Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 13ª Edição

Case: PRÊMIO COB - COMITE OLÍMPICO BRASILEIRO
Candidato: Cenoteca
Cliente: Momentumww
Segmento: Serviços
Estado: RJ
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Prêmio Brasil Olímpico 2011

Portfólio da empresa

A CENOTECA é uma agência de marketing cenográfico que nasceu com um time de profissionais que é o grande destaque do empreendimento. O mercado de comunicação exige cada vez mais profissionais e empresas especializadas nos mais diversos segmentos, com foco e conhecimento específico para atender a demanda com a máxima qualidade e criatividade. Elaine Zaratin, que por sete anos foi Diretora de Criação da 360 Comunicação, une-se a arquiteta Lara Zanetti, para o novo projeto.
A cenografia é uma comunicação poderosa e o mercado necessita praticar um olhar diferenciado sobre essa ferramenta, alma de todo evento. A agência nasceu com uma equipe multidisciplinar, com expertise nas artes plásticas, arquitetura, teatro, cinema, design, novas mídias e eventos. É composta por Claudio Cal, que tem mais de 20 anos de experiência na área de promoção e eventos; Esequiel Tiburcio Jr e Isaac Tiburcio, cenotécnicos, trazem para equipe uma vasta experiência em cenografias teatrais, entre elas as montagens dos musicais da Broadway (SP) como: Les Miserables; A Bela e a Fera; Chicago; Cats e Aida; Sergio Silveira, Diretor de Arte, Cenógrafo e Figurinista em Teatro, Telenovelas e Cinema, tem em seu curriculum filmes como O Quatrilho, O Dia da Caça, Senhor do Labirinto e A Selva. Amanda For, Art Designer, Web Design e produtora, estudou Comunicação Audiovisual na instituição de ensino Universidad Europea de Madrid.
Para a CENOTECA criar, desenvolver, ou executar um projeto cenográfico, de qualquer porte, são realidades lúdicas nascidas de um sonho coletivo. E o sonho tem que ser perfeito.
Portfólio do evento.
O Prêmio Brasil Olímpico é o símbolo máximo do reconhecimento aos atletas brasileiros. Criado em 1999 por iniciativa do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), o evento celebra anualmente os atletas que mais se destacaram em competições disputadas no Brasil e no mundo. A escolha dos premiados é feita por meio de votação combinada de um júri selecionado - o Colégio Eleitoral formado por jornalistas, dirigentes, ex-atletas e personalidades do esporte - e um júri popular. Ambos usam a Internet como meio para registrar seus votos. Em 2011, 13a. Edição do Prêmio Brasil Olímpico, teve sua noite de Gala no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O Ano de 2011 foi excelente para o esporte Brasileiro, que conquistou diversos títulos Mundiais inéditos, mostrando evolução em várias modalidades.
Muito justo encerrar o Calendário esportivo com uma grande Celebração

Galeria de imagens
Theatro Municipal vista Externa
Theatro Municipal Início do evento
Cenografia
Cenografia
Cenografia
Cenografia
Cenografia
Cenografia
Cenografia
Cenografia
O Atleta
A emoção
Os atletas do ano!
Alguns premiados
 

 

Conteúdo
- Ficha Técnica do Evento:
Título: Prêmio Brasil Olímpico 2011
Agencia Contratante: Momentumww
Tema: Premiação dos melhores atletas brasileiros em 47 modalidades e Premiação dos três indicados em cada categoria, masculinos e femininos, para receber o Troféu Melhor do Ano.
Número de participantes: 2000 pessoas
Local: Theatro Municipal Rio de Janeiro
Data: 19 de Dezembro de 2011
Periodicidade: Anual, realizado dede 1999
Abrangência: Nacional e Internacional, já que o prêmio foi transmitido ao vivo pela SporTV.

