Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 13ª Edição

Case: HOTMA NA EXPOSYSTEMS 2011
Candidato: Hotma Arquitetura de Eventos
Cliente: HOTMA
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
HOTMA na ExpoSystems 2011: Stand Moderno e Sofisticado

SOBRE A HOTMA

Fundada em 1985, a HOTMA é uma das mais tradicionais empresas do segmento de montagem de stands do Brasil e se especializou em eventos técnico-científicos. Desde então, a empresa vem crescendo continuamente e hoje ocupa uma área de 4.200 m², com escritório administrativo, marcenaria, serralheria, tapeçaria, pintura e comunicação visual próprias. Localizada estrategicamente na Zona Oeste de São Paulo, a HOTMA está próxima aos principais hotéis, pavilhões e centros de convenções da cidade.

A empresa faz parte do GRUPO HOTMA, assim como a HOTSIGN, agência de comunicação visual, e a HOTMACON, unidade de negócios especializada em stands construídos.

A HOTMA atua em duas áreas, desenvolvendo projetos e montagens de:

a. stands em área livre, atendendo expositores;
b. infraestrutura para eventos, atendendo promotores e organizadores.

Em 2011, a companhia atendeu 668 expositores e 52 organizadoras, em 49 locais de montagem diferentes, além de ter sido montadora oficial de 71 eventos.

O MERCADO DE MONTAGEM

O mercado no qual a HOTMA está inserida é caracterizado por um grande número de players, dos mais variados portes, desde empresas altamente estruturadas até pequenas companhias com baixa capacidade produtiva. Os concorrentes de menor porte normalmente só conseguem trabalhar com montagem de stands em área livre, uma vez que não têm materiais, equipes e estrutura em geral para trabalhar como montadora oficial.

SOBRE A EXPOSYSTEMS

A ExpoSystems é um evento internacional, caracterizado por um programa de palestras focadas na educação de profissionais nas técnicas de promoção e marketing em eventos, organização de feiras e eventos corporativos.

Simultaneamente, costuma apresentar uma exposição dos mais variados tipos de produtos e serviços utilizados em feiras e eventos corporativos. Em 2011, aconteceu entre 29 de novembro 01 de dezembro, e contou com 107 expositores e mais de 4.000 visitantes.

FICHA TÉCNICA

Título: ExpoSystems
Tema: Eventos e Marketing Promocional
Número de participantes: 4.000
Local: Transamerica Expo Center
Data: 29 de novembro a 01 de dezembro
Periodicidade: Anual
Abrangência: Internacional
Atividades paralelas: Congresso e exposição
Entidade promotora: Grupo Feira & Cia.
Conceito do evento: “A feira das feiras”

Galeria de imagens
     

 

Os principais objetivos da HOTMA na ExpoSystems 2011 foram: superar seus projetos das edições anteriores, divulgar seus valores e a qualidade de suas montagens, assim como seu conjunto de soluções para o mercado de eventos. Outra meta foi reforçar o relacionamento com clientes e gerar novos negócios.
Em uma área de 36 m², foi construído um stand moderno e sofisticado, que prezou pelo aspecto “clean”, utilizando a cor branca em sua maior parte, com detalhes em vermelho, cor característica da tradicional companhia. Na parte central do stand, três colunas partiam do chão e se estendiam para cima e para frente, formando a parte superior da construção. Segundo o responsável pelo projeto, Rodrigo Fonseca, “a ideia foi representar os três pilares que sustentam o GRUPO HOTMA: HOTMA, HOTSIGN e HOTMACON. Justamente por isso, as três colunas acabaram formando o elemento mais marcante do nosso stand”, finaliza.

O projeto era composto, ainda, por um balcão central onde eram servidas as bebidas e os tradicionais pratos da cultura japonesa, sempre presentes nos stands da HOTMA, além de duas mesas com quatro cadeiras cada, onde eram realizadas as reuniões de negócio. Duas telas foram utilizadas para apresentar o portfólio da empresa e alguns de seus clientes e, para a decoração, foram escolhidos girassóis, que significam sucesso, sorte e felicidade.

Todos estes pontos culminaram num stand bastante aconchegante, criando uma atmosfera perfeita para fechar negócios e estreitar relacionamentos.

APRESENTAÇÃO DE INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E ESTRATÉGIAS INDICANDO DESAFIOS E SOLUÇÕES.

Sem dúvidas, o grande desafio do projeto foi conciliar forma e funcionalidade, pois havia muito a ser mostrado em uma área relativamente pequena. Para não comprometer a estética do projeto, os depósitos para materiais, alimentos e bebidas foram construídos atrás dos pórticos laterais brancos, que se projetavam para frente. Eles representam o avanço conquistado nos últimos anos pela HOTMA. Além disso, a utilização da estrutura de sustentação frontal em vidro foi concebida para transmitir a ideia de transparência, característica marcante da companhia.

Para fugir do senso comum, nenhuma testeira tradicional foi usada na frente do stand. Assim, a identificação da empresa se dava pelas laterais, onde foram aplicados fitas de LED que mudavam de cor, e pelos adesivos colados na estrutura frontal de vidro. No entanto, um dos elementos que mais chamaram a atenção em relação à comunicação visual foi o logotipo em 3D construído em madeira pintada.

RETORNO SOBRE INVESTIMENTO, GERAÇÃO DE NEGÓCIOS E OUTROS INDICADORES ECONÔMICOS.

Segundo o Diretor da HOTMA, Getulio Tamada, o resultado do evento foi bastante positivo, principalmente pela qualificação do público visitante: “Divulgar nossos serviços e nossa forma de trabalho é sempre muito importante, mas acredito que o principal foi poder ter feito isso com profissionais de alto nível e com alto poder de decisão, que estavam representando empresas que investem muito em eventos.”.

Além de ter cativado muitos expositores, a HOTMA conseguiu também fechar uma parceria com uma importante organizadora de feiras de Portugal, o que foi considerado o ponto alto da participação na feira pelo diretor: “Geramos um bom volume de negócios em nossas duas frentes de trabalho, e conseguimos adicionar mais empresas expositoras e organizadoras à nossa carteira de clientes. Acredito que cumprimos bem o nosso papel neste evento.” , encerra Getulio.

 
  • contato: (11) 2538-4156 - (11) 7377-8878