Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 13ª Edição

Case: MAGIA DE NATAL
Candidato: CDL Blumenau
Cliente: CDL Blumenau
Segmento: Eventos
Estado: SC
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Desfile de Natal

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Blumenau, a CDL, foi criada em 1966 por 17 empresários lojistas. A motivação veio da necessidade de unir forças em torno de problemas e desafios comuns. E, assim como em outras cidades brasileiras, o surgimento também está diretamente ligado à ânsia por um Serviço de Proteção ao Crédito, o SPC.

Estes 46 anos de história são marcados por inúmeras conquistas e iniciativas pioneiras no comércio brasileiro. É o caso da aposta no turismo de compras e na participação do comércio no processo promocional de turismo da cidade.

Hoje, a CDL tem mais de 1.500 associados. Entre eles estão lojas, centros comerciais, prestadores de serviços, shoppings e profissionais liberais. Além dos serviços do SPC, os associados têm à disposição planos, estudos, pesquisas, convênios e outras iniciativas que servem de suporte para o empresariado.

Desde 2008, a CDL promove ainda as comemorações natalinas de Blumenau. A “Magia de Natal” se consolida, ano após ano, como um dos principais eventos turísticos da região.

Título: Magia de Natal
Tema: Evento natalino em estilo europeu
Número de participantes: 280 mil pessoas
Local: Blumenau, SC
Data: 16 de novembro a 23 de dezembro de 2011
Periodicidade: anual
Abrangência: Principalmente Vale do Itajaí, mas turistas de todo o estado e de várias regiões do Brasil também têm prestigiado o evento.
Entidade promotora: Câmara de Dirigentes Lojistas de Blumenau - CDL
Conceito do evento: Fomentar o desenvolvimento do turismo de eventos de Blumenau e despertar o espírito natalino através de comemorações em estilo europeu.
Descritivo do produto: Vila de Natal, desfiles de Natal, espetáculos do Advento, Natal nos Bairros, desfiles náuticos, decoração de rua, apresentações artísticas, culturais e religiosas.

O evento surgiu com o nome “Natal Alles Blau Blumenau”. Na época, a intenção era resgatar a autoestima da população abalada pela maior tragédia climática da história da cidade. Foram 12 dias de apresentações culturais, sociais e religiosas. Em 2009, o evento se repetiu.

Em 2010, o evento ganhou novo fôlego e muitas novidades como a mudança do nome para Magia de Natal. As atrações reuniram mais de 60 mil pessoas.

Em 2011, a Magia de Natal se consolidou como o principal evento natalino de Santa Catarina e um dos principais do Sul do Brasil. O evento é atração permanente no calendário de eventos da cidade e, nos próximos anos, deve se tornar o principal atrativo turístico da cidade.

Galeria de imagens
Desfile de Natal
Desfile de Natal
Desfile de Natal
Espetáculo do Advento
Espetáculo do Advento
Espetáculo do Advento
Natal nos Bairros
Natal nos Bairros
   

 

Durante cerca de 40 dias, mais de 280 mil blumenauenses e turistas se encantaram a Magia de Natal. As atrações invadiram os quatro cantos da cidade, transformando Blumenau em um mundo mágico com dias e noites de pura emoção. Eventos para todas as idades proporcionaram momentos e lembranças inesquecíveis. Tudo isso com o charme europeu presente nas tradições, na arquitetura e até mesmo na fisionomia do povo de Blumenau. Cada traço cultural da cidade inspirou e enriqueceu ainda mais as atrações deste grandioso espetáculo.

A abertura do evento aconteceu no dia 16 de novembro, mas as atividades tiveram início no dia 24 de novembro com a inauguração da Vila de Natal, no Parque Vila Germânica.
Mais de 200 mil pessoas visitaram o local (4 mil por dia de 2ª a 5ª e 12 mil por dia de 6ª a domingo). Lá, o público conferiu inúmeras atrações, entre elas, a Fantástica Fábrica de Brinquedos; a Casa de Chocolates, onde foram ministrados seis cursos de receitas à base de chocolate; Feira de Artesanato; Casa do Papai Noel; Presépio Animado; cinema 3D; neve; passeio de trem; estrebaria com animais de verdade; apresentações artísticas e culturais, entre outras. Todas as atrações foram oferecidas gratuitamente. Com exceção do cinema 3D, cujo ingresso custou R$6,00. A Vila de Natal recebeu visitantes diariamente até o dia 20 de dezembro, das 16h às 22h.

