Em 50 anos, a TKMCL se tornou líder mundial na produção de virabrequins, bielas e outros componentes forjados, uma referência no ramo e impactou profundamente o desenvolvimento da comunidade em que foi inserida, a cidade de Campo Limpo Paulista, há 60 quilômetros da capital.
Junto com as coligadas nos Estados Unidos e Alemanha, e com as novas fábricas na China e na Índia, a TKMCL compõe o ThyssenKrupp Forging Group. No Brasil, a empresa é uma das maiores forjarias da América Latina e um dos principais fornecedores da indústria automotiva, além de atender também ao mercado global. Em 2012 a fábrica de Campo Limpo Paulista ocupa um terreno de mais de 1 milhão de m² e emprega aproximadamente 3 mil trabalhadores.
A Netza propôs um trabalho de resgate da memória dos 50 anos com o levantamento e compilação de centenas de documentos e fotos históricas e entrevistas com personagens que participaram de momentos importantes da empresa, que resultaram em um evento comemorativo para os principais clientes, parceiros e autoridades do setor. O evento apresentou o resultado desse trabalho e presenteou os convidados com um livro comemorativo dos 50 anos da TKMCL.
Utilizando uma comunicação sofisticada que valorizava a empresa no Brasil, foi enviado via e-mail o save the date do evento para o mailing da TKMCL. 10 dias depois, os 400 convites impressos nominais foram entregues. A peça utilizou papel especial, seguindo os padrões do brandguide da empresa. Ambas as peças – e-mail save the date e convite impresso - tinham versões português e inglês.
O RSVP ativo e receptivo foi realizado pela agência durante 25 dias, por profissionais bilíngues que garantiam relatórios diários para controle do cliente, em relação à chegada dos convites em mãos aos destinatários e suas confirmações de presença. Esse controle permitiu também a organização dos assentos nas mesas e combinação de lugares estratégicos para o relacionamento, já que no evento tivemos a presença de autoridades e homenageados, que subiam ao palco para discursos.
O local escolhido foi a Casa Fasano, no bairro do Itaim Bibi, São Paulo. Além da estrutura versátil para implantação da proposta cenográfica; a assinatura do Grupo Fasano e localização próxima aos principais hotéis categoria internacional foram importantes nesta definição. O evento contou com diversos membros top executive da Companhia e a logística de chegada e saída desses convidados no espaço foram planejadas pela Netza de forma a garantir a segurança e normas internacionais da empresa para presença de seus executivos em eventos.
A implantação cenográfica utilizou toda a área útil do espaço com o receptivo sendo feito na área externa, na chegada do vallet park. No balcão os convidados foram recepcionados por uma equipe de 08 promotoras, sendo 02 bilíngues, para confirmação de presença. A entrada para o evento feita por um túnel de aproximadamente 3,5m composto por imagens de arquivos legendadas e TVs de plasma com edição de vídeos representativos da história da empresa. O conteúdo era parte da pesquisa histórica realizada pela Netza e foi editado em décadas, da inauguração até os dias atuais. Era um convite para que os convidados entrassem em contato com a rica história da empresa através da compilação de dados e imagens.
Após o túnel o público adentrava em um lounge finamente ambientado, onde exploramos um mix de mobiliário clássico com peças de design moderno, paisagismo sóbrio e lustres em cristal. Essa área receptiva foi separada da área do jantar por uma cortina maquinada que somente seria aberta após as ações do primeiro momento do evento.
No lounge os convidados foram recepcionados por um coquetel e a apresentação de 30 minutos com 100 vozes do coral Infanto-Juvenil e Adulto mantido pela ThyssenKrupp na cidade de Campo Limpo Paulista, como parte das ações sociais desenvolvidas pela empresa no Centro Cultural do município. O projeto envolve comunidade e funcionários e não poderia ser esquecido em um momento tão importante da empresa.
Para esta apresentação, o grupo ensaiou acompanhado de músicos instrumentais, em uma iniciativa exclusiva para o evento, e recebeu um figurino especial personalizado para os 50 anos, inspirado no modelo clássico dos corais eruditos. O repertório incluiu músicas nacionais e a ação representou o investimento social da empresa na cultura brasileira.
Com a abertura do salão de jantar o público encontrou mesas dispostas com decoração elegante e cardápios e agendas personalizadas sob os pratos. Para conduzir o evento, tivemos a presença de um mestre de cerimônias conceituado, dando uma dinâmica profissional e diferenciada ao conteúdo que foi apresentado, interagindo com a plateia de forma inteligente e descontraída, o jornalista e apresentador Tadeu Schmidt.
A roteirização e discursos do evento foram criados pela Netza e teve início com o MC dando boas-vindas aos convidados, agradecendo a presença de todos e falando sobre a importância dos 50 anos da ThyssenKrupp Metalúrgica Campo Limpo.
Em seguida, imagens foram projetadas em um telão. Entrou uma música de fundo e Tadeu convida todos a imaginarem um futuro em que o desenvolvimento andará de mãos dadas com a responsabilidade ambiental. Onde as máquinas servirão para trazer comodidade e oportunidade aos seres humanos. Um futuro onde o ser humano é valorizado acima de tudo, e todas as culturas conviveram em paz e harmonia. Um futuro em que a educação e as crianças são valorizadas, pois são elas que tornarão possível tudo o que nós imaginarmos. Concluiu sua fala dizendo que é neste futuro que a ThyssenKrupp Metalúrgica Campo Limpo sempre acreditou. Que é pensando neste futuro que ela trabalhou nos últimos 50 anos e é nele que continuará trabalhando nos próximos 50. Ao final da fala de Tadeu Schmidt, as crianças do Coral infantil da TKMCL se posicionaram no palco e cantaram “Imagine”, de John Lennon, acompanhadas de um trio de músicos ao vivo (piano, saxofone e violino).
No momento em que o coral terminou sua apresentação, o grupo “Groove Allegro” entrou em cena entre os convidados e iniciou uma percussão, juntamente com um conjunto instrumental já posicionado no palco, gerando um contraste de ritmos emocionante.
Após a apresentação, Tadeu Schmidt voltou ao palco e anunciou a entrada do Presidente da TKMCL, Sr. Walter Medeiros, que discursou sobre a história empresa, suas vitórias e desafios e sobre a importância do capital humano.
No momento do discurso, 06 nomes representaram os atuais e ex-colaboradores da TKMCL, recebendo a homenagem por suas colaborações nos 50 anos de ThyssenKrupp Metalúrgica Campo Limpo. Eles receberam uma replica miniatura de um virabrequim personalizada com o nome e logo de comemoração aos 50 anos da empresa.
Para finalizar o momento de discursos, o CEO do grupo ThyssenKrupp, Dr. Heinrich Hiesinger se apresentou com um vídeo da matriz. Após o jantar, o show da cantora Maria Rita emocionou o público.
Na saída do evento, uma área do café foi reservada para entrega do presente final. Os convidados receberam o livro comemorativo da ThyssenKrupp Metalúrgica Campo Limpo: “Impulsos. Vivendo com a ThyssenKrupp Metalúrgica Campo Limpo”, encarte personalizado e uma tag de agradecimento.