Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 13ª Edição

Case: STARCLASS AUTOMOVEIS
Candidato: Gemini Tur
Cliente: Gemini Tur Excursões Passagens e Turismo Ltda
Segmento: Eventos
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Grupo StarClass Automóveis 2012 durante city tour em Sydney

Buscando sempre inovar nos serviços que presta para a Mercedes-Benz, a Gemini Tur organizou a viagem de incentivo do programa “StarClass Automóveis 2012” para um dos destinos mais exóticos e desejados do mundo: a Austrália.
Fundada em 1976 e com grande expertise nos conceitos e processos para uma viagem bem sucedida, a Gemini Tur, desde 2005, passou a se dedicar à conceituação, criação, organização e execução de viagens de incentivo, sempre alinhada às políticas e necessidades do grupo a que pertence.
Em março de 2012, durante 11 dias, nove premiados e seus acompanhantes puderam explorar os melhores cartões-postais da Austrália em uma viagem que uniu aventura, exotismo, conforto, segurança e, principalmente, momentos inesquecíveis. Sempre acompanhados pela equipe da Gemini Tur, os convidados tiveram uma programação completa e cheia de surpresas!
Título: StarClass Automóveis 2012
Tema: Austrália
Número de participantes: 30
Locais: Hamilton Island, Blue Mountains e Sydney, Austrália
Periodicidade: Anual
Abrangência: Nacional – todas as concessionárias do país são convidadas a participar

Conceito: Reconhecer o desempenho das concessionárias que se destacaram durante a campanha StarClass Automóveis, através de experiências preferencialmente inacessíveis aos ganhadores individualmente.

Projeto: A partir do briefing recebido do cliente, que já havia escolhido a Austrália como destino-prêmio, a Gemini Tur partiu para uma visita de inspeção, realizada com 6 meses de antecedência à data prevista para o embarque do grupo, para selecionar os melhores hotéis, passeios e serviços que demandam uma viagem de incentivo.
Tudo foi escolhido com critério e de maneira que garantisse a segurança e o conforto dos participantes, desde o menu das refeições até as experiências com animais silvestres.
A partir daí foi definido o conceito criativo da viagem e desenvolvidas todas as peças promocionais para estimular a participação dos concessionários na campanha e informar os premiados sobre o roteiro a realizar, incluindo cartas, brindes, sinalizações etc.
Origem e evolução: o StarClass Automóveis 2012 é uma premiação que já existe há 4 anos e que a cada edição se esforça para superar as expectativas dos convidados. O ineditismo do prêmio e o quão mais inatingível para um investimento individual determinam, diretamente, o sucesso do programa.
Com mais esta excelente viagem de incentivo realizada pela Gemini Tur, o StarClass Automóveis 2013 já está em fase de pré-

Galeria de imagens
Sydney - Harbour - Circular Quay (Crédito: Tourism Australia)
Painel de Aeroporto em Sydney (Crédito: Tourism Australia)
Hamilton Island - Whitehaven Beach (Crédito: Luxury Lodges of Australia)
Coral Bay - Ningaloo Marine Park (Crédito: Autralia's Coral Cost)
Sinalização local (Crédito: Tourism Australia)
Fauna Local - Koalas (Crédito: Tourism Australia)
Blue Mountains (Crédito: David Ireland/Tourism Australia)
Sydney Opera House (Crédito: Tourism Australia)
Escalada na Harbour Bridge, Sydney (Crédito: Tourism Australia)
 

 

Entre os três destinos recomendados pela Gemini Tur à Mercedes-Benz para a realização da viagem e após a escolha do destino-prêmio pelo cliente, o time de consultores de viagens e eventos da Gemini Tur passou a identificar os melhores locais da Austrália a se visitar, considerando que o país é razoavelmente extenso e a oferta de transporte a partir do Brasil não é grande. Entre os ícones australianos, Sydney era uma das cidades obrigatórias do roteiro, além das imperdíveis Blue Mountains. Para contrastar com uma grande metrópole, Hamilton Island foi o destino sugerido pela Gemini Tur ao cliente por oferecer possibilidades de passeios incríveis, lugares paradisíacos e infraestrutura turística de qualidade e muito confortável.
Uma das políticas da Gemini Tur é sempre conhecer o destino a fundo antes de oferece-lo ao seu cliente. A visita de inspeção possibilitou eliminar algumas dúvidas e conhecer outras opções que os roteiros turísticos da grande massa não oferecem.
A partir dessa seleção, o roteiro foi assim definido, destacando os pontos altos da viagem:

