Divulgação para engajamento do cliente
O PLANET 21 tem uma estratégia para informar os clientes e encorajá-los a contribuir com as ações nos hotéis. Da reserva até o atendimento no restaurante, os hóspedes são submetidos a diversas mensagens educativas, para que, com gestos simples contribuam ativamente com a postura sustentável do hotel. O tom das mensagens é sempre amigável, pretendendo sensibilizar sem constranger.
Os itens de comunicação do PLANET 21 não são os mesmos para todos os hotéis, eles variam de acordo com um sistema de classificação de níveis das unidades. Existe um documento em nossa empresa, chamado CARTA 21, que apresenta 65 diretrizes sustentáveis que as unidades devem seguir e, é a partir do cumprimento dessas diretrizes, que os hotéis são classificados em níveis que determinam a comunicação que será aplicada. Isso dá credibilidade e garante aos clientes a solidez do programa e a efetividade das práticas implementadas.
Reserva
No ato da reserva, o hóspede toma conhecimento da logomarca do PLANET 21, podendo ter acesso às iniciativas exitosas do hotel na área de sustentabilidade. Além disso, como critério de busca, por exemplo, ele poderá optar por hotéis certificados.
Entrada
Ao entrar em um hotel certificado, o hóspede verá um grande adesivo transparente que informa a certificação adotada pelo hotel e a data de sua realização.
Quartos
Alguns compromissos são relembrados em diversos suportes de comunicação, mostrando ao cliente que ele está em um hotel que desenvolve iniciativas sustentáveis.
Algumas peças e seus conteúdos: Porta dos quartos (Portas 21, em alusão ao nome do programa, e à presença de materiais “ecorotulados” ou “ecodesigned” no quarto), adesivos para interruptores (convidando o hóspede a apagar as luzes e economizar energia), tag de banheiro propondo a reutilização de toalhas (no contexto do Plant for the Planet), adesivo para lixeiras (indicando a realização de coleta seletiva) e etiqueta para produtos “ecorotulados”(como os produtos de boas vindas “amenities”).
Áreas de circulação
As TVs das recepções projetam slides com informações sobre o PLANET 21.
Além disso, nas áreas comuns dos hotéis com melhor classificação no ranking da Carta 21, estão disponíveis murais com informações sobre o programa.
Lançamento interno do programa de desenvolvimento sustentável
A Accor planejou e implementou uma grande campanha de lançamento para todos os colaboradores da América Latina, com o objetivo de apresentar o novo programa e reforçar a transversalidade do tema, convidando os colaboradores a incorporar os princípios e metas do PLANET 21.
A ação começou com um teaser para chamar a atenção de quem circulava pela empresa. No dia 5 de abril, as portas dos elevadores da sede e do Centro Administrativo e Financeiro (CAF), ambos em São Paulo, foram adesivados com ícones dos sete pilares, despertando a curiosidade nos colaboradores sobre o significado dos ícones que remetiam aos pilares: saúde, natureza, carbono, inovação, local, emprego e diálogo. Como reforço, esse mesmo conteúdo foi enviado por e-mail MKT para todos os colaboradores da América Latina.
Evento de Lançamento
No dia 11 de abril, os colaboradores da sede foram reunidos para conhecer o PLANET 21 pelas palavras do COO da Accor para América Latina, Roland de Bonadona. Sem dúvida um aval dos mais importantes para o programa, que encoraja e dá poder de participação a todos da Accor.
No dia 25 de abril, foi realizada uma coletiva de imprensa no Sofitel Rio de Janeiro com a presença do CEO mundial da Accor, Denis Hennequin, para oficializar o lançamento do novo programa de desenvolvimento sustentável do Grupo: o PLANET 21.
Nesse mesmo dia, foi realizado em todos os hotéis do Brasil o PLANET 21 Day, ocasião para os hotéis de realizarem ações de desenvolvimento sustentável nos sete pilares estratégicos do PLANET 21.
Ainda foram fixados, imensos pôsteres nos andares da sede e do CAF, expondo os pilares do programa. Estas peças permanecerão afixadas até o final de 2012, a fim de que fixar as informações sobre o PLANET 21 na mente dos colaboradores. Essa ação inovadora teve como objetivo consagrar a perenidade do programa de desenvolvimento sustentável e tornar-se um marco do novo modelo de negócios.
A campanha contou também com pop up, animações em flash, e-mails marketing variados, assinatura para e-mail, tag com uma maçã como brinde (em alusão ao pilar saúde). Houve também ampla cobertura dos veículos corporativos: informe (newsletter eletrônico), Heppa! (periódico semanal), animações para TV corporativa e notícias na intranet.
Concurso cultural
Para aumentar a adesão e fomentar o engajamento do do público interno, foi lançado um concurso cultural, no qual o colaborador, para participar, necessariamente deveria conhecer o PLANET 21. De modo que a participação fosse o mais democrática possível foram criadas duas mecânicas diferenciadas, contemplando todo o público da Accor na América Latina.
Na sede e no CAF, onde todos os colaboradores têm acesso a Intranet, o concurso aconteceu por meio de um quiz eletrônico, cujas perguntas só poderiam ser respondidas caso o colaborador circulasse pela empresa para procurar as respostas nos pôsteres dos andares.
Os hotéis participaram respondendo a passatempos exclusivos, criados com a temática PLANET 21- uma palavra cruzada e um caça-palavras. Estes deveriam ser preenchidos e entregues aos padrinhos de comunicação (um representante da área de comunicação) do seu hotel para encaminhamento à Sede da empresa
Os prêmios para o Brasil eram boxes viva Brasil+!, com os quais o colaborador teria vivências em esportes ou em contato com a natureza estabelecendo, assim, uma associação com o pilar ”natureza” do programa. Para os demais países da América Latina foram sorteados vales-compra de R$ 75,00 da loja virtual amazon.com.
Concurso para filho, sobrinhos ou enteados de funcionários
A Accor acredita que envolver a família do colaborador é uma excelente estratégia de engajamento, sobretudo em se tratando de desenvolvimento sustentável.
A partir dessa premissa, foi lançado um concurso para filhos, sobrinhos ou enteados de funcionários que ofereceu como prêmio uma bicicleta. Para participar, bastava que a criança usasse sua criatividade e fizesse um desenho inspirado nos pilares do PLANET 21, s trabalhos que estavam de acordo com os critérios de avaliação foram julgados por um grupo heterogêneo de colaboradores da sede.
Desenho vencedor foi da Maria Vitória, filha do Ubiraci de Jesus, supervisor de governança do Mercure Brasília Eixo Monumental, que ganhou a bicicleta como prêmio pelo melhor desenho do concurso cultural Planet 21.
VEJA TODAS AS PEÇAS DESCRITAS, NA GALERIA DE IMAGENS.
ENCERRAMENTO
O PLANET 21 representa o modelo de negócios do Grupo Accor. As metas transversais impactam em todas as esferas da organização, representando valorização do capital humano, dos recursos naturais, e a promoção de inovações tecnológicas para suavizar o impacto de suas operações em todo o mundo.
O desenvolvimento sustentável está na cultura organizacional e representa o compromisso e respeito do grupo pelo meio ambiente e pelas pessoas. Com o PLANET 21 a empresa materializa a sustentabilidade todos os dias.