Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 13ª Edição

Case: CAMPANHA GALAXY NOTE
Candidato: Figer 360
Cliente: Samsung do Brasil
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Prancha Conceito

A Figer 360 é uma agência de comunicação integrada e sem limites. Atuamos como braço BTL de diversos clientes importantes do mercado nacional e internacional, como Samsung, Audi, Disney, Itaú, Gafisa, Kroton, Duff, Pelé Club, entre outros. A empresa nasceu da fusão da agência 360 Comunicação com o grupo Figer de Marketing Esportivo e Gestão de Carreiras, grupo que possui o maior portifólio de jogadores de futebol do mundo. Com a fusão, a agência expandiu sua atuação para outros segmentos, como marketing cultural e esportivo.

A campanha de Galaxy Note realizada pela agência veio de uma necessidade da marca Samsung de mostrar em diferentes pontos de contato com o consumidor, os benefícios e diferenciais do produto. Era necessário demonstrar as funcionalidades desta linha linha dentro do segmento de telefonia, um produto que não é tablet e não é smartphone, e coloca-lo na mão do consumidor para que ele mesmo identificasse a diferença. Nossa proposta foi uma campanha em diversos locais diferentes, utilizando o conceito de Galaxy Note Studio.

Ficha técnica:
Título: Campanha Galaxy Note
Tema: Galaxy Note Studio
Conceito: Demonstrar a principal função do produto: ser um estúdio de criação portátil, onde através da caneta SPEN, o usuário pode fazer anotações, escrever, desenhar, e tudo mais que desejar.
Local: Shopping Morumbi, Estádio do Pacaembu, Mc Donalds (Morumbi, Faria Lima, Ibirapuera) e 14 escritórios Tim e Samsung espalhados pelo país.
Público: 75 mil impactos diretos.
Data: de 08/12 de 2011 a junho de 2012.
Descritivo: Fizemos uma diversidade de ações em diversos pontos de contato, começando com o lançamento do produto, seguindo para visitas aos prédios da TIM e Samsung pelo Brasil inteiro, voltando à loja Samsung Experience por 45 dias, dois fins de semana em 03 diferentes lojas do McDonalds e presença em um jogo do Corinthians no Pacaembu. Assim, buscamos o consumidor em diferentes pontos de contato, sempre demonstrando o produto. In loco.

O cliente possuía uma meta audaciosa, de vender em um ano 30 mil unidades do produto Galaxy Note, que não possuía nenhuma familiaridade com o público alvo. O Galaxy Note era uma linha nova de produtos dentro do segmento de telefonia, não era um tablet e nem um smartphone. A Samsung precisava demonstrar in loco seus features e benefícios para que o público alvo percebesse o potencial do produto e se interessasse em compra-lo.
Unificamos toda a campanha sob a égide do conceito “Galaxy Note Studio”, simbolizando o produto como um estúdio portátil, onde o consumidor podia fazer qualquer tipo de desenho, anotação, pontuação e navegação diretamente no produto usando a facilidade da caneta SPEN, com enorme precisão, e da tela gigante do aparelho.

Preparamos uma campanha que buscou atingir o consumidor em diferentes pontos de contato, ao invés de batalhar pela atenção dele dentro das lojas. Para isso, iniciamos a campanha com um lançamento usando marketing de celebridades para gerar buzz e mídia espontânea sobre o produto.

O segundo passo foi, em parceria com a operadora TIM, apresentar o produto e incentivar os vendedores e promotores das duas marcas. Torná-los especialistas em Galaxy Note e gerar admiração pelo produto. Para isso, visitamos 14 escritórios TIM/Samsung em todo o Brasil.

Após esse momento, voltamos com uma ação na loja Samsung Experience do Shopping Morumbi, onde mantivemos o envelopamento da loja com os matéria de PDV da campanha e fizemos ações com caricaturistas que geravam brindes personalizados (camisetas ou porta-caricaturas imantados) por 45 dias.

Durante este período, fizemos ações durante dois fins de semana em 03 lojas do McDonalds, demonstrando o produto para todas as famílias interessadas; e levamos o Galaxy Note até um jogo de futebol do Corinthians realizado no estádio do Pacaembu.

Acreditamos que esta campanha é vencedora por causa de seu resultado expressivo. Os números da campanha demonstram seu sucesso e a realização de cada uma das ações foi impecável.

Galeria de imagens
Cenografia Lançamento
Cenografia Lançamento
Display Lançamento
Cenografia Ação 45 Dias
Cenografia Ação 45 Dias
Cenografia Ação 45 Dias
Cenografia Ação 45 Dias
Folder Catraca Lançamento
   

 

O evento de lançamento aconteceu no dia 08 de dezembro de 2011, data oficial de lançamento do produto. Fizemos panfletagem nas catracas do Shopping Morumbi durante 07 dias na semana anterior, revelando a presença das celebridades na loja Samsung Experience no dia. Além disso, enviamos um e-mail marketing convidando os interessados à participar, através de um mailing pré-definido pelo cliente. Envelopamos toda a loja com comunicação do produto, demonstrando suas principais features e características, fortalecendo a comunicação do Galaxy Note no ponto de venda da Samsung. Isso serviu para que o produto aparecesse sempre que qualquer foto fosse tirada no evento, gerando maior visibilidade nos momentos de mídia expontânea.

