Para apresentar o evento, conceito e objetivo é necessário, primeiramente, conhecer alguns fatos importantes sobre a organização.
O evento Convenção Anual da Nextel, é composto por dois grandes eventos e tem como intuito principal premiar os funcionários e revendedores e posteriormente apresentar os resultados do ano e alinhar as estratégias do ano seguinte.
Vale explicar um pouco melhor o público que participa do evento, pois a Nextel divide o seu time de vendas em duas vertentes:
- Canal Indireto, composto por revendedores autorizados da Nextel, são pessoas sem vínculo empregatício.
- Canal Direto, composto por funcionários da Nextel, são pessoas que trabalham diretamente na Nextel.
Para o Canal Direto o evento se chama Convenção Anual do Canal Direto e para o Canal Indireto o evento se chama Fechamento Anual do Canal Indireto.
Título: Convenção Nacional de Vendas 2012 – Extraordinários
Tema: Extraordinário
Objetivos
- Integrar e motivar a Força de Vendas/Representantes Autorizados da Nextel;
- Ressaltar a mensagem de que a Nextel é um único time independente do mercado e do canal de vendas;
- Reconhecer os melhores em vendas em 2011;
- Realizar as premiações das campanhas;
- Divulgar e alinhar as estratégias para 2012;
- Estimular a cooperação e a não competitividade;
- Envolver e garantir o comprometimento dos participantes
Perfil do Público Alvo:
- Vendedores do Canal Direto da Nextel
- 70% homens e 30% mulheres
Número de participantes: 650
Local: Sofitel Guarujá Jequitimar – Guarujá - SP
Data: 03 a 05 de fevereiro de 2012
Periodicidade: Anual
Abrangência: Nacional
Título: Fechamento Anual do Canal Indireto 2012
Tema: Extraordinário
Objetivos
- Integrar e motivar a Força de Vendas/Representantes Autorizados da Nextel;
- Ressaltar a mensagem de que a Nextel é um único time independente do mercado e do canal de vendas;
- Reconhecer os melhores em vendas em 2011;
- Realizar as premiações das campanhas;
- Divulgar e alinhar as estratégias para 2012;
- Estimular a cooperação e a não competitividade;
- Envolver e garantir o comprometimento dos participantes
Perfil do Público Alvo:
- Vendedores do Canal Indireto da Nextel
- 70% homens e 30% mulheres
Número de participantes: 1.200
Local: Espaço das Américas – São Paulo - SP
Data: 10 de fevereiro de 2012
Periodicidade: Anual
Abrangência: Nacional
Ao receber o briefing da Nextel tivemos o desafio de criar um projeto de Convenção que falasse sobre o individuo. O momento da empresa era ressaltar o papel do individuo na organização, pois a empresa estava em plena ascensão e tinha metas bem desafiadoras para o ano seguinte.
As metas eram tão desafiadoras que para alcança-las a empresa e os colaboradores deveriam se desenvolver, se aprimorar, ou de uma forma mais lúdica, evoluir. Pensando nesse objetivo principal criamos os pilares do nosso projeto que se chamou “Extraordinário”.
Com esse tema buscamos atender o individuo e mostrar que o time de vendas da Nextel era extraordinário, pois mesmo com uma concorrência sempre pesada e a empresa nem sempre com as melhores ferramentas sempre bateu as metas, sendo assim eles são um time extraordinário, são a cima da média e isso faz parte dos colaboradores.
Pensando que o time de venda é muito bom e isso já acontece a muito tempo, percebemos que o sucesso da Nextel estava atrelado a uma equipe boa, competente, experiente. Muitos colaboradores do time de vendas tinham muito tempo de casa e que os novos funcionários que entravam na empresa eram rapidamente “contaminados” por esse estilo de gestão e de trabalho.
Sendo assim, essa evolução constante estava ligada ao estilo, a gestão, aos valores e conceitos, ou seja, faz parte do DNA da empresa.
Juntando todas essas variáveis, criamos assim o tema e conceito do evento que foi “Extraordináios – O poder da evolução está no nosso DNA”.
Dessa forma, valorizamos o colaborador e reforçamos o poder da empresa em evoluir.
Desde a criação do projeto até a sua execução tivemos diversos desafios que fizeram deste case ele ser tão extraordinário e por isso deve vencer a categoria. Segue abaixo alguns desafios e soluções que desenvolvemos para tornar este evento vencedor.
A melhor forma de mostrar a complexidade desta Convenção nos seus detalhes, que é o que faz dela merecedora do Premio Caio, segue abaixo a agenda/programação do evento com o seu conteúdo.
