Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 13ª Edição

Case: TOP FASHION - COUROMODA 2012
Candidato: Biblioteca de Idéias Eventos Empresariais
Cliente: COUROMODA - São Paulo Feiras Comerciais Ltda.
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
TOP FASHION - COUROMODA 2012

Evento: Couromoda
Data: 16 a 19 de janeiro de 2012
Local: Centro de Exposições Anhembi
Produção: Top Fashion
Espaço: 2.262 m² (39,00m X 58,00m) – misto – ilha – Espaço total
1.450,50 m² (estandes construídos)
27,00m² (espaço lounge)

A FEIRA: A Couromoda na 39ª edição em 2012, é o mais importante evento de moda e negócios para os setores de calçados, artigos esportivos e artefatos de couro em todo o Brasil e América Latina.
Na edição de 2012, reuniu 1.100 empresas expositoras, ocupando 80.000m2 de exposição, que representaram 90% da produção brasileira de calçados e artigos de couro, com mais de 3.000 marcas. O evento recebeu mais de 90.000 visitantes profissionais, incluindo lojistas, distribuidores, profissionais do varejo além de compradores de 60 países.
OS EXPOSITORES:
Ao todo foram 49 empresas, de diversas cidades brasileiras, com perfis diferenciados, administradas por nossa empresa, nas questões técnicas, econômicas e emocionais.
• Lista anexa com nomes das empresas no retorno sobre investimento.

OS EXPOSITORES:
49 empresas, de diversas cidades brasileiras, com perfis diferenciados.

A BIBLIOTECA DE IDÉIAS, fundada em 1.999, possui hoje experiência comprovada no desenvolvimento de projetos, montagens, criação de comunicação visual para os estandes e cenários, decoração, e produção geral. Recebeu diversos prêmios de qualidade, entre eles Prêmios Caio e Fecomércio de Sustentabilidade. Possui também o CECAM pelo Sindiprom.

EXPERIÊNCIA BIBLIOTECA DE IDÉIAS NO SETOR: Entre outros expositores como Penalt, Voyage, Maithê, Mezzo Punto, há 07 edições, nas feiras Francal e Couromoda, produzimos o evento para o Espaço Moda Franca, espaço composto por micro empresas da região de Franca, apoiadas pelo Sindifranca e pela Prefeitura de Franca, um trabalho de produção geral, em uma área média de 1.400m2, com aproximadamente 40 expositores em média. Espaço este que recebeu o Prêmio Caio 2011, jacaré de Prata – produção de eventos.

Nossa experiência, observada de perto pela direção da Couromoda, levou-os a selecionar nossa empresa para participar desta concorrência. Vencemos, e o prêmio foi o trabalho que descreveremos a seguir.

Dizer que foi desafiante é pouco, suspiro ao lembrar agora os números mensurados que mostram detalhes surpreendentes, de como uma equipe integrada e comprometida, executa e conclui um trabalho diferenciado e de qualidade.

Galeria de imagens
Planta Baixa
Vista ângulo Frontal
Entrada Principal
Vista Lateral
Elevações
Planta baixa - detalhe lounge
Vista Lateral - Lounge
Planta baixa - 15m2
Frontal - 15m2
Planta Baixa - 25m2
Frontal 25m2
Planta baixa - 50m2
Frontal - 50m2
Detalhamento Totem
Detalhamento Módulos
Módulo
Planta Baixa - Especial Indaía
Projeto Especial INdaía
Planta Baixa - Morelli
Projeto Especial - Morelli
Planta Baixa - Enrico Boaretto & Ricardo Almeida
Projeto Especial - Enrico Boaretto & Ricardo Almeida
Planta Baixa - Radames Kontatto
Projeto Especial - Radames Kontatto
 

 

B – 1741-11 – TOP FASHION
Evento: Couromoda
Data: 16 a 19 de janeiro de 2012
Local: Anhembi – SP
Reunião de Briefing: 11 de março de 2011
Participantes:
Wellington Joseph – Gerencia Comercial Couromoda
Liliane Santos – Departamento Comercial Couromoda
Mari Viana – Biblioteca de Idéias

Ata com apontamentos Gerais:

FORMA DE RELACIONAMENTO COM 49 EMPRESAS EXPOSITORAS DO TOP FASHION:

Foi destacado pelos dirigentes da Couromoda, a importância das marcas deste espaço, e interesse no bom atendimento dos mesmos, para isso, a Biblioteca de Idéias deveria assumir todo o relacionamento com os expositores, ou seja, com as 49 empresas.

