Título: ISF World Seed Congress
Tema: Sementes
Número de Participantes: 1100
Local: Windsor Barra – Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Data: 26 a 28 de junho de 2012
Periodicidade: anual
Abrangência: Internacional.
CONTEUDO
Evento realizado anualmente em diferentes países com o objetivo de reunir as principais empresas do setor de sementes mundial, gerando 50% da renda anual mundial do setor sementeiro.
A F&B trabalhou em todas as etapas do evento. O primeiro passo foi a concepção da identidade visual já que não existia um layout pré-definido. A partir da elaboração da logomarca iniciamos a divulgação do evento com a elaboração do cartaz, folder, site entre outros. Durante a fase de divulgação, a equipe da F&B esteve presente na edição de 2011 do evento em Belfast- Irlanda do Norte e em Chicago, com um estande distribuindo brindes (pen drive personalizado) e adesivos motivando a participação do público na edição brasileira.
Um ponto forte do trabalho da F&B foi a elaboração do projeto de patrocínio do evento, em que constavam todas as peças disponíveis para a venda, os valores e o layout tentativo de cada peça. Este material foi enviado para mais de 300 empresas nacionais e internacionais possibilitando assim a captação de patrocínio com eficiência e organização.
Após a divulgação em maio de 2011, as atividades de organização se intensificaram uma vez que o comitê internacional tinha um cronograma de atividades planejado meticulosamente. Durante esse período, duas situações precisaram ser administradas para que não afetassem o sucesso do evento, uma delas foi o perfil hoteleiro do Rio de Janeiro, que aplicou tarifas altíssimas, e a outra, mais delicada, foi a solicitação do Itamaraty em alterar a data inicial do evento, 28 a 31 de maio, em função da realização da Rio +20. O comitê internacional foi contrário a mudança, mas depois de levantar as ameaças e oportunidades que surgiriam com a mudança da data, foi definido pela realização do evento nos dias 26 a 29 de junho. Com essa alteração já comunicada aos participantes e patrocinadores, a organização do evento foi informada da alteração da data do Rio +20 para a semana anterior do evento, 18 a 24 de junho. Essas situações exigiram muito da organização, pois foi preciso organizar o evento com duas datas simultâneas para definir a data final.
A realização do congresso inclui também a coordenação de alguns eventos paralelos como o torneio de Golf ( 25 de junho no Itanhangá Golf Club), jantar dos presidentes e jantar dos secretários ( 24 e 25 de junho Porcão Barra). A programação do evento contou com alguns momentos de destaque como a Cerimônia de Abertura, com a apresentação de escola de samba com passistas e apresentação de capoeira, seguidos de um coquetel com cardápio tropical incluindo água de coco. Na primeira noite houve a Festa de Boas Vindas, um coquetel com o tema Rio de Janeiro no Hotel Copacabana Palace, na ocasião foi entregue chapéus de malandro aos participantes e havia um grupo de dançarinos de samba de gafieira que ensinou aos público estrangeiro como dançar . Por fim, no último dia houve o Jantar de Gala, momento solene de encerramento do evento com apresentação da típica dança gaúcha, boleadeiras. Esses momentos serviram para que o comitê local mostrasse um pouco do Brasil para os participantes.
Outro aspecto muito elogiado foi a distribuição de havaianas com a logo do evento entregue a todos os participantes e uma sacola de praia entregue para todas as acompanhantes.
Atender com excelência e alegria o público, e mostrar as características brasileiras foram características marcantes do ISF WSC 2012.
Fato que se comprova ao analisarmos o resultado da pesquisa de satisfação realizada com os congressistas. A maioria dos participantes considerou o atendimento prestado durante o evento, a infraestrutura oferecida e a qualidade dos materiais distribuídos com sendo ótimos. Vários participantes escreveram comentários em suas fichas de avaliação para elogiar a programação cultural, a pontualidade nas palestras, a programação como um todo e, principalmente, a equipe de organização.
Entidades promotoras: O evento foi promovido pela ISF – International Seed Federation em parceria com Associação Brasileira de Sementes e Mudas - ABRASEM
Expositores e patrocinadores:
Patrocinadores: Bayer, Syngenta, Nitral Urbana, Monstanto, Basf, Cimbria, Pioneer, Ricetec, Incotec e IFSI.
Expositores:
ANHUI PROVINCIAL GENERAL STATION OF SEED MANAGEMENT STATION
ANPROS CHILEAN SEED ASSOCIATION
CIMBRIA A/S
DAMAS A/S
DATA DETECTION TECHNOLOGIES LTD
DON MARIO SEMENTES
DOUGLAS SCIENTIFIC
ENVIROLOGIX INC
EPEES
HOOPMAN EQUIPMENT & ENGINEERING B.V.
