Ficha Técnica do Evento:
Nome do Evento: XVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Diabetes.
Periodicidade: Bianual
Data: 19 a 22 de Outubro de 2011
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Brasília DF
Nº de inscritos: 3.517
Nº Participantes – Geral:
Acompanhantes: 35
Comissão Organizadora: 9
Estudantes 334
Inscrição de Laboratório 1508
Inscrição SES – GDF: 461
Médico Não Sócio 110
Outros Profissionais Não Sócios: 165
Outros Profissionais Sócios: 52
Palestrantes: 301
Residentes e Pós-graduandos: 212
Sócio SBD, ABESO E SBEM: 330
Fórum Aberto: 256
Expositores: 789
Total: 4562
Promotor: A&C Eventos
Serviço: Agência de Turismo Oficial
Dados da Empresa:
Blumar Brazil Nuts Rio Turismo Ltda.
Endereço: Rua Visconde de Pirajá 550, subsolo 108
Ipanema – Rio de Janeiro – RJ
CEP: 22410-002
CNPJ: 40.339.657/0001-00
Inscrição Municipal: 00-858-85
Introdução
O Congresso da Sociedade Brasileira de Diabetes reúne anualmente milhares de profissionais do Brasil inteiro com objetivo de apresentar novas técnicas, novos medicamentos, discutirem novas terapias e partilhar pesquisas desenvolvidas na área da Diabetes.
Segundo o Sr. Saulo Cavalcanti, Presidente da Sociedade, o evento tem como objetivo “procurar divulgar um conhecimento científico atualizado e de alto nível ao maior número de pessoas interessadas em melhorar a qualidade e quantidade de vida do diabético. Procura trazer os temas mais interessantes no momento e que serão apresentados por convidados, com real vivência em cada um deles”.
A Sociedade Brasileira de Diabetes:
Aliada à International Diabetes Federation (IDF), a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), é uma associação civil, sem fins lucrativos, com número ilimitado de sócios, fundada em dezembro de 1970. Tem como membros, médicos e profissionais de saúde com interesse em diabetes mellitus.
Missão
Contribuir sempre para a prevenção e tratamento adequado do diabetes, disseminando conhecimento técnico-científico entre médicos e profissionais de saúde, conscientizando a população a respeito da doença, melhorando a qualidade de vida das pessoas com diabetes e colaborando com o Estado na formulação e execução de políticas públicas voltadas para a atenção correta dos pacientes e para a redução significativa do número de indivíduos com diabetes em nosso país.
Visão
Ser reconhecida nacional e internacionalmente como uma instituição-referência e um centro de saber e informação em diabetes, orientada por princípios de ética e transparência e por uma conduta médica e social desvinculada de qualquer interesse pessoal, financeiro ou corporativo.
O Congresso Brasileiro
A SBD realiza, periodicamente, um congresso de caráter nacional, de atualização científica (para médicos e profissionais de saúde) e educacional (voltado a pacientes e Associações de Pacientes Diabéticos), que reúne em média 2.300 pessoas.
A sede é escolhida, por votação, durante uma Assembléia Geral realizada nos congressos.
Em sua trajetória a Sociedade Brasileira de Diabetes realizou – inicialmente a cada três anos e, atualmente, a cada dois anos – congressos com o objetivo de trazer a luz questões de maior importância para profissionais e pessoas com diabetes; além de analisar os rumos dos tratamentos e pesquisas.
Escolha do local do evento:
A cidade de Brasília foi escolhida para o congresso de 2011, pois foi a cidade que conduziu o primeiro projeto para reduzir a problemática no país. Brasília abriu as portas à comunidade de pacientes diabéticos em 1988, com a implantação do Programa de Educação e Controle de Diabetes, o que proporcionou uma maior conexão entre as regionais de saúde.
Projetos, como o “Salvando o Pé Diabético”, são referências nacionais e internacionais. Hoje, o paciente diabético tem à sua disposição na rede pública do Distrito Federal, a distribuição de insulinas análogas, além do primeiro ambulatório de sistema de infusão contínua de insulina do SUS, proporcionando um tratamento eficaz e adequado ao portador de diabetes.
Captação:
No caso do evento XVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Diabetes, a captação veio por meio de a organizadora do evento, a A&C Eventos, empresa a qual trabalhamos em parceria em outros eventos de sucesso.
A Blumar Turismo tornou-se oficialmente a agência oficial do evento em 05 de Novembro de 2010, quando ambas as partes assinaram contrato. Neste contrato, a agência oficial se comprometeu com a prestação dos seguintes serviços:
1. Bloqueio, negociação, reservas, venda e confirmação de acomodações dos participantes do evento, em hotéis;
2. Emissão de bilhetes aéreos para palestrantes convidados e participantes, quando solicitados à Operadora;
3. Programação de turismo opcional a ser oferecido no “Hospitality Desk” e no material de divulgação;
4. Programação de “tours” antes, durante e após o evento de caráter opcional;
5. Serviços de transportes de modo geral.
Comprometemos-nos a cumprir com toda logística necessária para o sucesso deste que é um dos congressos mais significativos do calendário brasileiro.
Assim que fomos eleitos, iniciamos o estudo de como seria a logística do congresso, para bloquearmos a quantidade necessária de quartos na cadeia de hotéis próximas ao centro de convenções.
Além das reservas individuais para os congressistas e acompanhantes, ficamos responsáveis pelas passagens aéreas e hospedagem dos laboratórios patrocinadores do congresso, grupos que variaram entre 20 e 190 pessoas.
Para esses patrocinadores, a Blumar também se responsabilizou por organizar reuniões paralelas ao congresso, assim como toda a logística de transporte dos seus componentes.
Com um público bastante exigente, em sua maioria médicos, oferecemos um atendimento ágil, de forma a conquistar tanto os laboratórios e seu staff/convidados, quanto os participantes individuais que também buscavam as melhores ofertas.
Era fundamental que fosse oferecido um tratamento exclusivo e personalizado para todos, de forma a fidelizarmos estes clientes. Sendo este um evento com participação de muitos desses laboratórios, não poderíamos esquecer o fato de que são clientes da rede hoteleira, fazendo eventos o ano inteiro nos hotéis da região. Dessa forma, foi designada uma coordenadora e mais duas assistentes para atendimento exclusivo, que fizeram um trabalho intenso com estes clientes, inclusive com visitas pré-congresso, a fim de verificar as necessidades de cada um e assim poder atendê-los da melhor forma.
Para este atendimento personalizado, a Blumar contou ainda com uma equipe poliglota, para atendimento dos participantes individuais, vindos do mundo inteiro, além de uma equipe de call center para o atendimento imediato, por telefone e on-line, através do nosso chat virtual.
A estratégia de comunicação e marketing da Blumar tem sido bem sucedida, agradando aos clientes que recebem atendimento exclusivo em nossa web page. Para cada evento elaboramos uma página exclusiva onde o participante pode efetuar sua própria reserva em tempo real e receber imediatamente o voucher de confirmação do hotel escolhido.
A facilidade na navegação permite a escolha do hotel, onde estão disponíveis fotos, descritivos e distância dos hotéis em relação ao local do evento. É disponibilizado também um link direto para a página oficial do Congresso.
Neste mesmo site os participantes fazem a cotação de passagem aérea, tour local, transfer, e pré e post tours.