A Couromoda apresentaria a Biblioteca de Idéias como Montadora Oficial, e todos os contratos individuais, por empresa expositora seriam fechados diretamente com a Biblioteca de Idéias.

O atendimento aos expositores se iniciaria no mês de outubro de 2011, e se encerraria no término da feira.

Durante todo o evento, deveríamos manter nossa equipe de manutenção e nossa equipe de atendimento na feira.

Seria imprescindível o bom atendimento.

NECESSIDADE ECONÔMICO FINANCEIRA:

O espaço precisaria da mesma solução em materiais, para manter o custo m2 para todos. Melhorias deveriam ser propostas sem aumento de verba.

A montagem principal, climatização e iluminação e espaço lounge, teria um preço fechado e compartilhado por m2 para cada expositor.



DIFERENCIAIS – EXTRAS SE SOLICITADOS:

Projetos diferenciados poderiam ser desenvolvidos, e cobrados a parte. O mobiliário seria uma solicitação personalizada, fora do custo fechado.

Para isso deveríamos montar uma tabela de custos para os seguintes itens:
- móveis,
- paredes extras,
- comunicação visual,
- paisagismo,
- projetos especiais.

DIFERENCIAL CRIATIVO VIP:

Projetar e decorar um ambiente, no qual o visitante pudesse descansar, eventualmente aguardar parte da equipe em reunião com expositores, e ter um momento agradável, uma área de encantamento ou de estar de beleza ou de entretenimento.


FACHADA EXTERNA:

A fachada, poderia trazer além da logo TOP FASHION, uma criação publicitária que apresente um conceito. Deveria também ter a logo Couromoda.

ILUMINAÇÃO:

A iluminação poderia ser melhorada, sugerimos LED, pois ele economiza KWA, não esquenta a área e clareia mais.

REFRIGERAÇÃO:

A refrigeração, poderia ser melhorada, todavia o orçamento continuaria limitado a colocação de aparelhos de janela, desta forma, da melhor maneira possível, deveríamos fazer um estudo das canaletas de deságüe do Anhembi, para otimizar a instalação dos equipamentos.

PLANTA 3D – PLANTA BAIXA:

Deveriam contemplar, espaços diferenciados:
50m2
45m2
40m2
32,5m2
30m2
20m2
17,5m2
15m2

PISO:
Por questões econômicas, deveria ser mantido o piso 0,00 com acabamento em carpete forração.
Seria aceitável piso elevado no lounge.





Galeria de imagens
Fachada Principal
Entrada
Visitação no estande
Lounge VIP
Espaço central
Recepcionistas Bilingues para apoio ao expositor
Sinalização interna (e diversos pontos)
Corredores internos
Esquina externa
detalhes decoração
Visto da Praça de Alimentação
Estande em atendimento
vista interna - corredores
Estande de bolsas
Circulação Geral
         

 

CONCEITO DO TRABALHO DE PRODUÇÃO – TOP FASHION:

Com objetivo de executar esta montagem, com estilo, elegância, criatividade e bom gosto, participamos da produção junto com a direção da Couromoda, desde a elaboração do briefing, até a definição de conceito.
Apresentamos sugestões diferenciadas, destacando que na planta foram instaladas 50 áreas, ocupadas por 49 empresas brasileiras expositoras, para as quais realizamos um atendimento exclusivo e personalizado. Adaptamos cada espaço de acordo com os pedidos individuais, na decoração, montagem e comunicação visual. Foram 15 as empresas que optaram por adicionar aos seus espaço uma montagem diferenciada, e para estas desenvolvemos projetos de estandes e mobiliário personalizados, criação de imagem e tratamento de logomarca.