Entidade promotora e Atividades paralelas:
O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) é uma organização não governamental de direito privado que trabalha na gestão técnica-administrativa do esporte, atuando no desenvolvimento dos esportes olímpicos no Brasil. Sua missão é atuar no esporte de alto rendimento; liderar a estratégia de desenvolvimento do esporte e de preparação de modalidades olímpicas, com a anuência dos presidentes das Confederações; e contribuir com os formadores (clubes, escolas, associações, estados municípios) à inserção social através do esporte, à prática da cidadania e à formação de atletas para o alto rendimento. O COB se relaciona com as Confederações Brasileiras Dirigentes de Esportes Olímpicos, Comitê Paraolímpico Brasileiro, Comitês Olímpicos Nacionais, COI e demais entidades internacionais dirigentes do esporte – ODEPA, ODESUR, ACNO, WADA. Patrocinadores oficiais do Prêmio em 2011, além dos Patrocinadores Olímpicos: Bradesco, Bradesco Seguro, Embratel, Claro. Apoio: Teatro Municipal, Governo do Estado do RJ, Secretaria da Cultura

Conceito do evento:
O conceito do evento criado pela agencia Momentumww e dirigido impecavelmente por Augusto Tiburtius, Diretor Artístico de Eventos da agencia, ganhou uma concorrência, apresentando como tema central a jornada do atleta ao longo dos quatro anos que compõem o ciclo olímpico. A jornada do “O ATLETA” foi apresentada no palco sob narração do ator Odilon Wagner, com trilha sonora da banda S de Samba formada por DJ Fernando Figueiredo : pick ups , mixer e voz , Xuxa Levy: 2 Teclados, Laptop e Voz, Josué Santos: Saxofones e Flautas, Wellington : Percussões, James Muller : Bateria e Percussão Dino : Guitarra eletrica, Portuguesa, Violões, cavaco, Daniel Doctors: Baixo Eletrico e violão Azeitona: Trumpete, participação especial de Jair Oliveira e Zélia Duncan, 2 mestres de cerimônias , Luiz Carlos Jr (SPORTV ) e Vanessa Riche (SPORTV) que conduziram a premiação, 16 bailarinos, VJ Robson e cenografias composta por 5 cenário e projeções em tela rosco criando um mosaico de imagens, sons, locais, que levaram o público a vivenciar a trajetória de “O Atleta”, que para chegar ao seu objetivo cruza terras distantes e enfrenta questões físicas e espirituais. Essa trajetória foi representada cenicamente em 5 estações: 2008 – Jogos Olímpicos – Beijing; 2009 – Jogos da Lusofonia - Lisboa; 2010 – Jogos Sul - Americanos – Medellín; 2011 – Jogos Pan Americanos – Guadalajara; 2012- Jogos Olímpicos – Londres.

Descrição das ações desenvolvidas pela CENOTECA
-As cenografias usadas no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
-Cenografia do Salão Assírio, com palco para premiação especial e lounge externo para 150 convidados.
-14 totens para a comunicação interna. Seguindo o conceito, onde toda a Premiação estava integrada com a história apresentada, nomeamos as áreas do TM como sendo os locais percorridos por nosso “Atleta” em sua Jornada: Beijing , Lisboa, Medellín, Guadalajara e Londres. Cores baseadas na aquarela da bandeira brasileira foram usadas na comunicação para ajudar na localização de cada setor. -Púlpito duplo especial integrado à cenografia. -Montagem do espaço para a imprensa e backdrop para fotos dos atletas premiados. -Parte técnica da montagem no palco, do piso, determinação das varas, alinhamento de luz com a equipe contratada além de operar com seus cenotécnicos as mudanças de cenários durante os cinco atos.
-Organização do mobiliário de apoio aos troféus. -Montagem das house mix usadas durante o evento, 10 praticáveis rosco com forração frontal e lateral.
-Produção de tela 3x4m para vídeos e spots criados para a premiação. -Forração do piso do teatro com linóleo importado
-Palco para a banda 8x4m
- Produção da “Caixa dos Sonhos"

