Todos os anos, a Tokio Marine premia seus corretores parceiros, por meio de um ranking baseado em metas. Os vencedores são todos aqueles que atingiram e superaram as metas estabelecidas para o ano em questão. São três grupos de premiados: os Corretores Prata, os Corretores Ouro e os Corretores Diamante, de acordo com o faturamento.
Para os Corretores Ouro, como forma de reconhecimento, é oferecida uma viagem para um destino nacional, com direito a acompanhante, e um grande diferencial: a possibilidade de visitar atrações e participar de atividades que não são encontradas em nenhum pacote turístico.
Esta é uma viagem que tem como objetivo a exclusividade e a entrega do sonho.
Este é um prêmio muito visado entre os corretores que trabalham com a Tokio Marine.
Desta forma, a Agência Um foi contratada para desenvolver uma viagem para Fortaleza, no Ceará.
A viagem teve as características abaixo:
Título: XI Encontro de Corretores Ouro
Tema: Um Encontro em Cordel
Objetivos:
- Fortalecer o relacionamento entre a Tokio Marine e os corretores;
- Valorizar todo o trabalho e os resultados dos corretores;
- Ressaltar a parceria de sucesso entre a Tokio Marine e quem é Ouro.
Perfil do Público Alvo:
- Donos de Corretoras com faturamento entre um e cinco milhões
- 50% homens e 50% mulheres
Número de ganhadores: 185
Local: Hotel Vila Galé Cumbuco - Fortaleza
Data: 25 a 28 de agosto de 2011
Descritivo da Viagem:
Toda a comunicação com o convidado seguiu o tema “Relacionamento”.
Um evento em que o foco era o relacionamento, e a aproximação com todos os corretores.
1) Comunicação Visual
Para transformar a viagem para Fortaleza em uma experiência única para os Corretores Ouro, tínhamos o desafio de desenvolver uma comunicação que fosse ao mesmo tempo lúdica e sofisticada, porém trazendo a essência do destino. Por meio de um tema que envolvesse todos e demonstrasse em detalhes a história e a cultura da cidade conhecida como a “Terra da Luz”.
E para isso mergulhamos em uma cultura bem popular e característica da região: a Cultura do Cordel. Nascida na época do Renascimento e instalada no Brasil por meio de relatos orais e depois folhetos, se caracteriza pelas rimas que contam histórias do cotidiano e fatos históricos.
Com essa ideia criamos o tema “Um Encontro em Cordel” que tinha como objetivo seduzir, encantar e envolver todos os participantes.
Exemplo de texto de Convite:
“Já está chegando a hora.
Vê se não vai esquecer.
Baião, forró toda hora.
Bobó, azeite de dendê.
Onde o humor faz história.
E o convidado é você.
Então confirme presença.
Porque o sol tá ardendo.
Na terra dos mil poemas.
De José de Alencar e Galeno.
Vem descobrir Fortaleza.
Não sabe o que tá perdendo.”
2) Pré-evento
Foi criado um hotsite da viagem, onde os participantes puderam se informar agenda, ver fotos dos locais, sanar dúvidas sobre vestimentas e clima e colher informações importantes sobre documentação, aéreo e transfers. O site era nominal e quando o participante acessava, conseguia ver apenas as informações da sua hospedagem e do seu aéreo.
Além disso, um blog foi desenvolvido para fazer a manutenção da viagem.
O conteúdo deste blog continha curiosidades e dicas sobre o local.
No pré-embarque foi enviado um kit viagem contendo: um convite, etiquetas de bagagem, castanhas típicas da região e um livro de Cordel.
3) Agenda
Confira a seguir, passo a passo das ações do evento:
1º Dia
Embarque e Chegada em Fortaleza:
O grupo foi divido em diversos voos regulares.
Na chegada ao Hotel, foi realizado o check in com a recepção com drinks típicos e um trio de forró cearense. Além disso, os convidados receberam:
- Brinde de boas vindas contendo
Para homens: protetor solar, chinelo havaianas, porta tênis e kit cosmético Natura
Para mulheres: protetor solar, chinelo havaianas, bolsa, porta biquíni e kit cosmético Natura
- Guia de boas vindas
- Carta do regional escrita a punho
- Pulseira de identificação
Assim que fizeram o check in, as malas seguiram diretamente para os quartos e os convidados puderam conhecer o hotel e almoçar experimentando a deliciosa culinária nordestina.