DESTAQUES EM QUANTIDADE:

Espaços diferenciados: 50m2, 45m2, 40m2, 32,5m2, 30m2, 20m2, 17,5m2, 15m2.

1.434m lineares de prateleiras de vidro.
970m2 de impressão de comunicação visual nas fachadas externas
558unidades itens Mobiliário e decoração
230unidades Equipamentos ar condicionado e frigobar
110 crachas de profissionais que trabalharam nesta área (registrados pelo organizadora)
15 Expositores com necessidades de Projetos Especiais e Solicitações Extras
10 Empresas não definiram prateleiras e mobiliário antes da montagem

Não mensuráveis contatos por telefone e por e-mail, possíveis de passarem de 1.000.

DESAFIOS:

1. COM OS EXPOSITORES:
Praticamente, precisamos ficar 03 meses a inteira disposição destes clientes, pois como foi um início de relacionamento, não impusemos assinatura de contrato, mesmo tendo aval da Couromoda do m2 compartilhado. Falamos individualmente com cada dirigente, para efetuar os faturamentos nas datas de conveniência dos mesmos, todavia, tivemos dificuldade de falar com parte deles, muito ocupados, inclusive em viagens de negócios internacionais.

Tivemos também dedicação total a apresentar soluções diferenciadas, corrigir logomarcas para alta definição, criar comunicação visual diferenciada, apresentar projetos, mobiliários e decoração alternativos aos padrões.

2. NO ANHEMBI
O piso do Anhembi, apresenta desnível de até 25cm. NO caso do espaço TOP FASHION, com 02 paredões de 39m lineares e 01 paredões com 58m lineares, ambos com 05 metros de altura, precisamos de praticamente 01 dia para corrigir os desníveis. Este detalhe nos levou a precisar de mão de obra extra, para manter os prazos.

3. QUANTIDADE DE MATERIAL:

Considerando 1.434m lineares de prateleiras de vidro, teria sido mais fácil, se durante os 03 meses de atendimento, todos os expositores tivessem planejado suas necessidades, todavia, apesar de insistirmos, pelo menos 10 empresas deixaram de informar e decidiram na hora da montagem.

Ocorre que para os expositores, nós tínhamos obrigação de atendê-los JUST IN TIME, sem demora. Foi necessário muita atenção, para que todos fossem atendidos.

Mantivemos um depósito de móveis e frigobar extras no Anhembi.

Até hoje, quase um ano depois da Couromoda, não encontrei uma empresa que confirmasse poder atender um Grupo de empresas com este perfil, nesta quantidade de material.

4. NORMAS DE MONTAGEM:

Precisei fazer reunião com a direção da Couromoda, para conseguir autorização para realizar manutenção a noite, após encerramento da feira. Mesmo uma equipe tão experiente, desconsiderou que 2.262m2 precisariam de cuidados especiais. A manutenção geral, costuma ser efetuada pela mannhã. Esta concessão, permitiu a melhoria na qualidade de nosso trabalho.

5. ATENDIMENTO:

Para que pudéssemos atender a todos os pedidos com excelência, mantivemos 01 moto-boy e 02 recepcionistas bilíngües, no pavilhão, durante todo o período da feira.

Não cobramos nenhum pedido extra na feira, propcuramos agilizar o atendiemnto, e optamos por contactar os expositores pós feira. Assumimos o risco de não receber. Apenas 03 empresas não aceitaram pagar os itens solicitados. Não insistimos na cobrança.


DESCRIÇÃO DA MONTAGEM COMUM PARA TODOS OS EXPOSITORES:
CRIAÇÃO DE COMUNICAÇÃO VISUAL:
A estampa impressa nas paredes de vidros externos, no total 970m2 de vidros, foram também impressas em uma lona no teto do Lounge, nas almofadas e nos pesos de porta decorativos, pesos estes, entregues como lembrança aos expositores.

