Título: KNOW – KPMG’S NETWORK OF WOMEN
Tema: Mulheres Executivas: Diferentes olhares, diversos saberes
Público alvo: Mulheres líderes, Presidentes de empresas nacionais e multinacionais, Sócias e grandes Empresárias.
Número de convidadas: 42
Número de participantes da KPMG: 15
Número de total de Participantes: 57
Local: Bar dês Arts – Itaim Bibi
Data: 26 de Outubro de 2012
Periodicidade: Semestral
Abrangência: Nacional
Objetivos:
- Proporcionar relacionamento da KPMG para com seus futuros clientes e atuais;
- Mostrar para todas as participantes que a KPMG é a melhor empresa para seus negócios;
- Trazer um ambiente agradável, para network;
O evento KNOW – KPMG’S NETWORK OF WOMEN, teve sua primeira edição no ano de 2010, sem tema específico. Para apresentar melhor o conceito deste evento é necessário, primeiramente, situar algumas questões internas da KPMG.
A KPMG é liderada por um presidente e mais 143 sócios, entre eles, algumas mulheres.
Estas que se juntaram para formar o grupo KNOW, que tem como objetivo principal, disseminar o papel da mulher no mundo coorporativo. Ele foi criado, dar suporte na carreira e no desenvolvimento da mulher em sua carreira profissional.Fazendo com que mais mulheres possam alcançar a liderança dentro da organização.
A KPMG, tem um grande mailing destas mulheres que alcançaram a lideranças de grandes empresas nacionais e multinacionais, e são estas as convidadas para a grande reunião do KNOW.
Estas empresas não necessariamente trabalham com a KPMG, e então, o grande objetivo do evento é fazer network para que assim, iniciem uma parceria de suas empresas com a KPMG.
Tivemos a segunda edição do KNOW, no mês de Abril de 2011, com o tema: “Mulheres em destaque”, onde foi discutido o grande desafio da mulher executiva no mercado atual. Com 50 participantes presentes, realizado em uma das grandes salas do Hotel Grand Hyatt.
Evento
A 3ª edição do evento teve como o tema: “Mulheres executivas: diferentes olhares, diversos saberes”, com o objetivo de trazer mais conteúdos e histórias de vida de grandes mulheres que atingiram o topo.
Mostrar o quanto a mulher é importante e como ela tem poder diante do mercado, sua identidade autêntica, a partir de suas habilidades, construindo uma carreira de sucesso, segura e feliz é o grande conceito que utilizamos para este evento.
O evento se iniciou com um Welcome, servido na entrada do evento e o credenciamento de todos os participantes, não sendo necessário o uso de crachá. (foto 1)
Neste momento era solicitado o cartão de visita de todas as participantes do evento para que a KPMG, fizesse contato contínuo com todas as mulheres que ali estavam.
A abertura foi realizada por um dos sócios da KPMG, onde por ele, foi feita uma homenagem a todas as mulheres presentes por seu exemplo de profissionais.
Em sala a primeira palestra, teve como apresentação a Vice – Presidente de finanças e relações com investidores da Braskem, levando como tema, os desafios atuais e como a mulher deve se preparar para o futuro. (foto 2)
A presidente do Grupo Maxichem, teve sua palestra como principal atrativo no evento, trazendo o tema: “Como a mulher tem se diferenciado no mercado, no papel de líder executiva”. Contando um pouco do que viveu para chegar como Presidente do grupo, e em paralelo, seu papel dentro de casa, como mãe e esposa, fez com que todas as participantes do evento se identificassem com a mesma e por isto o grande sucesso da palestra.
E então fizemos um grande painel de debate entre, a Vice-Presidente de finanças e relações com investidores da Braskem a Presidente do Grupo Maxichem e a sócia da KPMG. Tendo como moderadora também uma das sócias da KPMG.
(foto 3)
Aberto a perguntas para as participantes, todas elas respondiam questões como, a forma de conciliar suas vidas profissionais e pessoais, como superar os desafios de trabalhar em uma empresa onde a porcentagem de homens atingiam 90% do quadro de funcionários, entre outros.
E no final, tivemos um grande coquetel no jardim do Bar dês Arts, onde tivemos uma sonorização ambiente e iluminação decorativa, para deixar o ambiente ainda mais confortável para as mesmas se conhecerem e trocarem experiências.
(foto 4)
Como brinde final, entregamos um Kit da L’occitane, dentro de uma sacola da KPMG, com um bilhete, agradecendo a presença de todas.
(foto 5)
Desafios
Dentro do evento, tivemos alguns desafios. Fazer com que todas as participantes tivessem uma tarde agradável, tranquila, com conteúdos interessantes e que ao mesmo tempo conseguissem se conhecer e assim gerar o network, umas entre as outras e também da KPMG para com as participantes.
Desafios x Soluções
1 - Tivemos neste evento um grande desafio do espaço com a quantidade de participantes confirmadas no evento. O Bar dês Arts, tem uma sala onde tinha espaço para apenas 60 pessoas em mesas meia lua. Uma semana antes do evento já tínhamos 80 confirmadas e como coloca-las na sala para que não tivéssemos problemas?
A solução foi trocar todas as cadeiras que eram grandes, por menores e colocar mais pessoas por mesa de forma que não atrapalhasse nenhuma das participantes ver o que acontecia no palco, colocamos todas em meia lua, porem com 7 pessoas em cada mesa, ao invés de 6. O salão ficou completo e ainda conseguimos ter espaços para que os garçons conseguissem efetuar as trocas de água das mesas.
(foto 6)
2 – Como fazer de um restaurante aberto, virar um ambiente privativo, confortável e luxuoso para network?
Para se tornar um ambiente privativo, colocamos o credenciamento em um corredor onde dava acesso ao jardim e a sala principal, com recepcionistas, fizemos o controle de entrada de participantes e tornamos aquele espaço único para o evento. Com mobílias rústicas, trouxemos o luxo em pequenos itens de decoração, fazendo da antiguidade um símbolo para decoração. Sonorização com músicas clássicas e iluminação com cores femininas, dava o ar de um local perfeito para se conhecer pessoas e trocar experiências, estimulando o network.
3 – Como mostrar a todas as participantes que a KPMG pode ser a melhor empresa para se tornar parceiras?
No Ambiente que realizamos o coquetel de encerramento, colocamos banner da KPMG, para que todas tivessem a informação do que a KPMG, faz, o que ela proporciona para seus clientes e como você poderia adquirir o trabalho deles.
Acredito que este evento deveria ganhar a categoria de evento social, pois atingiu seu objetivo. Dentre todas as suas dificuldades, soluções foram criadas para que não houvesse percepção de seus participantes. Uma agenda bem elaborada, para que p evento não se tornasse cansativo e que conseguisse uma interação entre participantes e palestrantes. Valorizar o papel da mulher dentro do ambiente coorporativo é um papel importantíssimo e neste evento fazendo com que toda mulher se sinta ainda mais capaz de atingir todos os seus objetivos, de conseguir realizar todos os seus sonhos, simplesmente por ser mulher.