Durante cerca de 40 dias, mais de 280 mil blumenauenses e turistas se encantaram a Magia de Natal. As atrações invadiram os quatro cantos da cidade, transformando Blumenau em um mundo mágico com dias e noites de pura emoção. Eventos para todas as idades proporcionaram momentos e lembranças inesquecíveis. Tudo isso com o charme europeu presente nas tradições, na arquitetura e até mesmo na fisionomia do povo de Blumenau. Cada traço cultural da cidade inspirou e enriqueceu ainda mais as atrações deste grandioso espetáculo.
A abertura do evento aconteceu no dia 16 de novembro, mas as atividades tiveram início no dia 24 de novembro com a inauguração da Vila de Natal, no Parque Vila Germânica.
Mais de 200 mil pessoas visitaram o local (4 mil por dia de 2ª a 5ª e 12 mil por dia de 6ª a domingo). Lá, o público conferiu inúmeras atrações, entre elas, a Fantástica Fábrica de Brinquedos; a Casa de Chocolates, onde foram ministrados seis cursos de receitas à base de chocolate; Feira de Artesanato; Casa do Papai Noel; Presépio Animado; cinema 3D; neve; passeio de trem; estrebaria com animais de verdade; apresentações artísticas e culturais, entre outras. Todas as atrações foram oferecidas gratuitamente. Com exceção do cinema 3D, cujo ingresso custou R$6,00. A Vila de Natal recebeu visitantes diariamente até o dia 20 de dezembro, das 16h às 22h.
Paralelamente à Vila, a Magia de Natal proporcionou momentos únicos de emoção com os desfiles de Natal. Foram quatro edições, nos dias 4, 11 e 18 de dezembro, sempre na Rua Alberto Stein no bairro Velha, às 20h30.
Vinte e sete blocos, a maioria coreografada, e 11 carros alegóricos emocionaram e divertiram o público. Além disso, os desfiles promoveram a inclusão social. Crianças, adolescentes e idosos dos programas da Fundação Pró-Família, ginastas da Fundação Municipal de Desportos e dançarinos de hip hop estiveram entre os mais de 500 participantes. Também fizeram parte do elenco, integrantes de clubes de Rotaract e Interact (organizações de jovens ligadas a Rotary’s) e da Gincana Cidade de Blumenau. A abertura dos desfiles foi feita pelo grupo de dança de rua Black Cat. Outra novidade foram os bonecos gigantes, como ursos e renas. Da edição de 2010 foi mantido o projeto dos cartões natalinos. Crianças de sete escolas confeccionaram 1.150 cartões que foram distribuídos ao público participante. Cerca de 60 mil pessoas assistiram aos desfiles.
Já nos sábados dias 03, 10 e 17 de dezembro, a Magia de Natal proporcionou shows para os olhos e para os ouvidos com os Espetáculos de Advento. O Parque Ramiro Ruediger foi palco de um concerto musical com encenação de episódios bíblicos, show de luzes e águas dançantes. O evento teve a participação do Coral do 25 de julho, da Stadtkapelle Blumenau e de quatro renomados solistas: o tenor Marcos Liesenberg, o barítono Javier Venegas, a soprano Paula Tessarolo e a mezzo-soprano Ruth Klein. Através da música, eles narraram os quadros principais da Natividade, como a notícia anunciada pelo anjo Gabriel, o abrigo oferecido à Maria e a visita dos Três Reis Magos. Nove mil pessoas assistiram aos shows.
Apresentações teatrais, corais e orquestras também fizeram parte da programação. Assim como os Desfiles Náuticos, que foram realizados no Rio Itajaí-Açu nos dias 06, 14 e 16 de dezembro às 20h30. A Magia de Natal também foi aos bairros. Nos dias 29/11, 06/12, 13/12 e 20/12 foi realizada uma programação especial em escolas dos bairros Velha Central, Tribéss, Itoupava Central e Progresso.
Além de todas estas atrações, o Natal em Blumenau contou com uma decoração de rua generosa, em 38 pontos da cidade. Pinheirinhos, guirlandas e mais de 1 milhão e 200 mil luzes enfeitaram a cidade por cerca de 45 dias.
O encerramento da programação aconteceu no dia 23 de dezembro com uma missa do padre João Bachmann. A solenidade aconteceu na Prainha e teve a participação do tenor Ricardo Haas que interpretou as músicas Ave Maria, de Franz Schubert, e Noite Feliz, de Franz Gruber. Por fim, um show de fogos de artifício.
Programação Oficial Magia de Natal 2011:
16 de novembro:
Abertura da Magia de Natal e acendimento das luzes às 20h30 com a chegada do Papai Noel, apresentação do coral do Lira Círcolo Italiano e do coral das crianças da Pró-Família, além de um belíssimo show de fogos.