Paralelamente à Vila, a Magia de Natal proporcionou momentos únicos de emoção com os desfiles de Natal. Foram quatro edições, nos dias 4, 11 e 18 de dezembro, sempre na Rua Alberto Stein no bairro Velha, às 20h30.
Vinte e sete blocos, a maioria coreografada, e 11 carros alegóricos emocionaram e divertiram o público. Além disso, os desfiles promoveram a inclusão social. Crianças, adolescentes e idosos dos programas da Fundação Pró-Família, ginastas da Fundação Municipal de Desportos e dançarinos de hip hop estiveram entre os mais de 500 participantes. Também fizeram parte do elenco, integrantes de clubes de Rotaract e Interact (organizações de jovens ligadas a Rotary’s) e da Gincana Cidade de Blumenau. A abertura dos desfiles foi feita pelo grupo de dança de rua Black Cat. Outra novidade foram os bonecos gigantes, como ursos e renas. Da edição de 2010 foi mantido o projeto dos cartões natalinos. Crianças de sete escolas confeccionaram 1.150 cartões que foram distribuídos ao público participante. Cerca de 60 mil pessoas assistiram aos desfiles.

Já nos sábados dias 03, 10 e 17 de dezembro, a Magia de Natal proporcionou shows para os olhos e para os ouvidos com os Espetáculos de Advento. O Parque Ramiro Ruediger foi palco de um concerto musical com encenação de episódios bíblicos, show de luzes e águas dançantes. O evento teve a participação do Coral do 25 de julho, da Stadtkapelle Blumenau e de quatro renomados solistas: o tenor Marcos Liesenberg, o barítono Javier Venegas, a soprano Paula Tessarolo e a mezzo-soprano Ruth Klein. Através da música, eles narraram os quadros principais da Natividade, como a notícia anunciada pelo anjo Gabriel, o abrigo oferecido à Maria e a visita dos Três Reis Magos. Nove mil pessoas assistiram aos shows.

Apresentações teatrais, corais e orquestras também fizeram parte da programação. Assim como os Desfiles Náuticos, que foram realizados no Rio Itajaí-Açu nos dias 06, 14 e 16 de dezembro às 20h30. A Magia de Natal também foi aos bairros. Nos dias 29/11, 06/12, 13/12 e 20/12 foi realizada uma programação especial em escolas dos bairros Velha Central, Tribéss, Itoupava Central e Progresso.

Além de todas estas atrações, o Natal em Blumenau contou com uma decoração de rua generosa, em 38 pontos da cidade. Pinheirinhos, guirlandas e mais de 1 milhão e 200 mil luzes enfeitaram a cidade por cerca de 45 dias.

O encerramento da programação aconteceu no dia 23 de dezembro com uma missa do padre João Bachmann. A solenidade aconteceu na Prainha e teve a participação do tenor Ricardo Haas que interpretou as músicas Ave Maria, de Franz Schubert, e Noite Feliz, de Franz Gruber. Por fim, um show de fogos de artifício.

Programação Oficial Magia de Natal 2011:

16 de novembro:
Abertura da Magia de Natal e acendimento das luzes às 20h30 com a chegada do Papai Noel, apresentação do coral do Lira Círcolo Italiano e do coral das crianças da Pró-Família, além de um belíssimo show de fogos.
Local: Casa do Comércio - Alameda Rio Branco

24 de novembro a 20 de dezembro:
Todos os dias das 16h às 22h
Vila de Natal com Presépio Mecanizado, Casa do Papai Noel, Feira de Artesanato Natalino, Cinema 3D (atração paga), Casa do Chocolate e trenzinho, entre outras atrações.
Local: Parque Vila Germânica - Setor 1

25 de novembro:
Das 20h45 às 21h30 Projeção Mapeada – Performance especial de Natal.
Local: Fachada da Fundação Cultural

29 de novembro:
A partir das 19h30 Natal nos Bairros.
Local: E.E. Hercílio Deeke

Dias 01, 02, 07, 08, 15 e 15 de dezembro:
Sempre às 20h.
Cursos de Chocolate Artesanal na Casa do Chocolate.
Local: Parque Vila Germânica – Setor 01