ÁREA EXTERNA:
Parede Externa com impressão de imagem num conceito criativo e moderno, para valorizar a marca do espaço; medida 39,00 + 39,00 + 58,00 + 58,00 por 5,00m de altura.
- Destaques amarelos lisos como nichos de tamanhos 2,00 x 1,00 e 1,00 x 1,00, com aplicação adesivo liso;

ESTANDES:
Logomarcas dos expositores com lona back light 0,50 x 1,50, 01 unidades em cada estande, e nos estandes esquinas 02 unidades;

PISO:
Em carpete forração a 0,00 aplicado direto no piso do pavilhão, com estudo de cor de piso e passadeira para harmonizar o conceito; Cinza nos corredores e castor nos estandes.
LOUNGE:
Um lounge moderno, estilo provençal, decorado com mobiliário diferenciado, paisagismo, musica ambiente e uma revistaria, área pensada de descanso para visitantes;

MOBILIÁRIO:
Colocamos a disposição catálogo com dezenas de opções, indicando sugestões, as quais foram definidas individualmente por cada expositor.
No total Foram Utilizados: 558 unidades entre elas:
-Armário Baixo, Mancebo, Balcão de Atendimento, Banqueta, mesa bistrô, cadeira, aparador, mesa reunião, poltrona, sofá, bancos, puffs, luminárias, vasos de plantas naturais e arranjos de plantas naturais.

COMPLEMENTO MEMORIAL:
Paredes:
Toda a área em estrutura de vidro nas paredes externas e em padrão octanorm nas paredes internas.
Paredes construídas a 3,05m de altura, nos corredores.
Paredes construídas a 3,50m dentro dos estandes.

Elétrica:
Iluminação externa com luminárias HQI com braços metálicos.
Iluminação nos totens com lâmpadas embutidas e fluorescentes.
Iluminação interna com luminárias HQI embutidas em LED.
Iluminação no lounge por 04 luminárias suspensas.
Luzes piscantes distribuídas aleatoriamente nas caixas-nichos nas paredes externas
03 quadros corta-corrente.
02 Tomadas 220V em cada estande

Fachada:
Fachada construída a 5m de altura em material padrão adesivado, com elementos vazados decorativos. 02 entradas laterais com 05,00m de vão livre cada.

Prateleiras:
TOTAL DE 1.434M LINEARES

Climatização:
Com aparelhos individuais de 18 e 30.000 btus,
Complemento de 10 aparelhjos ventiladores nos corredores,
Cortina de ar nas portas de acesso.

Comunicação visual:
Toda a lateral da área em adesivo vinil imagem.
Nas 02 entradas, a frase “Top Fashion” em letra caixa com 4,00m de comprimento cada;
Na parede do Lounge, a frase “Top Fashion” em letra caixa com 2,50m de comprimento, frente/verso.

Descrição de Montagens Especiais e Solicitações extras– destacadas por empresa expositora:

01 – Orcade:
Parede 10,00 x 3,00 com porta em octanorm
Parede de 5,00 x 3,00 em octanorm

06 – Indaiá:
Parede vidro 3,50 x 3,00
Parede vidro 1,00 x 1,00 x 3,00

10 – Radamés:
Parede vidro 6,00 x 3,00
Parede vidro 3,00 x 3,00
Parede vidro 3,00 x 3,00

16 – Pelica Light
Parede Vidro 1,00 x 3,00
Parede vidro 1,00 x 3,00

23/24 – Mezzo Punto
Parede vidro 4,00 x 3,00
Parede vidro 1,00 x 3,00

30- Zaela
Parede vidro 4,50 x 3,00

34 – Morelli:
Parede 1,00 x 3,00
Parede 1,00 x 3,00

20A – Ricardo Almeida & Enrico Boaretto
Parede vidro 9,00 x 3,00 com porta blindex


CONSTRUÍDO:
47A – Doiss
01 bastidor em madeira medida 3,00 x 3,00 par instalar lona parede fundo estande

EXTRA:
06 – Indaiá
Instalar cortina & instalar luminárias da BI
20A – Ricardo Almeida & Enrico Boareto
Instalar luminárias do expositor
PISO: Cinza dentro estande e vermelho nos 0,50 porta externa frente

