PLANET 21
Em abril de 2012, foi lançado o programa PLANET 21, uma nova estratégia global de desenvolvimento sustentável, que define 21 compromissos e 21 metas ambiciosas, divididas em sete pilares de atuação, que deverão ser atingidos até 2015. A iniciativa inclui um programa para informar os hóspedes e os colaboradores encorajando-os a contribuir com o desenvolvimento sustentável da empresa, das pessoas e das comunidades.
O nome do programa é uma referência à Agenda 21, um plano de ação adotado por 173 Chefes de Estado na ECO-92 (Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento – realizada no Rio de Janeiro).
O esquema do PLANET 21 está estruturado em 21 medidas concretas, cada uma com objetivos ambiciosos e quantificáveis que todos os hotéis devem perseguir até 2015. Essas metas vão desde áreas como alimentação responsável, redução no consumo de água e energia até prevenção de doenças.
Conheça a seguir os pilares, compromissos e metas do PLANET 21:
SAÚDE
Recebendo os hóspedes com uma garantia.
Fornecemos aos hóspedes e aos colaboradores um ambiente saudável, que os tranquiliza em relação aos riscos relacionados à alimentação, higiene e amenização do impacto ambiental de nossos hotéis.
Compromissos:
Garantir interiores saudáveis;
Promover uma alimentação responsável;
Prevenir doenças.
Objetivos para 2015:
85% dos hotéis deverão usar produtos com embalagens eco-rotuladas;
80% dos hotéis deverão disponibilizar opções de pratos balanceados;
95% dos hotéis deverão organizar treinamento de prevenção de doenças para os colaboradores.
NATUREZA
Preservar, reciclar e replantar.
Para proteger nosso meio ambiente, estamos reduzindo nosso consumo de água e reciclando nosso lixo. Além disso, a Accor já financiou o plantio de dois milhões de árvores, como parte de um projeto de reflorestamento global das Nações Unidas, o Plant for the Planet.
Compromissos:
Reduzir nosso uso de água;
Expandir a reciclagem do lixo;
Proteger a biodiversidade.
Objetivos para 2015:
15% de redução no consumo de água entre 2011 e 2015 (hotéis próprios/locados);
85% dos hotéis deverão reciclar seu lixo;
60% dos hotéis deverão participar do projeto de reflorestamento Plant for the Planet.
CARBONO
Reduzir e otimizar.
O consumo de energia em um hotel é o principal fator de impacto ambiental e também a principal área de aprimoramento. Estamos comprometidos com a aplicação ampla e sistemática de medidas de economia de energia e com a utilização de energias renováveis.
Compromissos:
Reduzir nosso consumo de energia;
Reduzir nossas emissões de CO2;
Aumentar o uso de energias renováveis.
Objetivos para 2015:
10% de redução do consumo de energia entre 2011 e 2015 (hotéis próprios /locados);
10% de redução em emissões de CO2 entre 2011 e 2015 (hotéis próprios /locados);
10% dos hotéis deverão utilizar energias renováveis.
INOVAÇÃO
Inventar e transformar.
Integrando totalmente o desenvolvimento sustentável em nossos procedimentos operacionais e ofertas, estamos respondendo pró-ativamente às expectativas dos clientes e apoiando o desenvolvimento de novos modelos de negócios. A meta é fazer do PLANET 21 um laboratório para a indústria hoteleira de amanhã.
Compromissos:
Encorajar o eco design;
Promover a construção sustentável;
Introduzir ofertas e tecnologias sustentáveis.
Objetivos para 2015:
40% dos hotéis deverão ter pelo menos três componentes eco-designed;
21 hotéis novos ou reformados deverão ser certificados como construções sustentáveis;
20% dos hotéis próprios e locados deverão oferecer soluções tecnológicas para eventos com baixo impacto ambiental.
LOCAL
Contribuir e proteger.
Firmemente enraizados nas localidades onde estamos implantados, apoiamos diretamente o princípio de desenvolvimento econômico compartilhado e protegemos os ativos mais preciosos e vulneráveis das comunidades onde estão nossos hotéis: as crianças e os ecossistemas naturais nos quais operamos.
Compromissos:
Proteger crianças contra o abuso e a exclusão;
Apoiar práticas de compras responsáveis;
Proteger ecossistemas.
Objetivos para 2015:
70% dos hotéis deverão se comprometer com o combate a exploração sexual de crianças e adolescentes;
70% de hotéis deverão comprar e promover produtos originários de seu país-sede, ajudando o desenvolvimento local;
100% dos hotéis deverão banir dos menus dos restaurantes as espécies de peixes e frutos do mar ameaçados de extinção.
EMPREGO
Desenvolver e promover.
Nosso desenvolvimento dinâmico está embasado na extraordinária diversidade social, cultural e profissional de nossos 180 mil colaboradores. Nós os ajudamos continuamente a desenvolver suas habilidades e responsabilidades, com o objetivo de oferecer-lhes carreiras motivadoras e recompensadoras, aumentando sua empregabilidade.
Compromissos:
Apoiar o crescimento e o desenvolvimento das competências dos nossos colaboradores;
Fazer da diversidade um ativo;
Melhorar a qualidade da vida no trabalho.
Objetivos para 2015:
75% dos gerentes dos hotéis deverão ser promovidos internamente;
Mulheres deverão representar 35% dos gerentes dos hotéis;
100% dos países-sede deverão organizar pesquisas de opinião para colaboradores a cada dois anos.
DIÁLOGO
Compartilhando e interagindo.
Nossos compromissos relacionados a franquias e fornecedores são compartilhados na estratégia de desenvolvimento sustentável com os parceiros do grupo, integrando-os em um processo de corresponsabilidade.