Dia 1
Brasil – Austrália, com conexão em Santiago, onde o grupo parte de suas origens (todo o Brasil) com destino ao aeroporto de Guarulhos. Os responsáveis pelo evento junto ao guia que acompanhará o grupo durante todo o evento aguardam os convidados para auxilio no check-in da companhia aérea e logo após o despacho de malas, o grupo é encaminhado ao On The Rock’s (bar no aeroporto próximo ao terminal de embarque) onde é servido um coquetel especial para eles pré-embarque.

Dia 2
O grupo continua voando.

Dia 3
Chegada em Sydney e recepção de equipe local para separação de bagagem para Hamilton Island e Sydney. As malas que ficaram em Sydney foram levadas para uma sala do hotel onde eles ficaram hospedados posteriormente e quando o grupo chegou em Sydney, após estada em Hamilton Island, as malas já estavam em seus quartos. Após a separação das malas, transfer do grupo para o aeroporto local onde o grupo embarcou com destino a Hamilton Island. O pré-check-in de voo já foi feito antecipadamente pela equipe local. Voo doméstico para Hamilton Island e alimentação servida a bordo por conta do evento. Transfer privativo do aeroporto para o hotel e check in no Beach Club Hotel com welcome drink e almoço privativos na área do gramado ao lado da piscina. As malas foram retiradas do ônibus e foram levadas diretamente aos quartos dos hóspedes sem que os mesmos nem as tocassem, pois a identificação foi feita através dos tags de bagagem personalizados. Tarde livre com quadras de tênis reservada para quem tivesse interesse. Jantar privativo em uma doca próxima ao hotel com decoração com show musical com um guitarrista.

Brindes entregues nos apartamentos: Chinelos personalizados com o logo StarClass (01 par por pessoa) + 01 câmera fotográfica descartável para ser utilizada embaixo d’água personalizada com foto local e logo Mercedes-Benz e StarClass por casal + 01 carta de boa noite com instruções para o dia seguinte.

Dia 4
Dia dedicado aos esportes aquáticos em um barco privativo (S. V. On The Edge) onde o grupo foi levado até a praia Whitehaven. Cinco horas de passeio incluindo um breve café com petit fours no início do passeio, almoço a bordo (churrasco) e chá da tarde ao fim do passeio. O grupo também teve uma parada na praia de Whitehaven Beach por aproximadamente 1 hora com programação livre onde eles tinham como opções: snorkeling, caminhar na praia, nadar e tomar sol. Retorno ao Hotel. Jantar no restaurante Mariners com cardápio exclusivo para o grupo.

Brindes entregues nos apartamentos: 01 boomerang por casal + 01 carta de boa noite com instruções para o dia seguinte + 01 pulseira por pessoa do passeio do dia seguinte + 01 Boarding Card por pessoa personalizado com o logo Mercedes-Benz para identificar se o passageiro pertence ao grupo 1 ou ao grupo 2.

Dia 5
Saída em barco (Grupo 1) e helicóptero (Grupo 2) para Reefworld Pontoon. Este local (Fantasea Cruise) oferece ao grupo opção de mergulho, observação subaquática (submarino) e snorkeling. Eles tiveram aproximadamente 6 horas para desfrutar de todas as opções que a estrutura oferecia. (Os grupos foram divididos antecipadamente ao evento). Almoço a bordo do barco. Retorno de helicóptero (grupo 1) e barco (Grupo 2) ao hotel. Coquetel Privativo no Terraço do Restaurante com vista mar e em seguida e jantar Privativo no Hamilton Island Yacht Club, com contratação de DJ especial para o grupo.