Origem e evolução do Prêmio:
O Prêmio Brasil Olímpico foi criado em 1999, com o objetivo de incentivar os atletas a transformarem e manterem o Brasil no ranking olímpico como uma grande potência. Organizado pelo COB mantém o foco em garantir um crescimento constante do esporte no Brasil, em todas as suas modalidades é o símbolo máximo do reconhecimento aos atletas brasileiros, o “Oscar” do esporte olímpico no país. A premiação consagra os melhores atletas em 47 modalidades e o Melhor Atleta do Ano entre todos os esportes, no masculino e no feminino. A escolha dos melhores atletas em cada uma das 47 modalidades e a definição dos três indicados em cada categoria, masculina e feminina, para concorrer ao Troféu Melhor do Ano é realizada por um júri composto por jornalistas, dirigentes, ex-atletas e personalidades do esporte. Concorrem ao melhor da modalidade e ao melhor do ano, atletas individuais e duplas nas modalidades onde houver este tipo de disputa. Além dos prêmios por cada modalidade e os de melhor do ano, também são homenageados os melhores técnicos do ano em modalidade individual e coletiva, e são concedidos os troféus Adhemar Ferreira dos Santos e Personalidade Olímpica, consagrando ex-atletas olímpicos e figuras públicas cuja contribuição tenha sido relevante para o esporte e o seu desenvolvimento. Categorias específicas também são homenageadas, como: Melhores atletas das Olimpíadas Escolares e Universitárias; Melhor atleta paraolímpico, masculino e feminino; Melhor Técnico Paraolímpico; Uma homenagem especial foi prestada também aos atletas que participaram dos Jogos Pan-americanos.
Em 2011, a décima terceira edição do evento apresentou, em noite de gala, como tema central a jornada do atleta ao longo dos quatro anos que compõem o ciclo olímpico, celebrando e premiando a evolução do esporte brasileiro. O ano foi marcado por importantes conquistas do esporte brasileiro - como o melhor desempenho da história da delegação numa competição internacional, como os Jogos Pan-Americanos. Somente em Guadalajara, no México, o Brasil conquistou 141 medalhas - segundo lugar no quadro geral, atrás apenas dos Estados Unidos. Ao prêmio de melhor atleta do ano concorrem: o ginasta Diego Hypólito, o nadador Cesar Cielo e o jogador de vôlei de praia Emanuel, entre os homens; a remadora Fabiana Beltrame e as saltadoras Fabiana Murer e Maurren Maggi. Os seis candidatos conseguiram feitos relevantes. Diego Hypólito ganhou três medalhas de ouro no Pan (competição por equipes, solo e salto), além da medalha de bronze no solo no Mundial de Tóquio. Cielo levou quatro medalhas de ouro no Pan (50 m livre, 100 m livre e revezamentos 4x100 m livre e 4x100 m medley), e mais duas no Mundial de Xangai (50 m livre e 50 m borboleta). Emanuel, que joga ao lado de Alison, foi ouro no Pan e conquistou seu décimo título no Circuito Mundial, com o quinto parceiro diferente, além de ter ganhado pela sétima vez o Circuito Brasileiro. Entre as mulheres, as Fabianas ganharam títulos mundiais, Beltrame no single skiff peso leve e Murer no salto com vara, no intervalo de uma semana - no Pan, as duas ficaram com a medalha de prata. Maurren Maggi venceu o salto em distância em Guadalajara, com sua melhor marca desde 2008, ano em que conquistou o ouro olímpico. Foi um espetáculo cheio de emoção, música, balé e artes visuais que mesclou a ficção (a Jornada) com a realidade (Premiação) de forma lúdica e envolvente.