Agenda e Conteúdo:
Ações pré-evento
- Comunicado formal | E-mail Marketing
- Hotsite exclusivo | Informações gerais (hotel, aéreo, agenda, etc) e confirmação de presença
(foto 1)
- Reminder | Contagem regressiva e informações finais
- Gravação do vídeo das regionais
Evento - 1º dia
O evento teve início no dia 03 de fevereiro (sexta-feira).
Das 12h00 às 16h00 – Check in, credenciamento e almoço.
Ao chegar no hotel os participantes se deparavam com uma recepção (foto 2) toda personalizada com a comunicação do evento e dividios em dois setores.
O primeiro para fazer o chek in onde recebia as informações do quarto e o seu crachá.
No segundo setor ele pegava a sua camiseta, o guia de bolso e o vale almoço. (foto 3)
Vale ressaltar que eram duas camisetas, uma para cada dia de evento.
Ao chegar no quarto os participantes se deparavam com o brinde de boas vindas composto por um chocolate e um protetor auricular e um kit da Blackberry. (foto 4)
Das 16h00 ás 17h00 - Welcome Coffee no foyer. (foto 5)
Das 17h00 às 17h10 – Tivemos a abertura do evento com uma contagem regressiva com laser, em seguida tivemos um grande show de laser (foto 6) acompanhado de uma projeção mapeada na palavra “EXTRAORDINARIOS” que estava no palco. No término deste show começou o vídeo de abertura que falava sobre ser extraordinário, contando a evolução da Nextel e que esta evolução estava no DNA da empresa. (foto 7 e 8)
Das 17h10 às 18h10 – Tivemos diversas falas. A primeira foi do Diretor de Vendas Varejo – Claudio Pomim, em seguida o Diretor de Vendas Corporativo – João Luiz Cantanhede.
Neste momento com os dois no palco eles convidam a MC do evento, a apresentadora Sabrina Sato para comandar o evento. (foto 9)
Em seguida sob o comando da MC ela chama ao palco o Vice-Presidente Comercial e de Customers Operations - Alejandro Raposo, na sequência temos abertura do Presidente – Sérgio Chaia e por fim para fazer o speech final o CEO da NII Holdings - Steve Dussek.
Das 18h10 as 18h20 – Ação Sérgio Chaia
Neste momento o presidente quis passar uma mensagem de motivação a todos os participantes, portanto, durante o welcome coffee no foyer, criamos um balcão com uma urna e uma ficha onde as pessoas deveriam escrever tudo de ruim que aconteceu com elas naquele ano. (foto 10)
Levamos esta urna para o palco e depois algumas palavras de motivação o presidente colocou fogo dentro da urna, queimando os papéis e assim fazendo a analogia que estamos queimando todas as coisas ruins do passado, deixando tudo aquilo para trás, para estarmos focados nos próximos desafios.
Das 18h20 às 18h30 – Premiação Melhor vendedor Brasil
Para premiar o melhor vendedor da Nextel, tivemos o comando do Sérgio Chaia falando sobre o vencedor, dando dicas, enaltecendo as suas qualidades, mas sem revelar o nome. Durante essa fala, o artista plástico Felipe Cachopa foi desenhando o retrado do vencedor e mostrou quando o presidente pediu, assim revelando o grande vencedor. (foto 11)
Das 18h30 às 19h50 – Premiação do President’s Council
Neste momento mudamos toda a cenografia para a cidade de Londres que é a cidade para onde os ganhadores vão viajar. Neste momento ambientamos toda a sala com o tema Londres, (foto 12) desde a cenografia, as recepcionistas, a Companhia Filarmonica (foto 13) e os brindes temáticos.
Das 19h50 às 20h10 – Lançamento novo destino President’s Council
Na sequencia da premiação tivemos o lançamento da próxima campanha e do próximo destino que seria Las Vegas. Neste momento transformamos a sala em um grande cassino, com shows de laser, de mágica do Issao Imamura (foto 14) e o show cover do Elvis Presley (foto 15), tudo atrelado a cenografia no Spyder que se transformou na cidade. Após mostrar o destino, tivemos um vídeo da cidade, contando em mais detalhes a viagem. (foto 16)
Das 20h10 às 20h15 – Encerramento
A Sabrina Sato faz o encerramento, ressaltando os horários da festa e da plenária no dia seguinte, assim como alguns outros recados.
Das 21h00 às 23h00 – Jantar Premiados President’s Council
Para os 73 premiados do President’s Council eles tiveram um jantar espcial e exclusivo. Enquanto os demais participantes jantavam no restaurante do hotel, este premiados foram para o Les Epices, um restaurante fechado para um jantar com todo o board da empresa e com a Sabrina Sato. Tematizamos e ambientamos todo o restaurante como se ele fosse uma sala do Palácio de Buckinham, retratando um jantar real. (Foto 17 e 18)
Das 21h30 às 02h00 – Festa Evolução
Para todos os participantes, montamos uma tenda gigante na Arena do Hotel com a festa tematizada como festa da Evolução. Nesta festa tivemos diversos drinks tecnológicos (foto 19), e um dj diferente, pois ele tocava direto de uma bolha (foto 20). Tivemos também um show do futuro com o TechSamba (foto 21) que reproduz musicas famosas em uma mistura de samba e disco. Para fechar a noite tivemos um show pirotécnico (foto 22).
