Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 13ª Edição

Case: 5º ENCONTRO NACIONAL NIPOFLEX
Candidato: Aquarius Eventos & Viagens de Incentivo
Cliente: N.E.K CORRESPONDENTES DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS LTDA
Segmento: Eventos
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
GRUPO PREMIADO

A Projeto Aquarius Turismo e Eventos é uma grande agência brasileira, especializada na organização de viagens corporativas e eventos de negócios. É reconhecida pela eficiência no planejamento, negociação e produção de projetos – sejam eles, pequenos encontros ou gigantescos eventos empresariais – em terra ou a bordo de transatlânticos.
Como empresa atuante no segmento de Turismo e Eventos há doze anos, a Projeto Aquarius oferece um conjunto de serviços especializados para eventos das mais diversas naturezas e formatos, contando com know-how de profissionais altamente qualificados, fluentes em mais de dois idiomas, que estão preparados para atender a todo tipo de público com hospitalidade impecável.
Especializada em cruzeiros marítimos e eventos em terra, vencedora do Prêmio Caio da Década, na categoria VIAGEM DE INCENTIVO NACIONAL e nove outros Prêmios Caio, além de prêmios de destaque MSC e Costa Cruzeiros.
A Projeto Aquarius tem como missão atuar no mercado de turismo e eventos, buscando soluções customizadas para cada tipo de cliente. Primar pela qualidade no atendimento, com agilidade e excelência nos serviços. Entender, surpreender e encantar.
Buscando cumprir nossa missão, estamos sempre atentos à demanda de nossos clientes, lançando novos produtos que atendem às suas necessidades, como os recentemente lançados pacotes para festas em alto mar, que incluem casamentos e debutantes.

A Nipoflex oferece diversas linhas de crédito para pessoas físicas e empresas. Seu lema “Crédito fácil” é a filosofia de toda a empresa, que investe em recursos humanos para oferecer sempre o melhor atendimento a seus clientes, oferecendo soluções adequadas às suas necessidades.
Com essa mesma dedicação, a Nipoflex cuida de seus colaboradores, promovendo diversos eventos ao longo do ano. O maior deles é o Encontro Nacional Nipoflex, um encontro que visa a integração e premiação de funcionários, realizado pelo quarto ano pela Projeto Aquarius. Em 2012 foram 1.062 participantes em nossas mãos durante 4 dias a bordo do navio MSC Orchestra, em um evento de incentivo inesquecível nunca antes realizada na história da Nipoflex.
Ficha Técnica do Evento:

Título: 5º Encontro Nacional Nipoflex
Tema: 5º Encontro Nacional Nipoflex
Número de participantes: 1.062
Local:Santos (SP), Ubatuba (SP), Ilhabela (SP), Santos (SP)
Data:17/03/2012 a 20/03/2012
Periodicidade:anual
Abrangência: nacional
Entidades promotora: Nipoflex (N.E.K CORRESPONDENTE DE INSTITUIÇÕES FINANCEIR

Galeria de imagens
TRASLADOS
TRASLADOS
ASSISTÊNCIA NO PORTO
ETIQUETANDO AS MALAS
PRÉ CHECK-IN
CHECK-IN
GRUPO REUNIDO NO PORTO
GRUPO REUNIDO A BORDO
CONVENÇÃO NO TEATRO
CONVENÇÃO NO TEATRO
CONVENÇÃO NO TEATRO
CONVENÇÃO NO TEATRO
CONVENÇÃO NO TEATRO
CONVENÇÃO NO TEATRO
CONVENÇÃO NO TEATRO
CONVENÇÃO NO TEATRO
CONVENÇÃO NO TEATRO
PREMIAÇÃO
JANTAR PRIVATIVO
JANTAR PRIVATIVO
SHOW NO TEATRO
LAZER NA PISCINA
LAZER NA PISCINA
LAZER EM TERRA
 

 