Relatório/Cronograma de montagem, desmontagem e acontecimentos do Evento em relação à CENOGRAFIA
Dia 18 de Dezembro –
23h - Entrada no Theatro Municipal
18h Chegada da equipe Cenoteca - São Paulo
20h Jantar da equipe
22h Equipe no Teatro Municipal
22h Chegada dos caminhões no Rio de Janeiro
Descarregar os materiais.
02 equipes de montagem à postos para montagem simultânea - Palco e o Espaço Assirius.
23h Descarga dos materiais de 2 (dois) caminhões e início das montagens.
Dia 19 de Dezembro – O Evento - Theatro Municipal
2:30h Todas as houses montadas para a instalação dos materiais de som luz e transmissão
10:00 Totens montados e comunicação nos espaços determinados
12:30 O Espaço Assirius foi o primeiro espaço a ficar pronto (12h) com um pódio de 2 degraus de 60 cm de altura, piso forrado com linóleo importado, longe externo para 150 pessoas, longe interno com sofás e poltronas, backdrop, iluminação e sistema de som, além de buffet.
Sala de imprensa e backdrop para fotos dos premiados ficaram prontos na sequencia.
Tudo pronto nas áreas que independiam do Palco.
14:30h Palco, Ensaio Geral
17h30 Início Evento Espaço Assirius
O evento iniciou com um momento de relacionamento VIP:
Coquetel servido no Espaço Assirius para 150 pessoas, onde a Diretoria do COB teve um momento de relacionamento mais próximo com os Presidentes de Confederações, políticos e convidados mais importantes, como o Prefeito do Rio de Janeiro e o Secretário da Cultura. Algumas imagens dessa ocasião foram exibidas durante a premiação oficial à noite.
17:30h - Entrega do palco com toda a técnica checada.
19:00h – Início oficial com todos os convidados com um breve coquetel no Espaço Assirius , mesclando a nova leva de público com os convidados presentes anteriormente.
20:00h – Seguiram para a plateia para inícios do espetáculo de Premiação.
Cenotécnicos da CENOTECA apostos para controle das mudanças de cenografias
22h30 - Coquetel de comemoração, novamente no Espaço Assirius, após toda a Premiação.
23:00h - Desmontagem do palco, simultânea ao do espaço Assirius.
Dia 20
1:30 h– Trabalho encerrado. Caminhões de volta para São Paulo.
12h retorno da equipe para São Paulo

Galeria de imagens
Pensamento operacional
Definições Cenográficas
Definições Cenográficas
Definições Cenográficas
Definições Cenográficas
Definições Cenográficas
Arte Tecidos Guadalajara
Comunicação visual Totens Internos
Comunicação visual Totens Internos
Totem
Construção Púlpito
Montagem Lounge
Montagem Lounge
Ensaio
Backdrop Espaço Assírio
Espaço Imprensa
Cenografia Espaço Assírio
     

 