Dias 03, 10 e 17 de dezembro:
Às 20h30 Espetáculos do Advento.
Local: Parque Ramiro Ruediger

Dias 04, 11 e 18 de dezembro:
Às 20h30 Desfiles de Natal.
Local: Rua Alberto Stein

Dia 06 de dezembro:
A partir das 20h30, apresentação do coral Lira Circolo Italiano, desfile náutico com a chegada do Papai Noel e show de fogos.
Local: Avenida Beira Rio e Prainha

06 de dezembro:
A partir das 19h30 Natal nos Bairros.
Local: E.B.M. Francisco Lanser

13 de dezembro:
A partir das 19h30 Natal nos Bairros.
Local: E.B.M. Anita Garibaldi

Dias 14 e 16 de dezembro:
Às 20h30 desfiles náuticos.
Local: Rio Itajaí-Açu

20 de dezembro:
A partir das 19h30 Natal nos Bairros.
Local: E.B.M. Henrique Alfath

Dia 23 de dezembro:
Às 21h encerramento da Magia de Natal com missa do padre João Bachmann e show de fogos.
Local: Prainha

O trabalho, desde a concepção do projeto até a execução, durou aproximadamente doze meses. Mil pessoas se envolveram direta e indiretamente. Ainda no começo do ano, o grupo executivo pensou nas atrações, novidades e a programação do evento. Foi também quando começou a captação de recursos, o trabalho da assessoria de imprensa e da agência de publicidade.

No caso dos profissionais da comunicação, a demanda foi grande. Todas as semanas o site www.magiadenatal.com.br foi atualizado e a imprensa informada sobre os principais acontecimentos. Já a agência de publicidade desenvolveu folders e anúncios que levaram a Magia de Natal Brasil a fora. O material publicitário foi distribuído em hotéis, restaurantes e eventos em diferentes estados.

Ao longo do ano, dezenas de reuniões foram realizadas. Cada setor discutiu e definiu as pendências. Órgãos como Corpo de Bombeiros, Marinha, Exército e Guarda de Trânsito também participaram dos encontros. Tudo para garantir a segurança de participantes e espectadores. Nos eventos de grande público, como os desfiles, a Guarda de Trânsito orientou os motoristas e colaborou com a fluidez do tráfego.

É quando o Natal se aproxima, porém, que a maioria dos “ajudantes do Papai Noel” entra em cena. Eletricistas subiram aos prédios para enfeitar a cidade; artesãos finalizaram as fantasias e os carros que fizeram parte do desfile; artistas ensaiaram os passos e as peças teatrais apresentadas; cantores aqueceram a voz; músicos afinaram os instrumentos e a organização acertou os detalhes para que tudo saia perfeito.

Algumas informações, números e curiosidades sobre a montagem da Magia de Natal 2011:

-Iluminação de rua: 1.200.000 lâmpadas de led em 38 locais;
-Foram utilizados mais de 75 mil metros de mangueiras e cordões luminosos;
-Nos desfiles, todas as peças foram confeccionadas em isopor, fibra e madeira por artesãos locais. Sendo que muitas delas foram pintadas à mão, com um estilo rústico de pintura alemã do século XVII chamado de Bauernmalerei;
-Os desfiles exigiram um sistema de iluminação contendo 40 moving 575 e dez amplificadores de sinal DMUX e um sistema de sonorização de 20 caixas amplificadas de 350 watts RMS.
-Cada desfile utilizou dois geradores de 350 Kva cada;
-1.170 metros de grades de isolamento foram utilizados nos desfiles;
-Em cada edição do Desfile de Natal foram disponibilizados 12 banheiros químicos;
-Já nos Espetáculos do Advento foram disponibilizados seis em cada edição;
-O palco dos Espetáculos de Advento tinha o tamanho de 15m X 15m com 1,5m de altura, cobertura, tapadeiras laterais e traseiras e tablado com forração. Além disso, iluminação cênica e sistema de iluminação e sonorização para coral.