A Nipoflex é uma empresa que sabe a importância do material humano para o crescimento de uma corporação. Por isso, ela investe em treinamentos e no reconhecimento público de seus colaboradores, estreitando os laços entre a empresa e seus funcionários, buscando, assim, atingir melhores resultados através do estímulo correto e eficaz.
O Encontro Nacional Nipoflex é o maior exemplo desse reconhecimento. Anualmente, ele reúne centenas de colaboradores, além de parceiros da Nipoflex, em um megaevento para celebrar os resultados, certificar consultores, homenagear funcionários e parceiros, como os bancos e, é claro, festejar.
E é nesse ponto que a Projeto Aquarius entra na história da Nipoflex. Somos os realizadores do Encontro Nacional Nipoflex pela quarta vez, em sua quinta edição.
Organizamos um evento grandioso, para uma empresa que tem como visão o comprometimento, a flexibilidade e a inovação de mercado. São exatamente os valores com que a Projeto Aquarius trabalha.
Por esse motivo, atender ao briefing do cliente foi fácil. A Nipoflex desejava que o 5º Encontro Nacional Nipoflex fosse inesquecível.
Acreditamos que um evento perfeito se faz da união do cliente com a empresa organizadora. Nesse sentido, nos orgulhamos de ter clientes magníficos, com ideias inovadoras, como o é a Nipoflex, sempre abertos as sugestões da Projeto Aquarius para a melhoria do evento.
O 5º Encontro Nacional Nipoflex foi concebido pela Projeto Aquarius, com a total cooperação da Nipoflex, resultando em uma união que fez do evento um enorme sucesso, nunca antes visto em outras edições.
Estamos sempre trabalhando para superar resultados anteriores. E nos orgulhamos de alcançar nosso objetivo.

Conceito: “Já somos vitoriosos!”. Este conceito buscou revigorar o espírito vitorioso dos colaboradores e parceiros da Nipoflex, exaltando sua maior qualidade: a coragem. Afinal, que veste a camisa da empresa e atinge bons resultados, já é vitorioso por poder participar da história da Nipoflex e festejar em um grande evento como este.

Metas: oferecer um evento impecável para 1.062 convidados da Nipoflex. Proporcionar a eles quatro dias de lazer, reconhecimento e luxo.

Estratégia: atender ao objetivo do cliente, que era não apenas realizar um evento de relacionamento a nível nacional, mas proporcionar aos colaboradores uma experiência de lazer completa.

Diferencial: Como diferencial, a empresa organizadora oferece: relação custo x benefício, glamour, recall de 12 anos, soluções estratégicas de acordo com as necessidades do cliente, infra-estrutura completa num só lugar, produção de roteiros e eventos diferenciados, variedade de navios de alta qualidade disponíveis, infinidade de roteiros e múltiplas opções de lazer e entretenimento.

Resumo do case
O conceito do navio MSC Orchestra é “música para os seus ouvidos”, ou seja, é um navio no qual todos os instrumentos trabalham em perfeita harmonia para que a estadia dos clientes seja perfeita. Foi a bordo deste maravilhoso transatlântico que a Projeto Aquarius realizou o 5º ENCONTRO NACIONAL NIPOFLEX, de 17 a 20/03/2012.
No primeiro dia, os 1.062 convidados da Nipoflex foram recepcionados com um delicioso jantar. No segundo, aconteceu a reunião anual Nipoflex, propriamente dita, com apresentações, certificações, brincadeiras, jogos, homenagens e premiações. No mesmo dia os convidados também desfrutaram do jantar italiano, especialidade do navio. No terceiro dia, todos puderam desfrutar de horas livras para usufruir de todo o conforto e luxo do MSC Orchestra, além de sua animada programação. No quarto dia, os convidados foram levados novamente ao porto de Santos, chegando ao fim da viagem.
O projeto desenvolvido levou o público da Nipoflex a um encontro surpreendentemente agradável, fora dos padrões burocráticos que as convenções anuais das empresas costumam realizar.

