Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 13ª Edição

Case: CONSCIÊNCIA AMPLA CULTURAL
Candidato: Biruta Mídias Mirabolantes
Cliente: Ampla Energia e Serviços S/A
Segmento: Eventos
Estado: RJ
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Capa

A EMPRESA

A Ampla distribui energia elétrica para uma população de 6,3 milhões de pessoas no Estado do Rio de Janeiro, encerrando 2011 com 2,6 milhões de clientes. Concessionária de serviços públicos, regulada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), atua em 66 municípios, o correspondente a 73% da área do estado. É controlada pela ENEL, um dos grupos energéticos mais importantes do mundo, que opera em 40 países e tem cerca de 61 milhões de clientes.
A Ampla, pela natureza do seu negócio, está presente no dia a dia de seus clientes e não mede esforços para que essa relação de proximidade tenha muito êxito, oferecendo serviço de qualidade, atendimento eficiente, segurança e comunicação clara e estratégica com seus clientes. E é nesse sentido que busca incessantemente a melhoria contínua de seus serviços e faz questão de entregar mais do que eletricidade, tem como missão “iluminar a vidas das pessoas”.
A empresa segue uma política de sustentabilidade que integra os desafios e as oportunidades socioambientais em sua estratégia e modelo de gestão. A política possui sete compromissos para um desenvolvimento sustentável, e um deles é o de estar cada vez mais próximo à sociedade, contribuindo para o desenvolvimento e crescimento das comunidade.

O CENÁRIO
O Consciência Ampla Cultural tem o compromisso de contribuir para o desenvolvimento e engajamento culturais das cidades que o recebem, deixando para esses locais uma grande e rica memória cultural. A Ampla entende que a cultura é importante para o desenvolvimento do homem enquanto ser social, motivando, transformando e propiciando a criação. Por esses motivos, apostamos e desenvolvemos projetos que levam um pouco dessa vivência para a comunidade, proporcionando o contato com as raízes de nosso país.

O PROJETO
O Consciência Ampla Cultural, que faz parte do Projeto Consciência Ampla, surgiu com o intuito de levar às pessoas um pouco da cultura do nosso país. Durante quatro dias, apresentamos ao público os costumes e tradições das regiões, junto com suas danças típicas, ritos e lendas, que unidos ajudaram a formar o Brasil que vemos hoje. Outro ponto alto do projeto é o contato que as crianças têm com a origem do folclore e a cultura de cada canto do Brasil, uma realidade que nasceu muito antes delas e que desperta encantamento e curiosidade em todas as faixas etárias.
O Projeto existe desde 2008 e já percorreu oito municípios do Rio de Janeiro beneficiando cerca de 162.029 pessoas.

Galeria de imagens
Apresentação
Apresentação
Apresentação
   

 

PROGRAMAÇÃO

A programação é intensa durante todo o dia, totalmente gratuita e atinge a todas as idades e classes sociais. Entre as atrações, temos as oficinas de danças típicas, música, pintura e confecção de brinquedos com a utilização de material reciclado. As manifestações culturais fazem a alegria do público presente, que assistem a apresentações de coco de roda, samba de roda, maracatu, jongo, ciranda e bumba meu boi.

O Baú que conta e canta é responsável pelas sessões de contações de histórias que animam e encantam a plateia, utilizando a palavra e a música como veículos condutores e de interação com o público. Nesse espetáculo, a dupla de contadores traz histórias de domínio público recolhidas pelo folclorista Luís da Câmara Cascudo, mostrando a sabedoria e a beleza que habitam diversos cantos do país.

Qual é s sua cultura? Um espaço denominado “Qual é a sua cultura?” é dedicado para as escolas levarem as apresentações de seus alunos que envolvam teatro, dança ou qualquer atividade artística que mostre um pouco da cultura do Brasil. Esse espaço promove a valorização da cultura local e favorece o engajamento e troca de experiências entre as escolas. Os alunos se sentem muito valorizados e reconhecidos com a oportunidade que o evento oferece para suas apresentações.

A literatura de Cordel também está presente, e os visitantes recebem instruções e conhecem as regras de como ela é construída, tendo também a oportunidade de ler várias histórias prontas, o que desperta no leitor a paixão por esse tipo de leitura e escrita.
Shows - Na estreia e na noite de encerramento do projeto, temos sempre a presença de um artista consagrado para um descontraído bate-papo. Nesse encontro, os artistas falam para o público de como estão inseridos no movimento cultural e também cantam seus maiores sucessos. Uma das tardes do evento é dedicada a espetáculos infantis que encantam e divertem a garotada.

Consumo Consciente
Além disso, os presentes podem aprender um pouco mais sobre como consumir energia de maneira segura e eficiente na Casa Consciente, uma maquete residencial que simula o gasto de energia em diversos aparelhos elétricos, como secador de cabelo, chuveiro e ferro de passar. Esse espaço é dedicado ao uso consciente e seguro da energia elétrica e é muito visitado pelas escolas e famílias que estão no evento.