Brindes entregues nos apartamentos: 01 Reefworld book por casal + 01 marcador de página personalizado com o Logo Mercedes-Benz que foi colocado na página onde tem uma foto do Reefworld (local onde o grupo visitou durante o dia) + 01 carta de boa noite com instruções para o dia seguinte.

Dia 6
Pelo início da manhã, o grupo deixou todas as malas para fora dos apartamentos e partiram para o café da manhã privativo com koalas no Hamilton Island Wildlife Park, onde o grupo continuou o passeio para observação de outras espécies nativas com guia local falando português e explicando sobre a fauna e a flora. Após a finalização do passeio, o grupo retornou ao hotel e realizou o check-out, partindo em seguida para o aeroporto em ônibus privativo.
Chegando no aeroporto o grupo realizou o embarque com destino a Sydney em uma companhia aérea local, onde o evento ofereceu almoço a bordo do avião (a comida não estava inclusa no bilhete, mas o evento fez uma logística especial onde os mesmos solicitavam o que queriam comer a bordo e ao fim dos pedidos, nosso guia local efetuou o pagamento).
Na chegada em Sydney foi realizado um transfer privativo para o hotel Four Seasons, onde o grupo efetuou o check-in em área privativa e foram recepcionados com um Welcome Drink incluindo champagne e canapés e as malas que foram estocadas durante a estada em Hamilton Island já estavam nos quartos deles. Tarde Livre. Jantar privativo no Wildfire Restaurant com música ambiente.

Brindes entregues nos apartamentos: 01 Foto com os Koalas por Casal + 01 porta retrato personalizado por casal+ 01 carta de boa noite com instruções para o dia seguinte.
Dia 7 – Dia Patrocinado pelo Banco Mercedes-Benz
O grupo iniciou o dia com um City tour em Sydney com o apoio de um guia local falando português durante todo o passeio e em seguida foram divididos em dois grupos para o passeio de hidroaviões com destino a Whale Beach (local onde se encontra o Jonah’s Restaurant – Um dos restaurantes mais conceituados de Sydney). No embarque dos hidroaviões havia um banner estilo Flag com o logo do Banco Mercedes-Benz e o grupo que partiu primeiro, assim que chegou ao restaurante, aguardou o segundo grupo degustando de champagne e snacks em área reservada, assim como o segundo grupo, enquanto aguardava o retorno dos hidroaviões do primeiro grupo para embarque ficaram em uma estrutura montada especialmente para eles (uma tenda com mesa de apoio) degustando também de champagne e snacks. Almoço privativo no Jonah’s Restaurant. Retorno em dois grupos nos hidroaviões. Tarde Livre. Jantar não-privativo no restaurante Sailor’s Thai e após o jantar foram servidos drinks em uma área reservada em volta da piscina para o grupo chamada de Pool Club (bar). Retorno ao hotel.

Brindes entregues nos apartamentos: 01 Livro com fotos ilustrativas da Austrália + 01 capa personalizada para o livro com o logo do Banco Mercedes-Benz e dizeres do Presidente + 01 carta de boa noite com instruções para o dia seguinte + Prismas de mesa personalizados com o Logo do Banco que foram utilizados no almoço e no jantar deste dia.
Dia 8
Passeio e escalada pela Sydney Harbour Bridge onde os grupos foram divididos em dois, e para os que não tinham interesse pela escalada foi oferecida opção de passeio com guia local falando português para o histórico distrito de Rocks e tempo curto para compras. Almoço no Heritage Hotel. Retorno ao hotel. Tarde livre. Traslado de táxi aquático para jantar no restaurante Sails em Lavender Bay, onde o grupo pode desfrutar de um jantar especial de degustação com harmonização de vinhos e retorno ao hotel de táxi aquático (os transfers aquáticos foram privativos para o grupo).

Brindes entregues nos apartamentos: 01 Bola Decorativa de Vidro Típica Local por casal + 01 carta de boa noite com instruções para o dia seguinte.