Origem e evolução até o presente:
A Projeto Aquarius tem sido a realizadora do Encontro Nacional Nipoflex desde a sua segunda edição:
- 2º Encontro Nacional Nipoflex – MSC Sinfonia - 25 a 28/03/09 - 303 passageiros.
- 3º Encontro Nacional Nipoflex – Hotel Barra Bonita/SP - 25 a 28/03/2010 – 630 passageiros.
- 4º Encontro Nacional Nipoflex – Navio Costa Serena – 12 a 16/03/2011 – 750 passageiros.

Ações desenvolvidas
O navio MSC Orchestra partiu do porto de Santos e passou por Ubatura e Ilhabela, retornando à Santos. A Projeto Aquarius foi responsável pelas seguintes ações: automação do evento; credenciamento e pré check-in na cidade de São Paulo; deslocamento terrestre de convidados para o Porto de Santos (SP); embarque e desembarque de fornecedores e materiais em geral nos portos de Santos e Ilhabela, além de todos os materiais necessários para o evento – inclusive aqueles com demanda junto às autoridades alfandegárias e aduaneiras -; traslados diferenciados de chegada e saída do navio, coordenação do embarque no navio e distribuição por cabines; tratamento diferenciado para as cabines Vips; folders; convites; anúncios; veículos de comunicação interna ou externa da empresa; site;informativos; banners do restaurante e recepção; sinalização do evento (comunicação visual da ação de marketing); uniformes personalizados staff da Projeto Aquarius; organização do cerimonial e jantares.

programação do evento:

1º dia - 17/03/2012 - sábado

18h - saída do porto de Santos


2º dia - 18/03/2012 - domingo

08h - chegada em Ubatuba

08h30 - abertura.

08h45 - certificação de consultores

09h25 - apresentação ELAVOn

09h55 - homenagem a bancos

11h35 - premiações

19h - partida de Ubatuba


3º dia - 19/03/2012 - segunda-feira

08h - chegada em Ilhabela

19h - partida de Ilhabela

4º dia - 20/03/2012 - terça-feira

08h - chegada em Santos para desembarque

Materiais utilizados

Para estimular essa integração e desejar boas vindas, na recepção do evento foram entregues kits para cada um dos convidados, contendo:
- camiseta do evento, para ser usada no evento do dia 18/03.
- Folder explicativo (boas vindas)

Além disso, foi distribuído o Jornal Diário: entregue todos os dias nas cabines, com a programação diária.

canais de comunicação utilizados
- banner de recepção e durante o desenrolar da viagem.
- telões
- rádio interna
- bexigas
- infláveis


Estrutura e acomodações
O evento foi realizado a bordo de um dos navios mais novos da frota da MSC. Inaugurado em 2007, o transatlântico é decorado ao estilo mediterrâneo e é a materialização da harmonia. Seus instrumentos harmônicos são o design, a segurança e o conforto. Juntos, eles fazem do MSC Orchestra o navio perfeito para a realização do 5º Encontro Nacional Nipoflex.
A distribuição de espaços abertos e fechados, foi ideal para um encontro que uniu o charme e a tradicionalidade de convenção, com a descontração de uma viagem de incentivo.

O navio conta com lazer completo e espaçosas acomodações: pista de cooper, Savannah Bar decorado com estampas de animais, Purple Bar, ou o hollywoodiano Zaffiro Bar, Casino Palm Beach, Covent Garden Theatre. Além de 16 conveses, comcomplexos de sauna e banheiras de hidromassagem. Restaurantes, pizzarias, brinquedoteca, Teen’s Club e discoteca.