A proposta da CDL, através da Magia de Natal, é fomentar o desenvolvimento do turismo de eventos de Blumenau e região e despertar, em cada participante, o espírito natalino. Do início ao fim do projeto, milhares de pessoas ganham. Hotéis, comércio, ambulantes, restaurantes, artesãos, eletricistas, artistas e prestadores de serviços estão entre os beneficiados. E para que o evento tenha cada vez mais sucesso, a cada ano, a CDL aposta em novidades. Em 2011, porém, muitas dificuldades fizeram parte do projeto.

Em setembro de 2011, mais uma vez, Blumenau foi atingida por uma grande enchente. A tragédia aconteceu no mês de setembro, pouco tempo antes da realização da Magia de Natal. Neste momento, o foco da cidade estava na reconstrução. Tudo girava em torno de refazer as casas destruídas e danificadas, relocar as famílias atingidas e recuperar os prejuízos.

Ao mesmo tempo, a cidade precisava de momentos de alegria e prazer. Mesmo diante de inúmeras dificuldades, a Magia de Natal não poderia deixar de acontecer. E foi com muita garra e determinação que o evento saiu do papel. As ruas ganharam cara nova, com decoração de encher os olhos. O Parque Vila Germânica, palco da Oktoberfest e que em setembro estava em baixo d’água, se transformou na encantadora Vila de Natal. E assim aconteceu por toda a cidade. Blumenau deu a volta por cima e estava mais linda do que nunca. Muitos visitantes não acreditavam que em tão pouco tempo a cidade estava recuperada.

Tudo isso só foi possível graças ao empenho de pessoas engajadas de corpo e alma. Cerca de mil colaboradores, sendo que 80% eram voluntários, arregaçaram as mangas e fizeram a Magia de Natal 2011. Sob o comando da CDL, o evento conseguiu devolver o sorriso e a esperança a centenas de famílias. Até o Rio Itajaí-Açu, o maior vilão da cidade, virou palco da festa. Através dele, barcos iluminados e papais-noéis encantaram o público.

E mesmo diante de todas as dificuldades, a Magia de Natal registrou recorde de público em 2011. Cerca de 280 mil pessoas prestigiaram o evento. Em 2010, o público chegou a apenas 60 mil espectadores. Além disso, o evento ganhou repercussão nacional na mídia e destaque no calendário regional de eventos.

Entre as novidades, destaca-se a ampliação do calendário e da programação em geral. A valorização da cultura germânica, forte marca de Blumenau, também esteve presente nas atrações. Principalmente, na decoração.

Outro grande diferencial do projeto é a inclusão social. Seja como colaborador do evento ou como espectador, todos os blumenauenses puderam participar do evento. Todas as atrações, com exceção do cinema 3D da Vila de Natal, foram gratuitas. Além disso, 22 entidade filantrópicas foram beneficiadas pela venda de produtos na Feira de Artesanato.

Por tudo isso, a Magia de Natal merece o Jacaré de Ouro em sua categoria.

O público surpreendeu em 2011. Cerca de 280 mil pessoas participaram da Magia de Natal. Em 2010, 60 mil pessoas acompanharam as atrações.

Os investimentos também foram mais significativos em 2011, aumentaram cerca de 42%. Na edição de 2010, o investimento total do projeto foi de R$ 1.697.055,51. Os governos municipal e estadual colaboraram com R$ 380.000,00 o restante veio da iniciativa privada. Sete empresas patrocinadoras e 196 patrocinadores individuais apostaram no evento. Em alguns casos, as empresas puderam se beneficiar da Lei Rouanet, que incentiva a compra de cotas de projetos culturais e artísticos aprovados pelo Ministério da Cultura.

Em 2011, foram investidos R$ 2.407.945,86. Sendo que o projeto contou com 19 patrocinadores, 13 deles através da Lei Rouanet. A seguir o descritivo da entrada e saída de recursos:

ENTRADA DE RECURSOS:
Patrocínios Lei Rouanet (Celesc, Tractebel, Top Car, Duas Rodas, Cia Hering, Taschibra, Albani, Kyly, Altona, Gráfica 43, Havan, NS Importação e Baumgarten): R$ 849.000,00;
Repasse Funturismo (Via BVEC&VB): R$ 500.000,00;
Repasse Prefeitura de Blumenau e Vila Germânica: R$ 369.824,73;
Patrocínios Diretos (Altona, Blusol, PVR, Associação Vila Germânica, Park Restaurante, Blucredi e Unimed Blumenau): R$ 161.855,00;
Contribuição associados (Acib, Ampe, CDL, Sihorbs, Sindilojas e Sintex) : R$ 77.660,00;
CDL: R$ 449.606,13