Após o almoço, a tarde foi livre para descanso.
Para marcar o estilo comediante e “brega” do cearense, a noite, houve a festa brega “Alegria em Cordel”. Todos receberam nos quartos um convite e um bottom de Girassol (igual ao do Cantor Falcão).
O coquetel foi seguido de palavra de Boas Vindas do Presidente, Akira Harashima e do Vice Presidente, Valmir. Após o coquetel, foi servido o jantar no mesmo local.
No momento do jantar, houve a atração “Comida dos Astros” que faz músicas famosas com nomes de pratos, legumes, verduras, frutas. Foi diversão para toda a família!
Na saída da festa, foi entregue um kit de mochila e toalha (para o passeio do dia seguinte) e um bilhete (com formato de Cordel) com informações sobre o dia seguinte.
2º Dia:
Após o café da manhã no Restaurante Principal do Hotel, foi organizado um passeio para a Praia de Lagoinha.
Neste passeio, os participantes puderam fazer um passeio triplo, contendo: passeio de buggy nas dunas com observação da paisagem e praia, passeio de barco pelo rio com parada em um ponto de apoio com águas e cervejas à disposição e passeio de caminhão pau de arara com guias comediantes e direito a cocada no caminho.
Ao voltarem do passeio, fechamos uma barraca de praia e organizamos uma tarde de petiscos, comida tradicional, bebidas a vontade e muito samba com um grupo típico de samba de roda.
Após o passeio os participantes retornaram ao Hotel.
Para marcar a segunda noite, usamos uma característica muito forte do Nordeste, a Festa Junina.
Chamamos esta noite de “Ritmo de Cordel”.
Todos receberam nos quartos um convite e alguns pedaços de retalho.
O traje sugerido para a festa foi o caipira e todos aderiram à moda.
Para animar a noite, montamos barracas de doces na porta e contratamos uma quadrilha de 30 integrantes, chamada de Quadrilha do Zé Testinha. Todos dançaram e se divertiram.
Na saída da festa, foi entregue um farnel de doces juninos e um bilhete (com formato de Cordel) com informações sobre o dia seguinte.
3º Dia:
Após o café da manhã no Restaurante Principal do Hotel, foi organizada uma reunião de negócios para falar sobre o Plano para 2013. Para os acompanhantes, tivemos atividades na piscina.
Assim que a reunião e as atividades para os acompanhantes terminaram, todos foram almoçar no Restaurante do Hotel.
Após o almoço, a tarde foi livre para descanso.
O dia foi mais tranquilo, pois a noite tivemos a grande cerimônia de premiação.
A cerimônia foi marcada pelo tema “Nordeste Encantado” (inspirado na novela Cordel Encantado, da Rede Globo).
A premiação começou com as palavras do Presidente, Vice Presidente e do Diretor de Marketing.
A mestre de cerimônias foi a jornalista e locutora Patrícia Paes.
Após as palavras tivemos um vídeo de abertura com agradecimento aos premiados.
Depois do vídeo, os convidados começaram a subir ao palco, divididos por Regional.
Para cada Regional, havia uma vinheta especifica.
A caminho do palco eles recebiam o troféu das mãos dos Diretores, eram parabenizados, posavam para a foto e retornavam aos seus lugares.
A duração desta mecânica foi de cerca de 1 hora e 30 minutos.
Após esta mecânica, os Diretores agradeceram as esposas presentes e chamaram todas ao palco para que elas recebessem um presente especial (uma joia de prata).
Após todas as mulheres descerem do palco, os Diretores deram os speeches finais e houve um vídeo emocional de agradecimento e o lançamento da Viagem Diamante com o destino de Los Cabos.
Ao final do vídeo, houve um show exclusivo brasileiro com o artista: Zé Ramalho e sua banda.
Após a atração, um DJ Brasileiro comandou a noite.
Importante: Os corretores que participaram da viagem pela primeira vez, ganharam um Relógio Tommy Hilfger.
No quarto, foi entregue uma mala, o cd autografado do artista e um bilhete (com formato de Cordel) com informações sobre o dia seguinte.
4º Dia:
No último dia tivemos o check out dos participantes de acordo com a malha aérea, e em sua saída do hotel foi entregue um pen drive com as fotos do evento.
4) Pós Evento
Após o evento foi enviado um bilhete de agradecimento pela presença e eles ganharam um CD com as fotos da viagem e um DVD com os melhores momentos e a Premiação na íntegra.