Conteúdo
- Ficha Técnica do Evento:
Título: Prêmio Brasil Olímpico 2011
Agencia Contratante: Momentumww
Tema: Premiação dos melhores atletas brasileiros em 47 modalidades e Premiação dos três indicados em cada categoria, masculinos e femininos, para receber o Troféu Melhor do Ano.
Número de participantes: 2000 pessoas
Local: Theatro Municipal Rio de Janeiro
Data: 19 de Dezembro de 2011
Periodicidade: Anual, realizado dede 1999
Abrangência: Nacional e Internacional, já que o prêmio foi transmitido ao vivo pela SporTV.
Entidade promotora e Atividades paralelas:
O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) é uma organização não governamental de direito privado que trabalha na gestão técnica-administrativa do esporte, atuando no desenvolvimento dos esportes olímpicos no Brasil. Sua missão é atuar no esporte de alto rendimento; liderar a estratégia de desenvolvimento do esporte e de preparação de modalidades olímpicas, com a anuência dos presidentes das Confederações; e contribuir com os formadores (clubes, escolas, associações, estados municípios) à inserção social através do esporte, à prática da cidadania e à formação de atletas para o alto rendimento. O COB se relaciona com as Confederações Brasileiras Dirigentes de Esportes Olímpicos, Comitê Paraolímpico Brasileiro, Comitês Olímpicos Nacionais, COI e demais entidades internacionais dirigentes do esporte – ODEPA, ODESUR, ACNO, WADA. Patrocinadores oficiais do Prêmio em 2011, além dos Patrocinadores Olímpicos: Bradesco, Bradesco Seguro, Embratel, Claro. Apoio: Teatro Municipal, Governo do Estado do RJ, Secretaria da Cultura
Conceito do evento:
O conceito do evento criado pela agencia Momentumww e dirigido impecavelmente por Augusto Tiburtius, Diretor Artístico de Eventos da agencia, ganhou uma concorrência, apresentando como tema central a jornada do atleta ao longo dos quatro anos que compõem o ciclo olímpico. A jornada do “O ATLETA” foi apresentada no palco sob narração do ator Odilon Wagner, com trilha sonora da banda S de Samba formada por DJ Fernando Figueiredo : pick ups , mixer e voz , Xuxa Levy: 2 Teclados, Laptop e Voz, Josué Santos: Saxofones e Flautas, Wellington : Percussões, James Muller : Bateria e Percussão Dino : Guitarra eletrica, Portuguesa, Violões, cavaco, Daniel Doctors: Baixo Eletrico e violão Azeitona: Trumpete, participação especial de Jair Oliveira e Zélia Duncan, 2 mestres de cerimônias , Luiz Carlos Jr (SPORTV ) e Vanessa Riche (SPORTV) que conduziram a premiação, 16 bailarinos, VJ Robson e cenografias composta por 5 cenário e projeções em tela rosco criando um mosaico de imagens, sons, locais, que levaram o público a vivenciar a trajetória de “O Atleta”, que para chegar ao seu objetivo cruza terras distantes e enfrenta questões físicas e espirituais. Essa trajetória foi representada cenicamente em 5 estações: 2008 – Jogos Olímpicos – Beijing; 2009 – Jogos da Lusofonia - Lisboa; 2010 – Jogos Sul - Americanos – Medellín; 2011 – Jogos Pan Americanos – Guadalajara; 2012- Jogos Olímpicos – Londres.
Descrição das ações desenvolvidas pela CENOTECA
-As cenografias usadas no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
-Cenografia do Salão Assírio, com palco para premiação especial e lounge externo para 150 convidados.
-14 totens para a comunicação interna. Seguindo o conceito, onde toda a Premiação estava integrada com a história apresentada, nomeamos as áreas do TM como sendo os locais percorridos por nosso “Atleta” em sua Jornada: Beijing , Lisboa, Medellín, Guadalajara e Londres. Cores baseadas na aquarela da bandeira brasileira foram usadas na comunicação para ajudar na localização de cada setor. -Púlpito duplo especial integrado à cenografia. -Montagem do espaço para a imprensa e backdrop para fotos dos atletas premiados. -Parte técnica da montagem no palco, do piso, determinação das varas, alinhamento de luz com a equipe contratada além de operar com seus cenotécnicos as mudanças de cenários durante os cinco atos.
-Organização do mobiliário de apoio aos troféus. -Montagem das house mix usadas durante o evento, 10 praticáveis rosco com forração frontal e lateral.