SAÍDA DE RECURSOS:
Decoração de ruas, praças e prédios públicos: R$ 814.887,16;
Desfiles de Natal (Rua Alberto Stein): R$ 332.601,04;
Decoração Vila de Natal: R$ 325.044,73;
Divulgação: R$ 209.305,02;
Coordenação, comercialização e captação: R$ 200.675,00;
Espetáculo do Advento: R$ 175.175,00;
Locação de depósito: R$ 141.140,54;
Impostos e financeiras: R$104.727,94;
Eventos, atrações artísticas e culturais: R$ 94.042,60;
Gerais e administrativas: R$ 10.346,83.

Impactos sociais e econômicos:
-Fortalecimento do fluxo de turistas e taxa de hospedagem nos hotéis da cidade;
-Mais de mil profissionais e voluntários envolvidos diretamente com o evento, entre os trabalhadores remunerados, estão artesãos, artistas, eletricistas, prestadores de serviços, profissionais envolvidos com a elaboração do projeto, produção das fantasias e carros alegóricos, produção dos shows, limpeza, decoração, entre outros;
-Movimentação da economia de Blumenau e região. Restaurantes, comércio e ambulantes foram beneficiados pelos mais de 280 mil visitantes do evento;
-Feira de Artesanato beneficiou mais de 22 entidades filantrópicas.

O retorno de mídia no período foi excelente, muito melhor do que o evento de 2010. Naquela época, 75 reportagens foram publicadas em jornais impressos, 27 matérias foram veiculadas nas emissoras de televisão e houve 150 citações em blogs de todo o país.

Em 2011, a Magia de Natal teve 94 menções em emissoras de televisão, inclusive, em reportagens nacionais como a exibida pelo Jornal Nacional da Rede Globo. Foram mais de três horas de veiculação em mídia espontânea (de graça). Nos jornais impressos foram publicadas 40 matérias, totalizando 8.486,9cm/coluna, e na internet, a Magia de Natal foi citada 40 vezes em sites e teve quase 40 mil publicações visualizadas no Facebook.

Alguns links de reportagens exibidas em 2011:

Jornal Nacional 13/12/2011:
http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2011/12/santa-catarina-faz-desfile-de-natal-e-emociona-espectadores.html

Jornal Meio-dia RIC TV Record 05/12/2011 – Desfile e Espetáculo do Advento:
http://www.clickric.com.br/ric.com/videos_programa.asp?estado=sc&id_prog=2&id=18918

Jornal Meio-dia RIC TV Record 07/12/2011 – Acendimento Árvore de Natal:
http://www.clickric.com.br/ric.com/videos_programa.asp?estado=sc&id_prog=2&id=18984&cidade=2

Programa Ver Mais RIC TV Record 30/11/2011 – Natal nos Bairros:
http://www.clickric.com.br/ric.com/videos_programa.asp?estado=sc&id_prog=2&id=18865

Programa Ver Mais RIC TV Record 30/11/2011 – Vila de Natal:
http://www.clickric.com.br/ric.com/videos_programa.asp?estado=sc&id_prog=3&id=18866

Quanto à mídia paga, foram utilizadas quatro emissoras de televisão. A veiculação teve um total de 459 inserções e dez coberturas de eventos. As rádios locais também veicularam inserções pagas. Foram 475 veiculações de 30’’ cada. Já com relação à mídia impressa, os dois jornais de maior circulação na cidade foram utilizados. Foram publicados 13 anúncios e dois encartes com a tiragem de 35.500 jornais encartados. Na internet foram desenvolvidos site e perfis nas redes sociais (Twitter, Facebook, Flickr e cana próprio no Youtube). Também foram exibidos três pontos de outdoor nas principais ruas de Blumenau. Quanto ao material gráfico, foram confeccionados 30.000 flyers tamanho 21x15cm, 20.000 folders tamanho 63x30cm com duas dobras e 1.000 cartões postais tamanho 15x10cm.

 
  • contato: (11) 2538-4156 - (11) 7377-8878