Compromissos:
Conduzir nossos negócios de forma transparente;
Engajar nossos hotéis franqueados e administrados aos compromissos e metas do Grupo;
Compartilhar nosso compromisso com fornecedores.
Objetivos para 2015:
A Accor deverá estar incluída em seis índices ou padrões de investimento responsável, internacionalmente reconhecidos;
40% de todos os hotéis deverão ser certificados pela ISO 14001 ou EarthCheck (exceto o segmento econômico);
100% dos contratos de compra deverão cumprir nosso Estatuto de Compras 21.
***
Para o Grupo desenvolvimento sustentável é vital para criar um novo modelo de negócio, mais respeitoso em relação aos recursos naturais e aos seres humanos. Por isso, o PLANET 21 é mais do que um compromisso ético; é também uma poderosa alavanca que aumentará a competitividade da marca, a atratividade da empresa e garantirá a fidelidade dos parceiros, colaboradores e clientes que desejem atuar com a empresa a favor de um crescimento responsável, capaz de criar valor compartilhado para todos.
O PLANET 21 prevê ainda a informação, o engajamento e encorajamento à participação de colaboradores e hóspedes, em busca do objetivo comum de proteger o planeta, sua população e o meio ambiente, repensando a indústria hoteleira de forma sustentável.
3. Histórico de evolução e desempenho
Para criar uma estratégia inovadora, adaptada as condições locais específicas, a Accor realizou uma auditoria em 2010, que resultou na elaboração de uma base de informações abrangentes e confiáveis.
Além disso, estabeleceu uma plataforma de conhecimento compartilhado sobre desenvolvimento sustentável na indústria hoteleira. Também disponibilizou para o público em geral, gratuitamente, dois estudos sem precedentes, voltados para a liderança do progresso do setor como um todo.
O primeiro estudo, conduzido pelo IFOP (Institut Français d'Opinion Publique) com 7.000 clientes em seis países, permitiu uma melhor compreensão das preocupações da clientela de hotéis sobre a questão do desenvolvimento sustentável. Com um entre dois hóspedes declarando que levam esse critério em conta ao escolher um hotel, a pesquisa mostrou que o desenvolvimento sustentável é um critério de escolha em crescimento, que está se tornando cada vez mais importante para os clientes.
O segundo estudo, conduzido em parceria com a PwC (PricewaterhouseCoopers), utilizou a metodologia de análise de ciclo de vida, levando à criação de uma auditoria ambiental dos 4.400 hotéis do Grupo. A partir daí foram identificados os principais impactos e áreas onde deveria haver progressos, além de novas necessidades, como, por exemplo, o impacto de serviços de restaurante no meio ambiente e o gerenciamento de dejetos de canteiros de obras. Esses estudos, reflexões e consultas internas com nossos principais acionistas permitiram a definição de 21 compromissos concretos que unissem nossos colaboradores pelo Planeta e oferecessem a nossos clientes a oportunidade de contribuir com a sustentabilidade
Divulgação para engajamento dos clientes
O PLANET 21 tem uma estratégia de comunicação para informar os clientes e encorajá-los a contribuir com as ações nos hotéis. Da reserva ao check out, os hóspedes são submetidos a diversas mensagens educacionais, para que, com gestos simples, contribuam ativamente com as iniciativas do hotel. O tom das mensagens é sempre amigável de modo a sensibilizar sem, entretanto, constranger os clientes.
• Reserva - No ato da reserva, feita pela internet, o hóspede tem o seu primeiro contato com o PLANET 21 por meio da logomarca do programa, podendo ter acesso às iniciativas exitosas do hotel na área de sustentabilidade. Além disso, como critério de busca, por exemplo, ele poderá optar por hotéis com certificação ambiental.
• Entrada – Na entrada do hotel, o cliente é informado quando estiver entrando em um hotel certificado (ISO 14001, Earth Check, HQE e BBC), através de um grande adesivo transparente.
• Quartos – Uma recapitulação dos 21 compromissos está afixada nas portas dos quartos, para lembrar os clientes de que estão em um hotel responsável, informando, por exemplo, sobre os produtos eco rotulados presentes naquele quarto.. Além disso, existem adesivos em locais específicos como interruptores de energia e lixeiras de coleta seletiva, que convidam o hóspede a economizar energia, ou enviar resíduos para reciclagem, para torna-los um elo ativo na cadeia. Áreas de circulação – As áreas públicas, como recepções e lobbies, dos hotéis trazem apresentações em mural ou projeção sobre o PLANET 21 nas tvs.
Alguns outros suportes são utilizados para comunicar sobre desenvolvimento sustentável nos hotéis:
• Cartaz do “Disque 100”: comunica sobre a importância de denunciar situações de abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes.
• Pôster da Carta 21 (diretrizes atendidas pela unidade que demonstram o compromisso e as realizações na área de sustentabilidade)
• Folder do The Code (código de conduta da ONG ECPAT promovendo a proteção de crianças e adolescentes da exploração sexual)
Alguns outros suportes são utilizados para comunicar sobre desenvolvimento sustentável nos hotéis:
• Cartaz do “Disque 100”: comunica sobre a importância de denunciar situações de abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes.
• Pôster da Carta 21 (diretrizes atendidas pela unidade que demonstram o compromisso e as realizações na área de sustentabilidade)
• Folder do The Code (código de conduta da ONG ECPAT promovendo a proteção de crianças e adolescentes da exploração sexual)
É importante ressaltar que os materiais de comunicação sobre o PLANET 21 não são os mesmos para todos os hotéis, e dependendo estágio alcançado pela unidade em nas diretrizes de desenvolvimento sustentável, avaliado de acordo com uma lista de 65 diretrizes comuns elencadas no instrumento chamado Carta 21. A credibilidade das iniciativas é respaldada pela gestão do atingimento às diretrizes.