Dia 9
Saída para dia inteiro de visitação à Blue Mountains, onde o grupo foi instruído a levar apenas uma mala de mão para uma noite de hospedagem, pois os apartamentos do grupo em Sydney foram mantidos sem a necessidade de se fazer check-out e check-in novamente após um dia. Tudo isso foi pensado para que pudéssemos garantir o conforto dos nossos convidados. O grupo foi levado até o Blue Mountains National Park e tiveram parada em Wentworth Falls para tomar café e continuaram por um passeio que incluiu experiências aborígines e visitação a formação rochosa Três Marias, onde o grupo andou em um teleférico especial. Saída do parque com destino a uma vinícola da região, onde foi oferecido almoço, visitação e degustação de vinhos privativos com atração musical (Saxofone, Flauta e Vocal com Guitarra). Saída da vinícola com destino ao hotel Echoes Boutique. Check-in privativo, pois o hotel estava fechado exclusivamente para o grupo. Tarde livre. Jantar privativo no Echoes Restaurant com apresentação musical de um cantor e de um guitarrista e ao fim do jantar foi disponibilizado um karaokê para que o grupo pudesse se divertir.

Brindes entregues nos apartamentos: 01 Garrafa de Vinho Tinto Local com o rótulo personalizado com o nome da concessionária de cada casal + 01 carta de boa noite com instruções para o dia seguinte.

Foto: David Ireland/Tourism Australia

Dia 10
Check-out no hotel Echoes Boutique e retorno para Sydney com tempo livre para compras. Tarde livre. Transfer para embarque em barco privativo onde foi realizado o jantar de despedida. O início do jantar se iniciou com um brinde no pôr-do-sol e logo em seguida foi oferecido um coquetel de aproximadamente 1 hora com apresentação musical de 3 violinistas, 1 violoncelista e 1 vocalista. Após o coquetel, sem que o grupo imaginasse, o barco atracou em frente a Opera House e os mesmos foram convidados a assistir “A flauta mágica”, de Mozart. Ao término do espetáculo o grupo retornou ao barco, onde foi servido o jantar junto a outra atração musical, uma banda de Jazz. Ao final do jantar o anfitrião do evento pronunciou um discurso, fez um brinde e foi passado no telão um vídeo realizado durante toda a viagem. Após o jantar, o grupo teve a presença de um DJ. Retorno ao hotel.

Brindes entregues nos apartamentos: 01 Miniatura da Opera House de Cristal por Casal + 01 carta de boa noite com instruções para o dia seguinte.

Dia 11 - Saída para aeroporto com destino ao Brasil

É importante destacar que todas as atividades propostas foram realizadas de maneira exclusiva e personalizada, sempre preservando a segurança e o conforto do grupo. Diariamente os convidados recebiam presentes alusivos às visitas realizadas e mensagens sobre os próximos passeios, com dicas e orientações para aproveitamento total. Além disso todos os cardápios de almoços e jantares foram personalizados com o logo da Mercedes-Benz e traduzidos para o português, oferecendo a opção de inglês e português em todos os menus.

Galeria de imagens
Dia 3 - Almoço de Chegada Privativo no Hotel Beach Club, em Hamilton Island
Dia 3 - Brindes do primeiro dia em Hamilton Island
Dia 4 - Guia Miranda dá instruções de segurança em português para o grupo
Dia 4 - Passeio de barco privativo para Whitehaven Beach
Dia 4 - Desembarque em Whitehaven Beach
Dia 4 - Whitehaven Beach
Dia 4 - Brindes do segundo dia com página marcada sobre Whitehaven Beach
Dia 5 - Grupo espera partida para Coral Reef
Dia 5 - Helicóptero utilizado para voo até Coral Reef
Dia 5 - Passeio em submarino em Reefworld Pontoon
Dia 6 - Café da manhã com Koalas no Hamilton Island Wildlife Park
Dia 6 - Grupo reunido após café da manhã com os koalas
Dia 7 - City tour em Sydney
Dia 7 - Passeio de hidroavião até Jonah's Restaurant (Sydney)
Dia 7 - Vista panorâmica durante passeio de hidroavião
Dia 7 - Hidroavião durante pouso
Dia 7 - Almoço privativo no Jonah's Restaurant
Dia 7 - Almoço privativo no Jonah's Restaurant
Dia 7 - Harbour Bridge vista do hidroavião
Dia 7 - Opera House vista do hidroavião
Dia 7 - Integrantes durante passeio de hidroavião
Dia 8 - Vista panorâmica durante escalada da Harbour Bridge
Dia 8 - Jantar no Lavender Bay
Dia 9 - Passeio para Blue Mountains
Dia 9 - Blue Mountains
Dia 9 - Parte feminina do grupo durante passeio a Blue Mountains
Dia 9 - Detalhe do almoço privativo em vinícola de Blue Mountains
Dia 9 - Jantar privativo no hotel em Blue Mountains
Dia 9 - Karaokê durante jantar privativo no hotel em Blue Mountains
Dia 10 - Coquetel do jantar de despedida a caminho da Opera House
Dia 10 - Grupo assiste ao espetáculo
Dia 10 - Vista da Harbour Bridge de dentro do barco onde foi realizado jantar de despedida
     