LUZ :
15 – Goyazes
06 HQIs

45 – D’Milton
03 HQIs

52 – Kouro Bags
03 HQIs

SLAT WALL –
06 – Indaiá
05 placas de 1,00 x 2,00 fundos centralizado
03 placas de 1,00 x 2,00 atrás da vitrine/parede de vidro

CONSTRUÍDO:
06 – Indaiá:
04 aparadores 1,60 x 0,40
03 cubos 0,60 – 0,80 – 1,00


CONSTRUÍDO:
Arquibancada Expositora:
Construída em madeira mdf e na cor branca, na medida de 8,00m x 1,15m – fundos na medida de 4,00m x 1,15m - lateral
OBS.: 02 portas com prateleiras.
Parede dos fundos & Lateral:
* Primeiro a 0,65m do chão, Segundo com 0,90m do chão, Terceiro com 1,15m do chão, com 27 cm de profundidade cada.
- Contendo 08 Armários embutidos na sua base com 2 portas cada, interior, madeira natural – fundos.
- Contendo 04 Armários embutidos na sua base com 2 portas cada, interior, madeira natural – fundos.
Acabamento de cantos com 1,00m x 3,00m em cada canto (em vidro transparente).

COMUNICAÇÃO VISUAL:
06 – Indaiá
02 logos em vinil imagem recorte no pantone 0,90 x 0,90
Instalar na vitrine esquerda em L

13 – Lumiere
01 placa em PS 1,20 x 2,00 – imagem do expositor
01 placa em PS

21A – Coratta
04 adesivos da logo (preto e dourado) medida 0,96 x 0,82
Instalar na parede alto fundos

23/24 Mezzo Punto
Adesivo 4,00 x 3,00 parede vidro (imagem verde enviada pelo expositor)
Adesivo 1,00 x 3,00 parede vidro (imagem verde enviada pelo expositor)

30 – Zaela
Parede 4,50 x 3,00 – enviado por BI
Paredes superiores acima do móvel madeira lateral esquerda fundos e em volta espelho

34 – Morelli
Vinil imagem 8,00 x 2,00 – enviado pelo expositor
Vinil imagem 1,00 x 3,00 – enviado pelo expositor
Vinil imagem 1,00 x 3,00 – enviado pelo expositor
aplicadas nas paredes de vidro
20A – Ricardo Almeida e Enrico Boaretto
02 placas P S 2mm - medida 1,86 x 0,45 – com logo em espuma pack
* arte, medidas em corel enviadas pelo expositor
02 placas instaladas na frente uma de cada lado e duas dentro nas paredes mesma posição

47ª – Doiss
01 imagem em lona 3,00 x 3,00 (será aplicada em bastidor madeira) fundo estande
01 imagem vinil adesivo 0,80 diâmetro, será aplicada na mesa vidro

********************
Lounge:
11,00 x 3,00 – teto lounge – lona
3,00 x 3,00 – adeviso transparente parede de vidro

EQUIPAMENTOS:
13 – Lumiere
01 TV plasma 42” em pedestal próprio

40 – J Gean
01 TV plasma 52” em pedestal próprio


EXTRA:
06 varões teto lounge

DECORAÇÃO COM PLANTAS NATURAIS:
10 – Radamés
01 vaso de planta natural

13 – Lumiere
01 vaso de planta natural, bamboo mossó

TOP
03 metros lineares para jardineira Lounge atrás parede
17 vasos diversos orquídeas, bromélias, astromélias, Protéias, Leguminosas, ráfias.

Galeria de imagens
Estampa Criada para Estande Zaela
Estampa para almofadas do lounge
Estampa para almofadas lounge
Estampa criada para Fachada Top Fashion
estudo de cores
         

 

Há um grande cuidado em guardar confidencialidade neste setor, revelar investimento destes 49 expositores, seria uma tarefa difícil, então, colocamos abaixo dados oficiais:

Os dados da ABICALÇADOS, publicados no catálogo da Couromoda 2012, nos revela que o Brasil produziu 820 milhões de pares em 2011, dos quais 742 milhões foram consumidos no mercado interno, além de 36 milhões de pares importados.