Galeria de imagens
Baú que Canta e Conta
Baú que Canta e Conta
Boi Bumbá Manifestações Culturais
Boi Bumbá Manifestações Culturais
Oficina de Brinquedos
Oficina de Brinquedos
Ciranda de Roda
Oficina de Dança
Maculele Manifestações Culturais
Oficina de Percussão
Oficina de Brinquedos
Oficina de Percussão
Qual é a sua cultura?
Oficina de Pintura
Oficina de Pintura
Oficina de Pintura
Daniel Azulay Atração Especial
Tony Garrido Atração Especial
Sandra de Sá Atração Especial
Palhaço Topetão Atração Especial
Ferreira Goulart Atração Especial
Monarco Atração Especial
Grupo Imortais do Samba Atração Especial
Cahê Carnavalesco Grande Rio Atração Especial
Leoni Atração Especial
Dudu Nobre Atração Especial
Casa - Consumo Consciente
Literatura de Cordel
   

 

ESTRUTURA

Os ambientes são bem divididos e estruturados para comportar as diferentes atividades, sempre com foco na acessibilidade para todos que comparecem ao local. Temos quatro espaços equipados e preparados para as oficinas, o palco onde acontece o bate-papo com os artistas, o show infantil e a contação de histórias, um local aberto e com boa sonorização para as manifestações culturais e uma parte que é reservada para a exposição de fotografias, a maquete da Casa Consciente e a literatura de cordel.
Cartilhas com a programação de todos os dias do evento e seus respectivos conteúdos são distribuídas e disponibilizadas no local.
Contamos com um grupo de promotores, todos devidamente uniformizados, que coordenam as oficinas e orientam todas as atividades dos quatro dias de evento, além de contar com uma equipe de produção que organiza toda a estrutura e acompanha o projeto durante todos os dias desde a montagem até a desmontagem. Temos também seguranças, equipe de limpeza, uma ambulância com equipe médica e brigada de incêndio durante todo o tempo de realização das atividades, garantindo assim a segurança e bem-estar do público presente.

OBJETIVOS
• Atrair, por meio de divulgação e das atividades, a maior quantidade de escolas e público em geral para o evento;
• Apresentar ao público presente diversas manifestações culturais e atividades voltadas para essa temática;
• Surpreender o público presente de maneira inovadora, gerando uma experiência única e memorável a partir da vivência do participante nas atividades culturais;
• Utilizar as atividades propostas para educar, entreter e conscientizar o público por meio dos princípios do consumo consciente de energia;
• Envolver o público na temática do evento;
• Garantir resultados positivos oferecendo um evento com qualidade e segurança.
• Agregar ao público presente, após a vivência do projeto e de cada uma das atividades, sentimento positivo à marca.

ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO E DIVULGAÇÃO

O projeto só alcança o êxito esperado quando conseguimos trabalhar de forma clara e objetiva a sua divulgação, sempre direcionada ao nosso público de interesse, que neste projeto é bem amplo e inclui as escolas das redes estadual, municipal e particular, as universidades e a família como um todo.
Dentro de cada edição do projeto, a parte de divulgação é muito importante e cobre a maior parte possível dos veículos de comunicação relevantes nos municípios que recebem o projeto.
Utilizamos como instrumentos de divulgação externa anúncios em importantes jornais e TVs locais, spots em rádios, carro de som, totens em paradas de ônibus, galhardetes nas principais vias do município, bikedoor, distribuição da programação do evento em locais estratégicos como escolas, comércios e pontos de muito volume de pedestres, mídias sociais e apoio de uma assessoria de imprensa.
Outro fator de grande peso no sucesso do projeto é a parceria que realizamos com a prefeitura local, mais precisamente com a secretaria de Educação, que nos possibilita entrada nas escolas da rede, e sempre conseguimos números expressivos de escolas durante os quatro dias. O projeto disponibiliza ônibus para fazer o transporte dos alunos.
Entendemos que o projeto também precisa ser divulgado internamente, e por isso os nossos colaboradores recebem comunicados e informações prévias de onde e quando vai acontecer o evento, e, na semana do evento, recebem um convite digital com toda a programação, assim como um informativo interno chamado de Linha Direta, após o evento, que apresenta os resultados do mesmo.

Galeria de imagens
Estrutura
Cartilha
Cartilha
Estrutura
Divulgação Bikedoor
Divulgação Galhardete
Palco Estrutura
Casa - Consumo Consciente
Estrutura
Estrutura
Estrutura
Estrutura
     

 

INVESTIMENTO
No total, a empresa investiu cerca de R$1.350.000,00 na produção do evento e veiculação de mídia em torno da campanha.

AVALIAÇÃO DO PROJETO

Para mensurar os resultados e medir a eficácia do projeto, é realizada uma pesquisa quantitativa durante os quatro dias do evento, com objetivo de avaliar a percepção dos participantes. Após o término do projeto e compilação dos resultados obtidos na pesquisa, a equipe de coordenação do projeto analisa os resultados e aplica os devidos ajustes para a próxima edição. Essa análise é muito importante para entendermos a percepção do nosso público e, sempre que possível, ajustamos o que foi sinalizado para melhor percepção.

RESULTADOS DO PROJETO

- Ano de 2011/2012 – 3 municípios – Petrópolis (Palácio de Cristal); Araruama (Casa de Cultura) e Niterói (Museu do Ingá);
- Total de 180 escolas das redes municipal, estadual e particular visitaram o evento, com mais de 7 mil crianças;
- Mais de 14 mil pessoas presentes;
- Parcerias firmadas com as secretarias de Educação e Cultura dos municípios que recebem o projeto;
- Expressivo impacto na mídia espontânea de importantes veículos de comunicação regionais e estaduais (rádio, TV, jornal impresso). Ao todo, tivemos 26 matérias em veículos impressos e 6 em veículos eletrônicos.
- 76% dos respondentes da pesquisa concordam plenamente que o evento influencia para uma melhor percepção sobre a empresa patrocinadora;
- 77% dos respondentes concordam plenamente que o evento faz perceber que o patrocinador interessa-se pelo desenvolvimento cultural e educacional da cidade;
- 73% dos respondentes concordam plenamente que o evento faz despertar um maior interesse da população por atividades culturais e educacionais;
- 73% dos respondentes concordam plenamente que o evento favorece o acesso da população mais carente à cultura e à educação;
- 78% dos respondentes concordam plenamente que o evento contribui para a formação cultural e educacional da população.

 
  • contato: (11) 2538-4156 - (11) 7377-8878