CONTEÚDO
A votação da escolha da sede do congresso se dava por votação em Assembléia. Com base nisso traçamos as estratégias de ação.
1. Envio da carta de interesse.
A SBU exige o envio de uma carta de interesse, assinada por um médico membro da sociedade, expressando o interesse em sediar o congresso e as razões pelas quais a cidade deveria ser escolhida. Essa carta foi preparada pela JZ e serviu de abertura do Bidding Book.
2. Bidding Book
A SBU exigia 5 bidding books (dossiês de candidatura) para serem entregues até agosto de 2011.
O bidding book foi produzido pelo Rio Convention Bureau, a pedido da JZ. Esse bidding incluiu 2 centros de convenções possíveis para a realização do evento na cidade, o RioCentro (pavilhão 5 e 3) e o Sulamérica completo. A JZ fez o desenho da planta sugestão para o evento nos dois espaços, de forma personalizar o material e criar um diferencial competitivo diante da SBU.
3. Estimativa de Orçamento
Outro diferencial incluso no bidding book foi a inserção de uma estimativa de orçamentos, que foi preparada pela JZ, com base em dados do evento de Florianópolis disponíveis no site e principalmente com base na expertise da empresa na organização de eventos médicos desse porte.
4. Anúncio na Revista da SBU-RJ
Por se tratar de votação em Assembléia, foi feito um anúncio na Revista da SBU-RJ, como um lançamento da candidatura do Rio. O anúncio foi feito com uma bonita foto do Rio de Janeiro, e a mensagem: Congresso Brasileiro de 2015 - Rio de Janeiro, cidade candidata
5. Folder de divulgação
Como mencionado anteriormente, um folder foi produzido pela JZ, pedindo apoio à candidatura do Rio de Janeiro. Esse folder foi distribuído entre as regionais da SBU, sua versão eletrônica foi enviada para o mailing da SBU e sua versão impressa distribuída no congresso de Florianópolis.
6. Stand de divulgação
A JZ negociou com a SBU um espaço de stand dentro da exposição do Congresso de Florianópolis. Esse espaço foi divido com a SBU-RJ. O Rio Convention mandou um funcionário que ficou responsável por fazer o atendimento ao público, junto com um representante da JZ. Foram distribuídos no stand materiais de divulgação da cidade, brindes e os folders da candidatura. Dois banners foram expostos com imagens do Rio.
7. Apresentação de defesa de candidatura
A JZ produziu um Power Point com os diferenciais do Rio, e infraestrutura para receber o Congresso, detalhamentos e planta do centro de convenções e um vídeo da cidade, produzido pelo Rio Convention, para finalizar a apresentação, buscando mexer com a emoção do público pois em votações de assembléia o lado emocional é mais decisivo do que o técnico.
Por outro lado, a cidade de Porto Alegre também desenvolveu uma serie de ações, com o apoio do Convention Bureau local. Fo feito o bidding book, um representante do Convention junto com uma modelo vestida com trajes típicos – prenda – estiveram no evento, distribuindo folders pela exposição (sem stand) e esteve no palco ao lado do médioc que fez a apresentação de defesa de candidatura.
A defesa e o processo decisório
Como mencionado anteriormente haviam 2 processos sendo decididos durante o evento: eleição da diretoria e votação da cidade sede do evento.
As eleições da diretoria aconteceram no segundo dia do evento e foi feita por cédulas. A chapa com o candidato de Minas Gerais foi vencedora. A perda do candidato do Rio causou certo impacto na candidatura da cidade para ser sede do evento, pois apesar de serem absolutamente independentes, tem que se admitir que a vitória somaria força.
A defesa de candidatura da cidade ocorreu no terceiro dia de evento, durante a assembléia - à sala estava lotada. A primeira apresentação foi da cidade de Porto Alegre, seguida do Rio de Janeiro.
Os presentes foram convocados a levantar a mão para o voto, porém devido ao grande número de pessoas foi difícil contar. Dessa forma, a organização optou por dividir as pessoas em 2 grupos de acordo com a cidade escolhida, para que fosse possível realizar a contagem.
Depois de logo suspenso, a vitória do Rio foi confirmada, por uma margem de aproximadamente 25% dos votos. Podemos dizer que o apelo emocional e a força das ações desenvolvidas durante a candidatura foram decisivos neste processo.
O custo total dessa captação foi de R$ 11.850,00, sendo dividido entre a JZ Kenes Brasil e o Rio Convention Bureau.
Item JZ RCVB
Produção dossiês R$ 250,00
Produção folders R$ 1.600,00
Loc. Equip. Stand R$ 1.460,00
Passagem Aérea R$ 500,00 R$ 500,00
Hospedagem R$ 720,00 R$ 720,00
Diárias R$ 300,00 R$ 300,00
Materiais prom. R$ 3.000,00
Anún. Revista SBU R$ 1.000,00
Layout fol. anúncio R$ 1.500,00
Total R$ 7.080,00 R$ 4.770,00