Nosso país tem um grande mercado a ser explorado e temos muito a fazer visando aumentarmos o consumo per capita, que atualmente é de quatro pares ano. Milton Cardoso – Presidente Abicalçados.


Estes dados, nos apontam como a feira de negócios no Brasil, neste setor, contribui para a expansão do comércio e como são importantes as exposições, organizadoras de eventos, e os profissionais da área, que trabalham para o sucesso do Brasil.

Expor marcas e produtos, um desafio de todos nós.

Vejam a seguir DESTAQUES, números que impressionam.

RAZÃO SOCIAL - 49 EXPOSITORES DO TOP FASHION 2012:

ORCADE ARTEFATOS DE COURO LTDA.
FACTUM ARTEFATOS DE COURO LTDA.
MASSEY CALÇADOS LTDA.
MARTINS & MACEDO IND. COM. CALÇADOS LTDA.
BAGWAY IND. COM. DE BOLSAS LTDA.
KILTY BAG CONFECÇÕES DE COURO LTDA.
FILIPPSEN COMP. EQUIP. CALÇADOS LTDA.
JULIO CESAR DE SOUZA CALÇADOS
SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE CALÇADOS DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
RADAMES ARTEFATOS DE COURO LTDA.
ABRUZZO INDÚSTRIA DE ARTEFATOS DE COURO LTDA.
HM MARTORI ARTEFATOS DE COURO LTDA.
LUMIERE IND COM BOLSAS CALÇADOS E ACESS DE MODA LTDA.
INDÚSTRIA DE MODA SILK LORD LTDA.
LIDER BOTAS LTDA.
J JACOMETI & FILHOS LTDA.
ERIK FERNANDO BOARETTO e FFM REPRESENTAÇÕES LTDA
RICARDO ALMEIDA
BALL SYSTEM IND COM ART COURO LTDA.
CORATTA IND. CALÇADOS LTDA.
MP MEZZO INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE CALÇADOS LTDA.
CRIZZAPI ARTEFATOS DE COURO LTDA.
PG4 IND. CALÇADOS E ARTIGOS DE COURO LTDA.
MIX URBANO ARTEFATOS DE COURO LTDA.
PIGRAN MONTAGENS DE CALÇADOS LTDA.
SELL COM. DE CALÇADOS E ART. DE COURO LTDA.
ZAÉLE INDÚSTRIA DE CALÇADOS LTDA.
LUIS ALBERTO BARBIERI BARIRI
J. VERZOLA ME
CALÇADOS MORELLI IND. COM. LTDA.
TOPPING IND COM ACESSÓRIOS LTDA.
ATELIER DE CALÇADOS WEYAND LTDA.
CALÇADOS PERENTE LTDA.
CALÇADOS ANDRACAS LTDA.
J GEAN INDÚSTRIA DE CALÇADOS LTDA.
ANZETUTTO CALÇADOS LTDA.
FACIL FABRICO ARTESANAL COM. IND. LTDA.
GATEWAY COM. IMP. EXP. LTDA.
SPSOL REPRESENTAÇÕES LTDA
DMILTON CALÇADOS LTDA.
VIT SHOES CALÇADOS LTDA.
PPX TERMOPLÁSTICOS LTDA.
SUPER FASHION IND. COM. LTDA.
ARTE FINAL CALÇADOS LTDA.
INDÚSTRIA DE CALÇADOS SOBERANO LTDA.
JULEV BOLSAS E ACESSÓRIOS LTDA
CALÇADOS FRANK LTDA.
CALÇADOS GASPARINI LTDA. EPP
Di Nard Express Food Ltda. ME

Quero compartilhar com vocês, uma lembrança: o tempo de montagem foi o mesmo de um estande de 25m2, e nossa equipe produziu nesta feira o TOP FASHION de 2.262m2 e simultaneamente o ESPAÇO MODA FRANCA de 1.232m2. Somados 3.494m2.

Uma honra merecer a confiança de quase uma centena de expositores, numa das principais feiras de negócios, sendo um dos clientes uma das maiores organizadoras do Brasil.

 
  • contato: (11) 2538-4156 - (11) 7377-8878