Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 13ª Edição

Case: SPOLETO,DOMINOS E KONI - ROCK IN RIO
Candidato: Packaging Brands
Cliente: Grupo Trigo
Segmento: Serviços
Estado: RJ
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Rock in Rio Spoleto, Domino`s e Koni

O Grupo Trigo é responsável pela operação das redes Spoleto, Domino’s Pizza e Koni Store com 334 pontos de venda no Brasil e exterior é uma das maiores redes de franquias de alimentação do país. Com a projeção de inaugurar mais 60 unidades em 2012 para as três marcas da empresa, irá encerrar o ano com quase 400 restaurantes.
Com a volta do Rock in Rio para a cidade maravilhosa, o grupo viu a grande oportunidade de marcar presença em um dos maiores festivais de música do mundo com lojas que refletissem o espírito do evento, mas que trouxessem a experiência de consumo das lojas físicas Spoleto, Koni e Domino`s. Fortalecendo a construção de marca dos seus produtos, visando atingir o grande público presente no festival.

Como esse trabalho atendeu aos objetivos?

Lojas construídas em containers marítimos se mostraram a solução mais adequada para permitir a confecção de um ponto de venda sem as características cenográficas comuns em eventos. Utilizando materiais nobres e permitindo a remontagem para demais eventos, as estruturas foram feitas de maneira a otimizar a agilidade dos operadores, visando uma grande produtividade necessária para o porte e quantidade de público.


Quais os resultados obtidos?

As vendas bateram todas as expectativas dimensionadas inicialmente pelo cliente, tornando os produtos Domino`s, Koni e Spoleto uma sensação no evento, para quem buscava uma opção diferente de alimentação com apelo de restaurante.

Videocases:

Spoleto - http://vimeo.com/33343551
Domino`s - http://vimeo.com/33238823
Koni - http://vimeo.com/32106650

Galeria de imagens
Rock in Rio Spoleto, Domino`s e Koni
       

 

Diversas ações especiais foram criadas especialmente para o evento Rock in Rio pelas marcas do Grupo Trigo, Spoleto, Koni e Domino`s.

Dentre estas ações, o Spoleto maior marca do grupo, lançou a campanha "Arte e Rock" em rede nacional, aonde trouxe uma coleção especial de pratos inspirada no evento. Cinco artistas plásticos brasileiros assinaram as oito peças exclusivas explorando a música em suas diferentes tribos e expressões.

O resultado pode ser visto em filmes veiculados na TV (aberta e fechada), além de anúncios para as revistas nacionais Veja, Gol, Caras e Época, além de painéis para o metrô de São Paulo. No Rio de Janeiro, mobiliários urbanos foram espalhados por toda a cidade apenas para o evento. A ação fez parte do projeto cultural Spoleto, que há quase uma década dissemina a street art brasileira, estimulando e viabilizando a arte contemporânea em todo o país.

Outra marca com forte apelo entre os jovens, a Domino`s Pizza participou do Rock in Rio 2011 com duas lojas, uma na Rock Street e outra no Village. A participação da Dominos reforça a estratégia de ‘democratizar a pizza’, ampliando a base de clientes da rede no país.

A grande venda de pizzas pela marca também rendeu até um recorde mundial e entrou para o Guinness Book com a maior venda de pizzas na historia.

Galeria de imagens
Spoleto Rock in Rio
Arte e Rock
Domino`s Rock e Pizza
Domino`s Rock e Pizza
         

 

Com a intenção de criar lojas Popup itinerantes, que não só fossem utilizadas no evento mas permitissem a prototipagem do modelo para demais eventos, o container marítimo se mostrou a solução adequada para grandes operações.

As ações desenvolvidas para execução do projeto incluíram a utilização de materiais à prova d`água como MDF utilizado para construção naval. Equipamentos de operação para cozinha industrial foram especialmente adquiridos para o evento e permitiram a grande agilidade nas vendas e produção.


Para a cenografia, diversos recursos foram utilizados para criar um ambiente intimista e aconchegante gerando no cliente a sensação de estar presentes em uma loja do grupo.

Com uma iluminação especial em backlight, criou se o efeito de paredes retroiluminadas que traziam para o cliente uma experiência totalmente inovadora, além da utilização de materiais sustentáveis para a operação e controle do consumo de insumos e recursos através da informatização da logística de acordo com a demanda.

No Spoleto, foram utilizados garfos sustentáveis. Eles são produzidos à base de milho, com economia de 50% de energia no processo de produção, não dependem de petróleo e têm redução de emissão de CO2. Outra novidade da rede é que as massas foram vendidas em embalagens estilizadas, pequenas caixinhas take away.

A rede Domino`s teve de importar, às pressas, um forno dos Estados Unidos para fazer frente a uma demanda 40% maior que a prevista.


O balanço da participação do grupo no festival foi demonstrada através do incrivel retorno conseguido nos 7 dias de participação.

O Spoleto, rede de massas, alcançou índice 30% maior do que projetado inicialmente. A média de venda das lojas da rede é de 555 refeições por dia e, no evento, esse número chegava a 4.500. Com uma loja no Village, o Spoleto vendeu 25.522 refeições, 30% acima do projetado inicialmente para o festival. O recorde de vendas foi no último dia do evento (02/10), quando chegou à marca de 4.300 refeições vendidas. A massa mais pedida foi Penne Bolognesa Clássico.

Já a pizzaria Domino’s obteve índice 12% maior do que o planejado. Foram 55.783 pizzas vendidas em sete dias de festival. Também foi a preferida dos artistas. Elton John, Red Hot Chilli Peppers, Rihanna e Kate Perry solicitaram pizzas da Domino’s nos camarins da Cidade do Rock. Sendo que Kate Perry pediu 100 delas! Com duas unidades, uma no Village e outra na Rock Street, a marca vendeu 55.783 pizzas, 12% acima da projeção otimista que a empresa fez para o festival, que era bater a marca de 50 mil pizzas. O recorde de vendas aconteceu no penúltimo dia do festival, 01/10, quando chegou ao total de 9.400 unidades vendidas em um só dia.

A Koni Store, excedeu em 18% sua estimativa inicial de vendas. Além do sucesso com o público, a Koni Store - Rede de comida japonesa, com loja na Rock Street, registrou venda de 21 mil konis e rolls, marca 18% a mais do que a esperada inicialmente. Uma loja do grupo vende normalmente entre 230 e 500 kones dia. No festival esse numero chegava a 3 mil por dia.

 
  • contato: (11) 2538-4156 - (11) 7377-8878