O desafio da RV Mais estava lançado. Trazer para o dia a dia do profissional uma reflexão sobre a importância do MOVIMENTO para a realização de pequenos gestos, atos do cotidiano, percebidos apenas quando não podemos mais realizá-los.
Objetivos:
- Motivar a equipe de vendas frente a um produto inovador;
- Familiarização com o novo medicamento e com as limitações da doença;
- Estimular competências individuais e coletivas como: determinação, sincronia, cooperação, comunicação e trabalho em equipe.
Estratégias traçadas:
- Trabalhar o reconhecimento do valor de cada profissional para o sucesso do produto, de sua importância para a empresa, mas especialmente para melhorar a qualidade de vida dos pacientes;
- Criar a “turma do barulho”, uma equipe de profissionais diferenciada, pronta para novos desafios;
- Proporcionar uma experiência enriquecedora para todos os membros do grupo, estimulando os movimentos e a percepção;
- Fazer uso do lúdico, utilizando as limitações da própria doença, para referenciar os aspectos físicos e emocionais.
Proposta:
- Associar o “movimento” com a saúde física e mental, fator importante na convivência humana;
- Explorar o uso da criatividade, da habilidade e movimentos corporais.
Tema para as ações: Movimentos que impulsionam a vida
Por que trabalhamos com saúde, é da nossa natureza trabalhar pela vida.
Vida, assim como a própria palavra, é simples. Simplesmente valiosa.
Mas o que nos faz perceber que estamos vivos?
Uma emoção?
Uma nova experiência?
Um novo ritmo?
Como não há ritmo sem movimento, vamos falar da vida em movimento.
Todos os dias nos movimentamos porque sabemos que lá na ponta existem vidas que precisam do nosso trabalho. Não falamos da nossa família. Falamos de pessoas que nem sequer conhecemos, mas sabemos que estão lá aguardando que nossa informação chegue àqueles que poderão transformar suas vidas.
Pessoas que dependem do nosso movimento para se movimentarem.
É maravilhoso saber que o nosso trabalho é muito maior do que sabemos - reflete onde nem precisamos saber, mas certamente atinge a vida de outras vidas.
Existe para melhorar a saúde de outras pessoas.
Estar consciente dessa missão muda a forma como vemos nosso trabalho.
A forma como nos movimentamos para realizá-lo.
Um movimento da natureza humana pela vida.
O movimento perfeito.
Pré-Evento
Para iniciar a campanha de incentivo, a RV Mais pensou em um teaser que aliasse o encontro ao conceito de movimento, instigando a curiosidade e reflexão dos participantes.
Uma semana antes do evento, os colaboradores da equipe de Reumatologia receberam em suas casas um cubo mágico, um objeto conhecido desde a época de juventude. O cubo era um convite, mas junto, a peça continha a seguinte mensagem:
São 43.252.003.274.489.856.000 combinações diferentes, mas bastam 18 movimentos para resolver o enigma do cubo mágico. Quanto vale um movimento?
Prepare-se para o movimento perfeito.
Data: 7 a 10/05/12
Local: Hotel Renassaince
______________________________
A chegada ao hotel...
Ao chegar ao hotel, ou melhor, em seus quartos, os colaboradores foram recebidos com um kit de boas vindas.
Um tag do lado de fora da porta, indicava que a entrada no quarto só seria permitida por pessoas autorizadas, pertencentes à turma do barulho. Esta analogia foi realizada para reverenciar uma equipe especial, diferenciada e pronta para novos desafios.
A carta serviu para contextualizá-los da temática e relacionar com o momento que iriam vivenciar, como o início de uma nova jornada (lançamento de um medicamento de ponta). Além disso, é sempre bom reforçar a importância que os colaboradores têm para a empresa, afinal o sucesso passa pela motivação.
Mobilidade é a palavra de ordem. O terceiro elemento entregue no kit foi um convite para uma atividade que mostra a importância do ritmo e de pequenos movimentos na vida de todas as pessoas. Pequenos movimentos que podem transformar.
Ambientação local
Para criar uma atmosfera condizente ao tema, a sala utilizada para a realização das atividades, bem como para a programação científica do evento, foi ambientada com totens. Imagens de situações comuns do dia a dia foram complementadas com frases motivacionais sobre o movimento ou sua limitação e a superação da doença.
Atividade do Barulho
A primeira atividade prática do evento foi uma proposta de musicalização que utiliza o corpo como instrumento musical. Esta ação foi pensada para que a importância do MOVIMENTO fosse facilmente percebida, através do universo lúdico do fazer com as mãos.
Separados em duas grandes rodas, uma equipe especializada em percussão corporal ensinou para os participantes diversos movimentos, desde bater palmas até a combinação de movimentos que envolvem grande parte dos membros do corpo.
Ao final da atividade, ritmos e melodias foram criados somente com os sons produzidos pelo próprio corpo. Isso só foi possível devido ao trabalho em equipe, a necessidade de ouvir e observar e a sincronia; atributos necessários no dia a dia do profissional.
Mãos de Cera
Para reforçar o conceito, a importância do movimento e as limitações causadas pela doença, os participantes foram convidados a congelar uma das mãos como forma de demonstrar as consequências da doença.
Cada peça representou um movimento único e pode ser levada para casa pelos participantes como símbolo de luta pela causa, de valorização do ser humano e da qualidade de vida de pacientes com artrite reumatoide.
As mãos de cera foram entregues junto a uma mensagem motivacional:
Mensagem:
Você eternizou um movimento.
Congelou a forma. Mas a beleza está no movimento.
Ele dá ritmo à vida.
Vem do corpo.
Incrível é a beleza do corpo em movimento.
Incrível é o que podemos fazer com ele.
Incrível o que ele pode fazer por nós.
Incrível é saber que ele simplesmente pode parar.
Parar de fazer coisas. Parar de se curvar. De flexionar. De pegar. De entregar.
Mais incrível ainda é saber que mentes souberam se unir para criar uma fórmula para que outros corpos pudessem continuar se curvando, flexionando, fazendo acontecer movimentos.
Movimentos para que corpos continuem amando, criando, cuidando, lutando, afagando...
Você conhece essas mentes, esses corpos, essas mãos.
Eles colocaram algo incrível nas suas.
Nas mãos do nosso time.
Um time capaz de criar um ritmo para que muitas mãos continuem realizando as pequenas coisas do cotidiano, muitos corpos continuem se curvando para dar, receber, amar, colocar a vida em movimento.
Porque MOVIMENTO É VIDA.
Encerramento
Para amarrar o momento, ao buscar seus pertences no quarto para efetuar o check-out, cada colaborador recebeu como lembrança um par de havaianas personalizadas com sua caricatura em um pé e o logo do produto do outro lado, acompanhada da seguinte mensagem:
Vamos caminhar juntos?
Então, que tal algo confortável para dar o primeiro passo?
Nos últimos dias nos movimentamos, identificamos novas oportunidades, buscamos o nosso ritmo.
Agora o caminho está aberto.
Tempo para seguir adiante, passo a passo, desafio a desafio.
Pronto para a próxima fase, para o próximo movimento.
Porque MOVIMENTO É VIDA.
E Vida é a nossa meta.