Acreditamos que o projeto deva ser premiado por ter sido desenvolvido com maestria e ter alcançado todos os objetivos. A cenografia como um todo acrescentou ao projeto a magia desejada por seu idealizador. A Momentumww criou o espetáculo para a premiação que entreteve o público levando-o a percepção da vida de abnegação e da dedicação necessária para que o atleta chegue à competição olímpica, a “JORNADA”. Conceito criativamente trabalhado.
Cenograficamente prendeu a atenção do público, sem ser um fator de contrate com toda a proposta e com as principais estrelas da noite: os atletas. Marcou os momentos de forma a agregar beleza, suavidade e emoção trazendo para a premiação os verdadeiros elementos de um espetáculo teatral. Pintou o cenário com a aquarela dos desejos e sonhos de tantos brasileiros dedicados a levar o Brasil ao pódio Olímpico. Esta cenografia saiu do Theatro e visitou a casa de milhões de Brasileiros, que assistiram a transmissão, ao vivo, da consagração dos nossos verdadeiros heróis!
Foi executada de forma precisa e profissional e envolveu uma equipe cheia de criatividade, técnica multidisciplinar e apaixonada pelo que faz. Sucesso feito a muitas mãos! Uma equipe que merece levar o jacaré para casa.
O premio diferente dos anos anteriores fez parte atuante de um grande show cheio de emoção e surpresas a cada ato. Uma solução muito bem trabalhada para atrair a atenção do público e interessá-lo até o final da premiação, um dos problemas levantados pelo cliente, já acostumado a terminar suas premiações anteriores com menos da metade do público inicial. Solução de OURO.
Um espetáculo que envolveu muitos profissionais, técnicos, cenotécnicos, cenógrafos, iluminadores, maquiadores, figurinistas, diretor artístico, diretor de palco, equipe de criação, músicos, cantores, Vj, Dj, entre tantos outros. Foram mais de 200 profissionais trabalhando em um verdadeiro tabuleiro com muitas peças de um quebra cabeças, onde cada peça foi desenvolvida com seu pensamento no encaixe com as outras, já que a produção e execução foram realizadas em São Paulo, porém montada pela primeira vez no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, o mais importante palco da cultura brasileira em um único ensaio, horas antes de ser apresentado ao grande público. Planejamento de OURO.
Guiados pelo time de direção, os profissionais envolvidos nas diversas áreas, desenvolveram isoladamente as suas participações que foram amarradas em 02 reuniões gerais em São Paulo.
A CENOTECA foi envolvida pela agencia Momentumww no projeto, que para a concorrência apresentou layouts baseados no conceito, porém, que não tinham desenho técnico para sua construção e montagem. A CENOTECA desenvolveu todo o projeto, incluindo, plantas, desenhos, construção, soluções técnicas e plano demontagem. A realização cenográfica aconteceu em 12 dias, em seu Galpão, onde trabalharam 2 equipes de marcenaria, composta por 8 profissionais (2 mestres marceneiros e assistentes), 2 artistas plásticos para a pintura dos grandes painéis 5 produtores, 2 cenotécnico, 1 assistente de Cenografia e 1 arquiteta (Lara Zanetti). Todos sob a Direção executiva de Elaine Zaratin e Direção de arte e cenografia de Sergio Silveira. Uma equipe de OURO.
Um dos cenários contemplavam 8 panos com alusões a cultura mexicana, para representar Guadalajara. Para esta produção a Cenoteca conseguiu uma autorização especial no Memorial da América Latina e fotografou peças e tecidos de arte expostos no museu. Amanda For fez as fotos e a arte final dos painéis que viraram panos impressos em um tecido tipo seda e que compuseram um belíssimo mosaico, colorido e cheio de expressão. Os painéis que representaram Medellín foram inspirados na arte de Botero, e receberam a pintura artística de Isaac e Bones. Criatividade de OURO.
Todos os materiais foram transportados para o Rio de Janeiro em 2 (dois) grandes caminhões. No Rio de Janeiro, Elaine Zaratin e Sergio Silveira dirigiram a equipe de 15 pessoas, entre cenotécnicos, marceneiros e produtores que se dividiram para ocupar e preparar o palco, o salão Assírio, lounge externo, espaço para a imprensa, backdrop para fotos dos premiados, house mix e toda a comunicação dos corredores do Theatro. Tudo obedecendo às normas do Theatro, que é muito rígido por ser um patrimônio cultural e ter sido reformado há pouco tempo. Espaço de OURO.
Na cenografia do palco, ainda havia um agravante a ser resolvido na montagem, quatro dos cinco cenários dependiam das varas do Theatro Municipal, que estavam ocupadas com a peça Quebra-Nozes. O outro cenário, o maior deles, composto por 4 grandes peças que formavam 2 caravelas, representando Lisboa, teria que cruzar o palco em movimentos suaves de um lado ao outro, dando a sensação de navegação. A equipe da Cenoteca ficou encarregada de fazer esta entrada no palco e dar “vida” as caravelas, além de fazer a operação das entradas e saídas dos outros cenários. Construímos para isso 4 carrinhos que apoiavam o cenário e “navegaram” puxados por cenotécnicos da equipe.
Houve a necessidade dese traçar um plano de montagem que pudesse ser alinhado rapidamente, já que o tempo disponível para a montagem total era bem apertado (entrada para descarregar material 23h, entrega do espaço Assírio 15h, início do espetáculo 19:30), não esquecendo que as 14:30 tudo deveria estar definido para o ensaio geral, tendo sempre em mente que cada parte do cenário tinha de 4 a 8 metros cada, que as varas do teatro teriam que ser adaptadas na montagem, e que no palco seria ocupado por um corpo de balé que necessitava de espaço para sua movimentação, além do grupo musical de 8 integrantes e os cantores. Para essa solução e estudo a Cenoteca montou uma maquete do palco do municipal, com o desenho de todas as varas e marcações possíveis, que foi levada no dia da montagem para ajudar a determinar exatamente qual a melhor solução e guiar o light designer para a montagem da iluminação. A determinação das varas foi fechada no dia da montagem, e o que a princípio parecia ser um grande problema a Cenoteca solucionou rapidamente sem nenhum tipo de constrangimento ou perda de qualidade, atingindo exatamente todos os objetivo. Pensamento operacional de OURO.
Outra dificuldade foi à falta de ensaio geral. Todos os envolvidos, inclusive o narrador, só tiveram uma única chance de ensaiar, antes da apresentação que não poderia ter nenhum tipo de falha, já que a transmissão do prêmio aconteceu ao vivo pela SporTV. Graças ao profissionalismo de OURO de todos os envolvidos, da limpeza ao nome mais conhecido, o espetáculo cumpriu com sua missão e foi ovacionado de pé por um público seleto que se emocionou e que lotou o Municipal, esperando que em 2012, pós Olimpíadas, as emoções sejam tão incríveis quanto estas vividas em 2011. Sucesso de OURO feito a muitas mãos!