Local: Casa do Comércio - Alameda Rio Branco
24 de novembro a 20 de dezembro:
Todos os dias das 16h às 22h
Vila de Natal com Presépio Mecanizado, Casa do Papai Noel, Feira de Artesanato Natalino, Cinema 3D (atração paga), Casa do Chocolate e trenzinho, entre outras atrações.
Local: Parque Vila Germânica - Setor 1
25 de novembro:
Das 20h45 às 21h30 Projeção Mapeada – Performance especial de Natal.
Local: Fachada da Fundação Cultural
29 de novembro:
A partir das 19h30 Natal nos Bairros.
Local: E.E. Hercílio Deeke
Dias 01, 02, 07, 08, 15 e 15 de dezembro:
Sempre às 20h.
Cursos de Chocolate Artesanal na Casa do Chocolate.
Local: Parque Vila Germânica – Setor 01
Dias 03, 10 e 17 de dezembro:
Às 20h30 Espetáculos do Advento.
Local: Parque Ramiro Ruediger
Dias 04, 11 e 18 de dezembro:
Às 20h30 Desfiles de Natal.
Local: Rua Alberto Stein
Dia 06 de dezembro:
A partir das 20h30, apresentação do coral Lira Circolo Italiano, desfile náutico com a chegada do Papai Noel e show de fogos.
Local: Avenida Beira Rio e Prainha
06 de dezembro:
A partir das 19h30 Natal nos Bairros.
Local: E.B.M. Francisco Lanser
13 de dezembro:
A partir das 19h30 Natal nos Bairros.
Local: E.B.M. Anita Garibaldi
Dias 14 e 16 de dezembro:
Às 20h30 desfiles náuticos.
Local: Rio Itajaí-Açu
20 de dezembro:
A partir das 19h30 Natal nos Bairros.
Local: E.B.M. Henrique Alfath
Dia 23 de dezembro:
Às 21h encerramento da Magia de Natal com missa do padre João Bachmann e show de fogos.
Local: Prainha
O trabalho, desde a concepção do projeto até a execução, durou aproximadamente doze meses. Mil pessoas se envolveram direta e indiretamente. Ainda no começo do ano, o grupo executivo pensou nas atrações, novidades e a programação do evento. Foi também quando começou a captação de recursos, o trabalho da assessoria de imprensa e da agência de publicidade.
No caso dos profissionais da comunicação, a demanda foi grande. Todas as semanas o site www.magiadenatal.com.br foi atualizado e a imprensa informada sobre os principais acontecimentos. Já a agência de publicidade desenvolveu folders e anúncios que levaram a Magia de Natal Brasil a fora. O material publicitário foi distribuído em hotéis, restaurantes e eventos em diferentes estados.
Ao longo do ano, dezenas de reuniões foram realizadas. Cada setor discutiu e definiu as pendências. Órgãos como Corpo de Bombeiros, Marinha, Exército e Guarda de Trânsito também participaram dos encontros. Tudo para garantir a segurança de participantes e espectadores. Nos eventos de grande público, como os desfiles, a Guarda de Trânsito orientou os motoristas e colaborou com a fluidez do tráfego.
É quando o Natal se aproxima, porém, que a maioria dos “ajudantes do Papai Noel” entra em cena. Eletricistas subiram aos prédios para enfeitar a cidade; artesãos finalizaram as fantasias e os carros que fizeram parte do desfile; artistas ensaiaram os passos e as peças teatrais apresentadas; cantores aqueceram a voz; músicos afinaram os instrumentos e a organização acertou os detalhes para que tudo saia perfeito.
Algumas informações, números e curiosidades sobre a montagem da Magia de Natal 2011:
-Iluminação de rua: 1.200.000 lâmpadas de led em 38 locais;
-Foram utilizados mais de 75 mil metros de mangueiras e cordões luminosos;
-Nos desfiles, todas as peças foram confeccionadas em isopor, fibra e madeira por artesãos locais. Sendo que muitas delas foram pintadas à mão, com um estilo rústico de pintura alemã do século XVII chamado de Bauernmalerei;
-Os desfiles exigiram um sistema de iluminação contendo 40 moving 575 e dez amplificadores de sinal DMUX e um sistema de sonorização de 20 caixas amplificadas de 350 watts RMS.
-Cada desfile utilizou dois geradores de 350 Kva cada;
-1.170 metros de grades de isolamento foram utilizados nos desfiles;
-Em cada edição do Desfile de Natal foram disponibilizados 12 banheiros químicos;
-Já nos Espetáculos do Advento foram disponibilizados seis em cada edição;
-O palco dos Espetáculos de Advento tinha o tamanho de 15m X 15m com 1,5m de altura, cobertura, tapadeiras laterais e traseiras e tablado com forração. Além disso, iluminação cênica e sistema de iluminação e sonorização para coral.