Evento - 2º dia
Para o segundo dia, 04 de fevereiro (sábado) a agenda do dia seguiu o cronograma abaixo:
Das 09h30 às 10h00 – Abertura
Para este momento, tivemos o humorista Ceará (foto 23) do programa Panico na TV para interagir com os participantes. Interpretando um dos seus personagens, a paródia do estilista Clodovil ele brincou com diversas fotos que tiramos na festa e ia fazendo comentários e piadas sobre as roupas, os momentos engraçados e com as coisas que iam acontecendo e aproveitou para brincar com todo o board da empresa, criando um momento descontraído para todos despertarem.
Das 10h00 às 10h20 – Premiação COE e COE/PC (foto 24)
Para completar o público de vencedores que eram todos da área de vendas, a Nextel criou uma premiação para as áreas de apoio que ajudam esses vencedores. Neste momento tivemos o Vice-Presidente do RH – Américo Figueiredo para entregar o troféu e o brinde.
Das 10h20 às 11h50 – Resultados e Metas de 2012
Neste momento o presindente da Nextel – Sérgio Chaia dividiu o palco com o presidente da Nii – Steve Dussek que é a holding da Nextel aqui no Brasil. (foto 25)
Eles falaram sobre todos os números e metas para o próximo ano. Apresentaram possibilidades, caminhos e ferramentas.
Depois abriram espaço para responder todas as perguntas que foram feitas no hotsite, na página que os participantes tiveram espaço para questionar e sugerir.
Para melhorar esse momento o Vice-Presidente – Alejandro Raposo também subiu ao palco para falar da mais nova tecnologia da Nextel, o rádio com 3G e fez um teste ao vivo.
Das 11h50 às 12h30 – Apresentação Marketing
Embora seja um evento da área de vendas a área de marketing também está presente, pois eles trabalham em parceria. Sendo assim esse momento é dedicado para que seja exposto o projeto de marketing da empresa, para que os vendedores saibam os próximos passos, produtos e campanhas que eles terão para ajudar a vender. (foto 26)
Das 12h30 ás 13h10 – Premiação Copa dos Campeões
Os ganhadores desta premiação são todos os funcionários que bateram suas metas, mas não foram para o President’s Council, ou seja, a Nextel percebeu que muitos colaboradores batiam suas metas, mas como as vagas para o PC eram limitadas, eles não poderiam esquecer de parabenizar essas pessoas.
Assim foi criado o Copa dos Campeões, que premiam todo que bateram a meta com uma viagem nacional e neste momento eles eram reconhecidos no palco e recebiam um brinde.
Das 13h10 as 13h30 – Ação de Encerramento
Para o encerramento tivemos a ação de integração do board da empresa. Após criar uma banda, uma musica e ensaiar diversas vezes, eles tocaram ao vivo para todos. Enquanto passávamos o making off dos ensaios eles vestiram o figurino dos Extraordinários do Pagode e entraram no palco para o seu show.
Cantando e tocando a parodia da música Paparico da Banda Molejo eles fizeram uma apresentação especial que teve a participação da própria Banda Molejo. (foto 27 e 28)
Das 13h30 as 17h00 – Tarde Blackberry
O almoço desse dia foi especial, com o patrocínio da Blackberry montamos um grande churrasco na área da piscina acompanhado do show da Banda Molejo que tocou por 3 horas.
O palco foi montado ao lado da piscina e do restaurante, assim criamos um ambiente descontraído e com vários interações da Blackberry. (foto 29, 30 e 31)
Das 19h00 as 21h00 – Jantar
O jantar desse dia foi realizado nos próprios restaurantes do hotel
Evento - 3º dia
No dia 05 de fevereiro (domingo) tivemos somente o café da manhã, o check out do grupo e os tranfer out para todas as regiões.
Vale ressaltar que neste dia eles receberam o brinde final que foi um kit com brindes promocionais da Motorola e da Blackberry acompanhando de um porte retrato digital oferecido pela Nextel. (foto 32)
Ação pós-evento
A Agência Um criou um portfólio especial para todos os colaboradores.
Este portfólio era composto por 02 CDs. Um só com as fotos do evento e outro contendo o vídeo com os melhores momentos e todos os momentos do evento editados; completando ao todo 14 vídeos.
Este portfólio foi entregue não só para os participantes, mas para todo o time de vendas em todos os mercado da Nextel com o intuito de motivar quem não participou esse ano.