Galeria de imagens
Sergio Silveira Cenografia Lisboa
Mestre Tiburcio
Mestre Carlos Novaes
Produção
Elaine Zaratin definindo pinturas
Produção
Sergio Silveira no galpão
Isaac Tiburcio pintura artistica
Mestre Carlos Novaes e Isaac Definições
Tecidos Guadalajara
Hora de Partir
Montagem, Sergio e Elaine
Montagem Interna
Montagem Palco
Montagem tela
Montagem Púlpito
Montagem Assírio
Montagem Cenografias
Palco Pronto
 

 

Diferencial competitivo

O maior diferencial da Cenoteca foi à competência de seus profissionais, que para a montagem do espetáculo não envolveu apenas uma equipe de produtores, acostumados a montar bons eventos, disponibilizou profissionais altamente especializados na linguagem do Teatro, Cinema e TV. Cenógrafo e Diretor de arte premiado e consagrado, Sergio Silveira, já montou óperas no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, além de dezenas de peças e cidades cenográficas para TV e Cinema. Os Tiburcios (Isaac e Esequiel), acostumados a construção e montagens dos musicais da Broadway em SP, conhecidos pela equipe de técnicos do Municipal, foram destaque para a agilidade de informações e cumplicidade no relacionamento com a equipe do Theatro Municipal. Elaine Zaratin, com experiência em muitos e grandes eventos premiados, não teve medo de encarar o desafio e dirigir toda a operação cenografica, que em menos de 15 dias não poderia ter outro resultado que não fosse o “perfeito”. Acertou na estratégia, apostou em desenvolver tudo com sua equipe local. A CENOTECA alcançou todos os objetivos, funcionou como uma orquestra, onde cada qual faz seu melhor sempre com o foco no TODO, assim os desafios foram antecipadamente previstos e solucionados. Meta atingida, projeto entregue e comemorado.
Mídia espontânea - indicadores de retorno.
Transmitido ao vivo pela SporTV, entrou na casa de milhões de Brasileiros na noite do dia 19 de dezembro de 2011. Teve repercussão nacional e internacional.

Como geração de mídia espontânea, na internet aparecem aproximadamente 1.350.000 resultados em sites, imagens e comentários sobre o prêmio. Foi matéria de blogs especializados em esporte e portais como Terra, UOL, IG, R7, Globo.com, entre outros. No You Tube, os vídeos sobre a premiação alcançaram mais de 3.000 views.

Podemos afirmar que ao premiar nosso time de “Heróis” em noite de gala, escolhidos também através de voto popular, em um Theatro como o Municipal do Rio de Janeiro tendo o evento transmitido na íntegra e ao vivo por um canal como o SporTV, o COB comunica de forma clara, para a população a sua FÓRMULA DE SUCESSO, que esta baseada em 5 pontos fundamentais:
1. Investimentos na preparação dos atletas e qualificação dos treinadores
2. Investimentos em centros de treinamento.
3. Amplo trabalho de base esportiva.
4. Profissionalização da gestão para programas de alto rendimento.
5. Promoção das 40 modalidades olímpicas, com prioridades definidas.

Que venha 2016!

 
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