-Produção de tela 3x4m para vídeos e spots criados para a premiação. -Forração do piso do teatro com linóleo importado
-Palco para a banda 8x4m
- Produção da “Caixa dos Sonhos"
Origem e evolução do Prêmio:
O Prêmio Brasil Olímpico foi criado em 1999, com o objetivo de incentivar os atletas a transformarem e manterem o Brasil no ranking olímpico como uma grande potência. Organizado pelo COB mantém o foco em garantir um crescimento constante do esporte no Brasil, em todas as suas modalidades é o símbolo máximo do reconhecimento aos atletas brasileiros, o “Oscar” do esporte olímpico no país. A premiação consagra os melhores atletas em 47 modalidades e o Melhor Atleta do Ano entre todos os esportes, no masculino e no feminino. A escolha dos melhores atletas em cada uma das 47 modalidades e a definição dos três indicados em cada categoria, masculina e feminina, para concorrer ao Troféu Melhor do Ano é realizada por um júri composto por jornalistas, dirigentes, ex-atletas e personalidades do esporte. Concorrem ao melhor da modalidade e ao melhor do ano, atletas individuais e duplas nas modalidades onde houver este tipo de disputa. Além dos prêmios por cada modalidade e os de melhor do ano, também são homenageados os melhores técnicos do ano em modalidade individual e coletiva, e são concedidos os troféus Adhemar Ferreira dos Santos e Personalidade Olímpica, consagrando ex-atletas olímpicos e figuras públicas cuja contribuição tenha sido relevante para o esporte e o seu desenvolvimento. Categorias específicas também são homenageadas, como: Melhores atletas das Olimpíadas Escolares e Universitárias; Melhor atleta paraolímpico, masculino e feminino; Melhor Técnico Paraolímpico; Uma homenagem especial foi prestada também aos atletas que participaram dos Jogos Pan-americanos.
Em 2011, a décima terceira edição do evento apresentou, em noite de gala, como tema central a jornada do atleta ao longo dos quatro anos que compõem o ciclo olímpico, celebrando e premiando a evolução do esporte brasileiro. O ano foi marcado por importantes conquistas do esporte brasileiro - como o melhor desempenho da história da delegação numa competição internacional, como os Jogos Pan-Americanos. Somente em Guadalajara, no México, o Brasil conquistou 141 medalhas - segundo lugar no quadro geral, atrás apenas dos Estados Unidos. Ao prêmio de melhor atleta do ano concorrem: o ginasta Diego Hypólito, o nadador Cesar Cielo e o jogador de vôlei de praia Emanuel, entre os homens; a remadora Fabiana Beltrame e as saltadoras Fabiana Murer e Maurren Maggi. Os seis candidatos conseguiram feitos relevantes. Diego Hypólito ganhou três medalhas de ouro no Pan (competição por equipes, solo e salto), além da medalha de bronze no solo no Mundial de Tóquio. Cielo levou quatro medalhas de ouro no Pan (50 m livre, 100 m livre e revezamentos 4x100 m livre e 4x100 m medley), e mais duas no Mundial de Xangai (50 m livre e 50 m borboleta). Emanuel, que joga ao lado de Alison, foi ouro no Pan e conquistou seu décimo título no Circuito Mundial, com o quinto parceiro diferente, além de ter ganhado pela sétima vez o Circuito Brasileiro. Entre as mulheres, as Fabianas ganharam títulos mundiais, Beltrame no single skiff peso leve e Murer no salto com vara, no intervalo de uma semana - no Pan, as duas ficaram com a medalha de prata. Maurren Maggi venceu o salto em distância em Guadalajara, com sua melhor marca desde 2008, ano em que conquistou o ouro olímpico. Foi um espetáculo cheio de emoção, música, balé e artes visuais que mesclou a ficção (a Jornada) com a realidade (Premiação) de forma lúdica e envolvente.
Relatório/Cronograma de montagem, desmontagem e acontecimentos do Evento em relação à CENOGRAFIA
Dia 18 de Dezembro –
23h - Entrada no Theatro Municipal
18h Chegada da equipe Cenoteca - São Paulo
20h Jantar da equipe
22h Equipe no Teatro Municipal
22h Chegada dos caminhões no Rio de Janeiro
Descarregar os materiais.
02 equipes de montagem à postos para montagem simultânea - Palco e o Espaço Assirius.
23h Descarga dos materiais de 2 (dois) caminhões e início das montagens.
Dia 19 de Dezembro – O Evento - Theatro Municipal
2:30h Todas as houses montadas para a instalação dos materiais de som luz e transmissão
10:00 Totens montados e comunicação nos espaços determinados
12:30 O Espaço Assirius foi o primeiro espaço a ficar pronto (12h) com um pódio de 2 degraus de 60 cm de altura, piso forrado com linóleo importado, longe externo para 150 pessoas, longe interno com sofás e poltronas, backdrop, iluminação e sistema de som, além de buffet.
Sala de imprensa e backdrop para fotos dos premiados ficaram prontos na sequencia.
Tudo pronto nas áreas que independiam do Palco.
14:30h Palco, Ensaio Geral
17h30 Início Evento Espaço Assirius
O evento iniciou com um momento de relacionamento VIP:
Coquetel servido no Espaço Assirius para 150 pessoas, onde a Diretoria do COB teve um momento de relacionamento mais próximo com os Presidentes de Confederações, políticos e convidados mais importantes, como o Prefeito do Rio de Janeiro e o Secretário da Cultura. Algumas imagens dessa ocasião foram exibidas durante a premiação oficial à noite.
17:30h - Entrega do palco com toda a técnica checada.
19:00h – Início oficial com todos os convidados com um breve coquetel no Espaço Assirius , mesclando a nova leva de público com os convidados presentes anteriormente.
20:00h – Seguiram para a plateia para inícios do espetáculo de Premiação.
Cenotécnicos da CENOTECA apostos para controle das mudanças de cenografias
22h30 - Coquetel de comemoração, novamente no Espaço Assirius, após toda a Premiação.
23:00h - Desmontagem do palco, simultânea ao do espaço Assirius.
Dia 20
1:30 h– Trabalho encerrado. Caminhões de volta para São Paulo.
12h retorno da equipe para São Paulo