Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 13ª Edição

Case: ESTANDE IVECO FENATRAN 2011
Candidato: Guia MKT
Cliente: Iveco Latin America Ltda
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Prancha do estande Iveco na Fenatran 2011

A Feira Nacional do Transporte, a Fenatran, acontece a cada dois anos e é o principal evento brasileiro no segmento e um dos cinco maiores do mundo na área de produtos e serviços destinados aos transportadores de cargas em diversos modais e operadores logísticos. Com mais de 30 anos de tradição, reúne 365 expositores de 15 países e promove a realização de negócios e a exposição dinâmica de lançamentos globais para mais de 57 mil profissionais do setor interessados em conhecer de perto os produtos e tecnologias mais modernas e sustentáveis, desenvolvidos especialmente para controle de poluentes.

A Iveco vinha, em 2011, crescendo significativamente no mercado de caminhões no Brasil e necessitava de um estande que demonstrasse a sua força e exposse, de forma atraente, sua nova geração de produtos.
A solução encontrada foi um estande com mais de 2000 metros quadrados e mais de 500 metros quadrados de área construída, com uso de tecnologia e ações interativas com o público e a exibição de produtos já lançados no Brasil e ainda em fase de implantação.

Se destacar no maior evento do setor de transportes no Brasil era o desafio proposto à agência pela Iveco. Para alcançar o objetivo, foi criado um estande com mais de 2 mil metros que unia requinte, tecnologia e beleza, sem perder foco nos produtos. O desenvolvimento de novas tecnologias – aplicativo para Ipad, simulador de direção, jogos virtuais – unido a um acabamento impecável chamaram a atenção tanto do público quanto da mídia especializada. Os resultados alcançados demonstram que o caminho estava correto.

Galeria de imagens
Iveco na Fenatran
A entrada para o bar e salas de reuniões do estande
     

 

HISTÓRICO:
Com um público de quase 60 mil pessoas em quatro dias de feiras, a Fenatran – Feira Nacional do Transporte é a principal feira do setor no país. Destacar-se na feira é o objetivo dos principais players do mercado. Os chamados mega estandes do evento, com área de mais de 2000 metros quadrados, são disputados por sua visibilidade.
A Iveco está presente na feira desde sua implantação no Brasil. Nas últimas 2 edições do evento, em 2007 e 2009, a área utilizada pela empresa foi a mesma. O destaque e a visibilidade junto ao público, entretanto, foram aquém do desejado pela empresa.

Para 2011 o objetivo principal da Iveco era demonstrar sua força crescente no mercado e a tecnologia implantada em sua nova geração de caminhões. Em 2011 a Iveco foi a montadora que mais cresceu no país, alcançando 10% do market share e a 4a posição no mercado. Pioneira em sustentabilidade no páis, a Iveco buscava mostrar na Fenatran seus atributos e transformar seu estande no mais lembrado do evento.

DEFESA TÉCNICA / ESTRATÉGIA DE CAMPANHA:

Para atingir os objetivos buscados pelo cliente – demonstrar tecnologia, presença de mercado, força e se tornar o estande mais lembrado e visitado da Fenatran - a Guia MKT criou buscou inspiração em seis pontos principais: design, tendências, excelência, serviços diferenciados, estilo e experiência com a marca. Buscamos, assim que os consumidores conhecem e experimentassem as tendências do segmento e novas tecnologias.

Para isso, criamos um espaço que valorizava os produtos, através da exposição segmentada, buscando garantir a percepção dos mesmos pelo público de forma diferenciada e abrangente. Um gigantesco cubo central de vidro nas cores institucionais da Iveco: preto e prateado. Grandes painéis laterais reproduziam cenas que demonstravam as diversas utilizações dos produtos. Assim, fotos ilustravam o ambiente urbano – para os veículos leves da Iveco, como o Daily; e estradas (para a gama estradeira Tector e Stralis) e construção (para a linha off road Trakker).

Galeria de imagens
Iveco inova em seu estande na Fenatran 2011
Bar do estande da Iveco, com painél de caminhões ao fundo
     

 

A comunicação visual privilegiou totens laterais de LED, indicando as gamas de produto. LED também foi usado na testeira circular elevada sob a qual brilhavam as principais novidades da Iveco. O piso, em acabamento preto brilhante, ressaltou e deu grande destaque aos produtos.

Uma das estrelas do estande da Iveco na Fenatran 2011 foi o Glider. Caminhão-conceito considerado um dos mais inovadores dos últimos anos, o Glider reúne tecnologias que ajudam a reduzir o consumo de combustível e emissões de CO2 em até 40%.
Por dentro, o estande da Iveco abrigou em seu térreo um grande bar para mais de 60 pessoas sentadas, cujo fundo abrigava um painel com quase seis metros de pé-direito. Nas laterais, protegidas por painéis de vidro fosco, diversas salas de reuniões. No mezanino, além de salas especiais para diretoria e convidados VIP, um auditório para cerca de 80 pessoas foi usado para micro-convenções e reuniões especiais com clientes.

Também exposta em destaque no evento, a Nova Geração Ecoline, mais moderna, confortável e em conformidade com os valores de sustentabilidade, surpreendeu o mercado.

O estande ainda teve espaço para jogos interativos demonstravam atributos dos produtos e colocavam o público em contato com a marca Iveco. Um simulador de direção em tamanho natural permitia aos presentes dirigir virtualmente o Iveco Stralis NR e jogos para a plataforma Kinect, desenvolvidos exclusivamente para a Iveco, permitam ao público interagir com os outros modelos da marca. Em um aplicativo para tablets exclusivamente criado o público poderia conhecer, ainda, diversas características e o DNA da Iveco.

Durante o evento o público era abordado por promotoras. Munidas de Ipads, elas convidavam o público a conhecer o estande e participar das atividades.

Galeria de imagens
Painéis de LED atraiam a atenção do público
Nos tótens, as informações mudavam de acordo com o produto
Simuladores atraiam a atenção do público, como o jogador Denilson
   

 

Com um estande que chamou a atenção do público presente na Fenatran 2011, a Iveco bateu recorde de vendas e registro de clientes. Neste ano quase 600 caminhões vendidos - um número consideravelmente acima do ano anterior - e quase 2000 mil intenções de compra foram registradas pela equipe.

O estande, com quase 2000 metros quadrados, foi destaque na mídia. O Bastidores, do site www.avessotv.com.br, mostrou o making of e os bastidores do evento. O estande também foi destaque para o público presente, atraindo a visita de diversas personalidades presente na feira.

Mais uma forma de reconhecimento pela qualidade do serviço foi o prêmio recebido pela Iveco no EstanDesign. A premiação, uma iniciativa da revista Feira & Cia com o apoio do Sindiprom (Sindicato de Empresas de Promoção, Organização e Montagem de Feiras, Congressos e Eventos) e da Ampro (Associação de Marketing Promocional), elegeu o estande da Iveco como o melhor da Fenatran 2011 na categoria Mega Estande (acima de 500 metros quadrados).

Galeria de imagens
Estande da Iveco atraiu a atenção do público na Fenatran
palestras e apresentações aconteciam durante a feira
apresentação da família Daily
   

 

 
  • contato: (11) 2538-4156 - (11) 7377-8878