Galeria de imagens
COMUNICAÇÃO VISUAL
BRINDE
HOSPITALITY DESK
RECEPCIONISTAS
RECEPCIONISTAS
STAFF
FOLDER DE BOAS VINDAS
FOLDER DE BOAS VINDAS
   

 

Desafios e soluções
Tínhamos um desafio: em 2011 organizamos o mesmo evento para 750 pessoas. Agora teríamos que organizá-lo para 1.062 pessoas, um público quase 30% maior do que o da última edição. Tínhamos que organizar um evento impecável, do planejamento à recepção dos convidados.
E foi o que fizemos. Mesmo com o número expressivo de participantes, em um megaevento de alto nível, recebemos os 1.062 convidados da Nipoflex durante quatro dias a bordo do transatlântico de luxo MSC Orchestra para uma convenção nacional única. Utilizamos a expertise de nossos funcionários altamente treinados e preparados para lidar com as mais diversas situações, mesmo em alto mar. Os convidados desfrutaram de todas as opções esportivas, de lazer, entretenimento e bem-estar a bordo. Foram cinco agradáveis dias, que estimularam a integração entre os funcionários da Nipoflex.

A principal estratégia da Projeto Aquarius é trabalhar, em seus eventos, somente com empresas especializadas e que também trabalhem com tecnologia de ponta, serviços de qualidade e produtos de primeira linha.
Com isso garantimos o fornecimento de um serviço de alta qualidade, no padrão de exigência que nossos eventos demandam.
Confira abaixo a lista de fornecedores e seus respectivos serviços:

1. Equipamentos, sonorização, iluminação e efeitos especiais: foi utilizada a estrutura do navio.
2. Palco: foi utilizada a estrutura do navio.
3. Som: foi utilizada a estrutura do navio.
- sistema de som (PA e monitor) conforme rider técnico das bandas, adaptados para o local.
- consoles digitais ou analógicos.
- áudio compatível com o local.
Utilizamos PA compatível como o número de pessoas e a área livre da piscina. Nos preocupamos em apresentar um som de qualidade aos nossos convidados, sem ruídos.
4. Iluminação: foi utilizada a estrutura do navio.
5. Telões: foi utilizada a estrutura do navio.
6. Equipamentos para DJ:
- 1 mixer Pioneer DJM 600;
- 2 CDJs 400 Pioneer;
- 2 toca-discos Technics SL 1200 MK2; de monitor de cabine;
- 1 sistema
- reforço de sistema de som para discoteca.
Tivemos a bordo o DJ Edu Brown que animou o público durante todo o evento, tornando-se um marco de animação e descontração.
7. Mão-de-obra:
- Equipe de carregadores no cais de Santos (embarque, desembarque e montagem), Equipe da Projeto Aquarius e de logística: ao total foram aproximadamente 50 pessoas envolvidas na realização - antes, durante e depois do mesmo.

- Critérios de seleção e treinamento: através de entrevistas e seleção dos colaboradores: guias formados e devidamente cadastrados na Embratur;
8. Registro fotográfico: Agência Xis
9. Saúde: O navio conta com atendimento médico, medicamentos e equipamentos necessários para dar suporte aos participantes.
10. Salvamento e incêndio: a MSC Cruzeiros realiza em todos os seus cruzeiros exercícios de salvamentos obrigatórios com todos os passageiros e tripulantes. Além disso, disponibiliza as orientações através de material informativo impresso e eletrônico (vídeo) encontrado nas cabines e por todo o navio. A equipe de segurança e tripulação é treinada para práticas de emergência e incêndio e faz checagem rotineira nos ambientes e espaços de todo o navio.
11. Serviços prestados, próprios ou terceirizados:
- Animação artística: o navio conta com uma equipe responsável pelo entretenimento do público (como por exemplo, peças de teatro, DJs e bandas), porém o time da Projeto Aquarius colaborou com dois profissionais para cuidar da animação da piscina, diariamente, além do DJ Edu Brown.