 

Em viagens de incentivo procuramos inovar sempre na busca de oportunidades nunca antes vivenciadas pelos premiados e que respeitem os valores da empresa patrocinadora do prêmio. Um dos desafios foi garantir que todos os veículos que realizaram o transporte do grupo fossem da Mercedes-Benz. A exigência da empresa-cliente em valorizar seu próprio produto foi cumprida em todos os momentos que exigiram transporte terrestre organizados pela Gemini Tur.
Ainda vale destacar alguns desafios relevantes, como segue:
1. Instabilidade climática
2. Tempo de duração da viagem
3. Personalização dos serviços com custos acessíveis
4. Preservar a saúde e segurança dos convidados
5. Familiarização e receptividade
6. Logística e limite de bagagem
7. Preocupação e preservação do meio ambiente

Com a equipe certa e a expertise acumulada em anos de trabalho sério e engajado na qualidade, a Gemini Tur resolveu cada um dos desafios impostos:
1. De acordo com a previsão climática consultada diariamente, eram acionados planos alternativos de entretenimento e alimentação. Em Hamilton Island, por exemplo, a chuva persistiu por três dias consecutivos. Todas as alterações para garantir a execução da programação principal foram feitas antes do deslocamento do grupo, minimizando o efeito psicológico que a chuva traz para um destino de praia.
2. A longa distância entre Brasil e Austrália e também a diferença de fuso horário foram compensados com uma programação amena na chegada e uma refeição leve e equilibrada, tudo para evitar os efeitos do jet lag.
3. A cada dia de programação terminado os convidados recebiam orientações sobre o que aconteceria no dia seguinte e ganhavam brindes personalizados sobre o que haviam vivenciado ao longo do mesmo dia, destacando dicas para aproveitar melhor o programa e a surpresa dos presentes. Todo o material foi produzido diretamente com fornecedores da Austrália, otimizando recursos financeiros e logísticos, incluindo as eventuais taxas de importação e alfândega. Dessa maneira evitou-se sobretaxas e possíveis extravios.
4. Todas orientações e providências quanto a vistos e vacinas foram passadas com muita antecedência para os convidados, de maneira a garantir uma viagem tranquila e sem dissabores para o grupo. A solicitação do visto e o pagamento das taxas foram feitos pela Gemini Tur, que intermediou junto ao despachante responsável, evitando que os premiados passassem por todo o processo burocrático do consulado. Além disso, os meios de transporte pouco familiares aos participantes do grupo, como hidroavião, helicóptero e barcos, eram sempre inspecionados quanto a licenças e equipamentos de emergência. Antes do início de cada passeio os procedimentos de segurança eram passados em português para não haver erros de interpretação da língua.
5. Estar longe de casa em um destino cheio de contrastes e idioma diferente do português, poderia causar desconforto e insegurança a alguns convidados, principalmente os mais idosos. Em todas as atividades propostas a Gemini Tur disponibilizou guia turístico brasileiro com objetivo de garantir o entendimento e a satisfação de todos. Vale destacar que o guia turístico desde a primeira viagem StarClass Automóveis, há quatro anos, é o mesmo e ele permanece durante todo o tempo com o grupo. Essa personalização estabelece vínculos de confiança e entrosamento incomparáveis.
6. Os convidados receberam em suas residências duas tags diferenciados de bagagem sendo 01 de Sydney e 01 de Hamilton Island, para identificação separada das malas antes de deixar sua origem, pois o voo interno de Sydney para Hamilton Island só permitia uma bagagem de até 23kgs e mais uma mala de mão, e o voo partindo do Brasil dava direito a duas malas de até 32kg cada. Dessa maneira, evitou-se o pagamento desnecessário de excesso de bagagem e foi garantido o conforto dos passageiros, que não precisaram se deslocar com bagagem desnecessária.
7. A Mercedes-Benz desde 1997 possui um programa de responsabilidade social e ambiental, maciçamente divulgado e cobrado de seus funcionários e concessionários. Durante a viagem esses valores são constantemente resgatados nas ações propostas e alinhados aos costumes locais. Em todos os locais por onde o grupo do StarClass Automóveis 2012 o lixo produzido foi recolhido e encaminhado para reciclagem, a integração com a comunidade foi estimulada, além da valorização e preservação da fauna e flora australianas.

