oportunidade singular de conhecer o perfil de cada loja e suas características regionais, apresentar suas estratégias de marketing e argumentos de vendas e, principalmente, de se relacionar com os gerentes de lojas de todo o Brasil. O plano tornou-se ainda mais consistente após o desenvolvimento de um mapeamento de ações que já haviam sido realizadas pela área de Drogarias. O estudo identificou a inexistência de encontros presenciais, tanto entre os gerentes de drogarias em nível nacional, quanto entre eles e os representantes das indústrias farmacêuticas. Muitos não se conheciam pessoalmente e nunca haviam participado de reuniões ou ações conjuntas de treinamento e integração. A Reunião Nacional de Drogarias 2012 do GPA merece o reconhecimento do Prêmio Caio por sua dimensão institucional e mercadológica, bem como de valorização dos eventos corporativos como estratégias eficientes de comunicação dirigida, comprovadas pelos sólidos resultados alcançados.