- Uniformes: fornecidos pela Projeto Aquarius;
- Seguros: Travel Ace
- Recolhimento de detritos: MSC Cruzeiros;
- Traslados – Empresa Iris Sol & Mar
- Logística – Botelho & Marketing

Galeria de imagens
MSC ORCHESTRA
MSC ORCHESTRA
     

 

Na edição de 2011 o custo total do evento foi de R$ 549.534,87 (Quinhentos e quarenta e nove mil, quinhentos e trinta e quatro reais e oitenta e sete centavos).
Nesse ano, o custo total foi de R$ R$ 937.827,02 (novecentos e trinta e sete mil, oitocentos e vinte e sete reais e dois centavos).
Segue, abaixo, o detalhamento dos gastos:

1.062 cabines (tarifa marítima e taxas) = R$ 851.374,52

comissão fornecedor = R$ 95.462,27

25 cabines adicionais (com taxas) = R$ 55.965,50

comissão fornecedor = R$ 6.876,75

Dj Edu Brown = R$ 2.000,00

Logística Botelho = R$ 8.500,00

comissão fornecedor = R$ 2.000,00

Recepcionistas = R$ 10.177,00

comissão fornecedor = R$ 1.000,00

Ogmos = R$ 5.600,00

6 Porta Banners = R$ 330,00

Locação de 15 Rádios HT = R$ 1.080,00

Despachante Aduaneiro = R$ 1.500,00

Transfer Porto Santos/Panamby = R$ 1.300,00

comissão fornecedor = R$ 200,00

TOTAL recebido (comissão do fornecedor) = R$ 105.539,02

TOTAL de despesas pagas = R$ 18.357,96

LUCRO FINAL DO EVENTO = R$ 87.181,06

Indicadores de sustentabilidade

Os navios utilizados nos eventos a bordo da Projeto Aquarius estão preparados para atender às normas ambientais e trabalham com o objetivo de eliminar ao máximo os sistemas e processos poluentes. A preocupação vai desde motores de última geração, que economizam combustíveis e poluem menos, até tintas especiais para pintura do casco, que aumentam o desempenho de navegação da embarcação reduzindo assim o consumo de combustível. Além disso, todo o lixo é tratado e armazenado conforme exigências da Organização Mundial de Saúde e órgãos reguladores do meio ambiente.
Além de realizar eventos com o menor prejuízo possível para o meio ambiente, a Projeto Aquarius exerce a sua responsabilidade social. Desde dezembro de 2003, apóia o Abrigo São Januário (situado na Aclimação, na cidade de São Paulo), que atende crianças e adolescentes que se encontram sob a guarda da justiça. A empresa assessora a instituição em um projeto de terapia floral, custeando todo o tratamento e fornecendo materiais de apoio.
Pelo fato do modelo de negócio da Nipoflex ser o de concessão comercial, muito similar ao sistema de franquia, com a diferença da isenção de royalties, taxas administrativas ou de publicidade. Essa isenção de taxas diversas, diferentemente do modelo de negócio de franchising, provoca o seguinte fenômeno: cada loja atua em diferentes ações sociais de forma individual em sua cidade, o que acreditamos ser uma boa política de responsabilidade social, uma vez que considerando que estamos em 19 estados brasileiros com mais de 300 lojas, as ações sociais da família Nipoflex tem uma abrangência muito grande.
Ao longo da história da Nipoflex, acompanhamos concessionários prestando auxílio(financeiro ou não) desde asilos, ONGs, hospitais, etc, até ajudando um único indivíduo com comida, roupas, etc. Em razão da Matriz da marca estar sediado em São José do Rio Preto, a Nipoflex tem auxiliado entidades locais com doações, auxílios diversos, etc.
O próximo passo da marca em relação a este tema é o lançamento de campanhas de endomarketing focadas cada vez mais nas ações sociais, sustentabilidade, enfim, na importância da responsabilidade social como Empresa e como cidadão.

LINK PARA VIDEOCASE:
https://www.facebook.com/video/video.php?v=390033817726033

Galeria de imagens
MSC ORCHESTRA
       

 

 
  • contato: (11) 2538-4156 - (11) 7377-8878