INCOTEC
IRIS INSURANCE BROKERS LTD
KLABIN S.A.
MARANGATU SEMENTES LTADA
MATSUDA SEEDS
MONSANTO
NITRAL URBANA LABORATORIOS LTDA.
OLIVER MANUFACTURING CO. INC.
PETKUS TECHNOLOGIE GMBH
SATAKE USA INC.
SeQso B.V.
SGS GROUP
STATE SEED RESERVE FUND OF UKRAINE
UKRAINIAN SEED PARTNERSHIP ASSOCIATION
URUGUAY SEED INDUSTRY
WESTRUP A/S
WINALL HI-TECH SEED CO. LTD
Programação
Pré-evento:
Sunday 24 June 2012
09:00 h – 12:00 h Forage & Turf Crops Section Board (invitation only) Itamaraty First Floor
13:00 h – 16:30 h ISHI — Vegetables PCG Meeting (invitation only) Itamaraty First Floor
13:00 h – 18:00 h Congress Registration & ISF on-site Registration Desks* Chambord Ground Floor
13:30 h – 17:30 h Meeting of Secretariats of National and Regional Associations (Invitation only) Imperial First Floor
19:00 h – 22:00 h Dinner of Secretariats of National and Regional Associations (Invitation only)
Monday 25 June 2012
08:00 h – 18:00 h Congress Registration & ISF on-site Registration Desks* Chambord Ground Floor
08:00 h – 12:30 h Seed Treatment and Environment Committee (Invitation only) Imperial First Floor
08:15 h – 17:00 h Golf Tournament Itanhanga
08:30 h – 12:30 h Executive Committee (EC Members only) Sala A First Floor
08:30 h – 12:30 h Phytosanitary Committee (Invitation only) Itamaraty First Floor
13:30 h – 18:30 h ISF Board of Directors (Invitation only) Imperial First Floor
19:30 h – 22:00 h President's Dinner (Invitation only) Invitation
Evento:
Tuesday 26 June 2012
07:00 h – 18:00 h Congress Registration & ISF on-site Registration Desks Chambord Ground Floor
09:00 h – 11:00 h Opening Ceremony Louvre & Versailles Ground Floor
11:30 h – 18:00 h Trading Floor – reserved tables El Pardo – Segovia Second Floor
11:30 h – 18:00 h Trading Floor – unreserved tables Queluz First Lower Floor
11:30 h – 18:00 h Exhibition Alhambra Second Floor
12:00 h – 14:00 h Lunch Second Lower Floor
13:00 h – 18:00 h Open Meeting of the Breeders Committee Alvorada First Floor
20:00 h – 23:30 h Welcome Party Copacabana Palace
Wednesday 27 June 2012
08:00 h – 18:00 h Congress Registration & ISF on-site Registration Desks Chambord Ground Floor
08:00 h – 18:00 h Trading Floor – reserved tables El Pardo – Segovia Second Floor
08:00 h – 18:00 h Trading Floor – unreserved tables Queluz First Lower Floor
08:00 h – 18:00 h Exhibition Alhambra Second Floor
08:00 h – 10:00 h Open Meeting of the Trade and Arbitration Rules Committee Alvorada First Floor
10:30 h – 12:30 h Open Meeting of the Phytosanitary Committee Alvorada First Floor
12:00 h – 14:00 h Lunch Second Lower Floor
13:30 h – 18:00 h Vegetable and Ornamental Crops Section Alvorada First Floor
Thursday 28 June 2012
08:00 h – 15:00 h Congress Registration & ISF on-site Registration Desks Chambord Ground Floor
08:00 h – 18:00 h Trading Floor – reserved tables El Pardo – Segovia Second Floor
08:00 h – 18:00 h Trading Floor – unreserved tables Queluz First Lower Floor
08:00 h – 18:00 h Exhibition Alhambra Second Floor
08:00 h – 10:30 h Field Crops Section Alvorada First Floor
12:00 h – 14:00 h Lunch Second Lower Floor
11:00 h – 12:30 h Forage and Turf Crops Section Alvorada First Floor
13:30 h – 15:00 h Open Meeting of the Seed Treatment and Environment Committee Alvorada First Floor
15:30 h – 17:30 h ISF General Assembly Alvorada First Floor
20:00 h – 01:30 h Gala Dinner Louvre & Versailles Ground Floor