SINOPSE
Título: INOVAR 2012
Tema : Lançamento de Produtos
Data: 24/ 05/ 2012
Local: Espaço Edding
Cidade: Campinas
Estado: SP
Número de revendedores: 400
Periodicidade: anual
Abrangência: Nacional
O evento aconteceu no Espaço Edding em Campinas, antiga Refinaria de Açúcar, local que nos permitiu unir a mistura da arquitetura rústica aos recursos tecnológicos mais modernos do mercado. A ideia de fazer o evento em uma fábrica proporcionou o link ideal entre inovação e a marca Bosch, mas não somente inovar em produtos, mas também a inovação do ponto de venda, da forma de atender, de demonstrar os produtos, de se renovar.
Dividimos o Espaço Edding em 3:
- Plenária: onde foram realizadas as apresentações de produtos pelos brand managers e product managers sempre intercalando com um espetáculo de artistas que faziam números ligados ao tema, vídeo de produto e divulgação de suas linhas com ferramentas de medição, acessórios, ferramentas de íons de lítio e inovação em geral;
- Área dos Stands e Vendas: montamos 5 stands das linhas de produtos Bosch para demonstração e divulgação dos lançamentos e 10 totens para compra on line dos pacotes de lançamento. Nesta ação de compra criamos 3 dinâmicas para alavancar as vendas: socômetro medidor de força, quanto mais forte o soco mais fichas o participante ganhava; cartela de produtos cujo objetivo era completar a cartela com os selos de todas as marcas para estimular as pessoas a circularem pelos stands e com a cartela preenchida o participante comparecia ao posto de troca para trocá-la por fichas; sell out quanto mais pacotes o cliente comprasse mais fichas ganhava;
- Bar e Social Area: montamos mesas de poker, mesas de pinball onde os participantes trocavam fichas atreladas aos pacotes de sell out, esta era a moeda para ser barganhada no leilão pela troca de prêmios. Um leiloeiro fez a mediação com objetivo de deixar o clima aquecido e disputado entre os participantes. Foram leiloados: home theater, TV 32”, relógio de pulso, cadeira de escritório, Ipad, Ipod, adega de vinho, cafeteira, notebook, máquina fotográfica e 1 viagem para Las Vegas com acompanhante.
APRESENTAÇÃO
O Grupo Bosch é líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços. De acordo com números preliminares, em 2011 cerca de 300.000 colaboradores contribuíram para gerar um faturamento de 51,4 bilhões de euros nos setores de tecnologia automotiva, tecnologia industrial, bens de consumo e tecnologia de construção. O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e suas mais de 350 subsidiárias e empresas regionais presentes em mais de 60 países.
Incluindo os representantes de vendas e serviços, a Bosch está presente em aproximadamente 150 países. Esta rede mundial de desenvolvimento, produção e distribuição é a base para continuidade do crescimento. Em 2011, a Bosch investiu cerca de 4 bilhões de euros em pesquisa e desenvolvimento, e solicitou registro de cerca de 4.100 patentes em todo o mundo. Com seus produtos e serviços, a Bosch oferece soluções úteis e inovadoras para melhorar a qualidade de vida das pessoas.
O evento “Inovar é o grande negócio” aconteceu em Campinas e reuniu 400 revendedores em um único espaço.
Tínhamos como objetivos principais:
• Transmitir de forma ampla a importância dos revendedores para Bosch e fazer com que apostassem nos novos segmentos da empresa;
• Fechar vendas dos lançamentos que foram apresentados;
• Criar relacionamento, entretenimento e oferecer conceitos de sell out para tantas pessoas, em um único dia, um único lugar.
Para o desenvolvimento das peças de Bosch buscamos focar em 3 pilares:
- Readequação do logo do evento Inovar: fizemos adaptações dentro do tema escolhido e ao mesmo tempo, deixamos mais clean e moderno para organizar as informações e poder trabalhar melhor os elementos nas peças;
- Utilização de imagens lúdicas: buscamos a cada peça demonstrar o tema de forma que envolvia todos os participantes. A cada convite, cada crachá, cada painel, tínhamos imagens diferentes e que de forma natural vendiam o conceito e faziam todos mergulharem na ideia.
- Estruturação da identidade visual: criamos uma divisão bem definida nos layouts entre o que era o logo do evento, o que era o logo da Bosch e de seus produtos, além do que a mensagem tinha para dizer.
Aplicação do conceito:
- Criamos uma linha visual que utilizou imagens de Las Vegas e de cassino como o pano de fundo;
- Desenvolvemos um texto que utilizava termos comuns dentro do tema, porém focando mais no lado positivo e deixando completamente de lado o sentido de jogo de azar, o que poderia se tornar negativo.
Tivemos como diferencial as intervenções artísticas que apresentaram as linhas de produto:
- BOSCH | LINHA BLUE: tivemos uma cantora que interpretou a música tema do filme do James Bond “Goldfinger”, caracterizada com vestido longo e luvas, e ao mesmo tempo, uma encenação sem falas de cenas clássicas do filme 007. Lançamento do Martelo Perfurador rompedor.
- DREMEL: apresentação de um grupo de Hip Hop, mostramos a cidade de Las Vegas como um local que reúne milhares de possibilidades e opções para seus visitantes, “LAS VEGAS, ASSIM COMO A DREMEL, É MULTIFUNCIONAL”. Lançamento da Multiserra.
- ACESSÓRIOS: apresentação do grupo Tap Dog cujos integrantes entraram em cena com o figurino que remetia aos trabalhadores de construções: capacete, macacão, jeans surrado, eles realizaram uma coreografia com sapateado sincronizado com a música. Lançamento da Esmerilhadeira e Serra Mármore.
- MEDIÇÃO: coreografia do Sing Sing onde tivemos a apresentação do Elvis Presley cover, com suas dançarinas, cantando a música tema do evento: “Viva Las Vegas”, os funcionários estavam trajando figurinos que remetiam a Cassino, um deles era o apostador e o outro um crupiê. Lançamento de Discos Específicos.
- SKIL: momento MMA em que os próprios funcionários da BOSCH entraram com roupão, luvas e músicas de RING. Finalizada essa apresentação, o gongo bate novamente e inicia uma música de fundo, também típica das lutas e entrada da ring girl com a placa e a frase: SKIL É OTIMISMO. Lançamento da Serra de Mesa e Serra Policorte.