Convidamos três atores globais para participarem do lançamento: Giovanna Antonelli, Dudu Azevedo, e Thierry Figueira. Thierry atuou também como DJ do coquetel que aconteceu na loja durante toda a ação. Além deles, a Samsung convidou seus atletas patrocinados (Hortência e Gustavo do vôlei). Os visitantes eram recepcionados por promotoras, que entregavam uma mochila de mão da mala com mimos (adesivos, brigadeiro de colher, chocolate, etc), e por um coquetel volante de água, refrigerante e champagne.

Contratamos e treinamos dois caricaturistas para que tivessem domínio do produto. Montamos duas áreas para caricatura dentro da loja, onde conforme o artista desenhava a caricatura dos consumidores, a mesma era transmitida ao vivo em uma televisão à sua frente para que todos pudessem ver a precisão e suavidade da caneta SPEN, principal diferencial do Galaxy Note. Nosso principal desafio era causar movimento na frente da loja durante o período, onde fomos muito bem sucedidos. A ação teve início as 19h00. Até as 21h, 5.000 visitantes efetivamente aglomeraram-se e entraram na loja para ver as celebridades, tirar fotos, fazer suas caricaturas e interagir com os produtos dispostos nas bancas de experimentação. Além disso, tivemos cobertura espontânea de diversos veículos de comunicação digital, além da rede Globo e da Rede TV.

Após o lançamento, levamos o Galaxy note à 14 prédios comerciais, escritórios e fábricas da Samsung e da operadora TIM, como Manaus, Rio, Recife, São Paulo, BH, Campinas, Curitiba, Belém, Brasília e Santo André. Lá, os funcionários e colaboradores podiam entrar em contato com o produto, tirando uma foto e escrevendo sobre ela diretamente no Galaxy Note e enviando para seu e-mail pessoal ou impresso em adesivos na hora. Além disso, aqueles que participavam da brincadeira recebiam um bloco de notas, porta-crachá e canetas especiais.

O terceiro momento, foi um retorno a loja Samsung Experience no Shopping Morumbi, onde realizamos uma ação de 45 dias em que envelopamos toda a loja transformando-a em um verdadeiro estúdio e deixamos dois caricaturistas disponíveis para produzir caricaturas de todos os consumidores passantes interessados. As caricaturas podiam ser impressas, na hora, em camisetas promocionais do produto e da marca ou em porta-caricaturas imantados.

Durante dois fins de semana, montamos um Galaxy Note Studio nos McDonalds dos Shoppings Morumbi e Ibirapuera, e na loja da rua Faria Lima. Nosso objetivo era encontrar as famílias em seu momento de lazer e permitir que interagissem com o produto, além de fazer a sua própria caricatura e recebe-la por e-mail.
Por último, realizamos uma ação no Estádio do Pacaembu, durante um jogo do Corinthians, para todos os visitantes dos camarotes do estádio. Eles puderem interagir com o produto diretamente e conhecer melhor suas funcionalidades.

Galeria de imagens
Lançamento
Lançamento
Lançamento
Lançamento
Lançamento
Lançamento
Roadshow Tim
Roadshow Tim
Roadshow Tim
Roadshow Tim
Roadshow Tim
Brinde Roadshow
McDonalds
McDonalds
McDonalds
McDonalds
Pacaembu
Brinde Ação Shopping
Ação Shopping
Ação Shopping
         

 

Os resultados da campanha foram surpreendentes:

- Na ação de lançamento tivemos 5 mil visitantes na loja em apenas 03 horas de ação. Realizamos 210 caricaturas, que foram enviadas para os e-mails pessoais dos participantes, gerando um pequeno banco de dados. Além disso, tivemos 2.100 interações diretas (produto na mão), contabilizadas por contadores usados pelos promotores da própria marca, treinados para falar sobre o Galaxy Note e suas soluções. Além disso, tivemos mídia espontânea em diversos veículos de comunicação, tanto na internet quanto na televisão. A cobertura ao vivo do lançamento e entrevista com as celebridades foi feita tanto pela Rede Globo (Multishow), quanto pela Rede TV (TV Fama). Além das duas redes televisivas, tivemos destaque em alguns dos principais sites da internet, como OFuxico, Globo.com, entre outros. O retorno em mídia espontânea foi de 3 a 4 vezes maior que o investimento da marca no evento (R$200.00,00).

- No Roadshow que visitou 14 prédios diferentes da Samsung e da TIM foram distribuídos 12.067 blocos de notas e 10.890 adesivos impressos na hora com as fotografias tiradas pelos funcionários e colaboradores. No total, tivemos mais de 18 mil impactos somando todos os locais visitados.

- No Studio montado na loja Samsung Experience do Shopping Morumbi, em 45 dias tivemos 31.314 mil interações e visitas diretas, gerando 3 mil caricaturas enviadas diretamente para o e-mail dos participantes, 2 mil camisetas impressas na hora com as caricaturas realizadas e 200 porta-caricaturas imantados.

- Nas lojas do McDonalds, em dois fins de semana, tivemos 15.068 interações diretas com o produto, que geraram 317 caricaturas enviadas para os e-mails dos consumidores.

- No estádio do Pacaembu, interagiram com o produto 5.340 pessoas durante um único jogo do Corinthians e foram realizadas 21 caricaturas.

- No total da campanha atingimos o número de 75 mil interações diretas com o produto (e inúmeros impactos indiretos e mídia espontânea), foram distribuídos aproximadamente 29 mil brindes e foram realizadas 3.500 caricaturas.

- O produto Galaxy Note vendeu no período da ação 75% da meta anual de 30 mil unidades e no final do ano ultrapassou a meta.

 
  • contato: (11) 2538-4156 - (11) 7377-8878