Vale ressaltar que todo planejamento feito só traria os resultados esperados se amplamente comunicado e tendo envolvido em sua elaboração e execução todos os responsáveis pelo seu sucesso. Sendo assim, podemos relatar que a comunicação entre o cliente, a Gemini Tur e seus fornecedores foi plena e garantiu os resultados positivos da viagem de incentivo. Muito mais que em recursos tecnológicos utilizados – e-mail, sistemas de RSVP, mensagem instantânea, SMS, MMS, telefonia móvel e rádios comunicadores – a Gemini Tur investe em visitas técnicas garantir o sucesso desse tipo de viagem.

Galeria de imagens
Tag de mala de acordo com o destino para facilitar logística e evitar excesso de bagagem
Recomendações aos passageiros quanto ao destino e programação diária
Cardápios sempre personalizados de acordo com local e tema da refeição
Rótulo personalizado do vinho entregue como brinde na suíte ao final do dia de visita à vinícola
Marcador colocado na página do livro com foto do Reefworld,local visitado pelo grupo naquele dia
Cartão de embarque personalizado para o passeio de hidroavião até Whale Beach
Chinelo entregue na noite que antecedeu o passeio de barco até Whitehaven Beach
Porta documentos personalizado com logo da campanha e destino-prêmio
Imagem utilizada para personalizar a câmera fotográfica à prova d'água para fotografias subaquáticas
 

 

Com todo o investimento realizado em tempo, estratégias, briefing, pessoas, viagem de inspeção e, principalmente, em ouvir e entender as necessidades do cliente, o maior retorno que pudemos mensurar desde o término da viagem (março/2012) foi a confirmação da próxima edição do StarClass Automóveis 2013.
Dentre as nove concessionárias premiadas na edição 2012, foram percebidos pela Mercedes-Benz:
1. Índice de participação em treinamentos foi 40% maior que os demais participantes da campanha;
2. Volume de vendas 5% maior;
3. Nota de satisfação no pós-venda 11% maior;
Também tivemos uma preocupação com os custos dos investimentos feitos para a realização plena da viagem, buscando alternativas e tentando manter os patamares impostos pelo cliente.
Numa primeira etapa, terminamos o orçamento da viagem com custos similares ao investimento realizado na edição 2011. Mesmo com as despesas extras e solicitações de última hora, o orçamento final da viagem ficou 10% abaixo do disponibilizado pelo cliente.
Quando realizada pesquisa de satisfação com os participantes, os principais resultados foram:
A) 100% de satisfação em relação a expectativa atendida
B) 100% de satisfação quanto ao destino escolhido
C) 100% de satisfação com o serviço de transporte terrestre nos passeios e viagens
D) 95% de satisfação quanto ao transporte aéreo, considerando pontualidade, atendimento e qualidade das aeronaves
E) Dos sete principais passeios realizados, cinco obtiveram satisfação igual ou maior a 93% do grupo.

 
  • contato: (11) 2538-4156 - (11) 7377-8878